Cidadeverde.com
Diversidade

Que delícia: Feira do Livro Infantil e Quadrinhos do Piauí - FLIQPI

A personagem Emília, do Sitio do Pica Pau Amarelo,  ao dialogar com a rã sobre reforma do livro explica seu projeto para sua amiga:  “Pois tenho uma idéia muito boa  – disse Emília, - Fazer um livro comestível. O leitor vai lendo o livro e comendo as folhas; lê uma, rasga-a e come. Quando chega ao fim da leitura, está almoçado ou jantado. Que tal?”.

Vamos todos, então,  saborear as delicias da leitura e literatura na Feira do Livro Infantil e Quadrinho do Piauí (FLIQPI) que acontecerá de 22 a 25/10.  Degustar  na feira  um cardápio recheado e caramelizado com contação de histórias, oficinas de quadrinhos e produção literária, teatro de bonecos, apresentações musical, lançamento de livros, teatro infantil etc.

A proposta da FLIQPI é ofertar um menu de delicias literárias infantis para abrir os apetites de sujeitos-leitores e possibilitar o enriquecimento da experiência de leitura através do contato com o universo mágico, lúdico  e transfigurador do mundo poético e narrativo presentes na produção do discurso literário. A feira será também um espaço de diálogos transversais das linguagens artísticas.

Um dos momentos que vai dar água na boca será o Colóquio Literário com o Profº Drº Diógenes Buenos Aires(PI) que abordará “A literatura para crianças e jovens: entre textos e imagens”.  O palestrante é pesquisador na área de Literatura Infantil e Juvenil e já publicou as seguintes obras sobre o tema: ‘As crianças contam as histórias: os horizontes dos leitores de diferentes classes sociais’ e ‘A adaptação literária crianças e jovens: Robinson Crusoé no Brasil’. É chegar e sentar-se a mesa para saborear a conversa. A atividade ocorrerá dia 23/10 às 14h no Auditório do Centro Artesanal Mestre Dezinho.

A artista plástica, professora de filosofia e escritora Márcia Tiburi ofertará um prato recheado de gostosuras sobre o reino encantado do pensar filosófico a partir do tema: “Filosofia brincante – literatura e filosofia’. Depois de participar de um debate como esse, a vida ganha outro sabor e tempero. Esta delícia de prosa com a palestrante será também dia 23/10 às 8h no Mestre Dezinho.

Outra atividade de se lambuzar com os sabores, cores, aromas e formas das palavras acontecerá com a oficina de QH “Quadrinhos adaptação de Obras Literárias”. É a oportunidade para sentir o quão é vital  a alegria revigorante do reino das palavras. O facilitador, Bernardo Aurélio, é desenhista,  quadrinhista e proprietário de livraria especializada em quadrinhos. A oficina ocorrerá dias 22 e 23/10 de 15h às 16h na Biblioteca Cromwell de Carvalho.  

O Palco Cantabile será um espaço da FLIQPI gostoso demais de ver, ouvir e interagir com outras  delicias culturais do evento: lançamento de livros e apresentações musicais. Entre as atrações estará Chagas Vale, Wânya Sales e Cia, Daniela Aragão e banda Radiofônicos. Os shows serão no Clube dos Diários. È aproxegar-se e deixar o corpo sentir o som.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MAIS DETALHES DO EVENTO CLIQUE AQUI

Por Herbert Medeiros

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: