Cidadeverde.com

Robert Rios entre o MDB e o Solidariedade

O Solidariedade entrou na disputa pela filiação do vice-prefeito Robert Rios, já formalmente convidado para ingressar no MDB. Prometeu anunciar filiação depois do carnaval. Por enquanto o certo mesmo é a candidatura de vereador em Teresina. No campo majoritário, Robert Rios informou à coluna que ainda não conversou com o petista Fábio Novo, que conta com apoio dos dois partidos. 

Luciano Nunes e a reunião do diretório municipal do PSDB

Para fonte ligada ao pré-candidato tucano a prefeito da capital, a reunião convocada pelo diretório municipal do PSDB para o dia 20 com pauta direcionada à estratégia do partido para a eleição deste ano, não passa de tentativa para forçar a retirada da candidatura própria. A tendência é o partido decidir pela aliança com Silvio Mendes e preparar nova fase da pré-campanha. Mas  Luciano Nunes segue com a pré-candidatura. A reunião do dia 20 poderá expor de uma vez por todas o racha tucano em Teresina. De um lado os defensores de aliança com o PT e de outro os defensores do apoio a Silvio Mendes.

Wellington Dias quer Brasil como destaque internacional no combate à fome

Foto:Roberta Aline

O ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, na tarde desta terça-feira, 6, para tratar do combate à fome em nível internacional. A meta é retomar o protagonismo brasileiro na promoção do desenvolvimento social e a redução da pobreza, levando essas pautas para serem discutidas em espaços importantes como o G20.

Dr. Pessoa decide futuro partidário esta semana

O prefeito da capital terá encontro ainda esta semana, em Brasília,  com dirigentes nacionais do Republicanos. O ponto central da conversa será garantia para Dr. Pessoa disputar a reeleição na legenda. O prefeito quer mais. A meta de Dr. Pessoa é comandar o partido também no Estado. A busca por definição antencipada é motivada pelo rompimento político e a pré-candidatura de Jeová Alencar ao Palácio da Cidade.  Não há mais espaços para os dois no Republicanos e a decisão caberá ao diretório nacional. O caminho mais provável será a desfiliação do prefeito. Dr. Pessoa já tem plano B para disputar a reeleição em outra sigla, mas precisa resolver logo a situação política no Republicanos. "Desta semana não passa", afirma Dr. Pessoa.

Franzé reafirma apoio em Oeiras

O presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva (PT), voltou a defender o nome de Hailton Alves (Solidariedade) como pré-candidato a prefeito  de Oeiras.

“Eu apoio Hailton Alves para prefeito. Hailton votou no governador Rafael Fonteles, defende o governo, se manteve aliado e tem plena capacidade de ser prefeito de Oeiras, sobretudo para administrar a Primeira Capital a partir de um projeto alinhado ao Karnak e ao Planalto”, defende Franzé.

“Hailton já tem, além do meu apoio, o dos deputados Evaldo Gomes (Solidariedade), Hélio Isaias (PT), Nerinho (PT) e Gil Carlos (PT). Meu compromisso com Hailton está mantido”, reforça o parlamentar.

“Temos o compromisso de construir uma Oeiras dentro de um novo formato de gestão e não podemos voltar atrás por um desentendimento dos líderes locais. O projeto é administrar cidades grandes que têm gestores que foram contra o governador Rafael Fonteles e são contra o projeto do PT em nível nacional”, assinala.

Rafael não terá dois candidatos em Parnaíba

O governador Rafael Fonteles já lançou o pré-candidato que apoiará na sucessão municipal em Parnaíba. O deputado estadual Dr. Hélio (MDB) será o representante da base governista na eleição de prefeito na segunda maior cidade do estado. Rafael Fonteles trabalha agora para unificar o palanque de oposição. No grupo da esperança, bloco formado por lideranças políticas do município, a meta  é  lançamento de pré-candidatura até o dia 5 de março. Como há líderes que votaram no governador em 2022, o grupo alimenta possiblidade de apoio no Palácio de Karnak. Mas Rafael já deixou mais que evidente que na sucessão do prefeito Mão Santa só apoiará um candidato. E o nome já foi lançado.

Édson Melo convoca reunião do PSDB de Teresina

O presidente do diretório municipal do PSDB de Teresina, vereador Édson Melo, convocou para o dia 20 de fevereiro, no plenarinho da Câmara Municipal, encontro para deliberar sobre dois pontos da estratégia tucana para a eleição na capital: formação da chapa de candidatos a vereador e o PSDB na eleição de prefeito. No segundo ponto, o partido discutirá os três possíveis caminhos: candidatura própria, aliança com Silvio Mendes (União Brasil) e adesão ao petista Fábio Novo. O pós carnaval no ninho tucano teresinense promete muita movimentação. 

Rafael destacará saúde e investimentos em mensagem na Alepi

Na abertura do ano legislativo nesta segunda-feira,05,  a tradicional mensagem do governador fará balanço do primeiro ano da gestão liderada por Rafael Fonteles nas áreas da segurança, educação, infraestrutura e saúde. O governador também prestará contas das viagens ao exterior. Na mensagem aos deputados, Rafael Fonteles  destacará ainda metas para 2024 com prioridade para investimentos na saúde. O governo promete intensificar ações na rede de hospitais ligados ao estado no interior. A meta é prioridade para a descentralização da assistência à saúde no estado na média complexidade. A mensagem de Rafael Fonteles também dedica capítulo para investimentos em infraestrutura com foco no desenvolvimento econômico, geração de emprego, renda e divisas para o estado.

Federação PSDB/Cidadania terá candidato em Piripiri

O presidente do Cidadania no município, Paulo Limeira, será candidato a prefeito. O lançamento da pré-candidatura ocorreu através de manifesto com as linhas básicas da proposta administrativa, com destaque para educação, saúde, segurança, emprego e desenvolvimento econômico. Como Cidadania e PSDB formam federação partidária, a pré-candidatura precisa do apoio dos dois partidos. 

Greve na Uespi: professores negam acordo

Lideranças do movimento grevista na Universidade Estadual do Piauí informam à coluna que negociações com o governo não evoluíram e a greve se mantém. Lideranças dos docentes em greve informam ainda que uma carta sobre a Uespi foi encaminhada ao presidente Lula e pediram apoio ao líder do governo na Assembleia Legislativa, Fábio Novo, para negociação com o governo. 

Posts anteriores