Cidadeverde.com

Themístocles inicia nova estratégia para emplacar vice

O presidente da Assembleia Legislativa entra em campo e intensifica entendimentos com lideranças políticas sobre cenários para 2018. Themístocles Filho é o indicado pelo PMDB para ser o candidato a vice-governador na chapa do governador Wellington Dias. Para viabilizar a candidatura, Themístocles inicia nova estratégia e investe em apoios dentro e fora do PMDB. Já conversou com lideranças petistas e o mais recente encontro atraiu o senador Elmano Férrer (PMDB), os deputados Dr. Pessoa (PSD) e Antônio Félix (PSD), e o seu mais novo aliado, vereador Jeová Alencar (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Teresina. Novos encontros políticos estão sendo agendados por Themístocles Filho

Oposição defende candidatura de João Vicente

No dia seguinte ao ato político do PTB que filiou lideranças empresariais, o ex-senador João Vicente Claudino, que ainda não assinou ficha de filiação ao partido, já recebeu visitas de lideranças oposicionistas com manifestações de apoio à possível candidatura do empresário ao governo do Estado em 2018. O ex-governado Wilson Martins, presidente do PSB no Piauí, e o deputado estadual Robert Rios (PDT) conversaram com João Vicente e reafirmaram interesse e adesão à candidatura do ex-senador. Até coligações e nomes para chapa majoritária foram tratados no encontro na residência de João Vicente. A hashtag #nomelimpoehonrado foi criada para divulgar a pré-candidatura de João Vicente em redes sociais.

João Henrique conversa com peemedebistas no sul do Piauí

O ex-ministro e vice-presidente do diretório estadual do PMDB encerra a programação deste ano  de encontros com lideranças do partido no interior nos municípios de Bom Jesus e Corrente, sul do Piauí. Serão conversas com delegados e dirigentes do PMDB sobre a disputa eleitoral de 2018 para o governo do Estado. João Henrique trabalha para aprovar na convenção de julho do próximo ano a tese da candidatura própria da legenda ao Palácio de Karnak e intensifica entendimentos em busca de apoio político. Para 2018, o pré-candidado peemedebista promete seguir a programação de encontros e nova estratégia para convencer delegados do partido.

Grandes partidos contra coligação de emergentes, alerta Podemos

O principal alvo das grandes legendas é a coligação bem encaminhada que reúne PTC, PR, PCdoB e Podemos. Dirigentes e lideranças do Podemos afirmam que os grandes partidos do bloco governista ainda não digeriram a aliança proporcional para concorrrer a vagas na Assembleia  Legislativa e Câmara Federal. Essas siglas querem todos os governistas numa única chapa em todos os níveis. A aliança dos emergentes planeja eleger de três a quatro deputados estaduais e dois federais.

Podemos decide antecipar apoio na eleição para o governo

O partido não vai esperar a convenção de julho para bater o martelo em relação ao candidato que apoiará no pleito para o governo do Estado. Segundo o deputado federal Silas Freire, presidente da sigla no Piauí, a decisão antecipada dará garantias políticas aos integrantes do partido antes do prazo legal para filiações, no final de março.  Hoje o Podemos compõe a base aliada ao governador Wellington Dias (PT) e pela declaração de Silas Freire, a confirmação do apoio à reeleição do gestor petista ainda depende de manifestação do partido, portanto, ainda não é prego batido e ponta virada. De acordo com Silas, o Podemos também fez convite para filiação de André Baia, liderança empresarial com perfil oposicionista. Assim, ele pode esperar até fevereiro e aguardar o rumo do Podemos na eleição estadual.

João Vicente promete PTB unido em 2018

No ato de filiações ao PTB, o ex-senador João Vicente Claudino reafirmou que só pretende retornar formalmente à sigla em março de 2018. Porém, o ex-senador, já atua na sigla, é reconhecido como principal liderança. Sobre planos eleitorais para o próximo ano, João Vicente descarta candidaturas ao Senado e  à vice-governadoria; sugere caminho pela oposição, mesmo com  boa parte do PTB na base aliada ao governador Wellington Dias.  Segundo João Vicente, o PTB estará  unido em 2018, qualquer que seja a decisão a ser tomada em relação ao pleito majoritário.

Para Firmino, tucanos sofrem de TPE

O prefeito da capital tem sido pressionado por lideranças do PSDB que defendem candidatura do partido ao governo do Estado em 2018. E o nome de consenso, mais comentado e defendido é o de Firmino Filho, que prefere postergar decisão sobre o assunto. Para líderes tucanos, a indefinição do prefeito já compromete até mesmo a sobrevivência do PSDB no Estado. Mas Firmino acalma o ninho e diz que o partido não pode sofrer de TPE (Tensão Pré-Eleitoral).

PSDB quer filiar André Baia

O empresário e presidente do Sinduscon (Sindicado da Construção Civil) está na mira dos tucanos piauienses. E o convite para filiação de André Baia partiu do prefeito da capital, Firmino Filho. No PSDB, o empresário será opção de candidatura majoritária em 2018. PSB e PTB também ofereceram legenda para filiação do líder empresarial.

Enzo Samuel propõe transparência nas planilhas dos transportes coletivos

O vereador apresentou projeto de lei na Câmara Municipal de Teresina com medidas que facilitam a participação popular no acompanhamento dos critérios que estabelecem a elaboração das planilhas de custos dos transportes coletivos. Os levantamentos  resultam na definição da tarifa do setor. "Sempre defendemos a transparência na elaboração das planilhas e agora queremos garantir presença popular em forma de lei", lembra Enzo Samuel (PCdoB).

Prêmio Direitos Humanos

A senadora Regina Sousa, a promotora de justiça aposentada Leida Maria Diniz e o secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, deputado Zé Santana, foram  homenageados com o prêmio de Direitos Humanos. A premiação é destinada às pessoas que se destacaram no ano de 2017 na garantia de direitos humanos das populações assistidas pela Diretoria de Direitos Humanos da Sasc: população Negra, LGBT, comunidades tradicionais, pessoas atingidas pela hanseníase e  em situação de trabalho escravo. O prêmio foi concedido nesta quinta-feira(07), durante  o Seminário Estadual de Direitos Humanos realizado pela Sasc. 

 

Posts anteriores