Cidadeverde.com

Wellington Dias festejado no Senado



Em todo o Senado, o piauiense Wellington Dias  é parabenizado pela aprovação dos royalties na Câmara. "Uma vitória do povo brasileiro", destaca. Na foto, com senador Romero Jucá ( PMDB-RO).

PT e FAMCC contra reforma proposta por Firmino Filho

A  reforma administrativa anunciada pelo prefeito eleito de Teresina, Firmino Filho, já  causa reação no PT da capital. A transformação da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária em Superintendência de Desenvolvimento Urbano  encontra resistência política no diretório municipal do partido e em alguns movimentos populares ligados à legenda. A Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários do Piauí (FAMCC) vai  cobrar que a nova pasta priorize a regularização fundiária em Teresina.   

Francisco Sales lamenta reforma

Para o presidente do diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), Francisco Sales,  a extinção da Secretaria Municipal de Habilitação e Regularização Fundiária representa um retrocesso. “Mas isso não me surpreende porque, na gestão anterior de Firmino, ele extinguiu a Secretaria Municipal de Habitação, criada no primeiro mandato de Wall Ferraz. E agora, novamente, ele extingue uma secretaria tão importante, recriada, recentemente, na gestão de Elmano. É uma perda para a população de Teresina”, lamenta Sales. A reação mostra que o PT segue dividido em relação à política na capital. 

A bancada piauiense na votação do Pré-Sal

A terça-feira,06, foi agitada no plenário da Câmara dos  Deputados. Na primeira votação do projeto de distribuição dos royalties do Pré-Sal, preferência para o texto aprovado  do senado, somente os deputados Hugo Napoleão e Júlio  César, ambos do PSD, votaram a favor -  os demais da bancada foram contra. Na segunda e decisiva votação,  os petistas Jesus Rodrigues e Nazareno Fonteles,   votaram não, favorecendo os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo; o restante da bancada votou  pela divisão dos royalties do petróleo para todos os Estados.

Oposição terá candidato a presidente da Câmara em Teresina

Os partidos de oposição ao prefeito eleito Firmino Filho (PSDB) prometem surpresa na eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Teresina. A estratégia, já em curso, é eleger o presidente da Casa. As principais lideranças fazem mistério sobre o plano capaz de derrotar a maioria em construção pelos aliados do prefeito eleito. A missão não será das mais fáceis.

Saneamento no meio rural



Uma reunião  do Secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, com o diretor de Saúde Ambiental da Funasa, engenheiro Henrique Pires, tratou  do Programa Saúde e Saneamento Básico na Área Rural – PROSAR, e as Unidade de Pronto Atendimento – UPAs, que são estruturas que compõem a rede organizada de Atenção às Urgências.

Disputa eleitoral na UFPI

A quarta-feira,07, será de eleição para diretor e vice do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí. A  Chapa 2 é representada pelos professores José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho, candidato a diretor; e  Ana Beatriz de Sousa Gomes, vice. A principal proposta é a de melhorar a qualidade dos cursos de graduação do CCE (Pedagogia, Comunicação Social, Música, Artes Visuais e Moda), bem como qualificar e/ ou implementar cursos de pós-graduação em nível de Especialização, Mestrado e Doutorado. 

Autonomia financeira na OAB

A chapa OAB de Todos realizou encontro com advogados de Parnaíba durante plenária pública para discussão de propostas. O advogado Celso Barros Neto, candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí (OAB-PI), destacou a necessidade de as subseções da entidade terem autonomia financeira.

Reforço na OAB

Os advogados Leonardo Airton Soares, Cleiton Loiola e Margarete Coelho reforçam a chapa ConfiOAB, que tem como candidato a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí, o advogado Willian Guimarães. A chapa defende a fiscalização do cumprimento e realização de campanhas informativas sobre o piso salarial, implantação da biblioteca 24horas, diversificação da oferta de cursos de especialização, implantação imediata do Conselho do Jovem Advogado.


Projetos estratégicos

O deputado federal Hugo Napoleão -PSD-PI- participa nesta quarta-feira,07, de uma audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara para que sejam apresentados os projetos estratégicos e estruturantes das Forças Armadas - Marinha, Exército Brasileiro e Aeronáutica.

Posts anteriores