Cidadeverde.com

Capital e interior

CANDIDATO                                 TERESINA               INTERIOR          

Dilma Rousseff (PT)                         58,39%                      61,92%
José Serra (PSDB)                           33,33%                      33,03%

Fonte: Data AZ


Ficha técnica da pesquisa
Número de entrevistas – 1.740.
Número de municípios pesquisados (zonas rural e urbana) – 64.
Margem de erro – 2,34% para mais ou para menos.
Data de realização – 14 a 17 de outubro de 2010.
Registro no TRE 31.880/2010.
Registro no TSE 36030/2010.

Pedidas cassação de Chico Antônio e inelegibilidade de Merlong

O blogo do vereador Régys Carvalho, de Esperantina destaca "A Procuradoria Regional Eleitoral do Estado do Piauí apresentou  parecer na Ação de Investigação Judicial Eleitoral nº 1.118 que tramita no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. No parecer a Procuradoria pede a cassação dos diplomas do prefeito de Esperantina, Francisco Antonio de Sousa Filho, da vice-prefeita, Soraya Maria de Sampaio Medeiros Aguiar, bem como a inelegibilidade de Lucile Souza Moura e Merlong Solano Moura." O desembargador Haroldo Rehem, vice-presidente e corregedor do TRE-PI, é o relator da Ação. Na primeira instância, em Esperantina, o prefeito foi absolvido. No aspecto político, dor de cabeça para o deputado estadual eleito Merlong Solano (PT), que buscará ser absolvido no processo para garantir o mandato recentemente conquistado nas urnas.

PC do B quer militância nas ruas

A direção do partido no Piauí convocou, para  quarta-feira, 20, uma plenária de mobilização com os seus filiados para tratar do segundo turno das eleições. O Comitê Estadual quer a militância nas ruas, defendendo as candidauras de Dilma Rousseff e Wilson Martins. A reunião acontece a partir das 18 horas, no Real Palace Hotel.

Declaração de voto

"O nosso projeto foi aprovado porque a grande maioria do povo brasileiro votou em Dilma e Wilson no primeiro turno, agora precisamos defender a continuidade das mudanças que garantiram importantes conquistas para o povo", disse o deputado Osmar Júnior, presidente da Executiva Estadual do PC do B. 

Captavox aponta desafios para Wilson e Silvio

Os números da primeira pesquisa de intenção de votos do Instituto Captavox no segunto turno da eleição no Piauí, indicam  rumos para os  candidatos Wilson Martins e Silvio Mendes.  Ao tucano, crescer em Teresina para compensar vantagem do adversário no interior é fundamental. A Wilson Martins, vale a mesma estratégia do primeiro turno: evitar distância de Silvio na capital e manter desempenho no interior. Apesar da vantagem governista, a eleição não está definida.

A força da adesão repercute no interior

Em Teresina, Silvio Mendes começou o segundo turno com melhor desempenho entre os eleitores que votaram em candidatos da oposição. Tendência natural, considerando o prestígio do PSDB em seu principal reduto, aliado à capacidade de atração dos teresinenses que não apoiaram Wilson Martins no primeiro turno. No interior, a situação é bem diferente. A força política da adesão do PTB, PDT e PP à coligação governista  faz diferença em favor de Wilson Martins.

Silvio reforça campanha na capital

O que foi anunciado na semana passada começa a ser posto em prática no segundo turno da eleição no Piauí. O tucano Silvio Mendes cumpre vasta agenda de campanha em Teresina. A meta é ampliar vantagem em relação ao primeiro turno, fase da disputa em que o desempenho de Silvio  ficou aquém da expetativa da oposição.

Mistério

Mesmo no palanque do tucano Silvio Mendes, Teresa Britto esclarece que não anuncia voto em Serra no segundo turno da eleição presidencial. "Vou seguir meu partido na neutralidade; faço questão de preservar o caráter secreto do voto", afirmou.

Teresa Britto defende postura do PV

Para a vereadora Teresa Britto, presidente do Partido Verde no Piauí, posição de neutralidade em relação ao apoio aos candidatos a Presidência da República foi um ato de respeito aos 20 milhões de brasileiros que votaram nas proposições do partido e que não foram incorporadas  na sua integralidade nem por Dilma, nem por José Serra.

Grande avanço

A parlamentar explica que na convenção do partido em São Paulo, no último domingo,17, foram registrados apenas três votos contrários à posição de neutralidade.  Teresa argumenta que apesar de não haver apoio a um dos candidatos pelo menos 5 das 10 propostas do PV foram aceitas por Serra e Dilma e isso já é considerado um grande avanço, além  de um legado da candidatura de Marina Silva.

Posts anteriores