Cidadeverde.com

Coluna 23/08/23

Acusação de golpe, fake news e pesquisas contaminadas minam sonho de paz entre Franzé e Fábio Novo

Mais importante que o rumo é a dosagem. E a dose é de altíssima voltagem no PT. Primeiro, foi divulgada uma fake news de que o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, ia desistir de disputar as primárias do PT com Fábio Novo. Membros de um lado acusam o outro de “armação, vitimização e megalomania” (a coluna filtrou a parte publicável). Franzé usou palavras duras para dizer que não desiste e ponto. Depois, o vereador Dudu – que apoia Novo – acusou Franzé de “tentativa de golpe” por mudar os nomes dos votantes no diretório municipal de Teresina. Acompanhe o fio abaixo, pois toda causa traz consequência.


Ninguém aguenta mais essa história

Por fim, as palavras “acordo, paz e união” não figuram no vocabulário de nenhum petista com quem a coluna conversou de ontem pra hoje – e olha que foram muitos! Vamos relembrar os critérios firmados entre os pré-candidatos para escolher quem vai levar a estrela do PT em Teresina em 24: pesquisas qualitativas e quantitativas; e capacidade de articulação política com partidos, lideranças políticas e comunitárias, sindicatos, movimentos sociais, etc. Isso até ontem. Como se sabe, um dia equivale a um século na política...


Tudo começou bem, mas...

Com relação às pesquisas, ficou acertado que seriam contratados três institutos diferentes: dois, locais e um, nacional. As pesquisas começaram a rodar segunda-feira (21). A pesquisa Credibilidade foi excelente para Fábio Novo, enquanto o grupo de Franzé rebate alegando que ele não está entre os institutos acertados com os pré-candidatos. Franzé Silva, segundo consta um apoiador da altíssima cúpula, tem dados próprios recebidos na quarta-feira, que o animariam, em especial na questão da rejeição, ainda não batendo Fábio Novo na intenção de voto, no entanto, crescendo.


Uma pista

“Tudo isso, enquanto as pesquisas estão rodando esses dias. Ou seja, há risco de contaminação das pesquisas por causa disso, prejudicando, no caso, Franzé. Desse modo, não houve quebra de acordo da parte do grupo de Franzé em nada”, disse um aliado (claro) de Franzé. Para bom entendedor, meia palavra basta. Pros maus entendedores, releia a parte “risco de contaminação prejudicando Franzé”. Esse deve ser o argumento. Traduzindo ainda mais: confusão subindo para o diretório nacional ou judicialização.


Na mão de Flora

Expectativa positiva no entorno da PMT a respeito da votação das contas de 2021 da gestão Pessoa. O Ministério Público de Contas já aprovou, com ressalvas, faltando agora o parecer da conselheira Flora Izabel, que é a relatora do processo. Data para o veredicto de Flora (que tende a ser favorável, seguindo o próprio MPC): 28 de agosto.


Pra agora ou pra depois

Sobre os maiores QG’s (quarteis-generais) da política piauiense (são quatro: Cidade, Karnak, Chagas Rodrigues e Petrônio Portela - Câmara de Teresina e Alepi, para quem não ligou o Palácio ao nome), um político em Brasília fez uma singela analogia à coluna: “Um Palácio é PIX e o outro é cheque pré-datado”. Como é o nome que faz a fofoca, a coluna se resguarda a mantê-los em sigilo, prezando pela paz - se não mundial, Rússia e adjacências, pelo menos na política piauiense.


Lotado, volte amanhã

Uma fonte reclamou não ter achado em Brasília hotel do tipo cinco estrelas para se hospedar. Eventos do mundo jurídico e advocatício contribuíram para a superlotação. Não foram poucos os advogados piauienses que quiseram estar presentes à espera de que o desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, Erivan Lopes, fosse consagrado pelo pleno do Superior Tribunal de Justiça, que definiu lista de quatro desembargadores estaduais dentre os quais o presidente Lula escolherá dois para ministros. São vagas reservadas aos integrantes da Justiça Estadual e a escolha ocorreu na quarta, 23.


Vem na próxima

O desembargador piauiense era tido como um dos favoritos pela aposta de apoio de nomes como Wellington Dias e o ministro do STF, Kássio Nunes Marques, mas foi alvo de forte campanha de adversários na mídia nacional. Fonte que transita com desenvoltura no mundo jurídico da capital federal acredita que Erivan Lopes terá outras oportunidades em vagas que ainda serão abertas pela gestão Lula. “Com o Kássio também foi assim e depois ele entrou”, lembra a fonte.


Firme

Algumas solenidades e inaugurações têm servido para mensurar a situação dos secretários municipais de Teresina nos seguintes termos: quem está sendo prestigiado ou não. Começando pela Semdec, comandada pelo advogado e empresário Iran Felinto, que teve a primeira filial do Procon Municipal inaugurada essa semana. A nova sede fica localizada no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), da Faculdade Uninassau, zona Sul da capital. Dr. Pessoa marcou presença, fez elogios à medida, e a suplementação da Semdec, segundo fontes bem informadas, passa com tranquilidade na Câmara de Teresina. Sinais.


Só o começo

A presença dos profissionais de apoio nas escolas para o acompanhamento do aprendizado de pessoas com deficiência é pauta cara aos defensores da inclusão. A bandeira tem sido levantada pelo deputado federal Jadyel Alencar (PV), que comandou audiência pública essa semana na Câmara dos Deputados sobre a temática. “Precisamos de pessoas, Salas de Recursos, equipamentos para o fortalecimento de atividades motoras, visuais e intelectuais. O debate é o começo”, pontuou. Por sinal, Jadyel é um dos nomes com menos de um ano de mandato que figura no concorrido Prêmio Congresso em Foco 2023, que situa os parlamentares mais articulados de Brasília. 


Cifrada do Algodão Doce

Estranho fenômeno têm se apossado de vereadores e pré-candidatos que pretendem, claro, sentar em uma das 29 vagas disponíveis na Câmara Municipal de Teresina. Um parlamentar, ao falar de um colega suplente, disse que ele não leva. A coluna, curiosa como sempre, questionou os motivos, já que o referido suplente costuma mostrar estar constantemente cercado de lideranças nas redes sociais. “Quem mostra demais, perde”. Como assim? “Se eu dou um algodão doce pra minha liderança, pode vir outro candidato e dar dois algodões doces. Se ninguém sabe quem é minha liderança, ninguém vai oferecer algodão doce pra ela”. Ah tá...


Foto do dia 

Estão em todas as fotos, agendas e encontros (alguns inusitados, que a coluna deixa no ar) com as mais diversas figuras expressivas de Brasília, os vereadores Enzo Samuel, Venâncio Cardoso, Evandro Hidd e Deolindo Moura, além do ex-secretário de Juventude do estado, Vicente Gomes. Dessas paradas, rendeu bastante a reunião com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. Pauta administrativa: parceria entre a Câmara de Teresina e o MDS para oferecer cursos profissionalizantes às pessoas vinculadas ao Cadastro Único. Pauta política: muita conversa sobre a sucessão em Teresina. A coluna, por restrição de tempo e espaço que nem Albert Eistein conseguiria solucionar, vai pormenorizar nas próximas edições. Acompanhe.


A frase para pensar

“Eu o demiti porque ele desrespeitou o presidente. Não o demiti porque ele era um safado. Se eu fosse demitir generais por causa disso, botava 90% deles na cadeia”, Harry Truman (1884-1972), ex-presidente dos Estados Unidos a respeito do general MacArthur.

 

 

 

Colunas anteriores