Cidadeverde.com

Reforma política

Presidente da Comissão de Acompanhamento da Reforma Política na Assembleia Legislativa do Piauí, a deputada estadual Margarete Coelho (PP) viaja nesta segunda-feira (17), para Brasília, a convite do senador Francisco Dornelles, para acompanhar de perto as discussões no Congresso Nacional sobre cada um dos pontos da Reforma Política que tramita no Congresso Nacional.

Contra coligações proporcionais

Margarete Coelho levará  os relatórios apresentados pelos grupos da Comissão da Assembleia do Piauí. "É muito importante que acompanhemos de perto as discussões nacionais sobre a Reforma. Tudo o que será decido mudará significativamente o nosso sistema eleitoral", avalia a deputada. No relatório da comissão piauiense um dos consensos é o fim das coligações proporcionais.
 
 

PSB promete candidatura própria em Teresina

Mesmo com o governador Wilson Martins (PSB) e o prefeito Elmano Férrer (PTB) reafirmando parcerias administrativas na capital, lideranças do PSB  trabalham  para lançar  candidatura de prefeito nas eleições municipais do próximo ano.

Mostrar a cara

Segundo o vereador Rodrigo Martins,  vice-presidente do PSB de Teresina,  a sigla tem mantido conversações constantes com lideranças de todos os partidos,  inclusive petebistas, mas avisa que a prioridade é trabalhar um nome da casa. "O PSB deve mostrar sua cara, suas ideias, suas propostas, assim como fizemos para o governo do Estado", defende Rodrigo.

Nazereno Fonteles indica obras para o interior

As cidades de Picos, Demerval Lobão, Jatobá, União e Altos, receberam indicações de emenda parlamentar do deputado federal Narazeno Fonteles (PT-PI) para a realização de obras nesses municípios. A Secretaria Estadual das Cidades será responsável para executar as ações. O secretário Solano garantiu que em 90 dias os projetos já estarão prontos.

30 prefeitos podem aderir ao PSD

A previsão é do deputado federal Júlio César Lima, que presidirá a executiva estadual do novo partido. "É grande o movimento de lideranças políticas em busca de abrigo no PSD", afirma Júlio César.  A fundação do PSD no Piauí tem o apoio de dois deputados federais, quatro estaduais e quatro vereadores na capital. "Poderemos chegar a seis vereadores em Teresina, fomando a maior bancada na Câmara Municipal", prevê o parlamentar. 

Júlio César é candidato a ministro do TCU

A afirmação foi pública e partiu do ministro Ubiratan Aguiar, ex-presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), durante ato de lançamento do livro Controle Externo da Gestão Pública, na manhã desta sexta-feira,13, no auditório do TCE (Tribunal de Contas do Estado). A vaga será aberta com a aposentadoria do ministro Ubiratan Aguiar, prevista para junho, e o próprio ministro lançou a candidatura do deputado federal Júlio César para substituí-lo no TCU.  O parlamentar apenas sorriu e agradeceu as palavras ministro.

O promessômetro da oposição

No próximo dia 19, o promessômetro, site lançado pela PSDB para fiscalizar o cumprimento de todas as promessas feitas pelo governador Wilson Martins no seu Plano de Governo e nos debates de TV durante a eleição, completa um mês. Segundo o deputado Luciano Nunes, presidente da executiva estadual do PSDB,   até o momento a oposição não teve a oportunidade de dar crédito ao governo do Estado pela realização das ações prometidas.

Sem novidades

“O governador tem feito uma série de inaugurações nos últimos dias, mas nada relativo ao seu plano de governo ou ao que foi prometido por ele. Ele está apenas concluindo promessas e inaugurando obras que iniciaram ainda na gestão de Wellington Dias. Portanto, a oposição continua vigilante, mas infelizmente ainda não temos nenhum crédito para dar ao governo”, afirmou Luciano Nunes.

Francisco Limma será confirmado na diração do Incra-Pi

O prefeito de São João do Arraial foi indicado pelo deputado federal Assis Carvalho para assumir a superintendência da autarquia no Piauí. Em Brasília, Francisca Limma aproveitou a Marcha dos Prefeitos e fez uma visita ao ministro Luis Sérgio (Relações Institucionais) e ouviu uma boa noticia: "Até o final do mês o ministro assegurou que os cargos federais nos Estados serão ocupados onde não existir disputa política; é o caso do Incra", disse o prefeito.  Francisco Limma renunciará ao mandato de prefeito de São João do Arraial para assumir o cargo de superintendente do Incra.

Posts anteriores