Cidadeverde.com

Pauta

Durante o encontro serão discutidos quatro temas principais: Energias alternativas – fronteiras e oportunidades; Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) – estratégias para o desenvolvimento socioeconômico dos estados; Transnordestina – trilhos para o futuro do desenvolvimento econômico e social; malha área do Nordeste.

O ataque do DEM

No encontro que empossou o deputado federal Mainha na presidência do DEM-PI, o presidente do diretório nacional, Rodrigo Maia, declarou que o ciclo petista de governo estaria chegando ao fim, taxou os petistas de incompetentes por conta da crise financeira mundial e ainda criticou a ministra Dilma Roussef pelo andamento "lento" das obras do PAC.

A resposta do PT

Para o deputado estadual Fábio Novo,presidente do PT piauiense, o presidente nacional do Democratas presta um desserviço ao seu partido e ao Piauí quando desfere ataques gratuitos. "A oposição não deve ser raivosa e odienta como um cão acometido pela raiva. Criticar para aparecer na mídia não constrói", responde o petista.
 

Estabilidade

 O prefeito Sílvio Mendes, acompanhado dos secretários municipais de Finanças, Felipe Mendes, e de Governo, Charles Silveira, participou na manhã de sábado (04), da 17ª edição da Convenção Lojista do Piauí. O evento abordou os efeitos da crise econômica mundial sobre os municípios brasileiros.
De acordo com Sílvio Mendes, a prefeitura está preparada para enfrentar a crise graças ao equilíbrio financeiro. “Hoje, apenas 6% da nossa receita está comprometida com empréstimo”, disse o prefeito, referindo-se aos recursos que o município tomou emprestado para ser revestido em melhorias para a cidade, entre elas, o projeto Lagoas do Norte.

As menores sofrerão mais

O economista Raul Velloso falou sobre a crise mundial e suas conseqüências. Para o economista, os municípios que mais sofrerão com a crise econômica são aquelas que para se manter dependem de repasses do Governo Federal, uma vez que a tendência é que haja uma queda na arrecadação tributária ligada à produção de bens de consumo.

Arrecadação

Teresina possui  receita mensal estimada em pouco mais de R$ 800 mil. Para o economista, o fato de apenas 20% deste total ser proveniente da União é o principal motivo que garantirá à capital piauiense atravessar a crise sem grandes arranhões. Raul Velloso é natural  de Parnaíba, graduou-se em economia pela UERJ e é PH.D pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
 

Dificuldade no campo

José Bonifácio
Em cerca de 70 mil hectares plantados com soja, milho, arroz e algodão na serra das guaribas, região de Santa Filomena, o escoamento da safra está ameaçado. Os agricultores estão no limite do desespero causado pelas precárias condições de tráfego da BR-235, entre Santa Filomena e Gilbués, no sul do Piauí. Cerca de 200 mil toneladas de grãos podem apodrecer no campo, sem condições para o escoamento.

O apelo do prefeito

Conversei com o prefeito de Santa Filomena sobre as dificuldades para a região desenvolver a produção de grãos em larga escala. Esdras Avelino lamenta a falta de apoio governamental em projetos de melhoria da infraestrutura, principalmente estradas. Hoje o gargalo para o desenvolvimento da região de Santa Filomena é a BR 235.

Mão Santa perto do ninho tucano

O PSDB é o caminho mais provável para o futuro político do senador Mão Santa, muito desconfortável no PMDB. Em Brasília, nos corredores do Senado, analistas consideram os elogios de Mão Santa ao prefeito Silvio Mendes um sinal para a simpatia do quase ex-pmdebista com os tucanos.

Apadrinhamento

O senador Mão Santa elogiou a iniciativa do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) de apresentar junto ao Senado Federal, Projeto de Lei para garantir que a ocupação das diretorias financeiras de empresas públicas seja reservada a servidores de carreira e não a indicados políticos.

Posts anteriores