Cidadeverde.com

Ensino municipal: mais de 67% de alunos inscritos no IFPI foram aprovados

A Educação do município comemora o resultado do Classificatório do IFPI, campus São João do Piauí: dos 111 alunos da rede municipal de ensino que se inscreveram no concurso, 75 foram aprovados, dados que representam 67.5% de aprovação.  O resultado foi consolidado pela Secretaria de Educação, conforme levantamento realizado pelas unidades escolares.

O resultado aponta ainda que os alunos da rede municipal vão representar 41,4% das novas matrículas, em 2024, daquela instituição. 

“Estamos felizes. Os nossos alunos estão no topo. Este resultado é uma amostra que a educação de qualidade é adotada como política. Nos orgulhamos em dizer que a gestão do prefeito Ednei Amorim prioriza  a educação, com ambiente educativo, prática pedagógica, avaliação, com ensino aprendizagem, com gestão escolar participativa, com formação e condições de trabalho para todos os profissionais”, afirma a secretária de Educação, Eudes Coelho.

Mais outra conquista é que três alunos conquistaram lugares de destaque, sendo todos do Centro Educacional Liberalina Paes Landim:

Primeiro lugar no curso Técnico em Administração - Gustavo Ribeiro de Sousa
Segundo lugar no curso Técnico em Administração - Mikael de Sousa Ribeiro
Terceiro lugar no curso Técnico em Agropecuária - Maria Clara de Sousa Vila Nova

Matrículas abertas

A rede municipal está com matrículas abertas até o dia 19 de janeiro, com ensino do Maternal ao 9º ano e EJA.

Unidade Escolar Raimundo Paulo Alves - Assentamento São José
Pré I ao 9º ano

Unidade Escolar Vitório Ferreira de Oliveira - Localidade Grajau
Maternal I ao 5º ano 

Centro de Educacional Dois de Outubro - Assentamento Lisboa
Pré I ao 9º ano 

Unidade Escolar Amadeus Carvalho - Assentamento Marrecas
Pré I ao 9º ano 

Unidade Escolar Genézia Arraes - Bairro Alto Santa Fé
5º ano

Centro Educacional Liberalina Paes Landim - Centro
6º ao 9º ano / EJA

Centro Educacional Elisa Modesto Amorim - Bairro Alto Sertanejo
1º ao 4º ano

Centro de Educação Infantil Teresinha Laurentino de Carvalho - Bairro Exposição
Pré I e II 

Creche Proinfância Tia Heloína - Bairro Exposição
Maternal I e II

Justiça determina a religação da energia elétrica na entrada da cidade

O juiz Titular da Comarca de São João do Piauí, Ermano Martins, determinou que a Equatorial religue a rede de energia elétrica no trecho da BR 020 (no bairro Vila Foca), do Batalhão da PM até a rotatória de entrada da cidade.

O despacho foi expedido hoje(18) e determina ainda que o religamento seja feito em até 72 horas, sob pena de pagamento de multa diária, que pode variar de R$5mil a R$50 mil.

O juiz ressalta que "o interesse particular da empresa não deve se sobrepor ao bem estar social da coletividade".  

A decisão atende ao pedido feito pela Prefeitura de São João do Piauí, após o desligamento indevido e arbitrário no fornecimento de energia elétrica na entrada da cidade.

Natal do Sertão: programação do final de semana

A Prefeitura divulgou a programação cultural do final de semana do Natal do Sertão. Na sexta, dia 15, e sábado, 16, uma vasta agenda para todos os públicos.

Confira: 

Natal do Sertão - Praça Honório Santos
Horário: 19h

Sexta, dia 15

Noite de louvor e teatro, com a participação das Igrejas Evangélicas, e apresentação musical do IFPI: 
- Igreja Assembleia de Deus Missões
- Igreja Manto Sagrado 
- Igreja Batista Shalom
- Igreja do Evangelho Quadrangular
- Igreja Evangélica Batista
- Igreja Comunidade da Família
- Grupo Instrumental e coral do IFPI

Sábado, dia 16
A apresentação fantástica do grupo teatral World Fantasy sobre o Natal. Viaje num mundo de aventuras dos irmãos, Chico e Belina, e descubram a magia natalina, numa viagem de cores, música e dança.

Ao final, um momento mais que especial: as crianças vão fazer fotos com as personagens da história de Natal.

São João do PiauÍ: Garantia Safra 2023/2024 - pagamento prorrogado até o dia 15 de dezembro

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de São João do Piauí  comunica a prorrogação do pagamento do Garantia Safra 2023/2024 para até o dia 15 de dezembro de 2023.E convoca os agricultores e agricultoras para receberem seus boletos de pagamento. O prazo  é até o dia 15 de dezembro de 2023 e será entregue na Secretaria. 

A secretária Lariza Coutinho alerta que, com o não pagamento do boleto, "o agricultor não adere ao programa e não vai receber o Garantia Safra do próximo ano".

Ascom

São João do Piauí está na semifinal da SuperCopa APPM de Futebol Amador

Campeão do território da Serra da Capivara, dez jogos e 19 gols feitos, a Seleção de São João do Piauí está na semifinal da SuperCopa APPM de Futebol Amador. A vaga foi garantida após o jogo na última sexta, dia 8, no Albertão. A equipe empatou, numa partida sem gol, e foi para os pênaltis, ganhando por 5 a 4 contra a seleção de Passagem Franca.

A próxima rodada será no sábado, 16, contra Lagoa do Barro. O jogo será às 16h, no Albertão.

Acompanha a trajetória vitoriosa da Seleção:

Número de partidas: 10 jogos
7 vitórias
1 derrota
2 empate

Número de gols: 19
8 gols sofridos - saldo: 11

Artilheiro - Nego com 5 gols

Partidas:
São João 1 X 0 Lagoa do Barro

São João 2 X 1 Nova Santa Rita

São João 0 X 0 Lagoa do Barro

São João 2 X 3 Nova Santa Rita

São João 5 X 0 São Lourenço

São João 2 X 1 Lagoa do Barro

São João 1 X 0 Ribeira do Piauí

São João 3 X 2 Ribeira do Piauí

São João 3 X 1 Murici dos Portelas

São João 0 X 0 Passagem Franca
(Pênaltis: 5 x 4)

Seleção São João do Piauí FC

Roniel Araújo - Denis - Peu - David - Heltinho - Matheus - Zé - Gabriel Santana - Roniel Nunes - Paulinho - Braully - Alan Borges - Felipe Buiu - Maurílio - Léo - Café - Nego - Alex - James - Vanderlei            

Comissão técnica
Seu Éder - Carlos - Ciceu - Aisim - João 

Ascom

Novo ultrassom vai otimizar atendimentos no Hospital de São João do Piauí

O Hospital Regional Teresina Nunes de Barros, em São João do Piauí, recebeu da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), um novo aparelho de ultrassonografia. O equipamento dispõe de alta tecnologia, que possibilita a capacidade de oferecer exames mais detalhados.

“Não é um ultrassom comum, é uma ferramenta avançada que nos permitirá ir além da visão convencional, especialmente em situações críticas”, afirma o médico emergencista, Alyson Oliveira.

De acordo com o médico, o que torna o ultrassom especial é a sua capacidade de fornecer imagens de alta resolução em tempo real. “Isso é fundamental quando estamos diante de casos de emergência. É uma ferramenta vital em momentos críticos”, destacou.

O superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, ressaltou os investimentos feitos pelo governo do estado. “Estamos equipando todos os nossos hospitais, levando equipamentos de alta tecnologia, proporcionando avanços nos atendimentos para nossos pacientes”, declarou.

O ultrassom proporciona imagens nítidas e possui funções automatizadas com fluxos de trabalho inteligentes.

Ascom

Nêgo Bispo é sepultado ao lado de pé de angico sob aplausos em São João do Piauí

  • bispo16.jpg Fábio Araújo
  • bispo15.jpg Fábio Araújo
  • bispo14.jpg Fábio Araújo
  • bispo13.jpg Fábio Araújo
  • bispo12.jpg Fábio Araújo
  • bispo11.jpg Fábio Araújo
  • bispo10.jpg Fábio Araújo
  • bispo9.jpg Fábio Araújo
  • bispo8.jpg Fábio Araújo
  • bispo7.jpg Fábio Araújo
  • bispo6.jpg Fábio Araújo
  • bispo5.jpg Fábio Araújo
  • bispo4.jpg Fábio Araújo
  • bispo3.jpg Fábio Araújo
  • bispo2.jpg Fábio Araújo
  • bispo1.jpg Fábio Araújo

Por Yala Sena

A despedida do filósofo quilombola Nêgo Bispo, 63 anos, foi sob aplausos, homenagens e muita consternação.  O sepultamento aconteceu no final da tarde de hoje (4). 

Antônio Bispo dos Santos morreu na tarde de ontem (3) na comunidade Saco Curtume, em São João do Piauí, vítima de parada cardiorrespiratória. Ele era escritor, pensador, professor e ativista social quilombola piauiense. O presidente Lula, ministros, governador do Piauí, políticos nacionais e fãs lamentaram o falecimento.

Nêgo Bispo foi sepultado ao lado do pé de angico na própria comunidade Saco Curtume que ajudou a construir. 

O prefeito Ednei Amorim decretou luto oficial pela morte do Bispo.

O decreto de número 120/2023 reconhece que em vida, Nêgo Bispo "prestou relevantes serviços ao nosso município. Foi professor, escritor, e sobretudo, um dos principais expoentes da luta em defesa das comunidades quilombolas brasileiras".

Ficando "decretado luto oficial de 3 (três) dias, em todo território municipal, em homenagem póstuma ao falecimento do Sr. Antônio Bispo dos Santos, falecido no último dia 03 de dezembro de 2023".

Morte de Nêgo Bispo: Lula, ministros e autoridades políticas prestam homenagens ao ativista quilombola

 

 

Por Bárbara Rodrigues

Várias autoridades políticas locais e nacionais usaram as redes sociais para lamentar a morte de Antônio Bispo dos Santos, conhecido como Nêgo Bispo, de 63 anos, no domingo (3). Ele era escritor, pensador, professor e ativista social quilombola piauiense. Ministros, o governador do Piauí, políticos nacionais e fãs lamentaram o falecimento.

Nêgo Bispo enfrentava diabetes e, há alguns dias, estava com a saúde debilitada, quando faleceu no domingo após uma parada cardiorrespiratória em um hospital em São João do Piauí. Ele é reconhecido como um dos principais pensadores do tema comunidades tradicionais do Brasil, autor de livros, artigos e textos que refletem sobre a resistência negra quilombola, a relação do humano com a natureza, a sabedoria dos povos tradicionais, a defesa do direito à terra pelas comunidades tradicionais, dentre outros.

O presidente Lula afirmou que essa foi uma grande perda para o país.  "O Brasil perdeu um importante intelectual quilombola. O piauiense Nego Bispo foi autor de livros, poemas e artigos, além de um ativista social importante das comunidades tradicionais que constituem parte importante da nossa identidade. Meus sentimentos aos amigos e familiares por essa perda", declarou em postagem nas redes sociais.

 

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, usou sua rede social para lamentar a morte de Bispo.

“Ontem fomos dormir com a dolorosa notícia da morte de Nego Bispo. Um quilombola do Piauí que nos ensinou muito a partir dos saberes orgânicos dos quilombos. Lamento muito a dor da família e dos mais próximos e garanto que todos os ensinamentos seguirão como legado pra mim, para muitos, para o meu e nosso trabalho.Nego Bispo volta pra casa e só desejo que nossos ancestrais o recebam com celebração.Sua sabedoria ancestral e seu compromisso com a preservação da cultura quilombola deixam um legado inestimável. Descanse em paz”, afirmou.

 

 

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, também usou a rede social para falar do falecimento. “Este importante pensador brasileiro e ativista quilombola deixa um legado inesquecível para a cultura nacional”, destacou.

 

 

O governador Rafael Fonteles disse que o ativista deixa um importante legado.

“O Piauí perdeu hoje uma das maiores referências da luta quilombola no país. Morador do Quilombo Saco-Curtume, em São João do Piauí, Nego Bispo usou seu saber ancestral para escrever artigos, poemas e livros que ficam como um importante legado para todos nós”, disse o gestor.

 

 

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, afirmou que se trata de uma grande perda para o movimento quilombola, para o estado e o país.

“Hoje o movimento Quilombola, o Piauí e o Brasil perdeu uma voz que ecoou em nossos corações e nos ensinou muito. Nêgo Bispo foi e sempre será um mestre que, como ninguém, falou sobre reparação histórica, respeito às lutas e sobre o direito de viver dignamente.  Vá em Paz Nêgo”, declarou.

 

Veja mais homenagens:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Morre Nêgo Bispo, pensador, escritor e ativista social quilombola piauiense, aos 63 anos

Foto arquivo pesoal

Por Roberto Araujo e Yala Sena

Morreu neste domingo (3), aos 63 anos, o escritor, pensador, professor, ativista social quilombola piauiense Antônio Bispo dos Santos, conhecido como Nêgo Bispo. Ele desmaiou em uma área de lazer na comunidade quilombola Saco Cortume, em São João do Piauí, foi levado ao hospital regional do município, mas não resistiu e faleceu. A morte foi causada por uma convulsão seguida por parada cardíaca.

De acordo com amigos da Comunidade Quilombola Saco Curtume, Nego Bispo enfrentava diabetes e, há alguns dias, estava com a saúde debilitada.

Nêgo Bispo é reconhecido como um dos principais pensadores do tema comunidades tradicionais do Brasil, autor de livros, artigos e textos que refletem sobre a resistência negra quilombola, a relação do humano com a natureza, a sabedoria dos povos tradicionais, a defesa do direito à terra pelas comunidades tradicionais, dentre outros.

Lacuna irreparável

A superintendente da Promoção da Igualdade Racial e Povos Originários, Assunção Aguiar, disse que a morte de Nêgo Bispo representa uma perda irreparável para as comunidades e o movimento intelectual negro.

“Sua partida deixa uma lacuna irreparável, é uma dor e uma perda para o movimento intelectual negro. Foi ele que rompeu como uma voz nacional. Perdemos a Suely e agora Nêgo Bispo. Não temos dimensão essas perdas, muita dor para quem convive com ele e para a juventude quilombola. Era um lavrador da palavra, como ele mesmo dizia”.  

Relembre: Nêgo Bispo em entrevista sobre consciência negra: "é uma luta diária"

"Relator de saberes": quem era Nêgo Bispo

Antônio Bispo dos Santos, o Nêgo Bispo, nasceu em 10 de dezembro de 1959 no então povoado Papagaio, atualmente município de Francinópolis. Lavrador, foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Francinópolis e diretor da Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Estado do Piauí (Fetag). 

Nêgo Bispo contava que fez parte da primeira geração da família a ter acesso à alfabetização, e que foi incentivado a ir para a escola por conta da necessidade de que alguém pudesse escrever cartas e zelar pela contabilidade da comunidade. Foi quando começou a ter gosto pela escrita poética. 

Tendo, por formação formação, o ensino fundamental completo, se tornou uma referência como pensador na defesa dos direitos das comunidades quilombolas, no acesso à terra, na relação do humano com a natureza, dentre outros.

Estava como membro da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí (CECOQ/PI) e da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais e Quilombolas (CONAQ)

Escreveu os livros “Quilombo, Modos e Significados” e “Colonização Quilombos: Modos e Significados”, além de vários outros artigos, também dirigiu o filme-documentário “O Jucá da Volta”, em parceria com o IPHAN.

A vereadora Adriana de Castro, que está no hospital acompanhando a família, disse que a cidade e a comunidade estão consternadas com a morte de Bispo.

“É uma consternação nacional, estamos recebendo mensagens de pesar de todo o Brasil do movimento social, políticos, do movimento negro. Bispo lançou seu livro “A terra dá, a terra quer” e viajava o País fazendo palestras e dialogando com o movimento quilombola”. 

Pediu para ser sepultado debaixo do pé de angico

Adriana informou que um desejo dele antes de morrer era ser sepultado debaixo do pé de angico que fica na comunidade Saco Curtume, que ajudou a construir. Ela disse que busca as autoridades para realizar seu desejo.   

Velório acontecerá em sua residência na Comunidade Saco Curtume. Sepultamento acontece nesta segunda-feira(4)  a partir das 17h. 

Pesar da ministra Anielle Franco

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, usou sua rede social e lamentou a morte de Bispo.

“Eu vou falar de nós ganhando, por que pra falar de nós perdendo eles já falam. Um dos maiores pensadores da nossa época ancestralizou. Nego Bispo fez a passagem e deixou aqui um legado enorme para o pensamento negro brasileiro. Um abraço a toda sua família e amigos”.

 

 

 

 

 

São João do Piauí conquista Selo A na Certificação Ambiental

Com diversas ações de preservação do Meio Ambiente, São João do Piauí conquista a mais alta classificação do Selo Ambiental do Governo do Estado: Selo A. O resultado foi divulgado hoje(31) pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos(SEMARH/PI).

Todo o processo de inscrição e desenvolvimento de projetos e atividades(preventivas, educativas e de sensibilização) foram realizados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Entre as ações reconhecidas, estão:

- destinação correta dos resíduos sólidos dos serviços de saúde do município;
- educação ambiental
- incentivo ao reflorestamento de áreas degradadas e de matas ciliares;
- criação e capacitação da brigada de prevenção e combate aos incêndios;
Dentre outras ações. 

Nos anos anteriores, São João do Piauí conquistou o Selo B.

Posts anteriores