Cidadeverde.com

"Piauí precisa mudar", afirma João Henrique, durante encontro em Piripiri

No lançamento da caravana Piauí em movimento, neste domingo, 15, em Piripiri, norte do Estado, o ex-ministro João Henrique Sousa foi recebido pelo prefeito Luiz Menezes, lideranças políticas e empresariais. Na palestra sobre a situação do país e perspectivas para o Estado, João Henrique fez duras críticas ao governo do Piauí em relação a projetos de apoio ao desenvolvimento econômico e obras estruturantes.

O ex-ministro defende o PMDB na oposição  e afirmou que trabalha para construir uma candidatura competitiva para  concorrer ao governo de Estado em 2018. "O lugar do PMDB é governando o Piauí e não em cargos periféricos e sem importância no governo", afirmou João Henrique, que deixou seu nome à disposição do partido para eventual candidatura própria ao governo, mas sem imposições. "Meu nome está à disposição, mas a oposição pode apresentar outras opções. O importante é apresentarmos alternativa viável de poder em 2018".

A ala do PMDB aliada ao governador Wellington Dias não participou do encontro de Piripiri, organizado pela Fundação Ulysses Guimarães.

PMDB de oposição inicia caravanas no Piauí

Liderada pelo ex-ministro João Henrique Sousa, a ala peemedebista contrária ao governo do Estado e a possível acordo com o PT em 2018, realiza o primeiro evento político da caravana Piauí em Movimento neste domingo, 15, em Piripiri, região norte. O ponto alto do encontro será a palestra do ex-ministro, que terá como tema "O Brasil atual e o Piaui que você quer". João Henrique, que é vice-presidente do PMDB piauiense e presidente da Fundação Ulysses Guimarães no  Estado, é pré-candidato a governador e promete realizar encontros nos principais municípios. 

Indicado de Júlio César dirige subsidiária dos Correios

O advogado José Alécio Dias preside a estatal Correios PAR, subsidiária da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), que trata de prospecção de negócios e oportunidades de desenvolvimento.  O dirigente foi indicado pelo deputado federal Júlio César Lima (PSD).  Recentemente o deputado federal Heráclito Fortes (PSB) emplacou o advogado Eduardo Pereira Filho numa vice-presidência do Banco do Brasil. Na bancada federal piauiense aliada ao governo, o senador Ciro Nogueira (PP) é o mais influente na ocupação de espaços administrativos em Brasilia, com dois ministérios (Saúde e Agricultura), presidência da Caixa Econômica  e uma diretoria na Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba). 

Assembleia define programação de abertura do ano legislativo

Na Alepi, o ano legislativo começa no dia 02 de fevereiro, com desfile militar às nove horas em frente ao Palácio Petrônio Portela, sede do parlamento estadual. Às 11 horas será instalada a terceira sessão legislativa da décima oitava legislatura, com a tradicional leitura da mensagem anual do governador do Estado.  Wellington Dias fará um balanço das ações govermentais no ano passado e apresenta o que foi projetado para 2017. Pelo quadro de dificuldades financeiras, o governador deve anunciar medidas de aperto fiscal para manter o Estado em condições de governabilidade, controlando despesas e buscar  investimentos em setores essenciais, como educação, saúde, segurança e infraestrutura. 

Marden Menezes convida Geraldo Alckmin para visitar o Piauí

O presidente estadual do PSDB, deputado estadual Marden Menezes, está em São Paulo, onde participou de uma reunião com o diretório nacional do partido. Marden conversou com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.  Foram debatidos essencialmente temas  políticos. "Tratamos de vários assuntos, entre eles o próprio partido, política nacional, da ajuda que São Paulo está dando aos estados do Nordeste para minimizar a estiagem; e ainda sobre perspectivas para o Piauí", afirmou Marden, que convidou  convidou o governador para visitar o Piauí. Alckimin deverá agendar sua visita nos próximos meses ao Estado. Alckmin, que é presidenciável em 2018, esteve em Teresina na campanha eleitoral de 2006, quando disputou a presidência com o petista Lula.

PDT e PR declaram apoio à reeleição de Wellington Dias

Os dois partidos decidiram formar uma coalizão política e já anunciaram estratégia majoritária para 2018. Apoiam a reeleição do governador, mas não abrem mão de protagonismo na decisão da chapa majoritária. O acerto político, após consultas às bases partidárias, foi anunciado pelos presidentes do PR, Fábio Xavier, e do PDT, Flávio Nogueira. Para as duas siglas, das quatro candidaturas majoritárias para o pleito de 2018, governador, vice e dois senadores, apenas a do chefe do Executivo estadual está fechada. E PR e PDT querem participar das definições.

Prefeitos pedem socorro ao Tribunal de Contas

Os novos gestores de Nazária, Osvaldo Bomfim (PT), e de Monsenhor Gil, João Luis (PSD), foram ao Tribunal de Contas do Estado em busca de informações e apoio sobre ações como decretos de emergência e capacitação de assessores para gestão municipal. Os prefeitos mostraram ao presidente do Tribunal de Contas, Olavo Rebelo, quadros de extrema dificuldade nos dois municípios e formalizaram pedidos de socorro.

Prefeita propõe criação de sete secretarias

A prefeita Ceiça Dias (PTC) convocou a Câmara Municipal de Valença do Piauí para votar e aprovar um pacote de reforma administrativo que prevê criação de sete secretarias: Turismo, Esportes, Meio Ambiente, Relações Institucionais, Desenvolvimento Rural, Comunicação e Planejamento. Cria ainda a PGM(Procuradoria Geral do Município). Mas a oposição, com apenas dois vereadores: Iris Moreira(PP) e Rubens Alencar(PMDB), conseguiu fazer com que o presidente da Câmara, Nonato Soares(PSDB) encerrasse a sessão sem que o projeto fosse votado em plenário. Dentre as incoerências, num dos artigos a referência é feita não ao município de Valença do Piauí e sim de Cachoeirinha, em outro Estado. E num momento em que as prefeituras cortam despesas, não é oportuno um projeto ampliando a estrutura administrativa municipal. Na segunda semana de mandato, a nova prefeita já enfrenta a primeira crise na gestão  de Valença do Piauí.

Firmino define novo formato para Eturb

De um órgão prestes a desaparecer na estrutura administrativa de Teresina a instituição com missão desafiadora na cidade. O prefeito Firmino Filho decidiu atribuir à Eturb (Empresa Teresinense de Urbanismo) o papel de revitalizar o centro da capital. O novo presidente, vereador Levino de Jesus (PRB), já conversou com o prefeito sobre a missão da instituição e destaca comércio ambulante, Shopping da Cidade,  lojistas, serviços públicos, cultura e lazer como frentes de atuação. A situação dos imóveis antigos também preocupa a prefeitura e foi incluída como meta da Eturb.

Joel Rodrigues denuncia caos em Floriano

Foi o resultado do primeiro encontro do novo prefeito com a equipe administrativa. Nos relatórios de cada pasta, informações reveladoras da grave situação do município. Há pendências em contas bancárias e pagamento da folha de dezembro. Joel Rodrigues pediu compreensão dos servidores e priorizou serviços básicos como limpeza pública e funcionamento de escolas e hospitais.

Posts anteriores