Cidadeverde.com

Amauri Jucá é homenageado com mais alta comenda de Piripiri

Personalidades que prestaram serviços relevantes à comunidade piripiriense foram homenageados com a entrega da Comenda Juncal, a mais alta honraria municipal, criada em 1984.

 
Foram agraciados com a homenagem o humorista Amauri Jucá; o sindicalista Antônio Soares, o Totonho; a professora Claudete Araújo; o deputado federal Assis Carvalho; e os ex-prefeitos de Piripiri, Arimatéa Melo e José Pinto.
 
“Receber esta homenagem é uma grande emoção para quem leva o nome de Piripiri para outros lugares. Todo piripiriense tem a honra de dizer que é daqui”, disse o humorista durante a homenagem, nesta sexta-feira (05). 

 
O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, assegura que a Comenda Juncal é a mais democrática das honrarias do gênero, já que os agraciados são eleitos através de eleição por um conselho de autoridades.

 
“Estas comendas estão muito bem entregues e acredito que todos aqueles que a recebem se sentirão mais responsáveis pelo município e farão ainda mais por Piripiri”, finaliza o chefe do executivo piripiriense.
 
Premiação da Mostra Fotográfica
 
Logo após a entrega da Comenda Juncal, foi feita a premiação dos vencedores do I Concurso e Mostra Fotográfica de Piripiri, que teve como tema "Piripiri, Assim Te Vejo". A mostra ficará em exposição ao público até o final deste mês, na praça de Eventos Arimatéa Sousa.



Da Editoria de Cidades

Site da Prefeitura de Piripiri sofre ataque de piratas e sai do ar

O site da Prefeitura Municipal de Piripiri foi atacado por Piratas da Internet neste sábado (6). O ataque foi feito por crakers, uma espécie de hackers que, em vez de dividir com a comunidade conteúdo de sites codificados meramente pelo desafio de decifrá-los, como atuam os hackers, agem dolosamente cometendo crimes, denegrindo imagens e causando prejuízos.
 
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura da cidade, os invasores atuaram por volta do meio-dia, entrando na plataforma do site (www.piripiri.pi.gov.br) e deixaram insultos aos piripirienses e palavras e expressões de baixo calão, comparando a população a bonecos e criticando a administração do atual prefeito, Odival Andrade.
 
“Já estamos investigando de onde partiu mais esta ação que busca confundir o povo de Piripiri, tumultuar os fatos e desmerecer a nossa gestão. Já temos alguns suspeitos. O desespero parece ainda prosperar nos que não aceitam a mudança que estamos implantando na cidade a pedido do povo”, afirma Odival.
 
Após os ataques, o site da Prefeitura foi retirado temporariamente do ar. 


Da Editoria de Cidades

Prefeito de Piripiri recebe líderes estudantis e anuncia melhorias

O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, recebeu, na manhã desta quarta-feira (03), em seu gabinete, liderança estudantis que encabeçam as manifestações populares no município. Assim como em todo o Brasil, o movimento cobra dos gestores soluções para problemas da administração pública, dentre outros assuntos.


Por duas horas o prefeito explanou sobre os assuntos e foi interrogado pelos estudantes. Odival Andrade parabenizou o grupo pela iniciativa e disse que as pautas levantadas pelo grupo são importantes. Entre os pontos levantados está a biblioteca da Casa das Letras que, segundo Odival Andrade, será ampliada a partir de janeiro do próximo ano, com aumento do acervo, melhorias nas instalações e acesso a internet.


Segundo a estudante Natanaela Dinise, uma das líderes do movimento, foi uma conversa satisfatória e, agora, estão a par da real situação do Município. “Foi muito proveitosa a conversa. O prefeito nos ouviu e respondeu às nossas indagações, sendo bastante coerente. Ele abriu as portas da Prefeitura para nos explicar os fatos. O movimento ficou muito feliz pela recepção no gabinete e pela disponibilidade em nos mostrar o que realmente está acontecendo no Município", finalizou. 

Reforma da prefeitura

Odival anunciou na ocasião, que a partir da próxima semana, será apresentado o projeto de ampliação e reforma do prédio da sede da prefeitura, que preservará a parte histórica, tombada pelo patrimônio público. 


"A ideia de um Centro Administrativo, que congrega várias secretarias, é ultrapassada. Hoje, a gestão é descentralizada. Vai para perto do povo. Em vários pontos da cidade", explica Odival, justificando o motivo pelo qual prefere ficar no atual prédio da Prefeitura.

Sobre os prédios já construídos no espaço que seria o Centro Administrativo do município, o prefeito disse que irá ocupar os prédios iniciados. Mas chamou a atenção para as irregularidades do leilão que vendeu os bens públicos municipais, entre eles o antigo prédio da prefeitura, e o uso de dinheiro do Fundeb para pagamentos de débitos da construção do Centro. 

Da Editoria de Cidades

Piripiri comemora 103 anos com vasta programação

Festas cívicas, solenidades, entrega de obras, shows com artistas da terra e vários eventos culturais são algumas das atividades programadas para os 103 anos de emancipação política de Piripiri.

 Regata de Canoas acontecerá no próximo dia 14

As comemorações terão início nesta quinta-feira (04), com uma solenidade cívica em frente ao prédio da prefeitura, na praça da Bandeira, a partir das 8h. Em seguida, autoridades e populares seguirão para a entrega de obras; à noite, a partir das 18h, haverá missa em ação de graças, na igreja Matriz, e a exposição de pinturas sobre telas "Retratando Piripiri", na praça da Bandeira, a partir das 19h.


“Nós faremos uma festa para o povo participar. É com satisfação que, com apenas seis meses de gestão, entregamos obras e serviços para a comunidade, colaborando para o progresso de Piripiri”, destaca o prefeito Odival Andrade.


A programação seguirá até o dia 08 de agosto com eventos e inauguração de obras nos finais de semana.


Confira programação

04/07 (Quinta-feira)

8h - Solenidade Cívica

Local: Em frente ao prédio da Prefeitura Municipal

10h - Inauguração de Obras

18h - Missa em Ação de Graças

Local: Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios

19h - Exposição de Pinturas sobre Telas - Retratando Piripiri

Local: Praça da Bandeira


05/07 (Sexta-feira)

7h - Feira Agroecológica da Agricultura Familiar

Local: Parque Curumim

19h - Exposição de Fotografias

Local: Praça de Eventos Arimatéa Sousa

19h30 - Entrega da Comenda Juncal

Local: Auditório Osires Neves de Melo - Praça de Eventos Arimatéa Sousa


06/07 (Sábado)

14h - Final do Torneio Pé de Chulé

Local: Estádio Itacoatiara

19h - Culto em Ação de Graças

Local: Auditório Osires Neves de Melo -Praça de Eventos Arimatéa Sousa


12/07 (Sexta-feira)

20h – Apresentação de Vagner Ribeiro e Grupo Valor de Pi

Local: Praça de Eventos Arimatéa Sousa

 
13/07 (Sábado)

9h - Inauguração de Obras

14h - Final do Torneio Copão Rural

Local: Estádio Itacoatiara

19h - Encontro de Comunidades da Zona Rural

Local: Praça de Eventos Arimatéa Sousa

 
14/07 (Domingo)

8h - Regata de Canoas

Local: Açude Caldeirão


19/07 (Sexta-feira)

21h - Abertura do Pirifolia

Local: Av. Dep. Raimundo Holanda


20/07(Sábado)

21h – Pirifolia

Local: Av. Dep. Raimundo Holanda

21/07 (Domingo)

21h - Pirifolia

Local: Av. Dep. Raimundo Holanda

 27/07 (Sábado) 

8h - Realização do Programa "A Prefeitura Até Você"

Local: Povoado Sussuarana

9h30 - Inauguração de obras

03/08 (Sábado)

20h - Abertura do Evento Piripiri Gospel

Local: Praça de Eventos Arimatéa Sousa


Da Editoria de Cidades

Bandidos invadem e levam materiais de escola com obras paradas

Populares do município de Piripiri denunciam o abandono das obras de reforma e ampliação da Unidade Escolar João Coelho Resende, no município de Piripiri. Orçada em pouco mais de R$ 400 mil, com investimentos dos Governos Federal e Estadual e prazo de execução de 300 dias, a obra está parada há mais de uma ano.

                       Fotos: Silvio Vieira/ Cliquepiripiri


Com a execução do serviço, os alunos foram removidos para  escolas como Cota Sampaio, Cassiana Rocha e Judith Alves Santana, localizadas distante da antiga unidade.



De acordo com informações de um auxiliar do vigia da unidade, recentemente, vândalos invadiram a escola e furtaram objetos da antiga secretaria e também materiais de construção. 

"Da escola foram levados um aparelho de DVD e também estavam levando materiais de construção que foram armazenados em uma sala. De improviso, estavam tentando tampar o buraco com uma estante", destaca o auxilar, que não quis se identificar.



Seduc

Procurada pelo Cidadeverde.com o diretor de engenharia da  Secretaria Estadual de Educação, José Raimundo, afirmou que a SEDUC reconhece que a obra foi parada, mas acrescentou que tuco aconteceu em conformidade com a lei, para que fosse procedido o redimensionamento de serviço no canteiro de obras.

Segundo  Seduc, o estudo técnico já foi concluído e as obras serão retomadas em julho, com previsão de conclusão no final do ano.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Com informações Cliquepiripiri

Intensidade de sons e ruídos será medida por fiscais

A intensidade dos ruídos no comércio e nas ruas do município de Piripiri será medida por fiscais da secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Seinfra). A medida visa prevenir riscos ambientais e controlar o nível de ruído em eventos, bares, boates e os carros de som volantes que fazem propaganda pelas ruas da cidade.


Foto meramente ilustrativa

Segundo a engenheira agrônoma Alciomara Maria, a intensidade dos ruídos será mensurada por um aparelho conhecido como decibelímetro, que também é utilizado em perícias e avaliações de ruídos ocupacionais.

"Um fiscal da secretaria do Meio Ambiente participará de curso sobre o manuseio do aparelho. Ao fiscal caberá fiscalizar a intensidade dos ruídos no comércio e nas ruas nos horários entre 8h e 12h e das 14h às 18h", reitera.

                                Foto: Piripiri40°

De acordo com o Art. 4º, da Lei Municipal 701/2012, os veículos que fazem publicidade volante em Piripiri deverão ajustar a intensidade do volume em no máximo 80 decibéis. Acima desse nível, haverá notificação pelo órgão competente. 

“Todos os veículos de publicidades autorizados irão receber um selo de liberação. O selo só será liberado se a documentação do veículo e do condutor estiver em dia”, finaliza Alciomara Maria.

Com informações Piripiri40°

Odival faz abertura da II Conferência Municipal de Educação de Piripiri

O prefeito Odival Andrade participou, na noite desta terça-feira (25), da abertura da II Conferência Municipal de Educação de Piripiri com o tema: “Educação: alimento essencial para sociedade”. A Conferência assim como as demais, abre espaço para os profissionais da educação, gestores educacionais, estudantes, pais, entidades sindicais, movimentos sociais, dentre outros.


A superintendente Eliana Teles esteve no evento e na oportunidade representou a Secretária de Educação Clarinda Andrade, que não pôde estar presente. O evento contou ainda com a presença dos vereadores Genival Sales, Abraão, Nanam e Revétrio, do secretário de governo, Raimundo Filho; o consultor geral do município, Simplício Peres; Prof. Luiz Mário, gerente da 3ª GRE, entre outros.

“De Janeiro até hoje o nosso governo vem fazendo uma transformação em nossa educação, aplicando todos os recursos da educação para a própria educação. Hoje nós gastamos acima de 30% dos nossos recursos somente para educação. Temos certeza que a transformação que estamos implantando na prática, no setor educacional, é uma preocupação pensando no nosso futuro”, finalizou Odival.


Segundo o professor Luiz Mário a II Conferência Municipal é um evento democrático em que todos os seguimentos organizados da sociedade, não só para as pessoas ligadas à educação, mas para as associações, sindicatos, conselhos, educação profissional, educação superior, escolas particulares estão discutindo a educação municipal de Piripiri.

As conferências municipais de educação são eventos realizados com a finalidade de cumprir uma das etapas preparatórias para Conferencia Nacional de Educação (CONAE/2014), que será realizada entre os dias 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília. As contribuições e propostas elaboradas nas conferências municipais de educação serão analisadas e debatidas durante as conferências estaduais de educação. As deliberações resultantes dessas conferências serão levadas à CONAE/2014 pelos delegados eleitos pelos segmentos e setores por eles representados.

Fonte: Piripiri40graus

Fiação elétrica em frente a unidade de saúde é retirada por vândalos

Após uma série de controvérsias envolvendo o prédio da Unidade de Pronto Atendimento - UPA, em Piripiri, a população agora teme que a falta de iluminação pública facilite a ação de vândalos no local. Em imagem registrada nesta segunda-feira (24), é possível visualizar que apenas a luz de um porte é responsável pela iluminação da área.

                          Foto: Cliquepiripiri

A UPA foi inaugurada em dezembro do ano passado, porém até agora a obra está fechada. Em abril, O Ministério Público Estadual abriu processo investigatório para apurar o sumiço de 17 ar-condicionados do prédio. De acordo com a prefeitura, a remoção visou proteger a integridade dos equipamentos, uma vez que foram constatadas infiltrações na obra, em virtude da má construção do prédio.

No mesmo mês, foi ainda realizada uma auditoria nas contas empregadas na construção e implantação da UPA. O prefeito Odival Andrade não teve acesso às informações dos ex-gestores, além de pairarem sobre a obra suspeita de mau uso dos recursos públicos na edificação e compra de equipamentos daquela unidade. Um exemplo disso é que ainda faltam ser adquiridos 90% dos equipamentos essenciais ao funcionamento da unidade. No local também não possui energia elétrica. 

Populares temem mais uma ação de vândalos no entorno da UPA, e relatam que, recentemente, a fiação elétrica dos postes de madeira em frente a unidade foi retirada.

Em entrevista ao Cidadeverde.com, o secretário de Saúde, Wilson Andrade, disse que ainda não havia sido informado da situação e que quatro vigias se revesam a segurança no local. 

"Ainda não fomos informados, mas deslocaremos agora uma equipe para vistoriar o local. Ao todo, um prédio de concreto e três de madeira são responsáveis pela iluminação na área", destaca Andrade.

Sobre a previsão de funcionamento da UPA, o secretário conta que está em negociação com os governos Federal e Estadual, além dos 22 prefeitos que compõem o Território dos Cocais para articular a abertura da unidade.

"A obra foi inaugurada de maneira irresponsável pois, como inaugurar um prédio sem energia, sem testar a parte elétrica e hidráulica? Já recebemos parte do relatório da auditoria e estamos aguardando o documento completo", finaliza o gestor.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Vereadores discutem avanço das drogas e aumento da violência

Vereadores da Câmara Municipal de Piripiri discutiram o avanço do consumo de drogas e o aumento da violência na região. A audiência pública aconteceu nesta sexta-feira (21) e foi proposta pelo vereador Valdivielson Monteiro (PMDB), reunindo representantes das Polícias Militar e Civil, Monte Tabor, Ministério Público, OAB, representantes da prefeitura e estudantes. 


A audiência foi marcada por um longo debate onde foram expostos a dificuldade, em cada setor, no combate à problemática em pauta. Foram elencadas as dificuldades enfrentadas pelas polícias, o avanço das drogas na cidade e as consequências no organismo humano, na família e na sociedade. Estratégias de combate também foram discutidas durante audiência  presidida pelo vereador Genival Sales (PT).

Após reunião ficou acertado que será formada uma comissão para o enfrentamento às drogas e a violência no município.O presidente da subseção da OAB-Piripiri, Mauro Junior, entregou ao presidente da mesa uma cópia de um projeto para a criação de um conselho. 

Recentemente, foi aprovado na Câmara um projeto de lei, de autoria do vereador Abraão Trindade, que institui a inclusão de estudos de prevenção e combate ao uso de drogas nos currículos dos estudantes das escolas municipais de Piripiri.


Com informações Piripirireporter.com

Mais cidades do PI aderem a manifestações contra qualidade dos serviços públicos

Além da capital, os municípios de Parnaíba, Floriano, Luzilândia, Piripiri, Campo Maior e São Raimundo Nonato organizam manifestações em protesto a qualidade dos serviços públicos oferecidos no Brasil. Os protestos estão sendo organizados através das  redes sociais e a campanha tem ganhado vários adeptos.

Em Piripiri, o movimento está previsto para esta quinta-feira (20), a partir das 17h30, com concentração na praça da Bandeira, centro do município. Intitulado "Piripiri a favor do Brasil", o protesto reivindicará melhorias na Saúde, Educação, Segurança e Transporte. 


"Será um movimento também contra a corrupção. O ato pretende ser pacífico, quem for só para bagunçar ou vandalizar não está convidado a comparecer. Continuem convidando amigos, o povo precisa ter voz. Façam seus cartazes", destaca Cleiton Britho, organizador do movimento em Piripiri. 

Em Campo Maior, o protesto está sendo organizado por universitários que também pretendem sair em passeata pacífica nesta quinta. A concentração está prevista para as 16h, na praça rodoviária.

No município de Esperantina, o ato contra a corrupção está marcado para as 10h desta quinta e manifestantes pretendem marchar da biblioteca municpal até à Câmara de Vereadores

"Não é porque somos de uma pequena cidade do interior do Piauí que não vamos participar dos movimentos contra a corrupção no nosso país. Vamos às ruas de nossa cidade, mostremos aos nossos representantes que estamos todos unidos, insatisfeitos com o sistema político brasileiro, que tira o dinheiro das escolas de nossas crianças para o leva para o próprio bolso", destaca uma post na página do movimento em Esperantina. 

Em Luzilândia, o protesto está marcado para as 8h do próximo dia 13 de julho e sairá do Centro dos Idosos percorrendo as principais ruas até à praça João José Filho.

“Há muita coisa errada que estamos deixando passar: a deficiência na saúde, na educação (mandaram os alunos de escola pública comprarem suas fardas), a falta de infraestrutura na cidade(a nossa Avenida Porto Alegre por exemplo), a desvalorização dos artistas da terra, dentre inúmeros problemas. Não só em Luzilândia, mas no nosso estado e no nosso país está tudo errado, então vamos fazer como o resto do Brasil e se manifestar!", destaca a comissão organizadora. 

Com a mobilização intitulada #DespertaSRN, manifestantes em São Raimundo Nonato também pretendem prostestar por melhorias nos serviços públicos. Os integrantes pretendem expor cartazes com imagens dos problemas da cidade bem como os direitos do cidadão. Vários perfis já foram criados nas redes sociais sobre o manifesto, previsto para acontecer nesta sexta-feira (21), às 8h, na praça do Abrigo.

Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Posts anteriores