Cidadeverde.com

Fórum de Altos é arrombado pela terceira vez em dois meses

Bandidos arrombam fórum de Altos na madrugada desta segunda-feira (22). Segundo informações da polícia, os criminosos utilizaram uma escada e entraram no imóvel pelo teto.

 

Rayldo Pereira/CidadeVerde.com

 

A delegada Alexandra Santos, titular do distrito da cidade, informa que esta é a segunda vez em dez dias e a terceira em dois meses que o fórum é violado. “Desta vez, eles entraram apenas na secretaria e o que sabemos até agora é que não levaram nada de valor. Muitas vezes eles buscam armas, mas há muito tempo elas não ficam mais nesses locais com fóruns e delegacias”, explica. 

Santos acrescenta que o imóvel é antigo e não possui laje, o que facilita a entrada de criminosos e está cercado por terrenos baldios. 

A juíza Andrea Parente Lobão Veras diz que algumas medidas estão sendo tomadas para evitar novos arrombamentos, entre elas, a apreensão de armamentos anexados a processos só é feita após comunicação à Corregedoria Geral de Justiça, para que as armas não fiquem guardadas no local, que não possui vigilância. “É claro o interesse dos bandidos pelas armas, mas como há uma incidência grande de casos, este tipo de apreensão só é feita quando levada de imediato pela corregedoria. Nesse caso, os bandidos chegam a entrar, mas não levam nada porque não ficamos com armas”, afirmou. 

 

 

Segundo ela, foram enviadas solicitações de reforço da segurança à Corregedoria Geral de Justiça e à prefeitura. “Essa questão da segurança deve ser resolvida em breve e acredito que logo teremos vigilância”, completou. 

No local do assalto, os bandidos levaram uma pequena quantia em dinheiro que estava em gavetas de funcionários e deixaram uma faca. 

Na semana passada, foi arrombado o fórum da cidade de Alto Longá.

 

 

O Conselho Geral de Justiça divulgou uma nota sobre o caso:
 

Sobre a notícia "Fórum de Altos é arrombado pela terceira vez em dois meses", publicada nesta segunda-feira (22), neste portal, a Corregedoria Geral de Justiça informa que:

Em resposta ao Ofício nº 272, da magistrada Andrea Parente Lobão Veras, informando a ocorrência de reiterados arrombamentos sofridos pelo Fórum da Vara Única da comarca de Altos, a Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Piauí encaminhou pedido de providências à Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, sugerindo, por orientação da Assessoria Militar do TJ-PI, a instalação de postos de vigilância privada na comarca de Altos. 

A CGJ-PI, órgão fiscalizador da Justiça de primeiro grau de jurisdição, informa ainda não possuir atribuição para decidir sobre a instalação desse tipo de serviço. 

 

Carlos Lustosa Filho
Rayldo Pereira
redacao@cidadeverde.com