Cidadeverde.com

"Decisão política para 2018 só em março", afirma João Vicente

O ex-senador João Vicente Claudino tem sido bastante assediado por lideranças governistas e de oposição. O PTB aposta na volta do ex-senador à legenda e numa candidatura majoritária na chapa do governador Wellington Dias. A oposição também se movimenta a acredita que o caminho de João Vicente será contrário ao bloco governista. Lideranças do PTB trabalham na reaproximação de João Vicente e Wellington Dias. Porém, o ex-senador informou à coluna que sua decisão ficará para o final de março de 2018. E serão três: filiação partidária, candidatura majoritária e aliança política (oposição ou situação).

Wellington Dias na pré-campanha de Lula

O governador piauiense é um dos líderes da pré-campanha de Luis Inácio Lula da Silva à presidência da República. Wellington Dias participou, em Salvador, do início de maratona de viagens de Lula pelo Nordeste. Na primeira semana de setembro, o ex-presidente visita Teresina e municípios do interior do Estado. A agenda de Lula no Piauí está sendo preparada com influência de direta do governador Wellington Dias, que em Salvador, participou de caminhada ao lado de Lula e de lideranças petistas da região.

Título de cidadania teresinense para Dória será reapresentado

O vereador Luiz André (PSL) já conseguiu as 15 assinaturas de parlamentares necessárias, segundo o regimento interno da Câmara Municipal de Teresina, para reapresentação do requerimento que concede título de cidadania ao prefeito de São Paulo, João Dória Júnior (PSDB). A rejeição do requerimento na sessão de terça-feira, 15, não foi digerida pelo prefeito Firmino Filho, que orientou sua base de sustentação esforço para aprovar o título ao gestor paulistano. "Regimentalmente é possivel a reapresentação e nosso esforço será no sentido de corrigir a descortesia da rejeição do título para o prefeito João Dória", afirmou Luiz André. A nova votação poderá ocorrer já na próxima semana com amplas chances de aprovação.

PP quer filiar Zé Filho e Juliana Moraes Souza

Os convites foram feitos pelo senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP. O ex-governador Zé Filho, atualmente sem partido, promete decidir seu futuro partidário após definições da reforma política que tramita na Câmara Federal. Já a deputada estadual Juliana Moraes Souza é da ala oposicionista do PMDB. Zé Filho será candidato a deputado estadual em 2018. Os convites de Ciro Nogueira balançaram Zé Filho e Juliana. A dúvida é saber como serão digeridos pelo prefeito de Parnaiba, Mão Santa, aliado dos dois e adversário de Ciro. 

Partidos reagem ao "distritão"

A comissão especial da Reforma Política já encaminhou ao plenário da Câmara Federal o relatório do deputado Vicente Cândido (PT-SP), propondo mudanças no sistema eleitoral brasileiro. A mais polêmica é o sistema de votação em pleitos para deputados e vereadores. Saí o proporcional, onde é respeitada a votação dos partidos, e entra o majoritário, em que os mais votados nominalmente são os eleitos. Partidos reagem e prometem barrar o distritão no plenário. Uma frente nacional está sendo formada. No Piauí, representantes de dez partidos,  PPS, PSL, PSDC, PCdoB,PSC,PRP,PPL,PEN,PTC e PV participaram do primeiro encontro para formação da frente contra o distritão no Estado.

A reação a João Dória na Câmara Municipal de Teresina

Enzo Samuel - vereador PCdoB

O título de cidadania ao prefeito de São Paulo proposto pelo vereador Luiz André (PSL) foi derrotado pela oposição e apoio decisivo de parlamentares aliados ao Palácio da Cidade. Só a oposição não derrotaria a proposta no plenário da Câmara Municipal de Teresina.  Segundo o vereador  Enzo Samuel (PCdoB), João Dória (PSDB), além de não ter serviços prestados em Teresina, representa o lado sombrio da política. "Ele representa o ódio e não merece o título de cidadão teresinense, já que contribui para este momento tão conturbado da política", afirma Enzo Samuel.  Em nota, a Juventude do PSDB do Piauí agradeceu aos 17 vereadores que votaram a favor do título  e defendeu o tucano João Dória: "Em momento de crise, Dória tem se mostrado um inovador, revolucionando o modelo de se fazer gestão pública."

Mudança na Saúde

O médico Alderico Tavares, que exercia o cargo de diretor de descentralização e organização hospitalar na secretaria de Saúde do Estado, assumiu outra missão na pasta. É o novo superindentende da Sesapi, função antes exercida pelo coronel PM Gerardo Rebelo. Na foto, Alderico Tavares, que é esposo da deputada estadual Janainna Marques (PTB), secretária de Infraestrutura do Estado, Eliane Moura, vereadora em Monsenhor Gil, e Francisco Macedo, diretor da Maternidade Dona Evangelina Rosa.  

Gessivaldo Isaias reafirma convite para filiar Fábio Abreu ao PRB

PRB ou PR? Qual será o destino partidário do secretário de Segurança do Estado, deputado federal Fábio Abreu? Nesta terça-feira, 15, o deputado estadual Gessivaldo Isaias, presidente do PRB no Piauí, reafirmou convite oficial para filiação de Fábio Abreu à sigla. Já o deputado estadual Fábio Xavier, presidente do PR, confirma entendimentos avançados para filiar o secretário. Fábio Abreu assegura que deixará o PTB, mas só decide filiação partidária após aprovação da reforma política na Câmara Federal.

Ciro promove café político em Parnaíba

O senador Ciro Nogueira (PP) reuniu lideranças políticas governistas e de oposição, de vários partidos, num movimentado café da manhã em Parnaíba. Destaques para presenças do ex-governador Zé Filho, sem partido, e a deputada estadual Juliana Moraes Souza, da ala oposicionista do PMDB. Prefeitos e vereadores de vários municípios da região norte participaram do encontro com Ciro Nogueira.

O evento discutiu demandas para os municípios da região e foi também uma espécie de prestação de contas das ações do senador piauiense em recursos destinados ao norte do Estado. Foi também evento político, que mostrou força e prestígio de Ciro Nogueira.

Também participaram do café da manhã político em Parnaíba a vice-governadora Margarete Coelho, os deputados Júlio Arcoverde, presidente do PP no Piauí, José Hamilton (PTB) e o secretário de Saúde do Estado, Florentino Neto (PT).  Foi um evento político e supra partidário.

Quem disse que Ciro é rejeitado no PT?

O senador e presidente nacional do PP mantém estreita relação política com o governador Wellington Dias. São aliados de chapa majoritária governista para 2018. E o ambiente de paz com os petistas começa a ser ampliado. O senador Ciro Nogueira e o deputado estadual petista Francisco Limma, atual secretário de Desenvolvimento Rural, conversaram bastante durante a inaguração da ponte do meio. Lado a lado, Ciro e Limma caminharam sob escaldante sol  e asfalto quente em conversa fraterna, bem no estilo aliados firmes. A foto sugere sólida relação PT/PP na política estadual.

Posts anteriores