Cidadeverde.com

Coluna 10/08/23

Queixas de deputado, resposta de Rafael: os bastidores da reunião com a bancada estadual

O cardápio tinha peixe, filé e uma pasta com molho de tomate. Todo mundo estava apenas na cerveja, mas quando o governador Rafael Fonteles provou do vinho, os demais deputados foram atrás e taças de vinho se multiplicaram na mesa: “Todo mundo fazendo média”, admitiu um deputado que participou do pós-almoço com o governador, secretários e deputados estaduais após reunião no Palácio de Karnak, em restaurante na zona Leste de Teresina, na quarta-feira, 09. 


Entrou pela noite

O almoço virou jantar, mas apenas para selecionados. Ficaram até quase 21h o próprio governador, alguns secretários da alta cúpula, como Marcelo Nolleto (Governo), e os deputados Nerinho (PT) e Evaldo Gomes (SDD). Infelizmente, a coluna não teve acesso ao teor dessa parte da conversa, mas adoraria ser uma abelhinha para ouvir tudo (e repassar ao leitor, claro).


Melhor prevenir do que remediar

Mas, na seara administrativa, fontes distintas contaram a mesma história sobre a reunião no Karnak. Começando pela apresentação dos 200 dias de gestão, feita por Washington Bonfim, secretário de Planejamento, e passando pela análise do cenário econômico nacional e seu impacto no Piauí. Com a queda das principais commodities brasileiras, incluindo petróleo, carne e soja, o impacto é sentido nos repasses do FPM e FPE. A maior preocupação do governo é com a pressão que vai chegar aos municípios. O Estado fez as alterações necessárias, aumentando a carga tributária no final do ano passado em projeto aprovado na Assembleia Legislativa, portanto, a atenção se dá com os municípios.


Deputado queixoso

Aí chegou a parte de abrir para as falas. Começando pelo presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva, depois o líder do Governo, Fábio Novo. Tudo em paz até que um deputado, que a coluna vai preservar a identidade, “se queixou muito, mas não pediu nada”, relatou um outro parlamentar presente. “Ele disse que a base estava honrando com o Governo, mas que as emendas não davam pra resolver, a cota é pouca e alegou que o núcleo duro do Governo não atendia. Pediu pras emendas serem impositivas e ainda reclamou que o Governo recebe prefeitos sem os deputados”. Clima pesou um pouco.


Diga o nome

O governador Rafael Fonteles respondeu ponto a ponto das queixas do deputado, segundo dois deputados presentes contaram à coluna. Teria pedido ainda para o deputado relatar qual secretário não responde pois a orientação é de não deixar ninguém sem retorno. O próprio Rafael tem se esforçado para responder a todos no Whatsapp em, no máximo, 48h. O clima desanuviou. A reunião teve outros tópicos que a coluna irá explorar nas demais edições por uma questão de concisão. Paciência, leitor, é uma coluna de política, não um livro.


Orelha esquentou

Sobrou para o advogado Giovanni Antunes Almeida, superintendente de Gestão Interna da Secretaria de Governo do Piauí. Homem forte na liberação das demandas dos deputados, foi pedido pelos parlamentares que ele desse mais resolutiva às questões. Uma turma também de deputados entrou para defender do advogado, e disse que, dentro do possível, todos saem com respostas aos pedidos (que como se sabe, são infinitos). Se são positivas, ou não, aí já não é com ele.


Fiquem tranquilos, ninguém vai competir com vocês

Por fim, mas não menos importante, o governador deixou claro aos deputados que nenhum secretário estadual será candidato a deputado estadual em 2026. O compromisso, portanto, é reeleger os parlamentares e suplentes da base aliada, aumentando ainda mais a bancada de apoio na Assembleia Legislativa. Foi importante a fala pública sobre o tema, já que os deputados temem que secretários mais bem posicionados possam disputar espaço com eles. Cargos majoritários, como vice e Senado, no entanto, ainda são opções para 2026 dentro do grupo do Karnak? Não custa nada perguntar.


Jadyel entra na Justiça contra decisão de Teresa Britto

A disputa pelo comando do PV no Piauí promete com um novo capítulo: o deputado federal Jadyel Alencar entrou na Justiça contra aquilo que ele classificou como “atropelos” que culminaram na eleição do Diretório Estadual do PV no dia 1º de junho. Jadyel é o único deputado federal eleito pelo PV no Piauí e relata que não foi convidado para a convenção da legenda. A ex-deputada Teresa Britto foi eleita presidente da sigla no estado.


Esqueceram de mandar um zap 

“Vale saber que a Convenção Estadual é composta por delegados eleitos, membros, parlamentares estaduais e federais, chefes de executivos e filiados; e que o Estatuto do Partido prevê a comunicação e convocação de todos os envolvidos diretamente”, explicou Jadyel Alencar. No plano nacional, os demais deputados federais eleitos pelo PV também buscam o comando das siglas nos estados. 


Jadyel pode assumir o Republicanos no Piauí

Um plano B (B de Bom e não de Bola) para Jadyel Alencar é assumir o comando do Republicanos no Piauí, disseram à coluna interlocutores bem informados por Brasília. Não por acaso, Jadyel esteve essa semana no Palácio da Cidade em diálogo com o prefeito Dr. Pessoa. O deputado tem boa interlocução com a cúpula do Republicanos na capital federal (leia-se, o presidente Marcos Pereira) e manteria o diretório municipal com o grupo de Dr.Pessoa, bancando a candidatura própria do Palácio da Cidade.


À espera da fumaça branca

A fumaça de cor branca emitida pela chaminé da Capela Sistina indica que um cardeal obteve o mínimo de votos necessário para ser papa. Não é para tanto, mas deve sair uma “fumaça branca” para a definição da candidatura da oposição na capital durante almoço que o partido terá no sábado, em Teresina, com o senador Ciro Nogueira, deputados estaduais, federais e lideranças importantes da alta esfera do Progressistas. Vão analisar pesquisas, prós e contras entre Sílvio Mendes e Bárbara do Firmino.


Eu não queria, mas...

“Teresina não quer errar, está desconfiada de todo mundo e com quem a gente erra menos? Parece mais o nome do Sílvio. Eu não queria, preferia a Bárbara, porque vai ser uma campanha dura, mas vamos enfrentar”, admitiu um político importante do Progressistas à coluna. Por motivos óbvios, em off.


Foto do dia

Enfim, a paz! Encontro em Brasília entre o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD) e o deputado estadual Henrique Pires (MDB) deixou para trás as críticas que Henrique fez ao apoio do MDB para Marco Aurélio como cabeça de chapa em Teresina. Pires defende que o MDB tenha nome próprio para disputar o Palácio da Cidade. Marcos tem a ficha de filiação no PSD e o coração no MDB. “Tarde de muita conversa para colocar em dia e, acima de tudo, amor por Teresina e o Piauí”, pontuou Marcos Aurélio. Henrique também teve encontros em Brasília com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, convidando o deputado federal para que participe de filiações de peso no MDB em Teresina. Entre elas, a da jornalista Elisabeth Sá e do Gerson Tavares, presidente do Sindicato dos Veterinários do Estado.


A frase para pensar

“Com Kirchner, só é possível ser escravo ou inimigo”, ministro anônimo de Néstor Kirchner, ex-presidente da Argentina.

 

Colunas anteriores