Cidadeverde.com

Piauí registra 1º caso suspeito de febre amarela em criança de 9 anos

Imprimir

O Piauí registra o primeiro caso suspeito de febre amarela. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), o paciente é uma criança de 9 anos que veio da cidade de Manhuaçu, Minas Gerais, para Parnaíba, quando o pai foi transferido pelo trabalho. Em todo o Brasil, já foram confirmados  72 casos de febre amarela, sendo 40 óbitos em decorrência da doença. 

O diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, informou que o paciente foi atendido inicialmente em um hospital de Parnaíba com febre, dor no corpo e inchaço nos membros. Em seguida, ela foi transferida para Teresina, onde permanece internada.

Ele destacou que o Piauí permanece sem casos autóctones de febre amarela, pois a criança foi um paciente "importado" de Minas Gerais. A cidade de origem da criança, no sudeste do país, já teve quatro casos confirmados da doença e um óbito. 

"Parnaíba ainda não está entre as áreas de monitoramento, mesmo com esse caso suspeito, porque esse foi um paciente importado", explicou.

Guimarães, contudo, disse que a Sesapi está fazendo borrifações pela área da cidade onde a criança morava, e ainda em Luís Correia, onde a menina esteve, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, levando agentes de endemias. As visitas a pontos críticos e residências acontecem em um raio de até 900m de distância da residência do paciente. 

Ainda de acordo com o diretor, os profissionais que tiveram contato com a criança estão sendo orientados acerca dos procedimentos adequados e de vacinação. A Saúde encaminhou mais 5 mil doses para Parnaíba, cidade que já havia recebido 2,5 mil.

Por meio de nota, a Sesapi falou sobre o assunto e disse que "os exames na criança foram todos solicitados e encaminhados para os laboratórios de referencia que são o Instituto Evandro Chagas (Belém-PA) e Laboratório Central do Estado (Lacen-PI) de forma emergencial para que possamos ter a confirmação, ou não, desse caso".

Além disso, informou que realizará "no dia 3 de fevereiro, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, de uma oficina de orientação sobre febre amarela para os 58 municípios que estão na área de risco de transmissão".

Brasil

O número de casos suspeitos de febre amarela no Brasil subiu para 550, com 105 mortes suspeitas e 40 óbitos confirmados em 78 municípios. Minas Gerais lidera em casos suspeitos, seguida pelo Espírito Santo, Bahia e São Paulo. 

A doença

A febre amarela é transmitida por uma espécie de mosquito comum na África e na América do Sul. É recomendado vacinar-se antes de viajar para certas áreas.
Casos moderados provocam febre, dor de cabeça, náusea e vômitos. Casos mais graves podem gerar problemas cardíacos, renais e hepáticos fatais.
Não há tratamento específico para esta doença. Os esforços se concentram no gerenciamento dos sintomas e na limitação das complicações.

Fundação Municipal de Saúde divulgou nota: 

A menor E.P.M, de 9 anos, está internada desde ontem  em um hospital particular de Teresina com suspeita de febre amarela. A FMS foi notificada e está com uma equipe multidiciplinar acompanhando a paciente e todos os exames realizados. O processo de fechamento do diagnóstico  esta sendo  e foram coletadas amostras de sangue e encaminhadas  ao Laboratório Central do Piaui-Lacen. O exame que confirma  o diagnóstico de febre amarela demora de 7 a 15 dias.

A menor residia no interior de Minas Gerais, e chegou no Piauí no dia 14 de janeiro. A paciente reside atualmente  em Parnaíba com os pais e no dia 21 de janeito apresentou febre progredindo para  amarelamento, dor abdominal e fraqueza .

 

Yala Sena (Flash)
Maria Romero (Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais