Cidadeverde.com

Após série de assaltos, suspeito morre durante troca de tiros com a PM

Um suspeito de cometer uma série de assalto na noite dessa quarta-feira (04) na cidade de Altos, distante 40 quilômetros de Teresina, foi morto após trocar tiros com a Polícia Militar. 

O comandante da PM de Altos, capitão Aristeu Fernandes, informou que o suspeito, identificado apenas pelo apelido de “ligeirinho”, roubou celulares de moradores da cidade, além de tomar de assalto uma motocicleta. 

O suspeito teria praticado os crimes com um comparsa, que fugiu durante a abordagem da polícia.  Durante a fuga eles tentaram assaltar um camioneiro  que estava parado por conta de um problema no veículo na BR-343, no trecho entre Altos e Campo Maior. 

Através de denúncia de populares, a Polícia Militar conseguiu, por volta das 5h da madrugada desta quinta-feira (05), localizar o suspeito de assalto na saída da cidade de Altos. 

De acordo com o capitão Fernandes, a dupla atirou contra a guarnição da Força Tática da PM, que reenvidou e acertou um tiro no peito de “ligeirinho”. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas o suspeito não resistiu e morreu. 

A viatura da PM foi atingida com tiros, mas nenhum policial foi ferido durante a ação. 

Com o suspeito, a polícia encontrou celulares, uma pistola 635 e recuperou a motocicleta roubada. 

 

Izabella Pimentel
[email protected] 

TRE-PI cassa vereadora acusada de usar combustível para comprar votos

Foto: Wilson Filho

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) decidiu cassar, por unanimidade, a vereadora Rosineide Pereira dos Santos Macêdo, conhecida como Neide da Barroquinha (PDT). Ela foi acusada de distribuir notas de combustível para obter votos nas eleições de 2016. 

A decisão foi tomada em sessão nesta terça-feira (3) e também suspende os direitos políticos de Neide da Barroquinha por oito anos. O procurador regional eleitoral Israel Gonçalves Santos Silva também se manifestou pelo desprovimento do recurso da vereadora. 

Nas últimas eleições municipais, Neide da Barroquinha foi a 20ª candidata mais votada, com 517 votos, e entrou na Câmara de Altos através da legenda de sua coligação. 

O suplente José Edson Dias das Neves, o Edson do Raio X (PMB), deve assumir a vaga na Câmara. 

Neide da Barroquinha foi cassada em abril pela juíza Carmem Maria Paiva Ferraz Soares, da 32ª Zona Eleitoral, mas se manteve até agora no cargo porque o juiz Astrogildo Rodrigues de Araújo, do TRE-PI, concedeu liminar para suspender a decisão, até que o caso fosse julgado pela corte. 

Fábio Lima
[email protected]

Pai diz que deixou filho em presídio com "compadre" e não viu perigo; assista vídeo

  • 1669dab0-2001-48ec-8ec3-9aa0e6bf16ee.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 1a0184a4-c352-49d8-af63-cf0d40ee00c6.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • bb68d1b2-8ed4-43a2-a04e-6b0015221eae1.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 766264a0-73d6-4e70-b5f0-feaf13fdad5a1.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 15511a96-134e-47b5-81be-448fb7e0381c.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • e8fe40a7-b4ae-4c56-9c1a-343cb56677c7.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 02ad1da9-2596-4c09-b70c-d9c54b8545ec.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • bf351fc0-409d-4ddd-8065-ad7504014913.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 123a5aa1-88c3-4deb-881e-736421d1caad.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • afd3feeb-e049-4706-a9b4-463bcaefb530.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • ca4964ca-6a52-4cda-b278-7226bc80632b.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 70ca3267-9944-4fbf-a055-7372a3ef281e.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 3c45add5-5385-4e91-8549-818266ae6dc1.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • c271ee68-df03-42f7-86d8-2b72c7ccd9c1.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 8b9e7b5a-5cf8-4ab3-a7d5-eb023634de4d.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 732778e9-f911-40a3-a477-7a320d9435b3.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com

Ao prestar depoimento na tarde desta terça-feira (3) na delegacia de Altos, o pai do garoto - que foi encontrado em uma cela no presídio Major César - disse que deixou o filho com um "amigo e compadre". Segundo ele, não havia perigo e por isso deixou o garoto no presídio. 

"Foi o menino que pediu para ficar com ele [o preso]. Eu deixei porque no outro dia ia trabalhar lá [no presídio]. Não sabia que ia dar o BO. Eu não sabia que ele era estuprador, ele me enganou e me disse que tinha apenas matado a mulher", disse.

Atualizada às 17h

O pai do garoto de 13 anos deixado dentro de uma cela da penitenciária Major César já responde por um estupro. Ele prestou depoimento no início da tarde desta terça-feira (03) na delegacia de Altos, município a 42 km de Teresina. Identificado pela polícia como Gilmar Francisco Gomes, de 48 anos, o agricultor admitiu ter deixado o filho no local por ser "compadre" do preso José Ribamar Pereira Lima, de 65 anos, que estava na cela com a criança. José seria padrinho de um dos cinco irmãos  do garoto.

Em seu depoimento, o pai afirma que não viu nenhum perigo em deixar o filho na cela com o detento. Ele diz que não sabia que o preso já respondia por estupro. "Estou muito arrependido e não sabia que ia dar essa confusão. Eu deixei o meu filho a pedido dele porquê eu ia voltar no outro dia", disse Gilmar.

 

A mãe do garoto, Sebastiana Rodrigues Gomes, de 48 anos,  também prestou depoimento e disse que não autorizou o filho a ficar no presídio e que foi uma decisão do pai. 

O casal mora no povoado Mucuim, a cerca de 20 km da zona urbana de Altos, e já cumpriu pena na Penitenciária Major César de Oliveira. Ele foi condenado há 10 anos de prisão pelo crime de estupro em 2012 contra uma menina de 12 anos em Alto Longá, mas está em liberdade há seis meses. O pai revelou em depoimento que conheceu o preso há dois anos quando respondia pelo crime em regime semi-aberto.

Eles fizeram amizade e o pai reforça que não sabia que o preso havia praticado dois estupros, um em 2008 e outro em 2009.  José Ribamar estava preso no presídio de Picos e foi transferido para a Major César.

O delegado Jarbas Lima, colheu os depoimentos dos pais do garoto separadamente, impedindo assim que haja combinação nos relatos, que segundo ele, já apresentaram contradição. A criança e o detento da Major César, que já foi levado para a delegacia, também foram ouvidos.

 

Flash de Yala Sena (Direto de Altos)
Rayldo Pereira ( Da Redação)
[email protected]

Prefeitura de Altos inicia coleta de lixo na zona rural

A Prefeitura de Altos deu início ao programa de coleta e transporte de lixo na zona rural do município. A medida objetiva diminuir os prejuízos ao meio ambiente e os riscos à saúde da população rural.

A princípio, 20 assentamentos serão contemplados com o serviço. Para isso, coletores de lixo de metal já foram distribuídos e as rotas dos caminhões definidas pela prefeitura.

De acordo com a prefeita de Altos, Patrícia Leal, a medida representa um importante avanço para a preservação do meio ambiente e a prevenção de acidentes e doenças nas famílias do campo.

“Sem esse trabalho de coleta, os moradores da zona rural acabam optando por queimar ou enterrar o lixo, prática que pode provocar doenças e que também prejudica o meio ambiente. Com este programa que implantamos, certamente diminuiremos os riscos”, observa a gestora.

Ainda segundo a prefeita, um trabalho de conscientização também está sendo feito nos assentamentos. “Estivemos nos locais para informar a população sobre a importância do programa e dar orientações sobre o descarte dos resíduos. Nosso entendimento é que as pessoas precisam se voltar cada vez mais para as questões do meio ambiente, de forma que este programa está apenas iniciando e mais comunidades rurais certamente serão beneficiadas”, acrescenta.

Os assentamentos serão atendidos nas quintas e sextas-feiras, e as rotas dos caminhões já foram informadas aos moradores.

Fonte: Ascom

5º Festival Cultural de Altos começa nesta quinta, 20

Começa nesta quinta-feira (20) o 5º Festival Cultural de Altos. Por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, a Prefeitura de Altos realizará o evento de 20 a 22 de Julho, no Calçadão da Praça Cônego Honório, centro da cidade.

Grandes nomes da música nordestina animarão o festival. Alcymar Monteiro, conhecido como “O rei do forró”, se apresentará no último dia do evento. Na mesma data, as bandas Desejo de Menina e Top Gun também sobem ao palco.

O 5º Festival Cultural também contará com os shows de Dirceu Andrade, Os Versáteis, Noda de Caju, Forró Leal, Forró Dmais e Forró Coisado.

Para a prefeita de Altos, Patrícia Leal, o evento já se tornou tradição na região, sendo uma grande oportunidade para a divulgação de importantes culturas populares. “A cultura do povo nordestino é muito rica, e nós fazemos parte dela. São tradições que precisam ser valorizadas, como as festas de quadrilhas, bumba meu boi, reisado e tantas outras manifestações culturais que fazemos questão de colocar em evidência.”, destaca a gestora.

Ainda durante o festival, a coordenação de cultura do município realizará o concurso de calouros “Nossos cantos, nossa gente”, com o objetivo de valorizar e divulgar os grandes talentos musicais da cidade.


Fonte: Ascom

Gestantes de Altos ganham enxovais da Secretaria de Assistência Social

Mais de 50 gestantes do município de Altos receberam enxovais da Secretaria Municipal de Assistência Social na manhã desta sexta-feira (14). A entrega dos kits aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II), com a presença da prefeita de Altos, Patrícia Leal.

O projeto atende gestantes beneficiárias do programa Bolsa Família. Com recursos do município, a prefeitura disponibiliza uma equipe composta por enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos e educadores físicos durante três meses.

Durante a solenidade de entrega dos enxovais, Patrícia Leal falou sobre a importância do acompanhamento que é dado às futuras mamães de Altos. “A fase da gravidez é muito especial para a mulher. Ela precisa de acolhimento e toda a atenção necessária. Através deste projeto, as gestantes recebem informações de especialistas sobre o assunto por meio de palestras sócio-educativas e até mesmo atendimento individual. Elas são orientadas sobre a importância do pré-natal, amamentação, higiene e outros cuidados importantes”, explica a prefeita.

Francisca Ribeiro, Gerente de Proteção Social Básica do Município, destaca que o projeto acontece de forma contínua, e que mais gestantes serão atendidas pela secretaria. “Iniciaremos um novo ciclo no início de agosto. Para isso, as gestantes interessadas deverão procurar o CRAS. Também é importante ressaltar que o atendimento do município não se restringe a este período de três meses. Após a gravidez, nosso acompanhamento continua, afinal, o trabalho da secretaria objetiva a promoção social das famílias em todas as suas frentes”, destaca.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Fátima Leal, coordenadores, técnicos e outros servidores da secretaria também estiveram presentes na solenidade.

Fonte: Ascom

Conferência discute garantias de direitos do Sistema de Assistência Social em Altos

Na última quarta-feira (05) o município de Altos realizou a IX Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu no auditório da biblioteca pública João Bastos, Praça Cônego Honório, e contou com as participações da prefeita Patrícia Leal, do secretário de administração, Warton Lacerda, da secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Fátima Leal, entre outras autoridades.

Com o tema “Garantias de direitos no fortalecimento do SUAS”, várias questões foram discutidas com vistas à efetivação do trabalho do Sistema de Assistência Social em Altos.

“Os profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas) trabalham incansavelmente para garantir direitos e cidadania às famílias do nosso município. O papel do poder público é dar condições para que estas ações aconteçam, de forma que as pessoas em situação de vulnerabilidade social sejam efetivamente amparadas”, explica a prefeita de Altos.

Ao comentar sobre a importância da conferência, Warton Lacerda enfatizou o trabalho preventivo que a Secretaria de Assistência Social tem feito em Altos. “Seja qual for o segmento, o aspecto ‘prevenção’ precisa ser considerado. E esse cuidado social felizmente tem acontecido por parte da secretaria, que atua de forma técnica e estratégica para garantir a entrega de benefícios assistenciais”, destaca o secretário de administração.

Apresentações de grupos de dança e capoeira também foram feitas durante a conferência. Secretários municipais, assessores da prefeitura, vereadores e assistentes sociais prestigiaram o evento. 

Fonte: Ascom

Suspeito de matar namorada de rival se entrega em Altos

Foto: Altos Notícia

O suspeito de matar Thais Naira Menezes Gomes, de 17 anos, morta com quatro disparos de arma de fogo, em Altos, no dia 27 de junho, se apresentou à polícia na tarde desta quarta-feira (5). Acompanhado do advogado, João Alves Maciel Neto, de 27 anos, se entregou no 14º Distrito Policial de Altos.

Thais estava com o namorado, identificado como Eduardo de Sousa, conhecido como “Junior Cuando”, em um bar quando uma dupla, em uma motocicleta, abordou o casal e fez os disparos. O alvo era o namorado, que conseguiu fugir dos disparos. Eduardo levou um tiro no braço, foi socorrido e não corre risco de morte.

"Desde o início a gente já estava com a autoria identificada. O Eduardo conhecia o João Neto e logo em seguida ao crime ele foi à delegacia e já declinou o nome dele como sendo o autor dos disparos", disse o gerente de policiamento metropolitano da Polícia Civil, o delegado Lucy Keiko.

Segundo ele, resta identificar o piloto da motocicleta que ainda se encontra foragido. A motivação do crime seria vingança por uma suposta delação de Eduardo sobre um crime que teria sido cometido por João Neto.

"Eduardo teria declinado João Neto como autor de um crime contra o patrimonio em Altos, ele não gostou e foi se vingar e matou a namorada de Eduardo de nome Thais", explicou o delegado.

O crime

João Neto, reconhecido pelas tatuagens, chamou Eduardo para conversar quando começou a atirar. Ele correu e sua namorada ficou na linha de tiro, sendo atinjida por 4 disparos.

Da Redação
[email protected]

Adolescente fica na linha de tiro e é morta no lugar do namorado

Texto atualizado às 11h59

Thais Naira Menezes Gomes, de 17 anos, foi morta com quatro disparos de arma de fogo, no município de Altos, na noite de ontem (27), por volta das 21 horas. Ela estava com o namorado, identificado como Eduardo de Sousa, conhecido como “Junior Cuando”, em um bar quando uma dupla, em uma motocicleta, abordou o casal e fez os disparos. 

O alvo da dupla era o namorado, que conseguiu fugir dos disparos. Eduardo levou um tiro no braço, foi socorrido, não corre risco de morte e já prestou depoimento a polícia. 

Inicialmente, a informação era de que Thais teria tentado evitar a morte do namorado, tomando a frente dele, mas acabou sendo atingida pelos disparos.

“Essa moça estava bebendo com o namorado quando chegaram dois homens em uma motocicleta para executar ele. Por erro na execução, ela entrou na frente do namorado e foi alvejada com quatro disparos. Ele foi atingido no braço, escapou e passa bem”, disse o delegado da Delegacia de Altos, Jarbas Lima. 

Suspeito 

O crime ocorreu nas proximidades da casa da vítima, no bairro Maravilha. O suspeito de praticar o crime já foi identificado e é conhecido como “João Neto”. Ele teria chegado a chamar Eduardo para conversar antes de tentar executá-lo no meio da via pública. 

Pelas primeiras informações colhidas, Jarbas acredita o crime pode ter sido um acerto de contas, pois o namorado da vítima tinha passagens pela polícia por roubos e, inclusive, em uma das prisões chegou a fugir da delegacia.

Dinâmica do crime 

O gerente de policiamento metropolitano da Polícia Civil, o delegado Lucy Keiko, deu alguns detalhes do depoimento do sobrevivente desse atentado, que vitimou a jovem de 17 anos, e disse que a polícia está em diligências para prender os suspeitos. Ele ressaltou que o crime foi esclarecido. 

“Está esclarecido, principalmente, com as declarações da vítima, Eduardo. Ele relatou que se encontrava em companhia da namorada Thais, em um bar. Quando chegaram dois indivíduos em uma motocicleta, o da garupa conhecido como ‘João Neto’, reconhecido pelas tatuagens, o chamou para conversar. Na verdade, era uma armadilha.  O João Neto disparou com uma arma de fogo contra ele. Ele correu e a namorada também correu e tomou a frente dele, nesse momento. Joao Neto continuava a atirar. Ela ficou na linha de tiro. O Eduardo conseguiu fugir e ela, infelizmente, foi alvejada”, contou Lucy Keiko. 

Lucy Keiko também relatou que, em uma determianda época, Eduardo teria deletado João Neto a polícia. "Tudo vai ser resolvido pelo inquérito policial", destaca o delegado. 


Foto: Altos Notícia


 

 

Carlienne Carpaso
[email protected]

Advocacia do município de Altos recebe OAB Office

A manhã desta quinta-feira (01) foi de festa para a advocacia altoense com a inauguração do OAB Office, instalado no Fórum Des. Odorico Rosa. O espaço é o terceiro instalado no Estado, homenageia o advogado “José Gil Barbosa”, in memoriam, e está equipado com três computadores, impressoracom scanner, mesa e cadeira de atendimento.

Dirigentes e conselheiros da OAB-PI estiveram presentes à solenidade, que contou ainda com a presença de familiares do homenageado, serventuários da Justiça, da juíza substituta do Fórum, Carmen Maria Soares, e da prefeita da cidade de Altos, Patrícia Leal.

O presidente da OAB-PI, Chico Lucas, ressaltou que o local confere à advocacia um espaço digno à sua atuação profissional, possibilitando a utilização do peticionamento eletrônico, já implantado na Comarca por meio do PJe (Processo Judicial eletrônico), bem como do Escritório Digital, que deverá entrar em funcionamento na próxima segunda-feira (05) na primeira instância.

“Nosso objetivo é expandir esse serviço a outros municípios do nosso Estado, entregando à classe um espaço adequado ao atendimento de seus constituintes, peticionar junto aos sistemas eletrônicos, além de ter um ponto de apoio no seu dia a dia profissional. Quero externar ainda minha felicidade em entregar esse espaço à advocacia de Altos, cidade com a qual tenho boas relações e da qual já fui considerado cidadão”, disse o presidente.

Os familiares de José Gil Barbosa também agradeceram à Seccional pela manutenção da homenagem e destacaram que ele foi considerando, quando vivo, o advogado mais velho e atuante do país, além de um homem honesto, brilhante, trabalhador e que advogava para os mais humildes, muitas vezes abrindo mão de seus honorários. “Ele advogou até os últimos instantes de sua vida, aos 94 anos. Lembro que ele, mesmo acamado, recebia os processos para dar despacho. Ficamos felizes por terem tornado o nome dele imortal para a família, para a Justiça e para a advocacia de Altos”, comentou a viúva, Luzanira Barbosa, que ressaltou que a inauguração do OAB Office atende aos pedidos da classe por um espaço maior.

Estiveram presentes ainda o secretário geral e o diretor tesoureiro da OAB-PI, Leonardo Carvalho e Lucimar Santos, respectivamente; os conselheiros seccionais Antonio Carlos da Costa e Silva, Conceição Carcará, Fernanda Amaral, Conceição Vasconcelos, Diogo Caldas e Martha Fernanda de Oliveira; a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso, Jória Batista; o representante da Comissão de Defesa das Prerrogativas do Advogado, Diógenes Melo; o filho do homenageado João Gil Barbosa; e outros advogados que militam em Altos.

Fonte: Ascom

Posts anteriores