Cidadeverde.com

Tocha olímpica ficará 15 minutos em Altos e será conduzida por esportistas

Altos será o penúltimo município do Piauí a receber a tocha olímpica. A solenidade de lançamento do marco das Olimpíadas Rio 2016 acontecerá nesta segunda-feira (6), às 8h, na praça Gentil de Almeida Lemos, conhecida como Praça do Rotary, onde foi instalado o marco do símbolo olímpico. A tocha só chega à cidade no próximo dia 10.

A passagem da chama olímpica será rápida e ficará em exposição no calçadão da praça Cônego Honório por 15 minutos, momento em que poderão ser feitas fotografias, filmagens. No local haverá apresentações artístico-culturais promovidas pela prefeitura em parceria com o Governo do Estado.
 
“A passagem da tocha olímpica por Altos é algo único e que vai entrar para a história da cidade. Estamos organizando, juntamente com a equipe nacional do revezamento da Tocha, um belíssimo evento e esperamos contar com a participação maciça dos altoenses”, comenta a prefeita de Altos, Patrícia Leal.

Os municípios do Estado que receberam a tocha olímpica são Parnaíba, Piracuruca, Piripiri, Campo Maior, Altos e Teresina.
 
Confira a programação da passagem da tocha olímpica 

 
Data da passagem: Sexta-feira (10) 

Horário de chegada: 16h
 
Concentração - 1º ponto de coleta: Ginásio Municipal Antônio Inácio de Oliveira
 
2º ponto de coleta: CEIM Os Amiguinhos (Clube do Vaqueiro), na avenida João de Paiva, Bairro Maravilha
 

Equipe altoense que fará parte do revezamento na condução da tocha olímpica
 
Ludy Vieira: Campeão nacional e internacional de Jiu Jitsu

Louro da Abadá Capoeira: Instrutor

Netinho: Artilheiro do time Alto Franco Futebol Clube


 
Programação artístico-cultural
 
Hino Oficial do Município de Altos

Apresentação de danças regionais

Dança Olímpica

Fogo Pagô, cantor e compositor altoense

Reisado de Altos

 

Apresentações culturais da Secretaria de Cultura do Piauí

Maria dos Prazeres (musical de humor)

Lene Alves e Banda

Lily Araújo e Banda


Da Redação
[email protected]

Governador confirma PSD na gestão e mantém base aliada

A nomeação de Justino Silva para dirigir a ADAPI (Agência de Defesa Agropecuária) confirma a permanência do PSD na base governista. Nos bastidores, era certa a saída dos pessedistas ligados ao deputado federal Júlio César Lima do bloco governista por causa do apoio só impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Segundo o deputado estadual Georgiano Neto, o PSD segue aliado ao governador Wellington Dias. No Palácio de Karnak, especulações sobre reformas na base de sustentação política e na equipe administrativa ficarão para depois das eleições municipais.

Dois pré-candidatos dividem atenção na disputa municipal em Altos

O clima para as eleições na cidade de Altos, a 38 km da capital, ainda é de indefinições entre os pré-candidatos. Apenas dois se manifestaram para a disputa da gestão municipal: Patrícia Leal (PT), que tentará a reeleição, e o jornalista e vereador Tony Rodrigues (PSDB).

Com quase 40 mil habitantes, a cidade de Altos faz parte da Grande Teresina, área metropolitana que reúne 14 municípios. Hoje conta com mais de 27 mil eleitores que participarão do processo este ano em meio a muitos problemas na cidade.

Com propostas para melhorar a vida da população, os dois pré-candidatos se preparam para o embate. Tony Rodrigues (PSDB) defende que as principais melhorias devem iniciar na saúde: ““Nossa ideia é fazer concurso público para médico e afim de que os profissionais médicos permaneçam no município e a situação é que a população passe a ser efetivamente atendida na nossa cidade”, frisa.

Além disso, ele defende que, com a devastação das drogas na vida de jovens, a segurança deve ser tratada de maneira mais eficaz. “Na segurança é a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Ordenamento Social, porque o grande problema hoje é a questão da droga, o crack. E nós temos violência de grande monta na cidade. E a criação dessa secretaria seria para pessoas que têm problemas de drogadição. Esse tratamento seria através da Secretaria Municipal de Assistência Social num trabalho voltado para parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública”, explica.

No poder desde 2013, Patrícia Leal (PT) usa as suas ações no mandato como vitrine e promete mais pela cidade. “Tínhamos uma saúde de Altos totalmente destruída, um hospital que não tinha teto, não tinha parede, não tinha piso, não tinha médico, não tinha alimentação para os internados e eu consegui na minha gestão reformar o hospital todo. Está um hospital muito bonito e com acessibilidade, com médico 24h, com alimentação para os internados. Então se você for para o Hospital de Altos tem gente internada porque o médico não precisa mais mandar ir para casa”, explica.

A prefeita promete ainda intensificar o trabalho e as parcerias com governo do estado. “Temos como meta no próximo mandado incentivar e intensificar mais esse trabalho junto ao Estado. Que o estado aumente o nosso efetivo aqui no município para que possamos realmente atender a população e aí proteger as pessoas”, finaliza.

Da Redação
[email protected]

Governo garante recursos para iniciar obra da Cadeia Pública de Altos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), garantiu, junto ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen), a liberação da primeira parcela dos recursos já pactuados com o órgão do Ministério da Justiça destinados para iniciar a construção da Cadeia Pública de Altos, que abrirá 600 novas vagas no sistema prisional do Piauí.
 
Além da garantia de recursos para o início das obras do novo presídio, o Governo conseguiu a liberação de valores de cotas de convênio, a serem investidos nas áreas de monitoração eletrônica, central de alternativas penais, oficinas permanentes e unidades básicas de saúde, para todo o sistema penitenciário.
 
O subsecretário de Justiça, Carlos Edilson Sousa, esteve em Brasília, nos últimos dias, tratando da liberação dos recursos e explica que “o contrato de repasse foi liberado, graças ao convênio que já havia sido estabelecido pelo Governo anteriormente. Como já existe empresa licitada e local onde deve ser construído o presídio, a Caixa Econômica Federal destinou o valor referente à primeira parcela e autorização para o início das obras”.
 
A obra da Cadeia Pública de Altos seguirá as metas e diretrizes adotadas pela Secretaria de Justiça no processo de humanização do sistema prisional, como a instalação de unidade básica de saúde, implantação de módulos de educação no presídio, oficinas de capacitação, entre outros serviços.
 
O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, destaca o empenho do governador Wellington Dias para a liberação de recursos e o apoio do Governo do Estado na expansão de políticas que favorecem a humanização do sistema prisional. 

“Agradecemos ao empenho do governador Wellington Dias, que sempre tem buscado soluções para o sistema prisional. Além de garantirmos melhores condições estruturais, temos ampliado o aumento nos serviços de saúde, educação e de políticas de trabalho, que oportunizam ao reeducando vislumbrar um futuro melhor, longe da criminalidade”.
 
Reformas e novos presídios
 
A construção de novos presídios e a recuperação de unidades prisionais integram os programas estruturantes do Governo do Estado e são objetivos prioritários da Secretaria de Justiça.
 
Além da construção da Cadeia Pública de Altos, a Sejus está construindo a Casa de Detenção de Campo Maior (com 140 vagas) e estuda a construção, a médio prazo, de uma nova unidade para Parnaíba.
 
Além disso, estão sendo realizadas reformas da Penitenciária Mista de Parnaíba, Casa de Custódia de Teresina e prevista para iniciar a reforma da Penitenciária Irmão Guido.

Missa e atividades esportivas marcam comemoração do Dia do Trabalhador em Altos

Uma série de atividades esportivas foi realizada pela Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Cultura, em homenagem ao Dia do Trabalhador, comemorado neste domingo (1º). As atividades começaram com uma missa em ação de graças na Igreja de São José, com participação da prefeita Patrícia Leal.
 
O dia contou com jogos de futebol juvenil, adulto e master; futsal feminino e masculino; handebol; vôlei e corrida de montain bike. A comunidade Bom Passar, na zona Rural, também recebeu competições de futebol dos veteranos e música ao vivo.
 
A secretária de Esporte e Cultura de Altos, Jane Lopes, explica que as atividades visam estimular as práticas saudáveis, além de aproximar a população do Poder Público. “Temos várias atividades esportivas que dão mais saúde ao cidadão e cada vez mais pessoas participam dessas ações”, frisa.
 
A prefeita de Altos, Patrícia Leal, destaca que “as atividades do Dia do Trabalhador já são tradição em nossa cidade e são marcadas pela organização e pela participação maciça do altoense”, conclui a prefeita.

PRF prende goiano foragido por ato libidinoso e cárcere privado

Policiais rodoviários federais prenderam L.P.S., 27 anos, na noite desta segunda-feira (25), no perímetro urbano de Parnaíba-PI. Após consultas ao banco nacional de mandado de prisão do CNJ, os policiais constataram que havia em aberto contra ele um mandado de prisão por diversos crimes, incluindo cárcere privado e estupro de vulnerável. 

O sentenciado foi encaminhado para a central de flagrantes de Parnaíba-PI para providências cabíveis. 

O mandado contra L. era o de número 68145-04.2014.8.09.0128.0001 expedido na data de 14/07/2014 pela 1ª Escrivania do Crime da cidade de Planaltina/GO, em virtude de condenação penal. 

À época dos crimes, então com 22 anos, ele foi autuado por lesão corporal, tentativa de homicídio, cárcere privado e estupro de vulnerável.

Histórico de crimes

Em junho de 2010, o jovem de iniciais L.P.S., foi preso em Planaltina de Goiás-GO por manter a suposta namorada trancada em casa. A jovem de 15 anos foi encontrada com várias lesões espalhadas pelo corpo e ainda uma facada na perna. 

Na mesma noite em que foi preso, também foi acusado de esfaquear um homem atingindo-o com três facadas. Segundo depoimento da jovem agredida e de vizinhos à época dos fatos, as agressões eram constantes, sendo o acusado usuário de drogas e tido como uma pessoa violenta. 

Vizinhos informaram ainda que ele mantinha relações com uma garota de 13 anos, configurando estupro de vulnerável. 

A PRF intensifica o trabalho de combate à criminalidade apoiando o trabalho da justiça, identificando foragidos e encaminhando-os para os procedimentos legais.

 

Da Redação
[email protected]

Prefeitura de Altos recupera mais 25 km de estradas vicinais na zona rural

Com recursos próprios, a Prefeitura de Altos deu início à recuperação de 25 quilômetros de estradas vicinais que liga as comunidades Prata e Quintas, passando pelas localidades Caraúbas, Canabrava, São Pedro e Salgado, todas na zona rural do município.

A recuperação é realizada com as máquinas do Executivo municipal, conquistadas por meio de parceria com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
 
A prefeita de Altos, Patrícial Leal, ressalta o esforço da atual gestão na recuperação das vias do município. “Desde o início de 2013 já recuperamos mais de 350 km em estradas. Nossa zona rural é muito extensa, mas nosso desafio é interligar todas as localidades de Altos", frisa Patrícia Leal.
 
De acordo com o secretário municipal de Administração, Warton Lacerda, a recuperação da estrada era uma reivindicação antiga dos moradores da região. “Em muitas dessas estradas, que agora estão sendo recuperadas, o ônibus escolar não tinha acesso e as crianças que moram na região eram prejudicadas. Agora, estamos realizando a manutenção e abrindo novas estradas”, conclui.

Polícia apresenta suspeitos de matar professor em Altos

A Polícia Civil do Piauí apresentou, na tarde desta terça-feira (19), dois suspeitos de matar durante o carnaval deste ano, o professor Francílio Eduvirges de Macêdo, 30 anos. O corpo dele foi encontrado por populares no dia 9 de fevereiro, no bairro Ciana, em Altos, a 37 km e Teresina. Antonio Francisco Marques da Silva, 28 anos, e Mailson Silva, 19 anos, foram apresentados na Secretaria de Segurança Pública do Piauí na tarde desta terça-feira (19).

Segundo o delegado Humberto Mácola, da Delegacia de Homicídios, as investigações estão encerradas. "O crime aconteceu no carnaval. Foi um latrocínio. Os suspeitos estavam curtindo as festas na cidade, seduziram a vítima e levaram ela para casa. Mantiveram relações sexuais e amarraram o rapaz e de maneira cruel deferiram um golpe com um pedaço de madeira em sua face. A vítima não teve chance de se defender", informou o delegado

Após o crime, os suspeitos roubaram a moto, o celular e uma televisão, além de R$ 600 da vítima. Segundo a Delegacia de Homicídios, eles estavam acompanhados de uma adolescente de 15 anos que também foi apreendida. 

"Os suspeitos venderam a moto para outros dois homens e, através da investigação, conseguimos localizá-los e também o celular da vítima que foi vendido na praça da Bandeira, em Teresina", revelou o delegado.

A polícia também apresentou os receptadores da moto roubada, identificados como Wesley da Silva Matos, 20 anos, e Arlesson Alberto Silva Ferreira, 19 anos. Ambos são irmãos. Todos os suspeitos de envolvimento no crime foram encaminhados à Central de Flagrantes de Teresina.

Lucas Marreiros (Flash)
Hérlon Moraes (Da Redação)
[email protected]

Altos ganha dois novos caminhões para ampliar limpeza pública

A Prefeitura de Altos contratou dois novos caminhões compactadores para coleta de resíduos e lixo, por contratação do tipo prestação de serviço, para ampliar a limpeza pública do município. Com garis e uso de máquinas especializadas, o setor de limpeza pública na cidade é referência para outros municípios do Estado.

O secretário municipal de Administração, Warton Lacerda, reitera o compromisso da gestão com o bem-estar do cidadão.

“Diariamente, nós estudamos a melhor forma de dar mais qualidade de vida ao nosso povo. Todos somos beneficiados quando temos uma cidade limpa e organizada e a chegada de mais dois caminhões, sem dúvida, contribui para isso”, frisa.
 
Para a prefeita Patrícia Leal, a chegada destes veículos vai agilizar a coleta de lixo na cidade e contribuir para a preservação ambiental.

“Com certeza é um grande investimento para a população altoense. Vamos intensificar a coleta de lixo na cidade e fazer este trabalho com mais qualidade e compromisso com o meio ambiente e o bem estar da população”, conclui a prefeita.

 

Da Redação
[email protected]

Secretário de Justiça vai a Brasília discutir construção de cadeia pública em Altos

O secretário de Justiça do Piauí articula, em Brasília, a liberação de recursos para a construção da cadeia pública de Altos e aquisição de novos equipamentos de segurança eletrônica e sete novas viaturas para o sistema prisional. Daniel Oliveira destaca que os investimentos possibilitarão à Sejus investir em áreas estratégicas. 

“A reunião foi bastante produtiva. A liberação imediata destes recursos nos permitirá investir em novos convênios para tocar obras futuras e as que já estão em andamento, assim como adquirir materiais essenciais para melhorar o sistema prisional”, frisa.

Além da obra, prevista para ser iniciada ainda neste ano, com 600 novas vagas, estão em andamento a construção da Central de Triagem de Teresina (anexa à Casa de Custódia), com 160 vagas, e a Casa de Detenção de Campo Maior, que terá capacidade de 140 vagas. Uma reforma na Penitenciária Irmão Guido também está em processo licitatório.
 
Em Brasília, Daniel Oliveira se reuniu com o diretor geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Renato De Vitto, e a diretora de Políticas Penitenciárias do Departamento, Valdirene Daufemback. Os recursos são resultado de convênios já pactuados entre a Sejus e o órgão do Ministério da Justiça.


Da Redação
[email protected]

Posts anteriores