Cidadeverde.com

Educação lidera aposentadorias

No total foram aposentados 1808 servidores públicos estaduais em todo o estado. A Secretaria Estadual da Educação lidera com o maior número de processos de aposentadorias finalizados, com um número correspondente de 1.224, distribuídos em sua maioria com aposentadorias Proporcionais e Integral. A Secretaria de Saúde-SESAPI, é também uma das secretarias que mais aposenta servidores, foram 298 servidores que tiveram seus processos de aposentadoria concluídos.

Presença feminina na Assembleia Legislativa

Mais uma mulher surge na política piauiense de olho numa cadeira na Assembleia Legislativa. Trata-se de LIsete Napoleão, Professora universitária, escritora e integrante  da  Academia Piauiense.
Filiada ao PHS, colocou seu nome à disposisão do  partido para  disputar   uma cadeira na Assembleia. O  PHS do Piauí  está cheio de pessoas ligadas à cultura.  Pedro Costa(literatura de cordel),Herculano Moarais( escritor) , Neto Sambaiba(poeta), além da própria Lisete Napoleão, que recentemente lançou livro em Teresina.

José Dirceu com Antônio José em Oeiras

O ex-ministro acompanha o pré-candidato petista no domingo também na Primeira Capital. Depois de cumprir agenda em Parnaíba, com participação do governador Wellington Dias, José Dirceu viaja para Oeiras com Antônio José Medeiros.

O presidente eleito da Adufpi

O professor Mário Ângelo Meneses é licenciado em geografia, lotado no departamento de História e Geografia, no  Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí.

Reitor perde eleição na UFPI

A chapa liderada pelos professores Mário Ângelo e Joaquim Parente venceu o grupo apoiado pelo reitor Luiz Júnior na eleição da ADUFPI (Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí), que tinha como candidato a presidente o professor aposentado Raimundo Penaforte. No interior, a diferença pró-Penaforte foi de 38 votos, insuficientes para cobrir a diferença em Teresina.A apuração foi concluída às 23 horas de quinta-feira,28. A chapa vencedora obteve 522 votos na capital, contra 398 do grupo adversário.  O presidente eleito da Adufpi é professor do departamento de História, e médico Joaquim Parente integra o corpo docente do Centro de Ciências da Saúde.

Caravanas do PT percorrerão 87 cidades no final de semana

Lideranças e dirigentes do PT comandam neste final de semana a segunda etapa das comemorações dos 30 anos do partido. Dezenas de caravanas serão formadas em 87 municípios, totalizando 160 em dois finais de semana. No domingo, em Parnaíba, a festa petista contará com presenças do governador Wellington Dias e do ex-ministro José Dirceu. No dia 10 de fevereiro, o PT realizará um ato político em Teresina, marcando o aniversário do partido. A executiva estadual orienta os militantes para evitar discursos eleitorais nas caminhadas. A discussão sobre candidatura de governador será em local fechado, em todas as cidades visitadas pelas caravanas. O recado da direção petista é para evitar transtornos com a Justiça Eleitoral e acirramento de  ânimos com a oposição. Missão quase impossível.

O sindicato dos publicitários

A categoria   oficializou  a criação do Sindicato dos Publicitários do Piauí – SINDIPUB-PI. Como todo sindicato, a meta é lutar por  jornada ideal de trabalho do profissional, piso salarial, acordos anuais, segundo  os direitos trabalhistas garantidos pela CLT.  Deusiney Robson assumiu a presidência do SINDIPUB-PI, e Larissa Maia é a vice.

Lei regulariza terras e combate grilagem

Foi sancionada pelo governador Wellington Dias a Lei que dispões sobre a regularização fundiária no cerrado piauiense. Com isso, produtores de 25 municípios que compõem a última fronteira agrícola do país serão beneficiados com a medida, assegurando o domínio das terras presumidamente públicas aos produtores de boa-fé, que as tenham adquiridas através de títulos públicos.

Comissão

De acordo com o deputado estadual Antonio Félix(PPS), que participou de todas as etapas de elaboração da Lei, será criada uma comissão composta por 1 representante do Interpi, outro da Procuradoria Geral do Estado, juntamente com um representante da Assembleia Legislativa para que possam ser analisados, individualmente, cada caso. “Os interessado na regularização das terras deverão formular suas pretensões em petições dirigidas ao diretor geral do Interpi”, disse Antonio Félix.

Prazo

Os produtores terão 180 dias, a partir da data da sanção da Lei Nº 5.966, que é 13 de janeiro de 2010, para requerer a regularização de suas terras. No ato da requisição de regularização, serão exigidos ainda a apresentação de documentos comprobatórios, conforme o artigo 8º da Lei.

Posts anteriores