Cidadeverde.com

Ministro acompanha filiações do PP no Piauí

Além da agenda administrativa, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, cumpre pauta política no Piauí. 

Nesta noite ele viaja até o município de Altos junto com o senador Ciro Nogueira para participar da solenidade de filiação da prefeita Patricia Leal ao PP.

No sábado ele segue para Picos, onde o ex-prefeito Gil Paraibano também assina sua filiação na legenda.

Na tarde do mesmo dia, o grupo vai até Oeiras para a filiação do prefeito Lukano Sá.

Rejane Dias e Fábio Abreu retornarão à Câmara Federal

O motivo do retorno é técnico e ocorrerá na próxima semana. Fábrio Abreu (PTB) e Rejane Dias (PT) precisam reassumir mandatos na Câmara Federal para garantir suas emendas ao Orçamento Geral da União. Assim, Silas Freire (PR) e Mainha (Solidariedade) voltam à condição de suplentes. Nos bastidores, porém, há razões políticas envolvidas nas mudanças da bancada piauiense na Câmara Federal.  A delegada Eugênia Villa assume interinamente a secretaria de Segurança e Hélder Jacobina ficará na Educação até a volta e Rejane Dias.

A exoneração de Rejane Dias e Fábio Abreu já foram publicadas no Diário Oficial do Piauí desta quinta-feira (3), bem como as nomeações de seus dois substitutos. 
 

Assis Carvalho de licença médica

Dores no peito levaram o deputado federal Assis Carvalho (PT) ao Instituto do Coração, em São Paulo, no inicio da semana, para  procedimento de colocação de três stents, próteses usadas para desobstrução de artérias cardiácas. A equipe médica recomendou um mês de repouso ao deputado petista. Já em Teresina, Assis Carvalho passa bem e confirmou retorno às atividades políticas em agosto, após o recesso parlamentar. O deputado já foi submetido ao mesmo procedimento no ano passado.
 

Pronatec e EJA

O Piauí vai contar com 20 mil novas vagas do Programa Nacinal de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e 11 mil vagas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).  A garantia foi dada pelo secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa.

Pro bono

Norberto Campelo foi convidado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) para ministrar palestra no evento “Advocacia pro bono no Brasil e no mundo: desafios e perspectivas”, nesta sexta-feira (03), em São Paulo. Na ocasião, o advogado falará sobre os rumos da advocacia pro bono no Brasil, perspectivas de regulação e políticas públicas. Pro bono significa advogacia para o bem.

 

IPVA prorrogado

Os contribuintes que possuem veículos de placas com terminação 6 tinham até o dia 30 de junho para pagar a cota única ou a 1ª parcela do IPVA. Proprietários de veículos com placa final 4 e 5, que parcelaram o pagamento do IPVA 2015, também serão beneficiados com a prorrogação.

Agenda Nordeste 2022

O secretário municipal de Planejamento de Teresina, Washington Bonfim, participou  como debatedor da mesa de debates Agenda Nordeste 2022, durante o seminário Federalismo, Desenvolvimento e Planejamento Regional, no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí.

A mesa teve como expositora Tânia Bacelar de Araújo, doutora em Economia (Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne), que apresentou dados sobre o desenvolvimento econômico do Brasil e do Nordeste entre os anos 2000 e 2010, e os desafios e projeções para o Nordeste até o ano de 2022.

 

Acordo na Segurança

De acordo com documento assinado pelo secretário de Segurança Pública, capitão Fábio Abreu, o Governo Wellington Dias pagará diárias de R$ 120 a agentes, peritos e escrivães da Polícia Civil do Piauí. Atualmente, o valor pago é de R$ 75. O termo foi firmado durante audiência de conciliação no auditório do Tribunal de Justiça, nesta quarta-feira (1º), quando também foi acordado que será encaminhada a proposta de nomeação escalonada para agentes e escrivães, aprovados em concurso de 2012.

Novas vagas na Casa de Custódia

A Secretaria Estadual de Justiça está avançando nas obras da Casa de Custódia. Os dois novos pavilhões, que vão possibilitar a abertura de 160 vagas, serão concluídos em setembro deste ano. “Mais de 30 pedreiros estão trabalhando na obra e o Governo do Estado já garantiu a liberação dos recursos para finalizar a construção e possibilitar a abertura de mais vagas no sistema prisional do Piauí”, informa Daniel Oliveira, secretário de Justiça.

Marllos articula candidatura em Esperantina

O ex-deputado federal Marllos Sampaio (PMDB) tem aproveitado suas folgas na Delegacia Regional de Valença para visitar a cidade de Esperantina e participar de eventos com lideranças políticas e a população. O delegado assume este mês a presidência do Diretório Municipal do PMDB de Esperantina. Marllos participou de um encontro com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho, professores, lideranças políticas e a população.

“Esperantina é a terra onde fui criado, tenho muitos amigos e o reconhecimento da população. Muitas emendas, que destinei durante o mandato de deputado federal, ainda estão em execução para o benefício dos esperantinenses. Minha aproximação com a população é algo natural, sempre fiz esse trabalho para ouvir as principais queixas e buscar soluções,” destacou Marllos.

Posts anteriores