Cidadeverde.com

Notícia da Manhã fala sobre câncer de próstata; 68 mil casos por ano

Imprimir

O câncer de próstata foi o tema do quadro Saúde desta terça(17) no Notícia da Manhã. A doença atinge muitos homens no Brasil e é o segundo tipo de cãncer que mais mata pessoas do sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele.

No Brasil são quase 70 mil de novos casos a cada ano e a falta de prevenção ou uma simples visita ao médico contribuem para isso. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, 51% dos homens do País nunca consultaram um urologista.

A doença é silenciosa e o tumor cresce de forma lenta. Durante esse período pode não apresentar sintomas. Apenas 10% dos homens descobrem com antecedência o mal, que tem uma incidência maior a partir dos 60 anos.

No estúdio do Notícia da Manhã, o médico urologista, Giuliano Aita, esclareceu algumas dúvidas sobre o câncer de próstata. Ele disse que a recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que os homens comecem a fazer os exames de próstata a partir dos 50 anos ou dos 45, se houver algum paciente próximo com câncer de próstata, ou se for da raça negra.

Giuliano Aita ressaltou que se o homem apresentar dificuldade em urinar ou  sangramento na urina, independente da idade, deve procurar o urologista. Mas ele enfatizou: "É excepcional a identificação de tumores de próstata antes dos 40 anos".

O urologista destacou ainda que a maioria dos fatores de risco para o câncer de próstata são relacionados ao ambiente externo, que envolve o estilo de vida, os
hábitos alimentares e a prática de atividades físicas.

Giuliano Aita frisou que diagnosticar o tumor na fase precoce e assintomática, a chance de cura é de até 90 por cento.

Confira na íntegra o quadro Saúde!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais