Cidadeverde.com

Coluna 29/06/23

Confissões de um vereador pragmático

Um super-sincero vereador de Teresina abriu o jogo para a coluna quando questionado sobre qual partido almejava se filiar para a disputa de 2024: “Posso votar em Franzé, Sílvio, Bárbara, Fábio Novo, Dr. Pessoa”. A coluna não entendeu nada, mas ele explicou: “Por enquanto, fico onde estou mesmo, vendo o cenário. Aí só em março eu defino o partido, baseado em quem tiver mais chance de ganhar”. No mínimo, o leitor deve bater palmas para esse visionário da estratégia eleitoral. “Não podemos colocar os ovos no mesmo saco. Se rasgar, quebra tudo de uma vez só”, completou. Ah, tá.


Eu não sou cachorro não

Um outro vereador resume dessa forma a situação dos nomes que estão hoje na Câmara de Teresina: “Na época dos tucanos, a gente era acostumado na ração. A vitória do Jeová (Alencar, na presidência da Câmara, contra Firmino Filho) mostrou que os vereadores não são cachorros para viver de ração e quem tem os votos somos nós. É a gente é quem transfere para os deputados e prefeitos. No governo Pessoa, quem tinha mandato ficou grande e está mais valorizado do que nunca”. Autoestima, check!


Ênfase

Se tiver algum secretário estadual de Rafael Fonteles disposto a anunciar apoio publicamente a Franzé Silva, a coluna gostaria de saber o nome e o sobrenome. Até agora, dia sim e outro também, os apoios se somam a Fábio Novo, o escolhido do governador no PT. Mais um apoio somado a Fábio essa semana foi o da secretária estadual da Mulher, Zenaide Lustosa. Zenaide é nome da ala histórica do PT, próxima à ex-governadora Regina Sousa, fato que merece ser sublinhado.


Tô desse lado

A coluna já havia antecipado há duas semanas que o ex-governador Wilson Martins (PT) marcharia com Franzé Silva na disputa dentro do PT para ser escolhido o candidato a prefeito de Teresina pela legenda. Dito e feito. A foto dos dois e do vice-prefeito Robert Rios confirma que as articulações seguem sendo costuradas em resposta à escolha do Palácio de Karnak por Fábio Novo. São nomes experientes e experimentados nas urnas. A coluna paga um café (sem açucar) para quem souber o que tanto falaram nesse almoço da foto abaixo.


Futuro bem ali

Teresina terá um banco de soluções de problemas públicos urbanos a partir de tecnologias climáticas, que possam ser replicadas em outras cidades com desafios semelhantes. Não é pouca coisa. Nove empresas selecionadas através de Edital de Chamamento Público para teste de soluções inovadoras, assinaram o termo de adesão para o início das atividades na cidade. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Iran Felinto, deu o tom. “Com isso a gente consegue subir no índice de Teresina como cidade inteligente, são uma série de indicadores, e a inovação e tecnologia é um dos principais”.


Vira o disco

Quem pretende repetir ponto a ponto uma campanha que deu certo no passado, pode se preparar para perder. Há de se olhar para o passado, é verdade, em busca das lições e princípios gerais, mas acima disso, é necessário enxergar os movimentos de cada contexto e, acima disso, o humor do eleitor, que sempre muda. Cada jogo, é um jogo.


Foto do dia

Quem também marcou presença na agenda internacional foi o senador Ciro Nogueira e o deputado federal Júlio Arcoverde. No registro, os parlamentares do Progressistas estão na Embaixada do Brasil em Portugal com o embaixador Raimundo Carrero; presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e o deputado federal Claudio Cajado. “Uma boa conversa que envolve assuntos de importância diplomática e colaboração bilateral entre os dois países, trazendo benefícios mútuos e fortalecendo laços entre Brasil e Portugal”, pontuou Júlio, que tem ganhado protagonismo crescente em Brasília desde que assumiu a presidência da CPI das Apostas Esportivas.


A frase para pensar:

“Nunca chegará ao topo da política inglesa”, Lord Asquith (1852-1928), ex-primeiro ministro inglês, em 1908, opinando sobre Winston Churchill.

Colunas anteriores