Cidadeverde.com

Desenvolvimento econômico

A Federação das Indústrias do Piauí, através do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) firmou parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia. O convênio vai propiciar a presença de extensionistas nas empresas industrias dos segmentos de alimentação, vestuário,  cerâmica vermelha e de carnaúba. Segundo o secretário executivo da Fundação de Apoio a Ciência e Tecnologia, Herbert Brandão Lago, os técnicos extensionistas vão qualificar os trabalhadores dessas quatro áreas para produção de qualidade e  empresários para intensificação da  exportação. "SENAI atuará qualificando os trabalhadores na produção de cerâmica vermelha, de confecções, de beneficiamento de produtos oriundos da carnaúba e do setor de alimentação, de maneira mais especifica do mel, baseado em pesquisa de demanda que aponta esses segmentos com muita potencialidade no Piauí”, disse Ewerton Negri Pinheiro, diretor regional do SENAI-PI. Participam também como parceiros do projeto de qualificação profissional  a Universidade  Estadual do Piauí, o Instituto Federal de Educação Tecnológica e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Pesquisa do PTB anima aliados de João Vicente

O levantamento foi feito na segunda quinzena de janeiro em 83 municípios e ouviu 4.600 eleitores, amostragem bem superior em relação a pesquisas até agora divulgadas por vários  institutos. Como a pesquisa não foi registrada na Justiça Eleitoral, os números não podem ser divulgados. Mas dirigentes e lideranças políticas do PTB comemoram  os resultados do levantamento.

Chapa forte

O PTB prepara uma chapa competitiva para disputar cadeiras na Assembleia Legislativa do Piauí. Confirmadas as candidaturas dos secretários Hélio Isaias (Trabalho), Paulo César Vilarinho (Desenvolvimento Econômico), Fernando Monteiro (Defesa Civil), do deputado Nerinho e da primeira-dama de Paulistana, Lizieux Coelho, que para facilitar a comunicação com o eleitor mudou para Liziê. A esposa do prefeito Luis Coelho promete surpreender na eleição e ampliar a bancada feminina na Assembleia.

Tererê denuncia salários atrasados

Segundo o tucano, os servidores que trabalham como serviço prestado e recebem diretamente do Estado estão com dois meses que não sem  salários. A área financeira do governo, no entanto, garante que a folha de pessoal do Estado está em dia.

Governo anuncia asfaltamento da PI- 112

A pavimentação asfáltica dessa estrada é uma reivindicação antiga dos moradores da região da David Caldas. A obra, orçada em 2 milhões e 200 mil reais, vai beneficiar mais de seis mil famílias que moram na região . A   empresa Hydros será responsável pela obra, realizada por meio de parceria dos governos municipal  estadual e federal,com apoio do BNDES,e deverá ser concluída em até seis meses. A rodovia liga a comunidade David Caldas à cidade de União. O lançamento da ordem de serviço foi prestigiado por representares da prefeitura e do governo do Estado.

Rotary homenageia Mão Santa

O Rotary Clube Parnaíba contou  com a presença do senador Mão Santa9PSC-PI) em sua reunião semanal. O Clube conferiu ao senador o título de Sócio Honorário pelos relevantes serviços prestados ao Rotary International e ao apoio às iniciativas do servir empreendidas pelo RC Parnaíba.
Em sua fala, Mão Santa rememorou os tempos  em que era sócio representativo do Clube e pontuou que o Rotary continua sendo uma grande escola de líderes que formou gerações inteiras de bravos parnaibanos.

Mel do Piauí conquista certificação internacional

Os apicultores piauienses têm muito que comemorar. É que hoje (28) a Casa Apis, sediada em Picos, no sul do Estado, recebeu o Certificado em Comércio Justo, mais conhecido como Fair Trade. “A Casa Apis já estava dentro desse processo de certificação há algum tempo e hoje recebemos essa boa notícia”, comemora o presidente da Federação das Entidades Apícolas do Piauí e diretor da Casa Apis, Antonio Leopoldino Dantas. Todo o processo de certificação do mel num produto justo durou quase dois anos e vai valorizar ainda mais a produção piauiense nos mercados nacional e internacional. A certificação foi efetuada pela FLO-CERT, empresa alemã.

Casa Apis

A Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro, Casa Apis, é um centro de processamento que envolve 1.500 apicultores dos Estados do Piauí e do Ceará.  A Central é resultado do trabalho de instituições e organizações não-governamentais como  Sebrae; Fundação Banco do Brasil, Governo do Piauí, Federação das Entidades Apícolas do Piauí, Feapi; Rede Unitrabalho, Unisol Brasil, prefeituras de 42 municípios envolvidos na iniciativa, além de cooperativas de apicultores do Piauí (Campil, Cooapi, Comapi, Coopix, Coodevarpi, Coabel e Compai) e do Ceará (Cooperanecta e Cooapis-Cariri).  O objetivo da Casa Apis é evitar a ação de intermediários no beneficiamento e comercialização do mel, tornando a região uma das maiores produtoras de mel do país e da América Latina.

Conselhos de saúde

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) da Prefeitura de Teresina reuniu diretores de unidades de saúde,
líderes comunitários e agentes de saúde que atuam na região do Grande Dirceu. O encontro marcou o início da criação e implantação dos conselhos locais de saúde da região Sudeste e foi organizado pela equipe de articulação para a criação dessas entidades.

Educação lidera aposentadorias

No total foram aposentados 1808 servidores públicos estaduais em todo o estado. A Secretaria Estadual da Educação lidera com o maior número de processos de aposentadorias finalizados, com um número correspondente de 1.224, distribuídos em sua maioria com aposentadorias Proporcionais e Integral. A Secretaria de Saúde-SESAPI, é também uma das secretarias que mais aposenta servidores, foram 298 servidores que tiveram seus processos de aposentadoria concluídos.

Posts anteriores