Cidadeverde.com

Coluna 27/07/23

O custo da pré-campanha em Teresina

A coluna perguntou a um pré-candidato a vereador de Teresina com projeção de ter uma expressiva votação, quando ele iria realizar um novo evento de apoio ao seu pré-candidato a prefeito. “Esses dias não estou podendo, muito gasto”. A coluna, curiosíssima, pediu que o pré-candidato elencasse os gastos. Pois bem. “Ah, são uns 7 mil reais pra um evento de 200 pessoas. A principal liderança leva 500 reais, e cada participante, 30 reais, fora os lanches que é refrigerante e sanduíche frio”.


Só profissional

 A coluna é de Humanas, péssima em Matemática e afins, portanto, sugere que o leitor faça as contas de quem está realizando mais eventos, quando, onde e quanto deve estar saindo a pré-campanha em Teresina. Não é, de fato, para amadores.


Se for o jeito...

O grupo de Franzé Silva faz planos para o caso dele ser escolhido como candidato a prefeito pelo diretório do PT de Teresina. Cientes de que o plano A do governador Rafael Fonteles era o deputado Dr. Vinícius, o plano B (que virou A) é Fábio Novo, Franzé seria, sendo otimista, o plano Z. Mas isso não desanima os “franzesistas”, of course.


50% já está de bom tamanho

“Não precisa o Rafael abraçar o Franzé com toda a força do mundo, basta colocar 50% da força nele que já está bom. Os outros 50% nós temos força com a Assembleia”, revelou uma fonte próxima a Franzé, pedindo reserva. A coluna, desconfiada, questionou: “E basta?”. A fonte, na réplica: “Bom, se o Franzé for mesmo escolhido no PT, ou o governador ajuda na campanha, ou deixará a oposição ganhar. O que ele vai preferir?”. A coluna, como sempre, não sabe a resposta, mas deixa o leitor a vontade para inferir a suposição mais provável.


Tem que ver isso aí

Quais as chances de uma chapa MDB, com o cardiologista Paulo Márcio na cabeça de chapa, e PSD, com a deputada Simone Pereira, emplacar, conforme tem circulado nos bastidores? Os impasses são dois: primeiro, o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio teria que não querer ser candidato (o que ele tem dito a interlocutores que não tem a menor pretensão de mudar a rota) e segundo, Simone, que é suplente, tem grandes chances de ser efetivada deputada caso o secretário de Turismo e deputado do MDB, Pablo Santos, seja eleito em Picos. Ou seja, deve preferir permanecer na Assembleia, por ora. Paulo Márcio, no entanto, segue se movimentando.


Glossário

O que é a política? É estar rodeado de gente que não tem nenhum motivo para ajudá-lo a não ser que lucrem com isso. Para lembrar: não existe nada mais sólido que o interesse pessoal.


Diferente dos iguais

Uma campanha para cargos legislativos de deputado estadual, federal e vereador, possui caráter mais difuso, ou seja, a quantidade de concorrentes é extensa, a propaganda na TV e no rádio é massiva. Isso gera, por parte do eleitor, uma dificuldade na identificação dos concorrentes diretos. Como gerar diferenciação?  Resposta: o candidato precisa explorar suas características e propostas únicas, direcionadas àquela comunidade ou segmento com o qual ele dialoga. “O que só eu represento?”. Essa é a pergunta.


Quem compra e quem pede

Assim, o marketing bem-sucedido das campanhas proporcionais precisa concentrar a projeção de uma imagem de regionalização. Em outras palavras: explorar a relação do candidato com aquela comunidade ou segmento com o qual ele se coloca como porta-voz. Claro que essa análise visa atingir os candidatos que contam com o voto de opinião. Os que compram os votos, evidente, não precisam se preocupar com isso (é raro, mas acontece com frequência...).


Foto do dia

O presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel, com Marcilane Gomes (que foi secretária municipal da Mulher na gestão de Firmino Filho) e a liderança comunitária Uiran, no mercado do Buenos Aires, em café da manhã recheado de política – compromisso típico de pré-campanha. Alguns diriam que, na verdade, Enzo Samuel reabestece as energias para comandar algumas votações de interesse crucial do Palácio da Cidade, entre elas pedidos de empréstimo, veto das categorias e suplemento no orçamento da Semcaspi. A conferir o placar.


A frase para pensar

“Na guerra, determinação; na derrota, rebeldia; na vitória, magnanimidade; na paz, boa vontade”, Winston Churchill (1874-1965), ex-primeiro-ministro britânico.

Colunas anteriores