Cidadeverde.com

Missa de Sétimo Dia da morte do pai de Silvio Mendes

Será nesta quinta-feira, 17, na Cadetral de Nossa Senhora das Dores, praça Saraiva, centro de Teresina,  às 19:30. Familiares do senhor Silvio Mendes de Oliveira, pai do ex-prefeito Silvio Mendes, convidam parentes e amigos para o ato religioso.

Odival Andrade enfrenta primeiro protesto em Piripiri

A manifestação ocorre na manhã desta quinta-feira,17, e envolve 400 servidores nomeados após concurso público e exonerados pelo atual gestor. "Fomos dispensados de forma unilateral, sem qualquer processo administrativo", informou um dos servidores demitidos, que lamentou ainda aprovação, na Câmara de vereadores, de projeto que cria 50 cargos comissionados e reajusta salários de secretários do município. 

Antônio Aguiar mantém postura independente no plenário



Estreante na Câmara Municipal, o vereador Antônio Aguiar (PTB), irmão do presidente do diretório petebista da capital, Elizeu Aguiar, não seguiu integralmente a oposição nas votações da mensagens da reforma administrativa. Ora votava a favor, ora contra. O parlamentar dá sinais de independência no plenário.

Oposição na Câmara não passa de nove votos

No primeiro embate do ano, a bancada de apoio ao prefeito Firmino Filho revelou força, unidade e capacidade até para atrair novos aliados. Na primeira votação da reforma administrativa proposta pelo Palácio da Cidade, a oposição só chegou a nove votos - em algumas mensagens conseguiu apenas seis.

Situação conta com 17 votos para aprovar reforma

A bancada de apoio ao prefeito Firmino Filho (PSDB) tem maioria na Câmara Municipal de Teresina para aprovar o projeto de reforma administrativa que tramita na Casa.

Evelin Santos/Cidadeverde.com

Segundo o líder do prefeito na Casa, vereador Edvaldo Marques (PSB), pelo menos 17 parlamentares apoiam integralmente as mensagens enviadas pelo Executivo.

"Mesmo assim, queremos discutir exaustivamente todos os pontos envolvidos nas mensagens enviadas pelo prefeito Firmino Filho. Acreditamos no consenso e na aprovação das medidas", afirmou Edvaldo Marques.

Vereador quer audiência pública para discutir a reforma administrativa

O petista Gilberto Paixão (PT), com apoio do Sindicato dos Servidores Municipais de Teresina, que realizou protesto na Câmara Municipal, apresentou ao plenário nesta quarta (16) pedido para a realização de uma audiência pública que tratará do projeto de reforma administrativa proposto pelo prefeito Firmino Filho, envolvendo também representantes do serviço público do município e da sociedade civil.

Se for aprovado, a tramitação do projeto sofrerá atrasos, comprometendo as mudanças que o prefeito pretende implantar ainda em janeiro na administração da capital.

Roque Uchôa segue presidente da Câmara Municipal de Pedro II

O vereador Roque Uchoa permanecerá à frente da presidência da Câmara municipal de Pedro II.

A decisão se mantém através de liminar concedida pelo juiz da vara única de Pedro II, José Airton, suspendendo a realização de qualquer sessão que vise deliberar sobre o resultado das eleições da mesa diretora, ocorrida no último dia 01 de janeiro, e que elegeu Roque Uchoa presidente.

O resultado estava sendo questionado por um grupo de vereadores da chapa adversária que, insatisfeitos com a derrota, apresentaram, no último dia 07 de janeiro, requerimento para convocar uma sessão extraordinária, como tentativa para anular o resultado das eleições.

Em contrapartida, a chapa vencedora solicitou uma medida judicial que fosse capaz de impedir a ocorrência desta sessão, “já que não há no regimento da Câmara e na Lei Orgânica nenhuma previsão para deliberação a respeito do resultado das eleições para a mesa diretora da câmara”, explica o advogado da Chapa vencedora, Berto Igor Caballero. Assim entendido, prevalece o resultado das eleições realizada no dia 01 de janeiro, que elegeu Roque Uchoa como presidente.

Trairagem: o apoio na tribuna não apareceu na urna

No último dia 1° de janeiro, os vereadores eleitos pelo município de Pedro II foram empossados no novo mandato e, como ocorre normalmente, também aconteceu a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Pedro II, saindo vencedor o vereador Roque Uchôa de Oliveira.

As eleições, segundo o advogado Berto Igor Caballero, aconteceram vereador por vereador, em que cada um declarava verbalmente, na tribuna, a sua opção e, em seguida, depositava seu voto, de forma secreta, na urna de apuração. Esta, explica o advogado, permaneceu inviolável por toda a votação.

Ao final, os votos declarados foram contabilizados e obteve-se o seguinte resultado: Chapa 02, representada pelo vereador Roque Uchôa, 06 votos; e Chapa 01, representada pelo vereador Joaquim Luiz Galvão, 07 votos.


Ocorre que os votos apurados nas cédulas apresentaram um resultado diferente do que fora anunciado verbalmente pelos parlamentares, ou seja, pelos votos da urna, a Chapa 02 obteve 7 votos contra 06 votos obtidos pela Chapa 01. Neste sentido, vale o resultado das urnas e nesta condição, o vereador Roque Uchoa foi empossado como novo presidente da Câmara de Pedro II, conduzindo, inclusive, a posse do novo prefeito, Dr. Walmir Café.
De acordo com o advogado Berto Igor, a sessão foi inteiramente gravada “e não houve nenhuma impugnação por parte de qualquer vereador, até porque a sessão foi conduzida por membros da chapa derrotada”, declara.


As Chapas que disputaram o pleito apresentam a seguinte composição: Chapa 01Presidente: Joaquim Luiz Galvão, Vice-Presidente: Marcelo Cleiton dos Santos Oliveira; 1ºSecretário – Carlos José de Oliveira Santos; 2º Secretário – João Manoel da Cruz; e Chapa 02: Presidente: Roque Uchôa de Oliveira, Vice-Presidente: Francisco Rodrigues de Sousa; 1º Secretário – Marcela Maria Paulo Braga; 2º Secretário - Francisco Ewerton Brandão Filho.



Sindicato aprova nova direção da Agespisa

Depois de muitos embates com o ex-presidente da Agespisa, Raimundo Neto Nogueira, o Sindicato dos Engenheiros recebeu de forma positiva a indicação do novo gestor, Antonio Filho. Segundo o engenheiro da Agespisa e presidente do sindicato, Antonio Florentino Filho, o novo presidente informou que pretende chamar os servidores para participar da gestão, implementando uma administração de resultados, fato que, de acordo com a entidade,  não acontecia na gestão anterior. “Esse foi um ponto bastante positivo, além da questão da subdelegação que o presidente Antonio Filho não se posicionou favorável à proposta, apenas disse que ainda vai estudar o modelo proposto e discutir com o corpo técnico e com o Governo para saber a melhor proposta a ser implementada. Além disso, Antonio Filho é um técnico e não representa grupos políticos”, explicou Florentino.

Vereador preocupado com reajustes de servidores

O vereador Inácio Carvalho (PP) manifestou preocupação com os valores criados para os novos cargos previstos na reforma administrativa da prefeitura de Teresina. Inácio Carvalho acha que  podem inviabilizar maiores reajustes para os servidores efetivos nos próximos meses. "Se essa reforma passar, daqui a alguns meses a prefeitura não pode vir com propostas de reajustes salariais pequenas, argumentando que não há dinheiro para gastar com pessoal. Temos que ter essa garantia agora e estamos esperando os dados", afirmou Inácio.

Posts anteriores