Cidadeverde.com

Wellington Dias indicará diretor da Chesf ou presidente do BNB

A fatia do senador eleito Wellington Dias no governo federal ainda não foi definida, mas há forte tendência do petista piauiense indicar os comandos da Chesf (Companhia hidrelétrica do São Francisco), que tem sede em Recife, ou do Banco do Nordeste, instalado em Fortaleza. Para o BNB, o atual diretor de Risco e funcionário de carreira da instituição, Luiz Carlos Éverton de Farias, piauiense de Parnaíba, poderá ser indicado para a presidência.

PDT fica na Defesa Civil e no IAPEP

A situação do partido foi decidida na manhã desta sexta-feira,31. O deputado Ubiraci Carvalho será secretário de Defesa Civil e Flávio Nogueira, presidente do diretório estadual assumirá o comando do IAPEP (Instituto de Assistência e Previdência do Piauí). Assim, fica resolvido também o impasse entre a direção do PDT e a ala dissidente liderada por Ubiraci Carvalho.

As cinco pastas do PT

Estão definidas as pastas que o PT irá indicar no governo de Wilson Martins além das secretarias já definidas. Porém, os nomes só deverão fechados na próxima semana.


O deputado estadual Fábio Novo vai indicar as presidências da Fundação Antares (Rádio e TV Educativa) e Fundação Estadual de Cultura - Fundac.


Na Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí - Fapepi -, há possibilidade de Acácio Veras seguir no comando.


Marcelino Fonteles, que presidiu a Agência de Desenvolvimento Habitacional - ADH -, é nome cotado para a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí - Emgerpi.


Na Fundação Cepro - Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí -, Oscar de Barros pode continuar. No entanto, a presença do deputado estadual eleito Merlong Solano na secretaria das Cidades deixa essa pasta indefinida.

O PTB no secretariado de Wilson Martins

A presença do partido no primeiro escalão do governo será com um deputado estadual.  Além de participar da estrutura administrativa, o PTB tem como objetivo político emplacar um suplente na Assembleia Legislativa, que hoje favorece Joilson Rodrigues, irmão do prefeito de Floriano, Joel Rodrigues. É que a liminar que tira o mandato do deputado João Madson (PMDB), garante o petebista Nerinho na Assembleia e a primeira suplência passa agora a Joilson.

O novo líder do PC do B

O deputado federal Osmar Júnior começa bem o segundo mandato na Câmara Federal. Vai liderar uma bancada de 15 deputados. Osmar Júnior é competente, articulado e conquistou respaldo político do seu partido. Na liderança do PC do B na Câmara Federal, o deputado piauiense participará  das decisões importantes do parlamento.

As pendências do primeiro escalão

O governador Wilson Martins garante que a montagem da equipe não causa stress. Tudo não passa de um esforço político normal em começo de mandato. As últimas pendências envolvem  acomodações do  PP, PTB e PDT.

Mudança: Ubiraci Carvalho pode trocar Defesa Civil por Trabalho

A pasta do Trabalho e Empreendedorismo é  considerada da cota pessoal do governador Wilson Martins. Mas para acomodar o PTB no primeiro escalão, é possível a indicação do deputado estadual  Ubiraci Carvalho (PDT) para o Trabalho, deixando a Defesa Civil livre para  Hélio Isaias ou Fernando Monteiro, da bancada petebista na Assembleia Legislativa.

Os suplentes do PMDB

Na próxima legislatura o PMDB terá dois suplentes na Assembleia Legislativa: Mauro Tapety e Gilberto Júnior. Só o primeiro assumirá o mandato, em razão da convocação de parlamentar da coligação PMDB/PSB/PC do B/PRB. A única possibilidade de mudança estaria relacionada ao desfecho da guerra jurídica entre João Mádson e Nerinho.

Progresso no campo

Em 2003, o  Emater funcionava com apenas   35 escritórios abertos em todo o território piauiense. Hoje   são 224 escritórios funcionando. O  Instituto está presente e atuando em todos os municípios do Estado.

Posts anteriores