Cidadeverde.com

Coluna 02/08/23

Palácio de Karnak responde vereadores: “Não tem motivo para queixa”

Mensagem enviada, resposta recebida. A coluna ouviu uma fonte da alta esfera do Palácio de Karnak sobre a queixa dos vereadores de Teresina a respeito da “falta de prestígio” que alegam ter do Governo do Estado (volte uma coluna para entender). A fonte ouviu a queixa detalhada pela colunista, riu e respondeu o seguinte: “Sabe aquele filho carente que você sai para trabalhar, ir no supermercado, e ele nunca fica satisfeito e quer sempre atenção? Então...”. Resumindo, reclamação de barriga cheia.


Pior é do lado de lá

A coluna não se deu por satisfeita com a metáfora do interlocutor e pediu que fosse detalhado o atual estágio da interação entre a Câmara de Vereadores da capital e o Palácio de Karnak. Sobrou até para o Palácio da Cidade: “No Governo Pessoa eles (vereadores) não têm a atenção e valorização de fato. Nunca teve um governo estadual com uma relação tão próxima e respeitosa como a gente aqui”. 


E ainda acham ruim?

Por fim, mas não menos importante, a fonte consultada pela coluna deixou claro que os vereadores de Teresina não tinham direito a nenhum orçamento no Estado antes do governo Rafael Fonteles. “E nunca tiveram tanto protagonismo em eleição de Teresina como foi em 2022. Foi bom para ambos. Não vejo por que ter queixas”. E deu o assunto por encerrado. Próxima polêmica!


O que será que vem aí?

Fonte ligada a Fábio Novo afirma que o Karnak articula “novidades” para os próximos dias. Quais? Quando? Como? Mistério! Apenas uma pista foi repassada à colunista: “Serão adesões, adesões importantes, de muito peso, de quem está no jogo”. Quem souber, favor repassar à coluna, com a promessa do sigilo da fonte.


Captei vossa mensagem

Mostrando que tem um estilo mais duro do que o pai, o vice-governador Themístocles Sampaio, o deputado federal Marcos Aurélio (PSD) anunciou assim em suas redes sociais a destinação de R$ 1 milhão em emenda para o tratamento do aneurisma de aorta, uma doença que hoje não está sendo tratada pelo SUS. “Enquanto alguns dançam, enquanto outros fazem acordos políticos e barganhas...”. Indireta, direta.


A chapa é essa mesmo e pronto

Não por acaso (dificilmente algo na política é por acaso, leitor), Marcos esteve em Brasília anunciando os recursos ao lado do diretor do Hospital da Universidade Federal do Piauí, o cardiologista Paulo Márcio. Enquanto no PT nem os petistas se entendem, a parceria do médico e do deputado federal segue firme na formação de uma chapa para disputar a PMT em 2024, unindo mais uma vez PSD e MDB.


Departamento Médico

Três importantes nomes da bancada federal do Piauí em recuperação de saúde: o senador Marcelo Castro (MDB) teve um quadro de apendicite e fez cirurgia de emergência quando retornava à Brasília. Marcelo está na CPI do 8 de janeiro e relata a reforma eleitoral, pautas cruciais no segundo semestre. Membro da Mesa Diretora da Câmara, o deputado Júlio César (PSD) colocou dois stends no coração com o médico do presidente Lula, Roberto Kalil, em São Paulo, e a esposa do deputado, senadora Jussara Lima (PSD), fez cirurgia de vesícula. Todos passam bem e retornam aos trabalhos na próxima semana na capital federal.


Libera

O deputado Flávio Nogueira (PT) foi sincero à coluna sobre o que é necessário no segundo semestre para deslanchar os trabalhos da bancada federal do Piauí: “Que liberem as emendas dos deputados”, respondeu. Flávio destaca que muitos prefeitos já estão passando dificuldades, pois contam com esses recursos não apenas para obras, mas também para custeio. Curiosidade: no decorrer da entrevista, o telefone do deputado tocou. Era uma prefeita, solicitando justamente as emendas. O deputado pediu paciência, que vai dar certo.


A foto do dia

Bolo do dia para o ex-senador Elmano Férrer, que comemorou assoprando velinhas com seu ex-par de chapa, Sílvio Mendes, sua talvez futura par de chapa, Bárbara do Firmino, o deputado federal Júlio Arcoverde e o ex-prefeito e presidente do Progressistas, Joel Rodrigues. Elmano tem marca própria, é conhecido do eleitorado teresinense e tem pelo menos três convites na mesa para ser candidato a vice-prefeito. Como conversa com todo mundo, não dá para prever a escolha do ex-senador. Por ora, ele segue no Progressistas, analisando cenários.


A frase para pensar

“Existem três frases que levarão sua vida adiante: ‘Não diga que fui eu!’, ‘Ó, boa ideia, chefe!’ e ‘Já estava assim quando eu cheguei’”, Homer Jay Simpson, personagem de Matt Groening (1954-), cartunista americano.

 

Colunas anteriores