Cidadeverde.com

Pré-candidato à Câmara Federal, Marcos Vinicius reforça adesões

O petecista amplia base de apoio na capital. Na Câmara Municipal, Marcos Vinicius, atual coordenador de Modernização do governo e pré-candidato a deputado federal, já com apoio de vereadores em diversos partidos. Jeová Alencar (PSDB), Gustavo Gayoso (PTC), Gustavo Carvalho (PEN), Fábio Dourado (PEN), Venâncio Cardoso (Progressistas) e Joaquim do Arroz (PRP) formam bancada que votará em Marcos Vinicius.

Luciano Nunes busca apoio do PPS

O encontro ocorreu nesta segunda-feira, 22, em Teresina. Pré-candidato ao governo pelo PSDB, o deputado estadual Luciano Nunes conversou com Celso Henrique e Mário Rogério, dirigentes do PPS no Piauí. Luciano intensifica agenda de encontros com lideranças e dirigentes de partidos de oposição ao governo. PPS e PSDB atuam no mesmo campo no Estado e no país, condição que pode favorecer aliança política na eleição majoritária piauiense.
 

Governistas defendem MDB, Progressistas e PTB na chapa de Wellington Dias

E segundo informações de bastidores, o próprio governador já está em campo trabalhando para viabilizar a composição da chapa majoritária junto à base aliada. Nessa lógica, a chapa teria a seguinte composição:
Governador - Wellington Dias (PT)
Vice - Themístocles Filho (MDB)
Senador - Ciro Nogueira (Progressistas)
Senador - João Vicente Claudino (PTB)
Problemas:

1 - PT e Progressistas resistem, pois lutam por duas indicações na chapa governista;

2- João Vicente, ainda sem filiação partidária, tem revelado perfil de oposição;

3-  PSD e PDT também reivindicam presença na chapa majoritária, de preferência com candidatos ao senado;

4- Ex-ministro João Henrique, pré-candidato a governador, trabalha para levar o MDB para a oposição.

 

Dr. Pessoa reforça pré-campanha em Teresina

Pré-candidato declarado a governador, o deputado estadual Dr. Pessoa (PSD) participou no final de semana de caminhada e café da-manhã no bairro Dirceu Arcoverde, zona sudeste da capital. Participaram da atividade integrantes do novo PSL, Fábio Sérvio e major Diego, que estavam no PEN/Patriotas, mas acompanharam a opção partidária do presidenciável Jair Bolsonaro. Dr. Pessoa também foi convidado para se filiar ao PSL, porém deve migrar para a Rede Sustentabilidade. O pré-candidato ao governo do Estado prepara agenda de viagens ao interior para intensificar entendimentos com lideranças políticas e dar visibilidade ao seu projeto de candidatura majoritária. 

PCdoB reafirma apoio à reeleição de Wellington Dias

Reunida no final de semana, a executiva estadual do PCdoB discutiu as linhas básicas da estratégia eleitoral  da legenda. No plano majoritário, os comunistas apoiarão a reeleição do governador Wellington Dias e restabelecem aliança histórica com o PT. Já na eleição proporcional, o PCdoB confirmou a pré-candidatura da presidente da Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura), Elisângela Moura, à deputada estadual. Para a Câmara Federal, o partido segue investindo no projeto de candidatura do ex-deputado Osmar Júnior, mas ainda não bateu o martelo.
 

Piauienses acompanharão julgamento de Lula em Porto Alegre

Delegação de 58 militantes e líderes de movimentos sociais que atuam no Piauí embarcaram na noite de sábado, 20, para Porto Alegre, onde acompanharão, no dia 24,  julgamento do recurso do ex-presidente Lula no Tribunal Regional Federal  contra condenação decidida no ano passado em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro. A comitiva piauiense reforçará o movimento que defende o direito de Lula voltar a disputar a presidência da República este ano. O julgamento em Porto Alegre promete definir rumos da sucessão presidencial.

PTC filia professora para disputar vaga na Assembleia Legislativa

O deputado estadual Evaldo Gomes, presidente do PTC no Piauí, confirmou filiação da professora Angelita Fontenele, que atua na rede de ensino  da capital e integra o Conselho Municipal de Mulheres de Teresina. A nova filiada, que também é advogada, será candidata a deputada estadual pelo PTC. Evaldo Gomes promete mais filiações até o final de março. "Nosso partido estimula a presença da mulher na política e a professora Angelita será destaque na campanha eleitoral", afirma Evaldo Gomes.

João Henrique conversa com dirigentes do PPS

O presidente nacional do Sesi (Serviço Social da Indústria), ex-ministro João Henrique  Sousa (MDB), recebeu  o presidente regional do PPS no Piauí, Celso Henrique, e o vice-presidente do partido, radialista Mário Rogério. Conversaram sobre o cenário político e as eleições de outubro próximo no Estado. João Henrique disse que vem conversando com as lideranças políticas dos partidos da oposição, buscando definir candidaturas alternativas para governador. Vice-presidente regional do MDB no Piauí, João Henrique defende a candidatura própria do partido ao Governo do Estado.

Governador mantém parcerias com PRB

A situação do partido na base governista é incerta em razão de provável filiação do deputado federal oposicionista Rodrigo Martins (PSB). Mesmo assim, o governador Wellington Dias investe na permanência do PRB em sua base aliada. O caso mais recente foi liberação de recursos, a pedido do deputado deputado estadual Gessivaldo Isaias, presidente da sigla no Piauí, destinados a pavimentação no município de Brasileira,  região do norte. Reforçaram o pedido o vereador Leandro Maria, o presidente municipal do PRB, Charles Silva, e o vice-presidente estadual da legenda,Leôndidas Júnior.  Para lideranças do PRB em Brasileira, a liberação dos recursos sinaliza para a permanência do partido na base governista.
 

Jurista analisa julgamento de Lula

Mesmo se condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), na próxima quarta-feira ,24, o ex-presidente Lula poderá se candidatar nas eleições deste ano. É como avalia o advogado eleitoral Wildson Oliveira, que atua em eleições no Piauí há mais de 10 anos. É que apenas o Tribunal Superior Eleitoral pode analisar as condições de elegibilidade e permitir ou não a possível candidatura de Lula. E mesmo que Lula seja condenado em segunda instância, ainda cabe recurso junto ao Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal.

Posts anteriores