Cidadeverde.com

Recém-nascido é encontrado morto pelos pais em Piripiri

Um recém-nascido com apenas dois meses, do sexo masculino, foi encontrada morto na residência em que morava com os pais, no bairro Floresta, mais precisamente na Rua Gerônimo Bezerra. 


Segundos familiares, o bebê amanheceu sem vida, porém, na noite anterior, não apresentava qualquer sintoma ou sinal de que poderia haver alguma alteração fisiológica com ele.

O corpo do bebê foi encaminhado ao Hospital Regional Chagas Rodrigues para uma avaliação médica para se saber a causa do óbito.

Com informações de Piripirireporter

Prefeitura de Piripiri e Caixa Econômica Federal sorteiam casas do Parque Recreio

A prefeitura de Piripiri e a Caixa Econômica Federal realizaram, nesta quinta-feira (8), o sorteio das casas do Conjunto Residencial Parque Recreio. O sorteio das 743 unidades habitacionais relativas ao Programa Minha Casa, Minha Vida, foi realizado no ginásio coberto Átila Lira.

 
O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, destaca a importância do investimento para o município, que, segundo ele, vai colaborar para a redução do déficit habitacional. “É muito bom ver a felicidade das pessoas que hoje moram em casas alugadas, de favor, com parentes, e que, em alguns dias, estarão com suas casas próprias”, pontua.
 

Ainda de acordo com Odival Andrade, as pessoas que participaram desta etapa do Minha Casa, Minha Vida foram selecionadas segundo critérios de padrões dos beneficiários, conforme orienta o Governo Federal, mas ficam sujeitos às denúncias, caso haja alguma irregularidade.
 

“As pessoas, às vezes, costumam burlar o cadastro. Já tivemos aqui uma denúncia e isso será investigado. Aqueles que estão nesta etapa, se tiverem casas ou não obedecerem a qualquer outro critério, ou seja, que fuja do padrão, não receberão as casas. Esta é a orientação do Governo Federal e vamos segui-la”, finaliza Odival.


Da Editoria de Cidades

Vídeo flagra motociclista sendo arremessado após colidir com carro

As câmeras de segurança de uma casa lotérica registraram o exato momento em que o condutor de um veículo colide em um motociclista entre o cruzamento das ruas Santos Dumont e Antônio Alves, em Piripiri. O flagrante mostra um jovem, que não foi identificado, sendo arremessado da motocicleta e que, de forma imediata, se levanta para checar as consequências da colisão.


As imagens revelam que o choque entre os dois veículos aconteceu após o motociclista invadir a avenida principal, durante a noite do último domingo (04). Apesar do susto, a vítima sofreu escoriações leves e teve uma fratura no antebraço. O condutor do veículo prestou socorro ao jovem.


O vídeo em destaque foi cedido pelo vereador William Oliveira (PSB) e gerente da lotérica  que, recentemente, teve aprovado requerimento que prevê a instalação de um semáforo no local.

“Vários acidentes já foram registrados no trecho.É importante a instalação de um semáforo no local, porém vale destacar que a sinalização também deve ser respeitada. No trecho há uma placa “PARE”. É importante que os condutores leiam e respeitem as placas. Muitos acidentes poderiam ser evitados”, comentou Willian da Loto.

Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Com informações Piripirireporter

Everângela Araújo é empossada nova Promotora de Justiça

A Promotora de Justiça Everângela Araújo Barros Parente foi empossada nesta segunda-feira(05) como a nova titular da 1ª Promotoria de Justiça de Piripiri. A cerimônia foi realizada no gabinete da Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima. 

Vários Procuradores de  Justiça prestigiaram o evento, além do presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, Paulo Rubens Parente Rebouças. Everângela Parente estava à frente da 1ª Promotoria de Justiça de Piracuruca.

                          Foto: MP

Durante o discurso de posse, a representante do MP "assumiu o compromisso de desempenhar bem e fielmente as suas atribuições na nova comarca".


Da Editoria de Cidades

PRF prende dois homens com armas e materiais de caça em Piripiri

Policiais Rodoviários Federais do posto de Piripiri, prenderam dois homens na noite deste sábado (3) por porte ilegal de arma de fogo. Os dois circulavam no km 187 da rodovia BR 343, em uma motocicleta sem o uso dos capacetes de segurança.

Fotos: Divulgação

A falta do capacete, fez com que os agentes da PRF fizessem a abordagem, durante a fiscalização foram localizadas as duas armas, que era transportadas na moto Honda, modelo CG 125 Fan ES, com placa de Piripiri.

As duas armas em questão, tratam-se de 1 espingarda de fabricação artesanal (bate-bucha) com materiais para carregamento (pólvora, espoletas e chumbo) e 1 espingarda calibre 36 sem numeração com 11 cartuchos CBC cal.36 intactos. Havia também material para caça, como faca, lanternas e uma espécie de “apito” utilizado para atrair pássaros.


G.A.S, 24 anos (condutor), e F.D.R.A, 22 anos (passageiro) não possuíam os documentos do veículo e foram levados para o 2º DP da Polícia Civil de Piripiri/PI para as providências legais.

Da Editoria de Cidades

Homem é preso acusado de roubar equipamento fotográfico em Piripiri

Um homem identificado como Ezequias Pereira de Melo, de 18 anos, foi preso acusado de ser um dos autores do furto de uma mala contendo uma Câmera Nikon D40, e vários outros equipamentos fotográficos. O crime ocorreu neste domingo (4), no bairro Prado, zona sul da cidade de Piripiri. Um outro suspeito, identificado como “Bateria”, conseguiu fugir no momento da abordagem policial.


Os equipamentos pertencem ao fotógrafo autônomo Luis Gomes. Segundo ele, o material estava em seu carro, em frente à residência de uma cliente, no bairro Prado. “Deixei o material no carro, que estava aberto, e entrei na casa da cliente. Quando voltei, o material tinha sumido. Por sorte, um amigo viu os dois caras e chamou a polícia, que fez um grande trabalho e tenho que agradecer muito”, relatou.

A equipe do Ronda Cidadão, composta pelos soldados Bruno e Diego, que estava próximo ao local, atendeu a ocorrência e fez a abordagem aos suspeitos. Um deles, o “Bateria” conseguiu se evadir. Já Ezequias Pereira de Melo foi detido e levou os policiais até o local onde o material estava, em uma mata às margensda BR 343, no bairro Prado, próximo a um motel, dentro de um saco. 


Na delegacia de Polícia Civil, o suspeito disse não ter cometido o furto, apesar de saber  sobre o paradeiro da mala com as ferramentas de trabalho do fotógrafo.

Com informações de Piripiri40graus

Codevasf constata irregularidades em convênio feito por ex-prefeito de Piripiri

Uma vistoria feita por técnicos na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em novembro do ano passado, em obras oriundas de convênio firmado entra o órgão e a prefeitura de Piripiri, durante a gestão do ex-prefeito Luiz Menezes, constatou irregularidades na execução dos serviços.
 
O convênio, na monta de R$ 123.201,35, tinha por objetivo a recuperação de 1,92 quilômetros de estrada vicinal no povoado Perua, zona rural de Piripiri, e a implantação de rede elétrica primária em 13,8 kV ligando este povoado ao Parque Ambiental Buriti dos Cavalos, também na zona rural.
 
De acordo com o parecer técnico enviado pela Codevasf à administração municipal de Piripiri, já neste ano, foi verificado que o serviço da estrada, objeto do convênio, não foi executado conforme o projeto e as especificações técnicas. “A estrada não apresenta a largura pré-determinada e os serviços de manejo ambiental não tinham sido executados”, diz o relatório elaborado pela Companhia.
 
Quanto à rede elétrica, que também deveria ser construída, foi constatado pela fiscalização que a obra sequer foi executada. “Constatamos que foi executado apenas a abertura da picada para o levantamento topográfico”, observa a Codevasf. De acordo com o relatório, nem mesmo a placa de referência – contendo dados como orçamento, prazo de execução e engenheiro e empresa responsáveis pela execução – foi afixada no local da obra.
 
O relatório conclui que as obras, que foram iniciadas em dezembro de 2010, não chegou a 30% da execução, bem como nenhum responsável pelo serviço foi encontrado para prestar esclarecimentos à Codevasf. A Companhia agora cobra que seja dada a continuidade dos serviços e apura as irregularidades.
 
De acordo com o atual prefeito de Piripiri, Odival Andrade, as obras foram iniciadas na gestão anterior já em “péssimo padrão” e que a assessoria jurídica da prefeitura foi acionada para avaliar quais medidas a serem tomadas, diante das irregularidades.
 
“Isso é, realmente, muito grave e nós, agora, teremos que tomar as providências, inclusive, notificando o ex-gestor para que ele próprio conclua esta obra. Caso contrário, por conta das irregularidades deixadas por ele, o município ficará impedido de receber convênios federais”, finaliza Odival Andrade.

Da Editoria de Cidades

Mulher fica ferida ao ser atingida por linha de pipa em Piripiri

Uma mulher identificada apenas como Giovana, teve várias escoriações pelo corpo após ser atingida por uma linha de pipa com cerol na tarde desta quinta-feira (01), na Avenida Tomaz Rebelo. Segundo informações de populares a vítima foi atingida no rosto por uma linha de pipa com cerol, vindo a cair no asfalto. 


O SAMU foi acionado, conduzindo a vítima para o Pronto Socorro de Piripiri. O cabo, Ancelmo, levou o material apreendido no local (pipa, linhas e cerol) para o 2º distrito policial onde foi entregue para o delegado de plantão. 

Cerol e tragédias:

Brincadeira corriqueira no período de férias escolares, a falta de cuidado na prática de soltar pipas tem tornado-a cada vez menos inocente e mais perigosa. O que antes trazia consigo poucas preocupações e era típico lazer infantil, agora é tema de campanhas governamentais, que tentam combater a utilização daquele que tem se tornado o vilão da história: o cerol. 

Utilizado diretamente na linha da pipa, o cerol é uma mistura de cola com vidro moído, utilizado para cortar linhas de outras pipas, e se tornou causa direta de inúmeros acidentes fatais.

Com informações de Piripiri40graus

Polícia acha bilhete para preso dentro de pacote de suco

Uma mulher foi flagrada ao tentar entregar um bilhete dentro de um pacote de suco, ao filho que está preso em Piripiri. A mulher, que tem 60 anos foi flagrada por um policial civil.


Segundo informações da Polícia, o bilhete foi achado durante a revista nos alimentos e orientava o preso a como se defender. “Eu fiz isso porque eu não tinha como falar com o meu filho. Eu só quis ajudar a ele se defender”, disse a mãe do preso.


Com informações de Piripiri 40graus

Prefeitura de Piripiri anuncia 41 obras durante visita a comunidade rural

A equipe da prefeitura de Piripiri realizou, no último final de semana, mais uma edição do programa “A Prefeitura Até Você”, na comunidade quilombola Sussuarana, zona rural do município. Na ocasião, o prefeito Odival Andrade anunciou a construção de 41 obras para o município, algumas delas já iniciadas.

 
“O programa é uma oportunidade de a população estar próxima da administração pública. Portanto, estamos, permanentemente, conversando com a população, ouvindo sugestões, saindo, literalmente, do gabinete para servir, diretamente, ao povo em cada região", destaca Odival.
 
Pelo programa, os moradores de Sussuarana e região tiveram acesso a atendimento odontológico e médico geral, cadastro no Programa Bolsa Família, orientação psicossocial, corte de cabelo, dentre outras ações. As crianças participaram de brincadeiras, apresentações teatrais e outras atividades recreativas. O grupo Coisa de Negro ministrou oficina de dança afro para a comunidade.
 

O programa “A Prefeitura Até Você” tem por objetivo levar ações do governo municipal às comunidades da periferia e da zona rural de Piripiri, aproximando os gestores da população, tornando-os conhecedores dos problemas e demandas do povo.
 
Secretários e assessores municipais, lideranças políticas, o deputado federal Assis Carvalho (PT) e secretário de Educação do Piauí, Átila Lira, prestigiaram o evento.
 
Inaugurações
 
Ainda no final de semana, o prefeito Odival Andrade inaugurou uma ponte de concreto armado no povoado Vertentes, cujos recursos são oriundos de emenda parlamentar do próprio Odival, à época em que era deputado estadual.
 
De acordo com o prefeito de Piripiri, Vertentes também será beneficiada com a implementação de calçamento em 90% das ruas. Odival Andrade também anunciou obras e inaugurações para várias localidades rurais, como recuperação de estradas, inauguração e ampliação de postos de saúde, construção de passagens molhadas, dentre outras.

Da Editoria de Cidades

Posts anteriores