Cidadeverde.com

Piracuruca será destaque no campo

Um grupo empresarial paulista já iniciou o plantio de 200 hectares de pinhão manso, destinado ao mercado de oleaginosas para obtenção de biocombustíveis. O projeto é bem mais ousado. Segundo técnicos que atuam na produção de sementes, o grupo empresarial pretende implantar 50 mil hectares de pinhão manso em Piracuruca; será o maior plantio da oleaginosa  na região nordeste. 

Vice em campo

Márcio Sales
O vice-governador Wilson Martins aproveitou o sábado para visitar a experiência produtiva de uma fazenda em José de Freitas, especializada na produção de sementes de pinhão manso, oleaginosa de enorme potencial como matéria-prima para o biodiesil. Ainda no sábado, a comitiva de Wilson Martins visitou os primeiros passos do  grande empreendimento de pinhão manso no municipio de Piracuruca. Participavam da caravana, assessores técnicos, pesquisadores, secretário de desenvolvimento rural, Rubem Martins, e os deputados Ismar Marques e Átila Lira.

Piauiense é destaque nacional

O piauiense Luiz Carlos Everton de Farias, diretor  do Banco do Nordeste, conquista destaque  nacional com a publicação do artigo sobre O Papel do BNB no Nordeste e Oportunidades, no livro Na crise Global – Como ser o melhor dos BRICs. Lançada recentemente, a obra reúne textos de personalidades de destaque no cenário nacional, como o Ministro Tarso Genro, o jurista Célio Borja, o Ministro Sérgio Amaral, o Governador de São Paulo José Serra, o Presidente do BNDES Luciano Coutinho , o Ministro Gedell Vieira Lima, o Senador Tião Viana, o Presidente do BDMG Paulo Paiva.  O livro teve a coordenação do ex-ministro do Planejamento, João Paulo dos Reis Velloso, e do advogado e economista Roberto Cavalcanti de Albuquerque. A obra aponta várias condições para que o Brasil possa ser o melhor dos BRICs, grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia e China. Melhores oportunidades para o Nordeste e a Amazônia estão entre estas condições.

Desigualdades regionais

Segundo Luiz Carlos Everton de Farias, o Banco do Nordeste vem atuando com muito esforço no objetivo de reduzir as desigualdades regionais. “Nesse esforço, as ações do Banco, associadas a outros instrumentos governamentais, vêm, paulatinamente, mudando o perfil da região", afirma Luis Carlos. O diretor do BNB cita ainda   as taxas médias de crescimento anual do PIB, no período de 1986-2007, a preços constantes de 2006, em que o Nordeste (2,45%) supera o Brasil (2,43%), e no período de 2002 a 2006, crescimento acumulado em torno de 24,91% (Nordeste) e de 16,16% (Brasil). Ele ainda cita como exemplo a taxa de investimento em expansão, que, de acordo com as projeções do IBGE, deve passar de 15,3%, em 2003, para 20,9% em 2010.

Eleição confirmada

A eleição para escolha da nova direção do Sindicato dos Servidores Públicos Federais - SINSEP-PI, está mantida para segunda-feira,  16 de fevereiro. A informação é do presidente da Comissão Eleitoral, Francisco Marques, baseado no cumprimento de decisão judicial que suspendeu o pleito por um prazo não inferior a 30 dias, a contar do dia 10 de dezembro de 2008. Duas chapas disputam o sindicato no voto e na Justiça.
 

Castanha do Piauí no sul do país

Chega ao Piauí neste domingo,15, o empresário Leonardo Chiappetta, proprietário do Empório Chiappetta, um dos maiores estabelecimentos de comercialização de gêneros alimentícios de São Paulo. Com cem anos de atuação no mercado paulista, o empório possui lojas no Mercado Municipal, no Shopping Eldorado e um restaurante no bairro de Santa Cecília. Chiappetta ficará no Piauí até o dia 18 deste mês, período em que visitará a Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro, Casa Apis; e a Central de Cooperativas de Cajucultores do Piauí, Cocajupi; ambas com sede em Picos, a 306 quilômetros ao sul de Teresina.

A visita

"Essa visita é resultado da aproximação comercial entre os produtores do Estado e o empresário Leonardo Chiappetta, fato ocorrido durante a Piauí Sampa, mostra que o Sebrae no Piauí realiza, anualmente, em São Paulo. O evento tem cumprido o seu papel de contribuir para a abertura de novos mercados para os produtores do Piauí", explica o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócio do Sebrae no Piauí, Francisco Holanda.

Felipe Santolia na Igreja Universal?

A Igreja Universal do Reino de Deus nega presença do ex-prefeito de Esperantina como integrante da instituição religiosa.  "Informamos aos senhores que a nota que foi publicada em colunas, referindo-se que o ex- prefeito Felipe Santolia estivesse agora nos quadros de pastores da Igreja Universal, não condiz em nenhuma remota hipotese com a verdade, pedimos assim que a nota fosse retificada como um enorme engano."
 

Um milhão de cisternas

Integrantes do Programa Um Milhão de Cisternas discutem neste final de semana, em Piracuruca, estratégias para 2009. Estarão presentes ao evento representantes de sindicatos, igrejas e associações de moradores e comunitárias dos municípios de Piracuruca, Pedro II, Lagoa de São Francisco, Milton Brandão, São José do Divino e São João da Fronteira.

Os deputados e o mutirão carcerário

O deputado Mardem Meneses conseguiu aprovar a realização de uma audiência pública  na Assembléia Legislativa para tratar do mutirão carcerário no Piauí. Será a primeira do ano e deve ser muito concorrida. O novo presidente da Comissão de Direitos Humanos, João de Deus Sousa(PT), entende que os magistrados estão obedecendo o que determina a lei, mas defende que a  união de todos setores  da esfera pública para discutir a situação." Não podemos aceitar que bandidos sejam soltos. A justiça tem que servir para a própria Justiça”,  disse o deputado petista.
 

Posts anteriores