Cidadeverde.com

A pesquisa em Teresina

Apesar de ter aumentado suas intenções de voto em todo o Piauí e ultrapassado o senador João Vicente, o prefeito Silvio Mendes, teve queda nas intenções de voto em Teresina. Na nova pesquisa do Instituto Data AZ, ele tem 42,30%. Em agosto, contava com  53,8%. Perda de 11,5%.
Como o senador Joao Vicente caiu de 19,69% para 16,37%, vantagem para o  candidato do PT, Antonio José Medeiros, com 11,7% e Marcelo Castro, que saiu de 3,9% para 8,58%. O candidato do PSB, Wilson Martins, também caiu na capital, onde apareceu agora com 6,33% contra 8,38% em agosto.
Outro que conseguiu melhorar sua performance na capital foi Ismar Tavares, que saiu de 1,36% para 3,51% das intenções de voto.
TABELA PESQUISA ESTIMULADA – TERESINA
Candidato                                         Maio              Agosto        Novembro
Antônio José Medeiros (PT)----                                                  11,7%
Antônio Neto (PT)                            4,67%              4,87%--
Ismar Tavares (PCB)                         2%                   1,36%         3,51%
João Vicente Claudino (PTB)            20%                  19,69%        16,37%
Marcelo Castro (PMDB)                  5,17%                3,90%          8,58%
Sílvio Mendes (PSDB)                      44,5%                53,80%        42,30%
Wilson Martins (PSB)6,83%8,38%6,33%

Fonte: Instituto Data AZ

A proposta do governo para conquistar os dissidentes do PMDB

O governador Wellington Dias não oferecerá cargos aos deputados da ala oposicionista do PMDB no encontro confirmado para quinta-feira,19. Para atrair os dissidentes pmdebistas, o governo prometerá fortalecimento às bases do partido no interior, principalmente nas prefeituras, e firmará presença político-administrativa de todo o PMDB só a partir de 2011. É uma futura base aliada que os governistas de hoje estão planejando. O mesmo que aconteceu com os dissidentes do DEM em 2006.

Mauro Tapety confirma presença no encontro com o governador

O deputado da ala oposicionista do PMDB está evitando falar sobre acordos com o governo do Estado antes do encontro com o governador Wellington Dias. Mauro Tapety adiantou, no entanto, que a conversa será política, não administrativa. O deputado confirmou presença no encontro previsto para o começo da noite desta quinta-feira,19.

Deputados e prefeitos na direção do PDT

A convenção dos pedetistas reelegerá o deputado Flavio Nogueira na presidência do diretório estadual, que contará ainda com  12 prefeitos, 05 deputados e 15 pré-candidatos proporcionais. O PDT segue firme na disposição de participar de chapa majoritária em 2010. A convenção será sexta-feira, 20, no plenarinho da Assembleia Legislativa. 

Regularização fundiária

Em reunião realizada no Palácio de Karnak, deputados estaduais apresentaram ao governador Wellington Dias a minuta do projeto de regularização de terras no cerrado piauiense. O presidente da Comissão Temporária, deputado estadual Antonio Félix, destacou ao governador Wellington Dias que o projeto foi muito  debatido na Assembleia Legislativa. “Nosso objetivo é regularizar as terras devolutas na região por meio de legitimação de ocupação de pessoas físicas e jurídicas de direito privado.

A novidade

A nova versão da lei, traduzida no substitutivo da comissão especial, prevê a regularização dos títulos de posse concedidos pelo Interpi e Comdepi. Para o relator do projeto, deputado Leal Júnior, serão resolvidas cerca de 90% das pendências que envolvem as propriedades rurais no sul do Estado.

Produtores contestam

Produtores rurais que ocupam áreas nos cerrados estão revoltados com o projeto de regularização das terras. Afirmam que a proposta dos deputados esqueceu as áreas com títulos obtidos a partir de aforamentos e marcações de datas, que representam a maioria das terras exploradas pelo  agronegócio da região. Para os produtores, a lei favorecerá apenas títulos expedidos pelo Interpi e Comdepi, muitos  viciados e produtos de grilagem. A reação está sendo articulada.

Encontro Nacional

A Confederação Nacional da Indústria iniciou   o 4º Encontro Nacional da Indústria - ENAI. Representando o segmento industrial piauiense, participam do evento os empresários Antônio José de Moraes Souza, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Abdoral Furtado, José Joaquim Costa e Raimundo Andrade Júnior, além de assessores técnicos da FIEPI.

Presente do senador Mão Santa

Os conselheiros tutelares de Teresina receberam do senador Mão Santa (PSC) a Constituição Federal para auxiliar  no cumprimento de seus trabalhos.

Inimigo da educação

Para o líder do PT na Assembleia, a  desorganização nos pagamentos de profissionais e a inadimplência com governo federal pela não prestação de contas de convênios, foram os principais problemas superados e que permitiram os atuais avanços no setor educacional. “O Piauí vivia na sombra de uma política atrasada em que governos do passado, como o do PSDB, eram os principais inimigos da educação. Ainda temos muito o que melhorar, mas já demos passos importantes e já observados pela população, como a redução do analfabetismo e a aprovação de alunos da rede pública em vestibulares públicos”, disse. Se o petista fez referência ao governo Mão Santa, o secretário era Ubiraci Carvalho, hoje deputado estadual pelo PDT e aliado do governo.

Posts anteriores