Cidadeverde.com

Coluna 30/08/23

Mudança de comando no Republicanos põe dúvidas sobre candidatura de Dr.Pessoa na sigla 

Maquiavel (de novo ele), diz que é impossível descrever as coisas cotidianas sem ofender a muitos. É verdade, a coluna vai tentar, fazer o que se esse é o trabalho? Começa hoje a nova era no Republicanos. A transição, com os papéis assinados, foi feita ontem em Brasília. Todo o esforço do superintendente da Saad Sul, Jeová Alencar, do secretário de Meio Ambiente, Luís André, e do presidente da Eturb, João Duarte, o Pessoinha, não conseguiu reverter a movimentação feita com o presidente nacional, Marcos Pereira, com o deputado federal Jadyel Alencar.


Fica tudo como está 

“O Mainha (ex-deputado federal José Maia Filho) vai mandar em tudo!”, desabafou, mais do que chateado, um republicano à coluna. Mainha é o nome indicado por Jadyel Alencar, que fica no PV por ora, para não ter o mandato questionado juridicamente. Algumas dúvidas: Dr. Pessoa ainda será candidato pelo Republicanos? Resposta: depende de para quem o leitor perguntar. Por exemplo, para aliados do deputado Jadyel Alencar, o acordo é manter sim a candidatura à reeleição do prefeito, nada muda.


Pelo sim, pelo não 

Já para nomes no entorno do próprio prefeito, isso é até óbvio registrar, a situação é vista com desconfiança e fontes ouvidas pela coluna admitem que um novo partido com comando único do Palácio da Cidade seria o correto para levar adiante o projeto de reeleição. Foi por não ter um partido para chamar de seu que Dr.Pessoa deixou o MDB, não custa lembrar. 


Tchau, amigos e amigas  

“Vai ter debandada, viu? Não vejo o povo da chapa que a gente tava organizando ficar depois dessa”, admitiu à coluna um articulador do grupo que era (até ontem, literalmente) do Republicanos. A questão é que não tem partido médio, do porte do Republicanos, à disposição do Palácio da Cidade. Qual, qual, qual seria a sigla? Com a resposta, o tempo! 


Que estranho 

Dizem que na ciência, a frase que mais empolga não é “Eureka!” e sim “Que estranho!”. Na política também. Na ordem do dia, o mundo político questiona quem estaria na retaguarda, junto com Jadyel Alencar, na bem-sucedida empreitada junto ao Republicanos. Não foi um movimento simples, disso ninguém duvida. O primeiro ponto é que Jadyel e Jeová já fizeram dobradinha na eleição de 2022, um para estadual e outro para federal. Depois, se afastaram, pra dizer o mínimo. Há os que enxergam no movimento pistas de um envolvimento que favorece o Palácio de Karnak. Já fontes que orbitam no entorno de Jadyel, refutam: “Não tem ninguém por trás, é ele mesmo”.


Fumaça vermelha

Vamos ser sinceros. No grupo de partidos no entorno de Franzé Silva o termômetro aponta para esse sentimento: “Tudo pode acontecer menos apoio a Fábio Novo”. É curioso já que o apoio à candidatura de Fábio a prefeito de Teresina já está selado e costurado (a coluna antecipou ontem, volte uma coluna para ler) e falta apenas o anúncio formal, questão de dias ou horas. A questão é se o apoio será mesmo só isso, formal, ou Franzé fica de um lado, mas o Quartel-general da Alepi e companhia irão para outro candidato? Aliás, quem poderia ser esse outro nome a quem o grupo que está com
Franzé poderia marchar? Na coluna de hoje, por limitação de espaço, apenas perguntas. As respostas ficam pra depois. 


A nomeação de Olavo 

Uma fonte perguntou em que pé anda a nomeação do ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Olavo Rebelo, para o Banco do Nordeste. Olavo antecipou sua aposentadoria e deu espaço para no TCE-PI para a ex-deputada federal Rejane Dias. A coluna foi atrás da resposta. Vale lembrar que foi oferecido a Olavo a ocupação da diretoria de Ativos de Terceiros do BNB. O ex-deputado petista precisaria fazer um curso de certificação de oito meses. Ele não topou a burocracia.


Favas contadas 

Buscou-se então uma solução, a indicação para o Conselho de Administração do banco estatal. Com uma super remuneração e sem precisar residir em Fortaleza, Olavo Rebelo fará companhia a outros nomes ilustres da política nordestina como a ex-governadora do Ceará, Isolada, que também integra o Conselho. O ex-conselheiro do TCE-PI tem sinalizado a aliados que está bem satisfeito com o arranjo e deve assumir já na próxima semana, faltando apenas ao próprio Conselho de Administração aprovar seu nome, o que, como se sabe, pode ser considerado favas contadas.


Todos querem 

O mundo político espera que o presidente Lula bata o martelo da reforma ministerial antes de chegar ao Piauí na quinta-feira onde, aliás, políticos piauienses em Brasília buscam fazer a viagem no mesmo voo da FAB que Lula estará, claro. Uma proximidade com o presidente é sempre muito bem-vinda. Por sinal, a coluna apurou que a bancada do Piauí já recebeu liberação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para estar ausente nas deliberações em plenário. Foco total em Lula, popularíssimo no Piauí.


Solução salomônica 

Lula deve anunciar que Wellington Dias fica no Ministério do Desenvolvimento Social, que teria parte de suas robustas funções encaminhada para nova pasta sob a batuta de André Fufuca, o deputado federal do Maranhão indicado pelo Progressistas. Isso é para o leitor entender a força de um partido. Ou melhor, de dois. Do PT para não abrir mão de seu quadro histórico, Wellington, e do Progressistas, para não arredar o pé de um ministério forte. Uma solução salomônica.


Ao serviço do dia 

Alem da frase para pensar, da foto do dia, da cifrada e, nas sextas, das dicas para ler, ver e ouvir, a coluna inaugura nova seção diária com um calendário de eventos e reuniões que sejam do interesse do mundo político. Ao serviço! O evento de hoje trata-se da criação da Frente Parlamentar em Defesa das Zonas de Processamento e Exportação - ZPE, criada por iniciativa do deputado federal, Florentino Neto (PT). O lançamento acontece nesta quarta-feira, na Câmara dos Deputado. Florentino Neto acredita que devido ao atual cenário internacional, este é o momento certo para o Brasil viabilizar a instalação de ZPEs. Júlio César (PSD) é o vice-presidente da Frente, mas também há deputados da Bahia e do Rio de Janeiro integrando à Frente.


Cifrada do Café com Leite 

A coluna ouviu de uma fonte bem informada, sobre um pré-candidato a prefeito de Teresina que não tem sido alvo de críticas mais duras dos adversários. Em outras palavras, a ordem dos QG’s (quartéis-generais) é poupar esse tal adversário. Mas por que mesmo, esse gesto de benevolência, assim do nada? “Não bater em quem já está morto, se não pode vitimizar e dar vida de novo a um sentimento que já passou”, foi a resposta. 


Foto do dia

Tem uma turma na política que gosta de fiscalizar quem vai para os eventos do Karnak, do Palácio da Cidade e, agora, deram até para monitorar se os gestores estão bem avaliados a depender de quem comparece a aniversários e casamentos. Dito isso, não passou batido a presença de personalidades políticas de relevo que passaram pelo aniversário de 40 anos do superintendente da Coordenaria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer, Tiago Vasconcelos. Os secretários Chico Lucas e Marcelo Nolleto deram o tom da posição do aliado, suplente de deputado do MDB, cuja pasta ganhou novo peso (e emendas e recursos) na gestão Fonteles. 


A frase para pensar 

“O sucesso é simplesmente uma questão de sorte. Pergunte a qualquer fracassado”, Earl Wilson (1907-1987), jornalista americano.

Colunas anteriores