Cidadeverde.com

Os setores do novo governo

A secretaria de Planejamento dividiu a máquina administrativa estadual em cinco áreas: Social 1, abrangendo educação, cultura e esporte; Social 2, envolve saúde, ação social e cidadania e apoio a pessoas portadoras de deficiência; Infraestrutura e Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico; Institucional.

Governo promete regularizar terras

O governador Wilson Martins nomeou o ex-secretário de governo, Tadeu Maia, para a direção geral do Interpi (Instituto de Terras do Piauí) com a missão de acompanhar de perto ações voltadas para a regularização de terras em todo o Estado, especialmente nos cerrados, no sul do Piauí. A região é considerada a última fronteira agrícola do país e alvo de grilagens e especulações no mercado imobiliário. O primeiro passo recomendado pelo governador ao novo diretor do Interpi foi para reduzir descontos nos processos de regularização de grandes propriedades. Para o governador, as facilidades criadas pelo Estado estimulam grilagens, com prejuízos à ocupação legal das terras na região. 

PTB fora do governo

A exemplo do PP, o PTB não indicará nenhum representante do partido para cargos no segundo escalão e autarquias no governo do Estado. A decisão foi tomada num encontro da bancada estadual, suplentes, prefeitos e participação do senador João Vicente Claudino, presidente da sigla no Piauí, na tarde de terça-feira,04, em Teresina. A fonte que prestou informações à coluna disse ainda que a insatisfação do PTB é consequência da frustação de expectativas para ocupação de espaços no primeiro escalão do governador Wilson Martins. "O PTB indicaria dois secretários, depois caiu para um, não sobrou nada", disse, desapontado, um dos participantes do encontro. A decisão do PTB, no entanto, não siginifica rompimento com o governo do Estado. "Deixaremos o governador mais à vontade ainda para concluir a composição de sua equipe, sem nenhum tipo de pressão ou exigência", informou. O PTB apoiou a reeleição do governador Wilson Martins no segundo turno da disputa eleitoral.

Warton Santos no desenvolvimento econômico

O deputado Warton Santos assumiu a secretaria de Desenvolvimento Economico nesta terça-feira,04, prometendo não realizar grandes mudanças no quadro de técnicos do órgão. Aproveitou para reiterar sua gratidão ao vice-governador, Zé Filho,  que abriu mão da indicação do cargo para acomodar o colega de partido. Zé Filho prometeu prestigiar a pasta por entender que a secretaria será responsável pela maior parte das ações que ajudarão a desenvolver o estado nos próximos 4 anos.

Prioridade

As questões ambientais relacionadas a revitalização da Bacia do Rio Parnaíba, o combate à desertificação, a conclusão dos projetos das adutoras de Piaus e Bocaína, no semiárido piauiense, foram metas anunciadas pelo secretário do Meio Ambiente, Dalton Macambira, que tomou posse na manhã desta terça-feira,04, para mais quatro anos à frente da pasta. Na foto, Dalton Macambira aparece ao lado do coordenador do DNOCS no Piauí, José Carvalho Rufino.

É cedo

Para o deputado estadual eleito Firmino Filho (PSDB) ainda não é possível estabelecer um horizonte para o tamanho da oposição na Assembleia Legislativa com eventuais baixas na base governista. O certo é que os tucanos acreditam no crescimento do bloco oposicionista no Estado.

Proteção do mercado

O projeto de lei para  tributar produtos comprados pela internet foi aprovado e sancionado pelo governador Wilson Martins. “É do interesse dessa gestão proteger a economia local, os empregos dos piauienses e a concorrência leal. Atualmente, na prática apenas o Estado de origem arrecada o que prejudica a geração de renda no Piauí”, afirmou  o secretário de Fazenda, Silvano Alencar, na primeira reunião com a equipe de trabalho este ano.

A equipe que definirá os cargos do governo no interior

Na ocupação dos espaços administrativos no interior do Estado, o governador Wilson Martins será auxiliado diretamente pelo secretário de Governo, Wilson Brandão, e pelos deputados estaduais Fábio Novo (PT) e Kléber Eulálio (PMDB). Todas as nomeações para o interior passarão pelo crivo da comissão.

Definidos superintendentes na Fazenda

A equipe que comandará a principal secretaria do primeiro escalão do governo estadual está confirmada. Silvano Alencar será auxiliado pelos superintendentes da Receita, Emílio Júnior, e da Despesa, Odimirtes Reis. O governador Wilson Martins preferiu manter a mesma equipe no comando da secretaria.

Posts anteriores