Cidadeverde.com

Emergentes divididos na eleição para o governo do Estado

O chamado G-12, grupo formado por partidos emergentes, avança na construção de aliança proporcional buscando espaços na Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Até aí tudo bem. Porém, quando o assunto é eleição para o governo, o G-12 enfrenta dificuldades. Há partidos simpáticos ao senador Wellington Dias (PT), ao vice-governador Zé Filho (PMDB) e ao ex-prefeito Silvio Mendes (PSDB). Sem falar no PRP, que propõe união do grupo em torno da candidatura ao governo do ex-prefeito de Paulistana, Luis Coelho. Nesse aspecto, unir os emergentes será missão quase impossível.

Wilson Martins e Silvio Mendes restabelecem relações políticas e pessoais

No último sábado, 24, na sede do Sindicato dos Médicos, o governador e o ex-prefeito conversaram, a portas fechadas, demoradamente. Estão afinadíssimos. Silvio Mendes ajudou a eleger Wilson Martins para membro da Academia Piauiense de Medicina. A posse será quinta-feira, 29, na sede da OAB, em Teresina. Quem acompanhou o encontro de perto afirma que a harmonia entre Silvio Mendes e Wilson Martins poderá repercutir na eleição majoritária de 2014. E os dois não descartam entendimentos.

PDT filia lideranças empresariais

O presidente do diretório estadual da legenda, Flávio Nogueira, confirmou para quinta-feira,29, um festival de filiações. Os empresários Joaquim Costa, presidente da Associação Industrial, Gilberto Pedrosa, ex-presidente da entidade, e José Joaquim são os novos integrantes do PDT no Piauí. Para Flávio Nogueira, a princípio os empresários não falam em candidaturas. "Os novos filiados serão importantes na agenda do partido para 2014", disse Flavio Nogueira.

Evaldo Gomes convida Antônio José Lira para se filiar ao PTC

Para o deputado e presidente do diretório estadual do PTC, o vereador é discriminado do DEM. "Único vereador do DEM, o Antônio José Lira não consegue nem a direção do partido em Teresina", avalia Evaldo Gomes, que pretende filiar o vereador Antônio José Lira e oferecer legenda para uma candidatura de deputado estadual. Antônio José Lira prometeu pensar no assunto, mas "balançou" com a proposta.

Luis André admite candidatura de deputado estadual

Na bancada do PPS na Câmara Municipal de Teresina, o vereador Luis André confirmou à coluna que está com o nome à disposição do partido para concorrer a uma vaga Assembleia Legislativa. O vereador afirma que o PPS integra o grupo de partidos emergentes que articula uma aliança proporcional em 2014.

No PP, Robert Rios será candidato a vice na chapa de Wellington Dias

A filiação do deputado estadual ao PP (Partido Progressista) está bem encaminhada. Se ocorrer, Robert Rios trabalha para ser companheiro de chapa do senador Wellington Dias na disputa pelo governo do Estado. O deputado não pede segredo ao comentar o assunto no meio político.

Dois candidatos disputarão diretório do PT em Teresina

Pela situação, o sindicalista José Esmerindo será candidato a presidente do diretório do PT em Teresina. O vereador Edilberto Borges (Dudu) trabalha para viabilizar candidatura contrária ao atual comando do partido. Francisco Sales garante que já conta com apoio dos grupos liderados pelos deputados Jesus Rodrigues, Flora Izabel e pelo senador Wellington Dias. Se confirmadas as adesões, dificilmente o candidato do atual presidente perderá a eleição. Dudu, por outro lado, acredita na formação de um bloco de tendências contrárias ao comando petista na capital.

Francisco Sales esclarece multa ao PT da capital

Presidente do diretório do PT de Teresina, Francisco Sales explica  decisão da Justiça Eleitoral referente à propaganda visual em 2010. Segundo Francisco Sales, foram multados em R$ 26 mil o diretório municipal, os vereadores Décio Solano e Rosário Bezerra, o suplente Edilberto Borges (Dudu), além da empresa responsável pela placas com homenagens dos petistas ao aniversário de Teresina. "Não foi deslize de gestão", afirma Sales, garantindo que as punições não refletirão no processo eleitoral para renovação do diretório do partido em Teresina.

PSDC lança candidato a presidente da República

O presidente do Diretório Estadual do PSDC, Sérgio Bandeira, participou em Manaus, no último sábado, 24, do 5º Congresso Nacional do partido. No evento foi anunciada a pré-candidatura do presidente nacional da sigla, deputado federal constituinte José Maria Eymael, à Presidência da República em 2014. A reunião também designou ao presidente estadual autonomia para lançar chapa competitiva para as eleições do próximo ano no intuito de eleger deputados estaduais e federais no Piauí. 

PSDC confirma presença no G 12

“Após o resultado da eleição municipal no Piauí no ano passado, onde o PSDC elegeu um vereador na capital e três prefeitos no interior tivemos uma avaliação positiva da Executiva Nacional que nos deu liberdade para construirmos alianças para 2014. Estamos percorrendo vários municípios, construindo novos diretórios, e vamos compor uma chapa competitiva", avalia Sérgio Bandeira. A prioridade do PSDC é a eleição proporcional. "Nesse momento trabalhamos uma aliança com o G-12. A estratégia principal é fazer a coligação com os 12 partidos em construção para que possamos eleger de três a quatro deputados estaduais e um deputado federal em 2014”, disse Sérgio Bandeira.

Posts anteriores