Cidadeverde.com
Diversidade

Pesquisadora e profissionais de medicina debatem saúde de mulheres lésbicas e bissexuais

Um sucesso: assim foi definido o  1º Colóquio sobre Atenção Integral à Saúde de Mulheres Lésbicas e Bissexuais, evento que aconteceu ontem (25), no auditório da FACIME.

 

O Colóquio contou com a presença de profissionais da área de saúde, estudantes e várias mulheres lésbicas e bissexuais.

 

Inicialmente, a Profª Drª Andrea Rufino apresentou os resultados da Pesquisa sobre saúde sexual de mulheres lésbicas e bissexuais no Brasil. Em seguida, o debate foi enriquecido com a exposição de outros subtemas .

 

A Vulnerabilidade das mulheres lésbicas e bissexuais ao HIV e DSTs foi abordada pela médica Ana Maria Veloso. Já a Presidente da Associação Piauiense de Patologia do Trato genital Inferior e Colpocopia, Sérgia Patrícia Oliveira, alertou para a vulnerabilidade das mulheres lésbicas e bissexuais ao HPV e câncer do colo uterino.

 

Um dos momentos que despertou bastante a atenção dos participantes ocorreu na fala da ginecologista Lyzianne Bona, que explicou como se dá o acesso de às técnicas reprodutivas. A última expositora da noite foi a Profa. Msc. Maria das Dores Sousa Nunes, que discorreu sobre "Humanização no atendimento".

 

Ao final foram apresentadas algumas sugestões de ações pelas participantes do Colóquio.


Por Marinalva Santana

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: