Cidadeverde.com

Audiência pública debaterá sistema de adoção de crianças no Piauí

Imprimir

A Assembleia Legislativa do Piauí realizará audiência pública, em data a ser definida, para debater o sistema de adoção de crianças no Piauí, com o intuito de buscar soluções que proporcionem a redução do tempo de espera das famílias no Cadastro Nacional de Adoção, aumentando o índice de crianças que são encaminhadas a uma família no Estado. 

No Piauí, cerca de 400 crianças estão à espera de adoção, sendo que mais de 100 famílias estão aptas junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para adotá-las, uma vez que cumprem todos os requisitos estabelecidos para a efetivação da adoção. Em todo o país, pelo menos 6 mil esperam para serem adotadas, enquanto que mais ou menos 36 mil famílias estão inscritas no Cadastro Nacional de Adoção. 

"O processo de adoção no nosso país é muito lento e bastante burocrático, desestimulando as famílias que querem adotar uma criança. É um processo que leva em média de dois a quatro anos para ser efetivado e por isso mesmo queremos criar facilidades para que a adoção seja realizada. Durante a audiência pública vamos ouvir todas as partes envolvidas no processo para tentar agilizar o procedimento junto à Justiça, pois entendemos que o Estado tem que criar condições junto aos órgãos envolvidos para que o processo de adoção não seja tão doloroso", argumenta deputado estadual Dr. Hélio (PR), autor da proposta. 

Participarão da audiência representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Governo do Estado, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares, bem como associações de pais que buscam adotar crianças. 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais