Cidadeverde.com

Wellington Dias reformará base aliada

As eleições municipais serão a principal referência para o realinhamento de forças da base governista. O governador Wellington Dias já deflagrou as tratativas para formação de seu novo bloco aliado. PMDB, PC do B, PSB e mais espaços para o PDT estão na agenda política do governador. As primeiras mudanças com repercussão na equipe de governo devem ocorrer antes do pleito municipal.

Políticos na Expoeiras

A exposição agropecuária de Oeiras superou expectativas em negócios e qualidade dos animais expostos durante a mostra. Este ano, pela primeira vez na primeira capital, foram realizados duas competições de padrão racial que envolveu toda a região nordeste. Na foto, criadores e políticos no encerramento dos julgamentos de caprinos da boer e oovinos dopper, com presenças do prefeito, Lukano Sá (PP) e do deputado estadual Luciano Nunes (PSDB).

Após consulta jurídica, Lukano Sá desiste da reeleição

O prefeito de Oeiras, Lukano Sá (PP), fez consulta jurídica e concluiu que eventual candidatura à reeleição teria dificuldade de sustentação legal. Com isso, o PP de Oeiras já tem um plano B para continuar na prefeitura da primeira capital. O nome mais comentado é o do empresário e engenheiro agrônomo José Raimundo, sobrinho do ex-prefeito B Sá. O possível candidato também unifica o tradicional grupo Boca Preta, com presenças do ex-governador Wilson Martins (PSB) e do deputado estadual Luciano Nunes (PSDB). O esforço agora é atrair o PT, com o governador Wellington Dias e o deputado federal Assis Carvalho, e isolar os tupamaros, liderados pelo PMDB e família Tapety. 

PPS de Teresina prefere aliança com Firmino

Na conversa com o presidente estadual do PPS, ex-governador zé Filho, o pré-candidato a prefeito pelo PSD, Dr. Pessoa, chegou a oferecer a indicação de vice em sua chapa. Mas, se depender da maioria dos postulantes ao cargo de vereador pelo PPS, a aliança será com o prefeito Firmino Filho. Por isso, o ex-governador prefere aguardar mais tempo para decidir o rumo do partido na eleição de Teresina.

PSC disputará prefeitura de Oeiras

Segundo o secretário geral do PSC no Estado, Gustavo Henrique, o pré-candidato do partido a prefeito de Oeiras é Alex da Silveira Amorim. A sigla também prepara chapa para disputar mandatos na Câmara Municipal. Na foto, Gustavo Henrique ao lado de José Roberto e Alex Amorim, que representam o PSC na primeira capital.

PSDB e PT discutem aliança em Floriano

Tucanos e petistas promovem movimentada reunião política em Floriano, sul do Piauí. No encontro, presenças dos pré-candidatos a prefeito Enéas Maia (PSDB) e André Melo (PT). Lideranças políticas  informam que um possível acordo envolvendo PT e PSDB na eleição de prefeito em Floriano foi tema discutido no encontro. Do outro lado, o pré-candidato Joel Rodrigues (PP) também investe no apoio dos petistas em Floriano.

Pré-candidato a vereador fortalece base de apoio

O advogado Alberto Monteiro (PSC), pré-candidato a vereador de Teresina, conquistou adesões das lideranças Jobson Oliveira (Solidariedade), Bispo Chagas Fortes (PSC) e Djan Moreira (PSC). O pré-candidato anuncia base forte para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Teresina.

Hugo Napoleão na lista de testemunhas de Gim Argelo

O ex-senador Gim Argelo (PTB-DF), preso na Operação Lava Jato acusado de favorecer empreiteiros em CPI's no Congresso Nacional, já listou suas testemunhas na  defesa da ação judicial em que é réu. São senadores, deputados federais e ex-parlamentares de vários partidos. O ex-deputado federal Hugo Napoleão (PSD) está na relação de testemunhas de defesa de Gim Argelo. 

Governador visita adversário em Pedro II

O município é administrado por uma petista, a prefeita Neuma Café, mas o governador mantém seu estilo político e faz questão de prestigiar até mesmo lideranças de partidos adversários em Pedro II e no Estado. Welington Dias fez uma visita de cortesia ao deputado estadual Wilson Brandão (PSB) e esposa, Betinha Brandão, pré-candidato à vice-prefeita pela oposição no município. Na comitiva do governador, os deputados Nerinho (PTB) e Flávio Júnior (PDT), o senador Elmano Férrer (PTB) e o prefeito de Piripiri, Odival Andrade (PSB). O encontro na casa de Wilsom Brandão, mesmo informal, também alimenta informações de bastidores que sinalizam interesse do governador de atrair o PSB para sua base aliada. O deputado presenteou os visitantes com exemplares da edição atualizada do seu livro sobre mitos e legendas da política piauiense, que trata com detalhes das disputas pelo poder no Estados desde meados do século passado. 

Diretor da Adapi deixa cargo na próxima semana

O diretor geral da Adapi (Agência de Defesa Agropecuária do Piauí), Atoniel Silva, já encaminhou ao Palácio de Karnak pedido de exoneração do cargo. O motivo é o necessário afastamento imposto pela legislação para quem pretende disputar cargo eletivo no pleito municipal do dia 02 de outubro. O gestor será candidato a prefeito de Caridade, município localizado no semiárido piauiense. Com aval do PSD, o nome do substituto foi apresentado ao governador Wellington Dias, que conversou esta semana, em Brasília, com o deputado federal Júlio César Lima, presidente da legenda no Piauí. O  passo seguinte  será um encontro com o deputado estadual Georgiano Neto, responsável pela indicação do cargo. A próxima semana confirmará a permanência ou não do PSD  no governo do Estado.  O PSD também é responsável pela indicação da coordenadoria de Desenvolvimento Social e Lazer, dirigida por Simone Pereira.

Posts anteriores