Cidadeverde.com

Coluna 09/08/23

Enzo anunciará apoio a Fábio Novo na quinta-feira

A coluna apurou que o presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel (PDT), já acertou os últimos detalhes e, caso não surja nenhum fato novo, anunciará apoio ao deputado Fábio Novo na quinta-feira, 10, para a Prefeitura de Teresina. Enzo tem sua adesão comemorada já que mantinha a pré-candidatura pelo PDT e, dessa forma, terminava dividindo votos da esquerda na capital. Fora isso, é a maior liderança entre os vereadores e deve abrir portas para que outros parlamentares possam dialogar com o candidato petista escolhido pelo Palácio de Karnak. Ponto para Fábio Novo e o Palácio de Karnak.


Três regras

  1. O objetivo principal de uma ofensiva política é confundir os adversários e não seu próprio time.
  2. Há dois lados: “o novo é o melhor” ou “o velho é o mais confiável”. Ou você defende uma coisa, ou outra, nunca as duas (mas há quem tente).
  3. Nos negócios, é preciso ter um produto para anunciar, um para vender e um para ganhar dinheiro. Na política, é preciso ter uma bandeira para anunciar e ficar bem na fita com os formadores de opinião, uma que sustenta os votos e outra para bloquear o ataque dos concorrentes e levar a eleição.

A trinca dos cinco deputados

Fontes bem informadas em Picos afirmam que o deputado estadual e secretário de Turismo, Pablo Santos, trabalha para ter o apoio dos outro quatro deputados da região na disputa pela Prefeitura em 2024: Severo Eulálio, Dr.Thales, Nerinho e Carlos Augusto. Nerinho, no caso, precisa ter as conversas à parte, com interlocutores do Palácio de Karnak, já que a irmã, Xandu Neri, é vice de Gil Paraibano, atual prefeito pelo Progressistas. A eleição de Picos promete fortes emoções.


Ruim ou pior ainda

A coluna perguntou a um interlocutor de um pré-candidato a prefeito de Teresina que anda meio sumido, sobre as novidades. Ele respondeu, sobre o pré-candidato: “Está com medo: de perder, e do que virá pela frente, se ganhar”. 


Vá sozinho

Com viagem marcada para o dia 12 rumo aos Estados Unidos, onde irá conhecer soluções tecnológicas e ecossistemas de inovação, o governador Rafael Fonteles se reúne antes com deputados e suplentes piauienses para uma conversa de alinhamento. Em seguida, um almoço num restaurante na zona Leste de Teresina já foi marcado. Os deputados estão animados, mas o convite é expresso: não podem levar assessores.


Quem sabe

Uma das possibilidades que a turma do PT tem cogitado (de novo) é a ex-deputada Lucy Soares como candidata a vice-prefeita numa chapa encabeçada por Fábio Novo em Teresina. Nem precisa dizer que para isso acontecer, em primeiro lugar a deputada Bárbara do Firmino não seria candidata pela oposição (ela está trabalhando para ser). Em segundo lugar, Lucy teria que se filiar a um partido da base, mas isso não seria problema. A coluna ouviu a informação de um petista muito bem informado.


Nunca esqueceram

A chateação dos tucanos com a deputada Bárbara do Firmino tem origem no episódio em que ela foi para Brasília conversar com o PSDB nacional. Foi bem recebida e teve todas as garantias da alta cúpula do PSDB. Mas os tucanos piauienses não perdoaram até hoje.


Foto do dia

O Palácio da Cidade já teve muitos “homens fortes”, cuja sombra não se enxerga mais hoje em dia. Mas, passa ano, entra ano, permanecem o secretário de Planejamento, João Henrique, e o presidente da Eturb, João Duarte, na linha de frente. O registro é da solenidade de lançamento da nova fase do programa Regularizar, parceria entre as gestões municipais e estadual, por meio do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). A meta é imprimir celeridade durante o processo de regularização de imóveis no Piauí, objetivo mais do que necessário para o pleno exercício da cidadania.


A frase para pensar

“A diferença entre a guerra e a política é que na guerra só se morre uma vez”, Winston Churchill (1874-1965), ex-primeiro-ministro britânico.

 

Colunas anteriores