Cidadeverde.com

O partido indica, o governador nomeia

A escolha do sucessor do deputado João de Deus Sousa no comando da secretaria de Ação Social e Cidadania do Estado ensaia clima de litigio entre o PT e o governador Wilson Martins, que confirmou indicação petista, mas através de lista tríplice. A exigência do governador Wilson Martins foi recebida por lideranças do PT como um veto ao desejo do partido emplacar o suplente de deputado estadual Francisco Guedes. Segundo os petistas, até agora não foi exigida nenhuma lista tríplice a partidos que compõem a base governista para escolha de secretários. Pode até ser verdade, mas  nomeações no executivo são prerrogativas do governador. É assim no Piauí e em qualquer lugar do mundo. Veto é normal. Foi assim, por exemplo, na formação dos escalões do governo federal. No Piauí não poderia ser diferente. A crise entre PT e governador, se existir de fato, deve ser resolvida de outra forma, politicamente.

Moraes Souza Filho participa de reunião da CNI

O vice-governador, Moraes Souza Filho,  participou nesta terça-feira,22, da primeira reunião da diretoria da Confederação Nacional da Indústria – CNI, em Brasília. Moraes Souza representa a presidência da Fiepi (Federação das Indústrias do Piauí), onde ele concorre nas próximas eleições da entidade.

Instalada Comissão dos Direitos da Mulher


A deputada estadual Margarete Coelho (PP) foi eleita, por unanimidade, presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa. Numa de suas primeiras ações, a Comissão aprovou o pedido da presidente para a realização de uma sessão solene para lembrar a passagem do Dia da Mulher, a ser realizada no dia 15 de março. Além disso, segundo Margarete Coelho, haverá a interiorização do trabalho da Comissão para mostrar a importância das mulheres na sociedade, que percorrerá as cidades do Piauí, iniciando pela cidade de Picos, no dia 18 de março.
A deputada Juliana Morais Souza (PMDB) é a vice-presidente da Comissão.
 

Homenagem

O deputado federal Osmar Júnior (PC do B-PI) discursou  na Câmara Federal em homenagem aos 90 anos da Folha de São Paulo. Ele disse que fez isso na condição de Líder, mas também na condição de um brasileiro do Piauí, do final da década de 70, que acompanhava as notícias do Brasil, através da Folha de S.Paulo. Ele ressaltou a trajetória do jornal que, durante seus 90 anos, acompanhou, vivenciou, transformou ou participou da transformação do nosso País. São 90 anos no enfrentamento das transformações econômicas, 90 anos das transformações sociais, mas, principalmente, 90 anos da grande luta política em defesa da democracia.

Fábio Novo pede audiência para discutir o futuro da SASC com W. Martins

Abalado e surpreso com o pedido de lista tríplice para escolha do sucessor de João de Deus Sousa na Secretaria de Assistência Social e Cidadania, o deputado  e presidente do diretório estadual do PT, Fábio Novo, solicitou audiência com o governador Wilson Martins. Segundo o deputado petista, até agora não foi exigida lista tríplice de nenhum partido aliado ao governo. Fábio Novo, que defende a indicação de Francisco Guedes para a Sasc,  afirmou que só depois do encontro com o governador vai falar oficialmente à imprensa. O clima é tenso na relação política do PT com o Palácio de Karnak.

Sérgio Vilela poderá ser o indicado para a SASC

Assessor especial do governador Wilson Martins, Sérgio Vilela foi um  dos primeiros petistas a ser nomeado  para o executivo em 2011. No debate interno, tem apoio dos deputados Cícero Magalhães e Flora Izabel, sem contar com a simpatia do próprio governador. Sérgio Vilela é agrônomo, mas é mestre e doutor em Sociologia. Se entrar na lista tríplice do PT, é favorito para assumir a Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

Passado na casca do alho

O deputado Evaldo Gomes não anda muito satisfeito com o tratamento que o PTC tem recebido do Palácio de Karnak. Até agora não há nenhuma definição de espaços administrativos para o partido no governo. Apresentou e aprovou no Plenário até convocação para o secretário Átila Lira explicar, na Assembleia Legislativa, a situação da rede estadual de ensino, atualmente em greve. Atitude de causar inveja a qualquer oposicionista declarado. Mesmo assim, quando Evaldo Gomes é indagado sobre o PTC no governo, a resposta é imediata:
- Somos da base governista, não apoiamos o governo em troca de cargos. A qualquer momento esperamos um diálogo com o governador Wilson Martins.

Solídário

Quando soube que o suplente de deputado estadual Francisco Guedes foi vetado pelo governador para suceder João de Deus Souza na SASC, o tucano Luciano Nunes não perdeu tempo:
- Vou apresentar agora uma moção de apoio ao Guedes, disse o líder do PSDB na Assembleia, em tom de brincadeira, é claro.

Deputado quer repasse voluntário de recursos de Prefeitura para carnaval

Depois da polêmica que envolveu a Prefeitura de Teresina, o Ministério Público e a Justiça sobre liberação de recursos públicos para escolas de samba, o deputado Fernando Monteiro (PTB) resolveu projeto na Assembleia Legislativa que prevê a regulamentação do apoio de prefeituras à folia do Rei Momo. O deputado quer transformar em lei estadual repasses voluntários de prefeituras para festas populares. A matéria foi apresenta nesta terça-feira na Assembleia Legislativa.

Wilson Martins considera bobagem proposta de Elmano Férrer

O governador Wilson Martins descartou qualquer possibilidade de transformar o Centro de Convenções de Teresina em estacionamento, como sugeriu o prefeito Elmano Férrer na semana passada.


"Isso é uma grande bobagem. Nós vamos entregar para Teresina, em breve, um belo e moderno Centro de Convenções", disse o governador.

Posts anteriores