Cidadeverde.com

Coluna 17/08/23

Quem unir primeiro, vence

Se o leitor precisar algum dia transformar a colunista em um objeto inanimado, escolha, por gentileza, um grande filtro. É esse o trabalho desta analista. Por exemplo, a coluna questionou a um nome da alta esfera governista qual é o próximo passo na candidatura da base aliada para a prefeitura de Teresina. A resposta: “Unir todo mundo e trazer o Franzé para participar da campanha do Fábio (Novo)”. Só isso...


Quem souber as respostas, leva um milhão

Por coincidência (ou não), unir também é o desafio da oposição. Haverá uma candidatura única na base de Rafael Fonteles? Sílvio quer mesmo ser candidato? Bárbara do Firmino vencerá os desafios de construção de imagem pública na comparação com o pai e a mãe? Fábio Novo tem um teto ou é só o fogo amigo tentando diminuir sua força? Jeová Alencar, disputa? Um novo candidato pode sugir mudando o cenário? Por limitação de espaço, na edição de hoje, só perguntas.


Já saiu no DOU?

Depois de quase dois meses, já se sabe, enfim, que os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), devem ir para o Ministério do Desenvolvimento Social e para o Ministério dos Portos e Aeroportos, respectivamente. É o que circula com força em Brasília, mas enquanto Lula não anuncia, tudo fica no campo das especulações: “Só acredito quando sair no Diário Oficial da União”, respondeu um progressista à coluna que, apesar de tudo, está otimista com a guinada que o partido deve ter na Esplanada dos Ministérios após um breve período de baixa. 


Dias e o dia

Há possibilidades de que o Ministério Desenvolvimento Social se divida e seja criado o Ministério do Combate à Fome, para onde o atual ministro Wellington Dias poderia ser deslocado. Alheio às suposições, o ministro aproveitou a quinta-feira para anunciar que o presidente Lula virá ao Piauí no dia 31 de agosto. O PT espera, obviamente, que ele sacramente e anuncie o candidato da legenda na disputa municipal de Teresina. Qual candidato? Aí já é querer saber demais...


Money e polêmica

Política é a busca do poder. A coluna conta a história dessa busca, aqui, todos os dias. Dinheiro e escândalo, como já disse o analista americano Dick Morris, não são a chave para o poder. Há inúmeros casos de políticos envolvidos em escândalos (vide Bill Clinton e a estagiária Monica Lewinsky) ou gastando muito (como Michael Bloomberg, o bilionário ex-prefeito de NY que quis derrotar Trump e não deu em nada) e, no final das contas, não conseguiram inserir suas ideias naquilo que a nação considerava ser o mais relevante para o momento.


Caçador de ideias

Depois de anunciar apoio a Fábio Novo na disputa em Teresina, o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel, mergulhou. E o mergulho foi a trabalho, especificamente em Recife, para o Programa Recentro, de revitalização da região. Enzo se reuniu com a secretária responsável pelo Programa Recentro do Recife, Ana Paula Vilaça. Ele quer ideias dos elementos-chave do programa e seus impactos positivos na capital pernambucana para propor ideias semelhantes em Teresina, como a reconfiguração das faixas de trânsito que conectam as zonas sul e norte do Recife ao centro da cidade aos domingos. A medida aumentou bastante as vendas no comércio local. Seria interessante para Teresina? Sem dúvidas.


Ajuda forte

Se a deputada Bárbara do Firmino tem suas queixas (boa parte delas, justas, admitem alguns oposicionistas) sobre o apoio que (não) tem recebido do grupo como gostaria, uma fonte de forte interlocução na pré-campanha da parlamentar teceu elogios a um nome: o deputado Marden Menezes (Progressistas). “Ele tem apresentado as lideranças dele, coisa que ninguém faz, pra Bárbara, tem sido de primeira hora mesmo”. Como elogio é substância rara em política, vale o registro.


Choque de versões

Sobre encontro que teria ocorrido entre Bárbara e o deputado Fábio Novo, um nome próximo à deputada disse à coluna que a informação era “plantada pra criar discórdia”. A coluna refutou: “Plantada como, se o próprio Fábio Novo falou?”. A fonte: “A entrevista que eu vi, ele estava dizendo que era a chapa dos sonhos”. A coluna: “Então não teve a reunião?”. A fonte: “Não”. 


Foto do dia 

A coluna ficou até com uma leve inveja do registro do secretário de Educação, Washington Bandeira, na Universidade de Harvard, com o professor Steven Levitsky, um dos autores do livro “Como as Democracias Morrem” (que com certeza o leitor vai incluir na lista de leituras, não é?). Bandeira e Rafael Fonteles também apareceram no principal Jornal do Distrito de Worcester, Massachusetts. “Assinamos Memorando de Entendimento com a Worcester High School Technology para intercâmbio de professores e estudantes. Acabamos de assinar um outro Memorando de Entendimento, dessa vez com o MIT, para o maior Programa de Formação de Empreendedores da história da Educação Pública brasileira de ensino médio. Será um case internacional, um projeto inédito para o MIT”, explicou Bandeira à coluna. O secretário é visto – com razão - como um dos mais fortes politicamente na gestão Fonteles. 


A frase para pensar 

“Com muita sabedoria, estudando muito, pensando muito, procurando compreender tudo e todos, um homem consegue, depois de mais ou menos quarenta anos de vida, aprender a ficar calado”, Millôr Fernandes, humorista brasileiro.

Colunas anteriores