Cidadeverde.com

O novo projeto político de Mão Santa

No encontro regional do PSC, realizado em Parnaíba no final de semana, o ex-senador Mão Santa, presidente estadual da sigla, sinalizou para uma candidatura de deputado federal no próximo. Será a nova empreitada de Mão Santa na política piauiense. Em 1986, Mão Santa disputou uma cadeira na Câmara Federal e ficou na primeira suplência. Dois anos depois foi eleito prefeito de Parnaíba. A deputada estadual Juliana Moraes Souza (PMDB) participou do encontro do PSC.

Na direção do Coresa, Marcos Elvas quer parcerias com Wilson Martins

Eleito novo presidente do Coresa - consórcio que reúne 32 municípios no Sul do Piauí -, o prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, quer se unir ao governo do Estado na tarefa de resolver problemas crônicos de abastecimento d'água e saneamento na região. O Coresa foi criado precisamente com este fim, mas vem se mostrando pouco efetivo nesta tarefa.

Bem votado

O novo presidente do Coresa foi escolhido no sábado,23. Dos 22 prefeitos presentes à escolha, 20 votaram em Marcos Elvas. "O importante agora é estarmos todos juntos na busca de soluções para os problemas de abastecimento d'água e saneamento. E nessa união estamos nós os prefeitos e também o governo do Estado, sem o que não temos como avançar de forma significativa", disse.

Novo ritmo ao Coresa

Marcos Elvas disse já ter mantido contato com o governador Wilson Martins, que tem entre as metas prioritárias da administração estadual a viabilidade do Coresa. Entre essas prioridades está a conclusão da sede do consórcio, que fica em Bom Jesus. Lá também estará um núcleo da Agespisa, considerada fundamental para que o Coresa concretize suas atribuições.

Para Marcos Elvas, essa soma de esforços é tradutora da maturidade política vivida pelo Piaui, onde prevalecem os projetos que realmente interessam ao cidadão. "As ações do Coresa tem amplo alcance popular", diz. "Há uma consciência de que a solução desses problemas tem amplo resultado, levando mais conforto e mais saúde para os cidadãos", lembrou o novo presidente do consórcio. 

Neste inicio de semana, Marcos Elvas estará em Teresina. Ele pretende manter novos contatos no âmbito do governo do Estado, dando novo ritmo ao Coresa.

Wilson Martins dá sinais de apoio a Wellington Dias


Aliados mais próximos ao governador Wilson Martins revelam forte tendência de apoio do PSB à candidatura do senador Wellington Dias (PT) ao governo do Estado em 2014, mesmo num cenário com o vice-governador Zé Filho assumindo o poder no próximo ano e disputando a reeleição. Na conjuntura política de hoje, Wilson Martins e Wellington Dias vivem clima de céu de brigadeiro, namoro firme. 


Assim, é possível situação em que Wilson Martins, disputando a vaga piauiense no Senado, e Wellington Dias candidato a governador, estejam  na mesma chapa majoritária e num palanque de oposição. A possibilidade existe, mas ainda é cedo para definições. Muitos fatos, locais e nacionais, serão decisivos na definição do ambiente eleitoral de 2014.

Wellington colado em Wilson Martins


O senador petista é presença marcante nas comitivas do governador Wilson Martins em visitas oficiais a municípios no interior do Piauí. Sobram elogios de lado a lado. "Wellington é o melhor senador do país", disse o governador em discurso no município de Simplício Mendes no final de semana. "Meu governador, o Piauí continua mudando com as ações que Vossa Excelência desenvolve no apoio ao desenvolvimento", retribuiu Wellington Dias, na mesma solenidade. 

Mão Santa promete PSC organizado em todo o Piauí


O ex-senador dirigiu encontro regional do PSC, realizado neste sábado,23, em Parnaíba. Presidente do diretório estadual da legenda, Mão Santa abonou cerca de 200 novas filiações e prometeu o partido organizado em todos os municípios piauienses. "Já estamos na metade do Piauí, até outubro, chegaremos em todo o Estado", anunciou. Na foto, Mão Santa ao lado da esposa, ex-primeira dama do Estado, Adalgisa Moraes Souza, e da deputada estadual Juliana Moraes Souza (PMDB). 

PT do B com novo comando no Piauí

O deputado federal Luiz Tibé, presidente do diretório nacional do PT do B, deu plenos poderes ao suplente de deputado estadual Vinicius Ferreira para conduzir o partido no Piauí.  O ex-deputado Elias Ximenes do Prado segue na presidência da sigla no Estado, mas com influência bastante reduzida, segundo Vinicius Ferreira. A primeira providência de Vinicius será a retomada do diálogo com o prefeito Firmino Filho sobre a presença do PT do B na gestão da capital.

Júlio César libera bancada para assumir secretaria de Mineração

O deputado federal e presidente do PSD no Piauí deixou a bancada do partido na Assembleia Legislativa, formada por quatro deputados, à vontade para indicar o secretário de Mineração do governo do Estado. Se dependesse de Júlio César, o PSD ficaria apenas na base governista, sem participação no primeiro escalão. Na próxima semana, os deputados pessedistas comunicam ao governador Wilson Martins a decisão do partido. O próximo passo será a nomeação do deputado Edson Ferreira para o cargo.

Zé Filho adota discurso de candidato

O vice-governador anda empolgadíssimo na caravana do PMDB por municípios do Médio Parnaíba. Em cada encontro com lideranças políticas, o tom do discurso é focado em 2014.

“Vejo as coisas acontecerem de outra forma nos estados vizinhos, como o Ceará, o Maranhão. Não queremos nada demais, queremos apenas mais investimentos para que a nossa população tenha condições de crescer e desenvolver sua cidade e o Piauí. Temos que repensar o Piauí e ter projetos para pelo menos 20 anos”, disse Zé Filho, na passagem da caravana por Barro Duro.

O PMDB continua as visitas nesta sexta-feira (22), quando estará reunindo suas lideranças em Olho D’ Água, Agricolandia, Miguel Leão, Curralinho e Lagoinha do Piauí. No sábado é a vez dos municípios de Santo Antônio dos Milagres, São Gonçalo do Piauí e Água Branca.

Posts anteriores