Cidadeverde.com

Água contaminada em poços leva ao registro de 900 casos de diarreia

A Regional de Saúde e a Vigilância Ambiental reprovaram a água consumida nos poços tubulares no município de Piripiri. Segundo as entidades, a água consumida está imprópria para o consumo humano.


Foi detectada  na água a contaminação por coliformes fecais, presentes no lençol freático do município, o que provocou cerca de 900 casos de diarreia registrados em apenas três meses no município.

A análise faz parte do Programa de Vigilância Ambiental sobre a Qualidade de Água para Consumo Humano (Vigiágua), e acontece em parceria entre a 3ª Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Agespisa. O programa prevê 436 análises este ano, destas, já foram realizadas 85 e apenas 28 apontaram contaminação.
 
De acordo com a coordenadora da regional, Miriane Araújo, a análise de rotina serve para que medidas cabíveis sejam tomadas para descontaminar a área. "O segundo maior motivo de internações são as doenças infecciosas e parasitárias. Temos uma preocupação muito grande porque as internações geram custo para o Estado, que poderia investir em outras coisas.", afirmou a coordenadora.
 
De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental da secretaria municipal de Saúde, Francisco Andrade, a contaminação por coliformes foi detectada em todo o lençol freático da região e pode ser proveniente da falta de tubulação ideal dos poços feitos pela própria população. . "Mesmo que seja uma contaminação mínima, precisamos fazer o levantamento do problema, detectar a real causa dessa contaminação", pontuou o coordenador.
 
Na última sexta-feira (24), a Regional realizou uma reunião com representantes da saúde do município e da Agespisa para traçar estratégias para conscientizar os moradores, comerciantes e demais usuários da água contaminada. Estavam presentes na reunião a coordenadora do departamento de vigilância em saúde do Município, Maria da Conceição, a coordenadora da Vigilância Sanitária do Município, Martinair Lustosa, o diretor regional da Agespisa, Antônio Meneses, coordenador de imunização do Município, Valter Filho, e Leila Andrade, bioquímica da 3ª regional.
 
Segundo Francisco, a secretaria de saúde municipal tem intensificado os trabalhos para garantir a qualidade da água consumida por estes moradores. Para isso, foram comprados 10 cloradores de água, para contribuir com o tratamento da água. A medida ideal é um mínimo de 1,5 ppm de cloro livre na torneira e atualmente a medida é zero. "Qualquer sujeira, o cloro irá reagir. Estamos fazendo esse trabalho e vamos acompanhar de perto", concluiu o coordenador.

Rayldo Pereira

Carro capota com empresário e filho de apenas cinco anos

O carro do empresário Ranieri Mazille saiu da pista e capotou na noite deste domingo (28). No momento do acidente, o filho do motorista, de apenas cinco anos, também estava no veículo e apesar do susto ninguém saiu ferido. 

                            Fotos: Cliquepiripiri
 

O acidente aconteceu no KM 178, próximo ao local conhecido como curva da Cachoeira. O empresário vinha do município de Piripiri em direção ao município de Brasileira, a 172 km de Teresina.


Informações preliminares indicam que o carro capotou após um fenômeno conhecido como aquaplanagem, quando os pneus perdem o contato com a pista veículo, provavelmente por ocasião das chuvas.


Com informações Cliquepiripiri

Sasc participa de Feira Agroecológica em Piripiri

A Feira Agroecológica da Agricultura Familiar e Economia Solidária aconteceu, nesta quinta-feira (26), na Praça do Centro de Referência de Economia Solidária (Cresan) antigo Parque Curumim, em Piripiri, e reuniu 140 empreendimentos de Economia Solidária.


A Feira teve início às 6h e finalizou ao meio-dia, e reuniu cerca de 4  mil pessoas. No local, foram comercializados os mais diversos tipos de segmentos, como: limpeza, beleza, artesanato em diversas modalidades, legumes, frutas, verduras, artigos de cama, mesa e banho. Dentro da própria feira também foi realizado atividades de aferição de pressão arterial, inscrição para o Projeto Projovem Trabalhador, entre outros projetos sociais.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Socorro Mesquita, a feira já faz parte do Calendário de Eventos da Prefeitura e tem como principal objetivo fomentar a Segurança Alimentar e Nutricional, além de oportunizar a comercialização dos produtos produzidos pelos grupos de Economia Solidária. "Nossa pretensão é evoluir a cada ano, e nos tornarmos referência nessa área, pois já avançamos muito com a implantação do Cresan, o único do Nordeste", frisou.

Como um dos principais parceiros na área de Economia Solidária e Segurança Alimentar no município, a Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) esteve presente ao evento através da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Dusan). Ao representar o secretário Francisco Guedes, a diretora da Dusan, Rosângela Sousa, reforçou que a iniciativa do município é muito importante para implementação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional no município, como também a valorização dos empreendimentos solidários.

Da Editoria de Cidades

Servidores de Piripiri fazem paralisação e protesto por melhorias

Servidores efetivos de Piripiri realizaram paralisação e protesto na manhã desta terça-feira(23). O comando de greve já foi recebido por alguns dos representantes da Prefeitura.


O prefeito não estava presente e as negociações começam a partir do dia 16 de maio. "Reivindicamos o Plano de Cargos Carreiras, Melhorias de trabalho, Tabela de pagamento adequada e o salário e o 13º da SETAS." afirma uma servidora. A manifestação teve apoio dos vereadores Muriel Queiroz e Nayla Barbosa.



Da Editoria de Cidades

Secretário faz vistoria em UPA e denuncia irregularidades

O secretário municipal de saúde de Piripiri, Wilson Andade, realizou, nesta segunda-feira (22), vistoria no prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h. O secretário constatou falhas na execução da obra.

 
Wilson afirma que a UPA foi inaugurada pelo ex-gestor sem que os equipamentos fossem testados, uma vez que o local não possui energia elétrica.
 
“Também constatamos erros gritantes no acabamento do local, incompatíveis com o orçamento milionário gasto pelo Governo Federal na Unidade”, relata o secretário.
 
Também foram constatadas falhas e infiltrações no teto, que, segundo Wilson, podem comprometer os ar-condicionados Split. “A retirada de alguns Splits foi feita, exatamente, por conta das infiltrações no local. A atitude visou, única e exclusivamente, preservar o patrimônio”, diz.
 
O secretário salienta que os ar-condicionados, que haviam sido retirados e guardados no almoxarifado da prefeitura, foram repostos na Unidade devido à polêmica criada em torno do assunto nos últimos dias.
 

Wilson Andrade afirma, ainda, que a prefeitura vai procurar os responsáveis pelo recebimento do prédio na gestão passada e buscar explicações sobre os problemas.
 
"Vamos atrás do termo da comissão que recebeu a Unidade, porque não é justo receber um prédio de tamanho valor e, nas primeiras chuvas, ele se encontrar em uma situação dessas", pondera.
 

Ainda de acordo com o secretário de Saúde de Piripiri, será elaborado um laudo técnico para analisar a condição do prédio, já que, segundo Wilson, a intenção é colocar a UPA para funcionar e, para isso, medidas estão sendo tomadas pelo prefeito de Odival Andrade.
 
"O funcionamento da UPA é uma preocupação do prefeito, que, inclusive, já marcou audiência em Brasília para buscar uma resolução para o funcionamento da Unidade, que beneficia Piripiri e região", finaliza.
 
Durante a vistoria, o secretário municipal de Saúde foi acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Piripiri, Genival Sales.

Da Editoria de Cidades

Prefeitura de Piripiri garante melhorias no atendimento de Saúde para a população

A prefeitura de Piripiri deu um salto de qualidade no setor de saúde. Em pouco mais de 100 dias do novo governo, houve reabertura de Postos de Saúde da Família, contratação de médicos, convocação de funcionários concursados, melhoria nas condições de trabalho, descentralização no atendimento ao público, estruturação nos órgãos da Saúde Municipal, dentre outros avanços na pasta.


O Centro de Saúde Adauto Coelho de Resende, por exemplo, é hoje uma referência em média complexidade ambulatorial. O centro passou de cinco especialistas, no final de 2012, para 22 que atendem atualmente. Estre as especialidades de hoje estão nutrição, pediatria, cardiologia, psicologia, dermatologia, neurologia, pequenas cirurgias, fisioterapia, ortopedia, geriatria, psiquiatria e fonoaudiologia.

Foram reativados todos os postos avançados na zona rural que estavam fechados. Dentre eles o dos povoados Banda, Baixão, Pequi, São José do João Bárbara, Bela Vista e Pé do Morro. A medida ocasionou a descentralização dos serviços médicos


A Secretaria de Saúde inaugurou, também, dois serviços inéditos em saúde pública no município: os atendimentos odontológico e médico noturnos para os comerciários e trabalhadores da construção civil de Piripiri.

Já o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) estava, até dezembro de 2012, com as atividades paralisadas, com falta de material, instrumental e equipamentos, e com os serviços especializados comprometidos pela carência de profissionais. No local, foi feita reforma nas instalações e contratados especialistas, dentre eles dois endodontistas, um periodontista, um cirurgião buco-maxilo, um especialista em prótese, um ortodontista e um profissional para atendimento de pacientes com necessidades especiais.


Os postos de saúde da família do município se encontravam fechados em quase sua totalidade ao final de 2012. Hoje, já retornaram às suas atividades normais e todos os postos do município têm cobertura médica, com 21 médicos contratados. “Encontramos muitos problemas, mas consertamos e a realidade hoje é outra”, afirma o prefeito Odival Andrade.

O serviço de correição também foi modernizado na cidade. Além da estrutura adequada para colocar os animais, o serviço ganhou com aquisição de reboque próprio motorizado para transporte, agilizando os trabalhos e garantindo menos sofrimento aos animais.

Profissionais de saúde ganham mais e têm melhores condições de trabalho

Os investimentos da Prefeitura de Piripiri também chegaram aos funcionários públicos. Houve, por exemplo, aumento de 54% para 80% referente ao repasse do Programa de Melhoria e do Acesso à Qualidade da Atenção Básica – PMAQ-AB. Os 20% restantes também estão sendo investidos na Atenção Básica.

Houve melhoria nas condições de trabalho dos profissionais da Saúde, com reaparelhamento de postos, instalação de equipamentos, convocação de concursados, contratação de médicos e especialistas, viabilizando tanto o desempenho profissional dos servidores como o atendimento ao público. Hoje também há mais acesso dos servidores ao Secretário de Saúde, Wilson Andrade.

A regularidade no pagamento dos salários foi outra medida implantada pelo prefeito Odival Andrade que surtiu efeito tanto para os funcionários, que não sofrem mais com os atrasos constantes nos seus vencimentos, como para o comércio, que já se planeja para atender ao funcionalismo público.

Principais ações da Secretaria Municipal de Saúde de Piripiri no ano de 2013

Melhoria nos PSF – De 8 médicos para 22.
Todos os postos têm médicos
Salário: aumento de repasse de 54% para 80% referente ao PROGRAMA DE MELHORIA E DO ACESSO À QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA – PMAQ-AB (Funcionários). E os 20% restantes para ser aplicado na atenção básica
Melhoria nas infraestruturas de postos de saúde (Funcionários)
Reativados todos os postos avançados na zona rural, que estavam fechados (Povoados Banda, Baixão, Pequi, São José do João Bárbara, Bela Vista e Pé do Morro) ocasionando a descentralização dos serviços médicos
Reativação do Odontomóvel com melhoria nas condições de trabalho, tornando o ambiente mais salubre (Funcionários)
Mais acesso dos funcionários e da população ao secretário de saúde
Contratação de mais servidores via concurso público
Melhorias no ambiente de trabalho dos profissionais da Saúde
Implantação da nova sede do Case
Nova sede para a Sesam
Reativação de academias da praça
Mais especialidades no Centro de Saúde Adauto Coelho
Reforma da sede CAFI
Aquisição de medicamentos com distribuição Farmácia Central
Implantação do atendimento noturno médico-odontológico na Fundação Adauto Coelho de Resende
Sede própria da Farmácia Odontológico
Implantação da nova sede do CTA, com atendimento médico aos sábados da infectologista
Melhoramento do serviços de correição municipal em local adequado;
Coleta de animais motorizada
Reestruturação do matadouro municipal
Contratação de médico veterinário e auxiliar para o serviço de inspeção municipal - SIM
Implantação da nova sede de trabalho dos agentes de controle de endemias
Reforma e ampliação dos Postos de Saúde do Petecas e Sussuarana
Implantação do Posto de Saúde do bairro do Prado
Reforma do CAPS 2 e contratação de mais profissionais para o Centro
Implantação de coleta de material para exame de DNA
Adesão ao PROVAB - Programa de Valorização da Atenção Básica
Reativação do Programa de Saúde na Escola - PSE
Reforma e ampliação do Centro de Especialidades Odontológicas e contratação de especialistas
Regularização e liberação de duas novas ambulâncias do Samu

Da Editoria de Cidades

Prefeitura fará auditoria na obra da UPA e nega sumiço de ar-condicionados

A Prefeitura de Piripiri enviou nota ao Cidadeverde.com e anunciou que fará auditoria na obra de construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade. Sobre o sumiço dos 17 ar-condicionados, a prefeitura esclarece que foram retirados do local para conservação dos equipamentos. Hoje, o Ministério Público informou que abriu processo de investigação para apurar o sumiço dos equipamentos da UPA.


Veja na íntegra a nota: 

A respeito de matéria publicada no site www.cidadeverde.com, informamos que, de fato, alguns splits de ar-condicionado foram retirados do prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A remoção visou, entretanto, proteger a integridade dos equipamentos, uma vez que foram constatadas infiltrações na obra, em virtude da má construção do prédio. A retirada dos splits, portanto, ao contrário do que foi divulgado, não traz prejuízos para a administração pública, mas protege e resguarda o patrimônio.

Informamos também que está sendo realizada uma auditoria nas contas empregadas na construção e implantação da UPA, uma vez que a gestão do prefeito Odival Andrade não teve acesso às informações dos ex-gestores, além de pairarem sobre a obra suspeita de mau uso dos recursos públicos na edificação e compra de equipamentos daquela unidade.  Um exemplo disso é que ainda faltam ser adquiridos 90% dos equipamentos essenciais ao funcionamento da unidade.

Salientamos ainda que, no final do mês de abril, o secretário municipal de saúde, Wilson Andrade, estará em Brasília (DF) onde tratará de assuntos referentes ao funcionamento da UPA, já que é necessário recurso da ordem de R$ 1 milhão para custeio mensal do órgão.

Por fim, reiteramos que, no momento, está sendo feito um levantamento na UPA, por técnicos da saúde municipal, baseado no projeto original de implantação da unidade, com o objetivo de constatar quais equipamentos foram adquiridos e quais aqueles que ainda faltam ser implantados. Também examinar se os recursos restantes em caixa são suficientes para a aquisição dos demais aparelhos que faltam. Igualmente, informamos que o prédio construído foi entregue sem sequer possuir energia elétrica, dificultando, inclusive, a preservação e a vigilância do prédio, carência esta que está sendo solucionada pela atual administração.

Ressalte-se que o projeto inicial da UPA foi aditivado de forma irregular pela gestão anterior, no valor superior a 400 mil, sendo utilizados os recursos dos equipamentos para este aditivo, como constatou o Ministério da Saúde. Com este aditivo, o dinheiro restante do projeto não é suficiente para a aquisição de todos os equipamentos necessários para o funcionamento inicial da UPA. O Ministério da Saúde notificou o município para resolver o problema deixado pela gestão do ex-prefeito, que certamente será responsabilizado por possíveis irregularidades constatadas em auditoria.

Reafirmamos o interesse do prefeito Odival Andrade em colocar-se sempre à disposição da imprensa para prestar as informações necessárias na apuração de fatos, contribuindo para o bom exercício do jornalismo e o necessário esclarecimento da sociedade piripiriense.


Da Redação

Fórum deErracidação do Trabalho Escravo em Piripiri acaba nesta sexta

O município de Piripiri encerra, na tarde desta sexta-feira (19), as oficinas pedagógicas que acontecem desde a manhã dessa quinta-feira (18), as atividades são realizadas pelo Fórum de Erradicação do Aliciamento e Combate ao Trabalho Escravo no Piauí, com o apoio da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc).

As oficinas desenvolvidas através do Programa Educar para Libertar, trabalham com atividades em grupos na própria comunidade no intuito de orientar e discutir com a sociedade sobre o combate ao trabalho escravo.

“Estamos buscando mostrar e diagnosticar a realidade do trabalho no município, expondo e conversando sobre a verdadeira face do trabalho escravo no Piauí e no Brasil”, destaca a gerente de enfrentamento ao trabalho escravo da Sasc, Graça Silva.

Estão participando 30 pessoas e os grupos são formados por professores, gestores públicos e sociedade civil. De acordo com a programação, hoje acontece à socialização, apresentação, síntese, avaliação do que cada grupo desenvolveu e em seguida o encerramento do evento.

Promotor investiga sumiço de 17 ar-condicionados em UPA de Piripiri

O Ministério Público Estadual abriu processo investigatório para apurar o sumiço de 17 ar-condicionados do prédio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do município de Piripiri (157 km de Teresina). O promotor Nivaldo Ribeiro vai comunicar o sumiço dos equipamentos ao Ministério da Saúde e pediu explicações.


A UPA foi inaugurada em dezembro do ano passado, porém até agora a obra está fechada.

“Queremos saber onde foi parar os ar-condicionados e porque a Upa ainda não foi aberta”, informou o promotor, que enviou ofício ao Ministério da Saúde que tem 15 dias para apresentar uma resposta.

O vereador Domingos Gonçalves informou que a Câmara já tomou conhecimento do sumiço dos ar-condicionados.

“Vamos agendar uma visita in locum para adotar as providências”, disse o vereador.
 
Flash Yala Sena

Prefeitura de Piripiri discute propostas para combater as drogas no município

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura (Sejuce), realizou, nessa quarta-feira (17), no auditório Osires Neves de Melo, Praça de Eventos, debate acerca da realidade das drogas no município.

 
De acordo com o diretor do Departamento de Juventude da Sejuce, Rodrigo Santos, estão sendo trabalhadas propostas para projeto de lei que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Juventude; criação de comissão de diversos seguimentos da sociedade para debater e sugerir ações de combate às drogas; e a criação da Semana Municipal de Prevenção e Combate às Drogas.
 
Com relação à Semana Municipal de Prevenção e Combate às Drogas, Rodrigo afirma que o objetivo é realizar uma seleção das entidades e profissionais parceiros da semana para realização de palestras sobre as diversas situações de risco envolvendo adolescentes e jovens.
 

Além da prefeitura e Sejuce, há a parceria com a Fundação Monte Tabor (que atua no tratamento de dependentes químicos em Piripiri), CAPS AD, faculdade Chrisfapi e Coordenadoria de Juventude do Governo do Piauí (Conjuv).

Da Editoria de Cidades

Posts anteriores