Cidadeverde.com

MPF requisita informações à Sejus sobre atraso no repasse da Cadeia Pública de Altos

O Ministério Público Federal no Estado do Piauí, por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, expediu o Ofício nº 645/2018/PR-PI-GABPR2, ao secretário de Justiça do Estado do Piauí, Daniel Oliveira, para que no prazo de 5 dias, sejam prestadas informações sobre o atraso no pagamento da contrapartida referente à 11ª parcela do Contrato de Repasse nº 0275109-07/2008 - Programa PRONASCI - CONSTRUCAO DA CADEIA PUBLICA DE ALTOS/PI, no valor de R$ 685.277,04 (seiscentos e oitenta e cinco mil, duzentos e setenta e sete reais e quatro centavos).

O procurador regional dos direitos do cidadão, Kelston Pinheiro Lages, informou ao Secretário de Justiça do Piauí que tramita na Procuradoria o Procedimento de Acompanhamento nº 1.00.000.002876/2017-91, instaurado com o objetivo de acompanhar a regularidade da aplicação dos recursos federais no sistema prisional do Estado do Piauí e que no curso da instrução do supracitado procedimento, por meio do ofício nº 2465/2018/GIGOVTE, a Gerência Executiva e Negocial de Governo da Caixa Econômica Federal prestou informações acerca do atraso do pagamento.

O PRDC destacou que, no bojo do Inquérito Civil nº 1.27.000.000576/2016-43, foi expedida a RECOMENDAÇÃO N° 06/2017/PRDC, mediante a qual recomendou que a SEJUS/PI, adotasse as providências para efetuar o imediato repasse de parcelas de contrapartida em atraso, naquela ocasião, e ainda, que se abstivesse de deixar de efetuar tal pagamento em dia, para que o andamento da respectiva obra não sofra solução de continuidade e que acerca desse fato, o Governador do Estado do Piauí e Secretário de Fazenda do Estado do Piauí foram devidamente cientificados do inteiro teor da recomendação.

Para o procurador da República Kelston Lages, “a conclusão da obra da Cadeia Pública de Altos é medida imperiosa e necessária, a fim de amenizar o estado caótico que vive o sistema prisional no estado do Piauí, levando à graves violações da Lei de Execução Penal e aos direitos humanos previstos em tratados internacionais, dos quais o Brasil é signatário, fatos estes atestados de forma recorrente, através de relatórios técnicos produzidos pelos órgãos de controle da Execução Penal”, enfatizou.

Diante do exposto e antes da adoção de eventuais providências legais, visando a instrução do procedimento, o Ministério Público Federal, pelo Procurador da República signatário, no exercício de suas funções institucionais e legais, amparado pelo teor do art. 8º, IV da Lei Complementar nº 75/93, requisita a Vossa Excelência que, no prazo de 5 (cinco) dias, sejam prestadas informações acerca do fato noticiado pela Caixa Econômica Federal, em especial, sobre as providências, até o presente momento, tomadas pela SEJUS/PI em relação ao pagamento da 11ª parcela de contrapartida do Contrato de Repasse nº 0275109-07/2008.

Fonte: MPF

Suspeito de assaltos é preso em flagrante com drogas em Altos

Foto: Polícia de Altos/Agente Henrique Araújo

Policiais civis e militares prenderam José Alexandre Gomes Alves, 20 anos, na casa de parentes, na localidade Poço dos Negros, na zona rural de Altos (a 40 km de Teresina). A prisão aconteceu na tarde desta sexta-feira(19).

Ele foi pego em flagrante com 16 trouxas de cocaína e 20 gramas de crack. De acordo com o agente da Polícia civil, Henrique Araújo, que trabalha n o 14º Distrito, Alexandre é suspeito de praticar vários assaltos na cidade. 

"Ele havia realizado uma onda de assalto na cidade de altos e desde então estamos na captura", afirmou o policial civil.

A prisão contou com a participação de militares da Força Tática de Altos e os agentes do 14º DP: Henrique, Randersom e Ruthenio.

O suspeito está recolhido em uma das celas do distrito da cidade.  


Caroline Oliveira
[email protected]

Acidente entre carro e caminhão na BR-343 deixa passageira presa às ferragens

Um acidente entre um caminhão e um carro de passeio deixou duas pessoas feridas e uma delas presa às ferragens na noite desta segunda-feira(24), em Altos (a 40 km de Teresina). 

A colisão traseira aconteceu por volta das 21h10 no km 316,8 da BR-343. 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo Fox de placa PIS-2224 bateu na traseira do caminhão MBenz LVI-8497 e o carro ficou embaixo da carreta. 

“Está sendo checado se o carro estava com velocidade alta para as condições da via, se o caminhão estava sem iluminação traseira e carro não teria percebido o caminhão, pois na hora também estava chovendo”, disse o PRF Adriano.

Os bombeiros foram acionados para ajudar a retirar a passageira das ferragens. O motorista, de iniciais F.L.L.J., teve lesões leves e a ela, M.J.M.L., lesões graves e foram encaminhados ao Hospital por uma ambulância do Samu. 

Caroline Oliveira
[email protected]

Homem morre atropelado e condutor do veículo se entrega à PRF

Um homem morreu após ser atropelado na BR-343, no km 308, no município de Altos (a 40 km de Teresina). O acidente aconteceu às 23h45 desta terça-feira(18). 

O condutor do veículo, um caminhão, se apresentou no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Teresina, afirmando que não parou no local porque ficou com medo de represálias.

A vítima de iniciais J.A.S, tinha 31 anos. A PRF esteve no local fez o controle do trráfego até o Insituto Médico Legal (IML) chegar para fazer a remoção do corpo.


Aguarde mais informações 


Caroline Oliveira
[email protected]

Multidão prestigia primeira noite de shows do Programa Saúde e Cidadania

Milhares de pessoas vibraram com os artistas na primeira noite de shows da 13ª edição do Programa Saúde e Cidadania, na cidade de Altos, no cruzamento da Rua São José com a Avenida 12 de Outubro, centro da cidade. A noite começou com o cantor seresteiro Kabral, seguido pelo sanfoneiro Alvino Luz e a banda Moleca Sem Vergonha, que animou o público até por volta da 4 horas da madrugada deste domingo (9).

O cantor Kabral, o Rei da Seresta, foi o primeiro a subir no palco para embalar o público com grandes sucessos: Nota 10, Propaganda, Falso Amor, entre outros. Depois, o sanfoneiro Alvino Luz, da cidade de Picos, botou o público para dançar com clássicos do forró pé-de-serra, do repertório de Luiz Gonzaga. Ele também mostrou músicas autorais, como Minha sanfona branca e Caramba coração.

Por volta de 1h30 da madrugada, subiu ao palco a banda Moleca Sem Vergonha, que embalou a multidão com grandes sucessos, como Lábios Divididos, O Relógio, Cara metade entre outros. O público, em vários momentos, cantou junto com a banda. 

“É maravilhoso sair de casa e dançar com uma música dessa qualidade. Tá valendo muito à pena, e olha que é a primeira vez que venho participar dos shows do Programa Saúde e Cidadania. Muito especial”, revelou a altoense Francisca Dias. 

A prefeita Patrícia Leal destaca que o evento tem o propósito de proporcionar dias produtivos e festivos para a população. “Por meio do programa Saúde e Cidadania, a gente cuida das pessoas, que fazem consultas, exames, são encaminhadas para especialistas. Também estimulamos a prática de esporte e proporcionamos momentos de grande alegria, com shows maravilhosos como esses”, frisa a prefeita.

Hoje, a programação da 13ª edição do Programa Saúde e Cidadania terá as seguintes atrações: Dayana Almeida, Samyra Show e Swing Malino.


[email protected]

Altos realiza 13ª edição do Programa Saúde e Cidadania neste final de semana

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, esteve hoje no Jornal do Piauí e destacou o bom resultado do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a 13ª edição do Programa Saúde e Cidadania, que acontecerá neste fim de semana. 

Patrícia Leal afirmou que a atividade oferecerá serviços gratuitos, e contará com competições esportivas e shows musicais. 

“Essa ação de saúde e cidadania já virou referência no município e é realizada periodicamente. E tem uma grande aceitação e participação da comunidade. Nós vamos fazer essa ação na Avenida 12 de Outubro e na Rua São José. Vai ser bem atrativa a ação e quero contar com a participação de toda a população de Altos”, comentou. 

Sobre o resultado do Ideb, a prefeita destacou o compromisso dos servidores da educação para melhor cada vez mais os índices no município que saiu de 4.6 em 2015 para 5.3 em 2017.  A meta já supera a estabelecida pelo Ministério da Educação, que é de 4,9 até 2021.  

A secretaria municipal de Educação, Marcia Beatriz, acompanhou a prefeitura na entrevista. Ela ressaltou que “o índice é o resultado de planejamento e ações”, como a capacitação continuada dos professores, com uma rede voltada para a leitura e escrita dos alunos, além da qualificação dos profissionais atuantes diretamente na Secretaria Municipal de Educação em Altos. 
Marcia Beatriz acrescentou que o bom índice é fruto de investimentos e ações anteriores e que permite o colhimento de resultados satisfatórios. 

Programação 

A programação será realizada nos dias 8 e 9 de setembro, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, a partir das 8h. Os shows musicais, com as bandas Moleca Sem Vergonha, Kabral, Swing Malino, Samyra Show e Dayana Almeida, acontecerão no cruzamento da Rua São José com a Avenida 12 de Outubro.

Prefeita de Altos, Patricia Leal

Serviços 

Dentre os serviços oferecidos no Programa Saúde e Cidadania estão consultas pediátrica, ginecológicas, cardiológicas, ortopédicas, cirurgia geral e clínicas com profissionais de saúde do município, além de encaminhamentos para especialistas e exames de ultrassom e raio-x; procedimentos como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B, aplicação de flúor, consultas com psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e palestras com dentistas.

Através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS I e II), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promoverá palestras; cadastro do Programa Bolsa Família; emissão gratuita de Carteira de Identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF); passe livre intermunicipal e interestadual para idosos e pessoas com deficiência; informações e encaminhamentos para o acesso ao Benefício de Prestação Continuada; serviços do CRAS; atendimento social e psicológico; visitas domiciliares; e oficinas socioeducativas para crianças e adolescentes.


Secretária municipal de Educação, Marcia Beatriz


Esporte

A programação esportiva contará com campeonatos de baralho, xadrez, dominó, dama, futsal, voleibol, futsal, handebol, jiu-jitsu e corrida. A Prefeitura premiará os melhores colocados em cada modalidade.

Shows

08.09 – Sábado

22h – Kabral
00h – Moleca Sem Vergonha

09.09 – Domingo

22h - Dayana Almeida
00h – Samyra Show 
02h - Swing Malino

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Altos realiza 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef

Foi realizado, nesta quinta-feira (30), o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição 2017/2020 no município de Altos. A cerimônia contou com a participação da prefeita Patrícia Leal; do promotor de Justiça da Comarca de Altos, Paulo Rubens Parente Rebouças; a articuladora municipal do Selo Unicef, Francisca Ribeiro, além de secretários municipais, vereadores e da população.

O 1º Fórum Comunitário é o espaço em que efetivamente a comunidade passa a ser parte do planejamento das ações relacionadas ao Selo UNICEF e contribui na busca por respostas que produzam impactos reais e positivos sobre a vida de crianças e adolescentes.

O objetivo do evento é construir, conjuntamente com a administração pública e a sociedade civil, um Plano de Ação para enfrentar os principais problemas do município, que deverá ser implementado pela gestão municipal ao longo dos quatro anos do ciclo do Selo UNICEF.

Durante o fórum, foram apresentados os 11 indicadores sociais que compõem a metodologia do Selo UNICEF. Baseado na realidade de cada setor, os indicadores foram trabalhados em oficinas e debates para elaborar as estratégias. Após apresentação em plenária, as discussões tidas durante o evento vão fundamentar um documento que servirá de base para o alcance das metas do selo no município.

 “A equipe gestora está unida, com ações interligadas em todas as áreas e Secretarias, para sistematizar e fortificar a proteção a crianças e adolescentes. Estamos trabalhando muito para conquistar esse reconhecimento tão importante”, frisa a prefeita de Altos, Patrícia Leal.

Fonte: Ascom

Jovens rendem vigia e trancam alunos e professores em escola

Uma escola no povoado Bom Gosto, na zona rural de Altos (a 40 km de Teresina), foi alvo de um arrastão realizado na tarde de ontem(28), por volta das 15h30. A Força Tática do 8º Batalhão foi acionada e encontrou professores e alunos trancados na escola. 

De acordo com os relatos, três suspeitos em uma motocicleta chegaram à escola, renderam o vigia e o motorista do ônibus escolar, levando alguns pertences dos mesmos e de um aluno. Eles teriam saído em direção ao povoado Santa Teresa, na zona rural de Teresina. 

“As guarnições se deslocaram para o povoado e no caminho, na localidade São João, fomos informados que os elementos teriam roubado uma motocicleta Titan, cor preta de um senhor e seguiram, em duas motocicletas, para o povoado Santa Teresa. Ao chegar no local, após colher informações com populares, fomos informados que os elementos teriam entrado em uma estrada vicinal em direção à localidade Mata Velha. Já  na estrada da Mata Velha, em um determinado momento, a guarnição visualizou três elementos em duas motocicletas vindo em sentido contrário”, informou o capitão Fernandes do 8º BPM. 

Fotos: PMPI

A polícia informou ainda que os suspeitos tentaram fugir ao perceberem a presença dos militares, mas caíram das motos e foram pegos. Entre eles, um adolescente de 16 anos e dois jovens identificados como Alisson Pereira da Silva, vulgo FonFon, 23 anos e Elton Jhow Carvalho da Silva, vulgo Piu-Piu de 18 anos. 

“Com os mesmos, encontramos a motocicleta roubada, celulares, carteira e uma arma de fogo calibre. 32 com seis munições intactas, além da motocicleta utilizada no assalto”, acrescentou o capitão da PM. 

Os suspeitos, as vítimas e produtos do roubo foram encaminhados para a Central de Flagrantes para a realização dos procedimentos legais.


Caroline Oliveira
[email protected] 

 

Prefeitura entrega nova ambulância para Hospital de Altos

O Instituto de Saúde José Gil Barbosa, o Hospital de Altos, recebeu, nesta sexta-feira (24), uma nova ambulância tipo A para atender as demandas do município. O veículo foi entregue à população pela prefeita Patrícia Leal e pelo secretário municipal de Saúde, Nerirrony Lacerda, durante a 12ª edição do Programa Ação Saúde e Cidadania, realizado no Colégio Municipal Alberto Silva, no bairro Bacurizeiro.

 “Além de ampla reforma e criação de novos espaços como o Centro de Reabilitação, nosso hospital recebeu uma série de novos equipamentos, além de especialidades médicas e outras conquistas. Essa ambulância chega para ampliar ainda mais todos os investimentos que vêm sendo feito em nossa gestão na área da saúde”, comenta Patrícia Leal.

 O secretário municipal de Saúde, Nerirrony Lacerda, destaca que “a ambulância foi adquirida com recursos de emenda parlamentar do senador Ciro Nogueira, com contrapartida do município e, sem dúvida, auxiliará bastante no transporte de pacientes para Teresina e em outras demandas locais”, conclui.

Fonte: Ascom

Altos realiza VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Com o tema "Proteção integral, diversidade e enfrentamento da violência", foi realizada, nesta quarta-feira (22), a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Altos. O evento contou com a presença da prefeita Patrícia Leal.

 Dentre os seguintes objetivos estratégicos da Conferência estão: apontar os desafios a serem enfrentados e definir ações para garantir o pleno acesso das crianças e adolescentes às políticas sociais, considerando as diversidades; formular propostas para o enfrentamento das diversas formas de violência contra crianças e adolescentes e propor ações para a democratização, gestão, fortalecimento e participação de crianças e adolescentes nos espaços de deliberação e controle social das políticas públicas.

 "Um importante momento que premia todo o trabalho feito pela rede socioassistencial de Altos, além de um espaço importante de debate e conhecimento sobre o cuidado com nossa juventude", comenta a prefeita Patrícia Leal.

 A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Márcia Coimbra, frisa que "a Conferência reúne todos os delegados do município, que são representados pela sociedade civil organizada e representantes governamentais, para discutirmos mecanismos que ampliem os serviços já ofertados em Altos em prol das crianças e adolescentes", conclui.

Fonte: Ascom

Posts anteriores