Cidadeverde.com

Município de Altos é referência em estudo sobre educação

O município de Altos foi um dos selecionados na primeira etapa do estudo “Educação que faz a diferença”, voltado à coleta de informações que demonstrem boas práticas de gestão das redes municipais de ensino.

 O estudo é realizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) – associação civil de estudos e pesquisas dos Tribunais de Contas do Brasil – em parceria com o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) – instituição que produz pesquisas aplicadas na área da educação.

 Por meio do estudo, que faz o reconhecimento de boas práticas identificadas, são realizados mapeamentos das redes municipais que já alcançam bons resultados educacionais no Ensino Fundamental ou que venham apresentando evolução nessa etapa.

 O projeto conta com a adesão dos 28 Tribunais de Contas brasileiros. Nesta quinta-feira (22), aconteceu reunião entre representantes da Secretaria de Educação de Altos, o IRB e o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE), para tratar sobre o estudo.

 De acordo com a secretária municipal de Educação, Márcia Beatriz Barros, “entre tantos municípios, a educação de Altos foi selecionada, em virtude dos avanços, o que referenda o trabalho incansável de todos os entes do município na promoção da nossa educação”.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, pontua que “nossos bons resultados e boas práticas educacionais nos colocam como um dos municípios que são referência nessa área essencial e indispensável ao bom desenvolvimento humano e social”.

Na segunda etapa do “Educação que faz a diferença”, os técnicos dos Tribunais de Contas realizam visitas em escolas vinculadas a cada rede participante da pesquisa. A fase final é estudo é a elaboração de relatório e divulgação das boas práticas.

ascom

Presos de Altos ameaçam iniciar greve de fome denunciando maus tratos

Foto: Sejus


Presos da Casa de Detenção Provisória de Altos ameaçam iniciar uma greve a partir de hoje (22) denunciando maus tratos e que a alimentação na unidade prisional é de péssima qualidade. Os detentos informaram aos seus familiares que irão realizar a greve de fome como forma de protesto.

Na manhã de hoje alguns mães foram para a frente da Casa de Detenção Provisória de Altos  protestar.  A mãe de um dos presos, que prefere não se identificar, disse ao Cidadeverde.com que os detentos são maltratados diariamente e vivem um "regime de tortura".

"Apesar deles serem bandidos, eles são gente.  Lá eles são maltratados tendo que comer comida quase crua, levam porrada, spray de pimenta, ficam na triagem por 30 dias usando a mesma roupa. Muitos estão doentes psicologicamente, com pressão alta, problema de estômago e na pele. Hoje eles estão fazendo uma greve de fome pois não estão aguentando mais", afirma. 

Em aúdio divulgado para a imprensa, uma mãe conta que os presos já estão fazendo greve de fome e sofrendo um "massacre". Em outra mensagem, a esposa de um preso conta que um detento "apanhou muito".

Nas mensagens uma das mães chega a chorar ao dizer que tomou conhecimento sobre o que o filho está passando casa de detenção. "Ele nunca tinha contado sobre o que estava passando lá dentro. Estão sendo muito maltratados lá dentro, comendo comida crua", disse a mãe que não conseguiu ir para a CDP hoje por morar  no município de  Piripiri. 

As mães irão realizar um abaixo-assinado, produzir um relatório informando os maus tratos que os filhos estariam passando e entregar o documento para a Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI.

A Secretaria de Estado da Justiça informou que não recebeu nenhuma denúncia de maus tratos na Casa de Detenção Provisória  em Altos.  A Sejus reitera ainda que a unidade penal possui atendimento da equipe da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) , "bem como cozinheiras profissionais e nutricionista para o acompanhamento das refeições feitas e servidas aos reeducandos". 

Conceição Carcará, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB informou ao Cidadeverde.com que recebeu a denúncia e amanhã (23) vai se reunir com as mães para adotar as providências. A reunião acontecerá às 9h. 

Izabella Pimentel
[email protected] 

Pai de santo é executado com arma de uso exclusivo da PM

Foto: Divulgação

O pai de santo Wagner Barbosa Pinheiro, de aproximadamente 50 anos, foi assassinado por volta das 20h desta terça-feira (9) em uma estrada vicinal na cidade de Altos, distante 37 Km de Teresina. 

O delegado do 14º Distrito Policial de Altos, Wilon Gomes, informou ao Cidadeverde.com que Wagner foi morto com pelo menos com cinco tiros de pistola .40, arma de uso exclusivo da polícia. 

 O caso é investigado como execução. “Ele saiu de casa na moto e foi comprar refrigerante. Quando estava a 500 metros de casa, foi alvejado com cinco ou mais tiros”, conta o delegado. No local a polícia recolheu seis cápsulas de pistola .40. 

O delegado descarta a possibilidade de latrocínio já que nenhum pertence foi roubado do pai de santo. Com ele havia um cordão de ouro e uma quantia de quase mil reais. 

O delegado Wilon afirma que há possibilidade do crime ter como motivação questões religiosas ou passionais. “Há várias vertentes de investigação. Vamos aguardar passar o velório e sepultamento para ouvir depoimentos”, acrescenta o delegado.

O velório do pai de santo, que era muito conhecido na região, é realizado na manhã desta quinta-feira. Amanhã (11) os familiares da vítima devem prestar depoimento ao delegado. 


Izabella Pimentel
[email protected] 

 

Altos: prefeita entrega obras de calçamento no bairro Boa Fé

A prefeita de Altos, Patrícia Leal - juntamente com secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias -, entregou, nessa quarta-feira (25), as obras de pavimentação do bairro Boa Fé. Os cerca de 1.200 metros de calçamento entregues foram consolidados com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), após articulação do deputado estadual Warton Lacerda (PT).

 A gestora destaca todos os investimentos realizados pelo Executivo no setor de infraestrutura e comenta sobre a satisfação da população do bairro Boa Fé ao receber o calçamento.

“Muitos moradores nos disseram que aguardavam esse calçamento há vários anos. Nossa gestão já entregou mais de 40 mil metros de calçamento ao longo de seis anos. Ainda há muitas ruas que precisam dessa pavimentação, por isso, estamos trabalhando para criar novas etapas do plano de pavimentação”, comenta.

Zona rural de Altos ganha sistemas de abastecimento de água

A prefeita de Altos, Patrícia Leal - e uma comitiva formada por vereadores, secretários municipais, lideranças e com a presença do deputado estadual Warton Lacerda (PT) -, entregou, nessa quinta-feira (20), os sistemas de abastecimento de água das localidades Serra do Coroatá e Serra do Hélio, na zona rural do município.

 Instalados com recursos próprios do município, os sistemas de abastecimento beneficiam mais de 200 famílias das comunidades.

 “Nossa zona rural é muito extensa e, desde o início de nossa primeira gestão, fazemos esse trabalho de auxílio no abastecimento de água das famílias. Já instalamos mais de 50 sistemas em várias comunidades de Altos”, comenta Patrícia Leal.

O deputado estadual Warton Lacerda comenta que “a gestão da prefeita Patrícia Leal está de parabéns pelo empenho e atenção com toda a população. É uma administração que se preocupa tanto com a zona urbana como com a rural. Aproveitamos para colocar nosso mandato à disposição das demandas de Altos”, conclui.

Fonte: ascom

Prefeitura de Altos entrega reforma de escola na zona rural

A Prefeitura de Altos entregou, nessa sexta-feira (14), a reforma da Unidade Escolar Pedro Fortes, na localidade São Pedro, zona rural do município. A reforma foi realizada com recursos próprios da Prefeitura.

 A unidade escolar, que atende em regime multisseriado, recebeu reparos nas instalações elétrica e hidráulica, teto, piso, banheiros, cantina e nova pintura.

“Essa reforma veio para atender às necessidades de alunos e professores, que necessitavam de melhorias na estrutura desse centro de ensino”, destaca a secretária de Educação de Altos, Márcia Beatriz Barros.

Para a prefeita de Altos, Patrícia Leal, a preocupação com a qualidade da educação também deve estender-se para além das melhorias estruturais. “Nós também nos preocupamos com o processo de ensino e aprendizagem das escolas. Juntamente com a equipe da Secretaria de Educação, trabalhamos incansavelmente para ver o progresso do nosso sistema educacional”, frisa a gestora.

Ascom

Prefeitura de Altos entrega sistemas de abastecimento de água na zona rural

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, e uma comitiva de vereadores e secretários municipais, entregaram, nessa quinta-feira (13), os sistemas de abastecimento de água das localidades Poço de Pedra e Surubim, na zona rural.

 Os sistemas foram instalados com recursos próprios do município. Na localidade Poço de Pedra, o sistema beneficia 27 famílias. Já na comunidade Surubim, o sistema contempla 36 famílias.

 A prefeita de Altos, Patrícia Leal, frisa a importância da obra para as famílias. “É muito gratificante a alegria das pessoas ao ver água saindo nas torneiras de suas casas. É uma emoção contagiante, que nos motiva ainda mais a trabalhar por nossa cidade. É uma obra de grande alcance social, que beneficia dezenas de famílias. Ficamos muito felizes por mais essa conquista”, ressalta a prefeita.

Ascom

Prefeitura de Altos realiza programação contra o Trabalho Infantil

A Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou, nesta quarta-feira (12), um ciclo de palestras em alusão ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. Com o tema “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”, o evento faz parte de uma série de atividades que a Prefeitura realiza desde o início da semana em referência à data.

 A palestra "Trabalho Infantil e Políticas Públicas: considerações sobre o trabalho infantil informal, doméstico e familiar" - ministrada pelo procurador do Trabalho Edno Carvalho Moura - abriu o ciclo de palestras. Em seguida, a auditora fiscal Vera de Araújo Moura Fé ministrou a palestra "O Papel da Auditoria Fiscal do Trabalho na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil". Durante a semana, também foi realizada uma panfletagem sobre a temática em vários pontos do Centro de Altos.

 A prefeita de Altos, Patrícia Leal, participou do evento e falou das ações realizadas em Altos contra o trabalho infantil. “Trabalhamos esse tema durante todo o ano em órgãos como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além dos Conselhos e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Mas, nesta semana, atuamos mais enfaticamente para conscientizar e fortalecer que o trabalho infantil não deve ser incentivado ou aceito pela sociedade”, comenta.

 A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Fátima Leal, destaca que “esse trabalho é resultado de um esforço conjunto de vários parceiros, mas toda a população pode e deve contribuir nessa conscientização contra o trabalho infantil”, conclui.

Ascom

Escola de Altos recebe ações de resistência às drogas da Polícia Militar

 

Os alunos da Unidade Escolar José Tibúrcio do Monte, em Altos, receberam, nesta sexta-feira (7), as ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a? Violência (PROERD). A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Social e Cidadania.

 O PROERD e? aplicado com o auxílio de uma cartilha de 12 lições, que são ministradas às crianças durante uma semana. No final do programa, os alunos participam de uma solenidade de formatura e recebem um certificado. Em Altos, também serão parceiros do projeto as secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Social e Cidadania.

 Alicerçado sobre os valores: polícia, escola e família, o PROERD atua em três faixas etárias: no ensino infantil, no 5º ano e no 7º ano. Em todas essas etapas são ministradas 12 lições, que abordam o tema “drogas”, inclusive as lícitas. Também são trabalhadas a valorização da amizade, o bullying, as gangues e a violência.

 “Agradecemos a parceria da Polícia Militar, sobretudo do Batalhão de Altos. A prefeita Patrícia Leal também tem dado todo o suporte para a realização do programa. O PROERD é um grande programa de enfrentamento às drogas e estamos muito felizes em promover essas ações aos nossos estudantes”, frisa a secretária municipal de Educação, Márcia Beatriz Barros.

Fonte: ascom

Prefeitura de Altos promove ações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

Foi realizada nesta quarta-feira (5), na Praça da Igreja Matriz de São José, uma mobilização em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Promovida pela Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, a ação contou com a presença da prefeita Patrícia Leal e com a participação de estudantes da Rede Municipal de Ensino. Durante a ação, foram distribuídas mudas de plantas, além de material informativo sobre a preservação ambiental.

 A Prefeitura faz parte da campanha mundial contra a poluição ao ar, promovida pela Organizações da Nações Unidas (ONU). No período, a campanha realiza lançamentos, promove ações de engajamento digital, dialoga com vários setores da sociedade e apoia e promove eventos de combate à poluição do ar.

 A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Fátima Leal, comenta que “essa conscientização é de suma importância para a preservação ambiental, assim como para chamar atenção da população altoense para a temática”.

 A prefeita de Altos, Patrícia Leal, destaca o trabalho de conscientização ambiental realizado no município. “Uma iniciativa como essa se soma às ações desenvolvidas pelo município em defesa do Meio Ambiente e dos recursos naturais. São ações que devem ser apoiadas pelo Poder Público e incentivadas, para que possamos ampliar esse trabalho”, frisa.

Posts anteriores