Cidadeverde.com

Missa e atividades esportivas marcam comemoração do Dia do Trabalhador em Altos

Uma série de atividades esportivas foi realizada pela Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Cultura, em homenagem ao Dia do Trabalhador, comemorado neste domingo (1º). As atividades começaram com uma missa em ação de graças na Igreja de São José, com participação da prefeita Patrícia Leal.
 
O dia contou com jogos de futebol juvenil, adulto e master; futsal feminino e masculino; handebol; vôlei e corrida de montain bike. A comunidade Bom Passar, na zona Rural, também recebeu competições de futebol dos veteranos e música ao vivo.
 
A secretária de Esporte e Cultura de Altos, Jane Lopes, explica que as atividades visam estimular as práticas saudáveis, além de aproximar a população do Poder Público. “Temos várias atividades esportivas que dão mais saúde ao cidadão e cada vez mais pessoas participam dessas ações”, frisa.
 
A prefeita de Altos, Patrícia Leal, destaca que “as atividades do Dia do Trabalhador já são tradição em nossa cidade e são marcadas pela organização e pela participação maciça do altoense”, conclui a prefeita.

PRF prende goiano foragido por ato libidinoso e cárcere privado

Policiais rodoviários federais prenderam L.P.S., 27 anos, na noite desta segunda-feira (25), no perímetro urbano de Parnaíba-PI. Após consultas ao banco nacional de mandado de prisão do CNJ, os policiais constataram que havia em aberto contra ele um mandado de prisão por diversos crimes, incluindo cárcere privado e estupro de vulnerável. 

O sentenciado foi encaminhado para a central de flagrantes de Parnaíba-PI para providências cabíveis. 

O mandado contra L. era o de número 68145-04.2014.8.09.0128.0001 expedido na data de 14/07/2014 pela 1ª Escrivania do Crime da cidade de Planaltina/GO, em virtude de condenação penal. 

À época dos crimes, então com 22 anos, ele foi autuado por lesão corporal, tentativa de homicídio, cárcere privado e estupro de vulnerável.

Histórico de crimes

Em junho de 2010, o jovem de iniciais L.P.S., foi preso em Planaltina de Goiás-GO por manter a suposta namorada trancada em casa. A jovem de 15 anos foi encontrada com várias lesões espalhadas pelo corpo e ainda uma facada na perna. 

Na mesma noite em que foi preso, também foi acusado de esfaquear um homem atingindo-o com três facadas. Segundo depoimento da jovem agredida e de vizinhos à época dos fatos, as agressões eram constantes, sendo o acusado usuário de drogas e tido como uma pessoa violenta. 

Vizinhos informaram ainda que ele mantinha relações com uma garota de 13 anos, configurando estupro de vulnerável. 

A PRF intensifica o trabalho de combate à criminalidade apoiando o trabalho da justiça, identificando foragidos e encaminhando-os para os procedimentos legais.

 

Da Redação
[email protected]

Prefeitura de Altos recupera mais 25 km de estradas vicinais na zona rural

Com recursos próprios, a Prefeitura de Altos deu início à recuperação de 25 quilômetros de estradas vicinais que liga as comunidades Prata e Quintas, passando pelas localidades Caraúbas, Canabrava, São Pedro e Salgado, todas na zona rural do município.

A recuperação é realizada com as máquinas do Executivo municipal, conquistadas por meio de parceria com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
 
A prefeita de Altos, Patrícial Leal, ressalta o esforço da atual gestão na recuperação das vias do município. “Desde o início de 2013 já recuperamos mais de 350 km em estradas. Nossa zona rural é muito extensa, mas nosso desafio é interligar todas as localidades de Altos", frisa Patrícia Leal.
 
De acordo com o secretário municipal de Administração, Warton Lacerda, a recuperação da estrada era uma reivindicação antiga dos moradores da região. “Em muitas dessas estradas, que agora estão sendo recuperadas, o ônibus escolar não tinha acesso e as crianças que moram na região eram prejudicadas. Agora, estamos realizando a manutenção e abrindo novas estradas”, conclui.

Polícia apresenta suspeitos de matar professor em Altos

A Polícia Civil do Piauí apresentou, na tarde desta terça-feira (19), dois suspeitos de matar durante o carnaval deste ano, o professor Francílio Eduvirges de Macêdo, 30 anos. O corpo dele foi encontrado por populares no dia 9 de fevereiro, no bairro Ciana, em Altos, a 37 km e Teresina. Antonio Francisco Marques da Silva, 28 anos, e Mailson Silva, 19 anos, foram apresentados na Secretaria de Segurança Pública do Piauí na tarde desta terça-feira (19).

Segundo o delegado Humberto Mácola, da Delegacia de Homicídios, as investigações estão encerradas. "O crime aconteceu no carnaval. Foi um latrocínio. Os suspeitos estavam curtindo as festas na cidade, seduziram a vítima e levaram ela para casa. Mantiveram relações sexuais e amarraram o rapaz e de maneira cruel deferiram um golpe com um pedaço de madeira em sua face. A vítima não teve chance de se defender", informou o delegado

Após o crime, os suspeitos roubaram a moto, o celular e uma televisão, além de R$ 600 da vítima. Segundo a Delegacia de Homicídios, eles estavam acompanhados de uma adolescente de 15 anos que também foi apreendida. 

"Os suspeitos venderam a moto para outros dois homens e, através da investigação, conseguimos localizá-los e também o celular da vítima que foi vendido na praça da Bandeira, em Teresina", revelou o delegado.

A polícia também apresentou os receptadores da moto roubada, identificados como Wesley da Silva Matos, 20 anos, e Arlesson Alberto Silva Ferreira, 19 anos. Ambos são irmãos. Todos os suspeitos de envolvimento no crime foram encaminhados à Central de Flagrantes de Teresina.

Lucas Marreiros (Flash)
Hérlon Moraes (Da Redação)
[email protected]

Altos ganha dois novos caminhões para ampliar limpeza pública

A Prefeitura de Altos contratou dois novos caminhões compactadores para coleta de resíduos e lixo, por contratação do tipo prestação de serviço, para ampliar a limpeza pública do município. Com garis e uso de máquinas especializadas, o setor de limpeza pública na cidade é referência para outros municípios do Estado.

O secretário municipal de Administração, Warton Lacerda, reitera o compromisso da gestão com o bem-estar do cidadão.

“Diariamente, nós estudamos a melhor forma de dar mais qualidade de vida ao nosso povo. Todos somos beneficiados quando temos uma cidade limpa e organizada e a chegada de mais dois caminhões, sem dúvida, contribui para isso”, frisa.
 
Para a prefeita Patrícia Leal, a chegada destes veículos vai agilizar a coleta de lixo na cidade e contribuir para a preservação ambiental.

“Com certeza é um grande investimento para a população altoense. Vamos intensificar a coleta de lixo na cidade e fazer este trabalho com mais qualidade e compromisso com o meio ambiente e o bem estar da população”, conclui a prefeita.

 

Da Redação
[email protected]

Secretário de Justiça vai a Brasília discutir construção de cadeia pública em Altos

O secretário de Justiça do Piauí articula, em Brasília, a liberação de recursos para a construção da cadeia pública de Altos e aquisição de novos equipamentos de segurança eletrônica e sete novas viaturas para o sistema prisional. Daniel Oliveira destaca que os investimentos possibilitarão à Sejus investir em áreas estratégicas. 

“A reunião foi bastante produtiva. A liberação imediata destes recursos nos permitirá investir em novos convênios para tocar obras futuras e as que já estão em andamento, assim como adquirir materiais essenciais para melhorar o sistema prisional”, frisa.

Além da obra, prevista para ser iniciada ainda neste ano, com 600 novas vagas, estão em andamento a construção da Central de Triagem de Teresina (anexa à Casa de Custódia), com 160 vagas, e a Casa de Detenção de Campo Maior, que terá capacidade de 140 vagas. Uma reforma na Penitenciária Irmão Guido também está em processo licitatório.
 
Em Brasília, Daniel Oliveira se reuniu com o diretor geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Renato De Vitto, e a diretora de Políticas Penitenciárias do Departamento, Valdirene Daufemback. Os recursos são resultado de convênios já pactuados entre a Sejus e o órgão do Ministério da Justiça.


Da Redação
[email protected]

Prefeitura de Altos entrega livros e kits escolares

A Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entregou, nesta segunda-feira (11), livros e kits escolares – com mochilas, cartilhas e agendas – para alunos da Rede Municipal de Ensino da zona urbana do município. A prefeita de Altos, Patrícia Leal, participou da entrega dos materiais.

Os livros foram adquiridos com recursos do Executivo Municipal. Já os kits escolares foram conquistados por meio do Programa Brasil Carinhoso, do Ministério de Desenvolvimento Social.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, afirma que a meta do Executivo Municipal é distribuir os livros e kits para todos os alunos do Ensino Infantil nas escolas do município. “Na zona urbana contamos com 11 escolas e, na zona rural, todas as 23 escolas possuem Ensino Infantil, atendendo mais de 1.500 crianças. Nossa meta é que todas elas recebam tanto os livros como os kits escolares”, frisa Patrícia Leal.

“Estamos inovando o processo de conhecimento das escolas, pois, com a distribuição dos livros e kits escolares, estamos familiarizando as crianças aos números e letras com o intuito de facilitar o aprendizado quando chegarem à alfabetização”, conclui a prefeita.

Hospital de Altos realiza 25 partos humanizados por mês

Em média, 25 partos do tipo humanizado são realizados por mês no Instituto de Saúde José Gil Barbosa, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. A Prefeitura de Altos está ampliando a técnica do parto humanizado no centro de saúde, trabalhando com assessoria integral à gestação e acompanhamento às fases de pré-natal, parto e pós-parto, bem como cuidados imediatos e posteriores ao recém-nascido.
 
A reforma e estruturação do hospital e a contratação de profissionais capacitados para cuidar das mães e dos bebês são as principais ações desenvolvidas pela secretaria para melhorar a qualidade no atendimento durante o todo o processo decorrente da maternidade.
 
“A equipe conta com sete enfermeiros com residência e especialização em obstetrícia, o que possibilita uma assistência integral e com parâmetros de acolhimento nas diversas demandas do cuidar à mulher em trabalho departo”, explica Nerirrony Lacerda, secretário de Saúde de Altos, destacando que os enfermeiros realizam partos com risco habitual, ou seja, aqueles fisiológicos e sem distorcia, que trazem menor risco de morte materna e neonatal, sobretudo decorrentes de infecções pós-parto em cesarianas.
 
A equipe de saúde está envolvida, também, em ações contínuas de orientação materna com o intuito de esclarecer sobre as melhores condutas frente à maternidade, como orientar as parturientes quanto aos benefícios do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e outras instruções.
 
“Agora, estamos garantindo os direitos da parturiente como preconiza o Ministério da Saúde e as gestantes altoenses têm o direito de conceber seus filhos em sua terra, evitando burocracia, deslocamentos desnecessários e maiores riscos para a vida tanto da mãe quanto do bebê”, explica a prefeita de Altos, Patrícia Leal.

Júri popular inocenta acusado de mandar matar ex-prefeito de Altos

  • 3f2da919-4ccf-4dca-8a1a-1dadae6add42.jpg Wilson Filho/Cidade Verde
  • 047a3705-450a-43e7-adcc-b3427a376482.jpg Wilson Filho/Cidade Verde
  • 070f3270-b26b-4820-b2e6-73ec76b8f6d6.jpg Wilson Filho/Cidade Verde
  • 78b413eb-b748-4e1d-967b-f86ccacf336e.jpg Wilson Filho/Cidade Verde
  • 98ab0bf6-de21-4ba1-b688-90340cb54012.jpg Wilson Filho/Cidade Verde
  • 256a49e2-22cd-4e06-a8ea-b94ffe470e91.jpg Wilson Filho/Cidade Verde
  • 3739fc11-f7cb-49dc-b405-dd3eeb97374a.jpg Wilson Filho/Cidade Verde
  • f2d1d1f2-66de-4ece-9165-a7fd6ff5cd35.jpg Wilson Filho/Cidade Verde

O réu Antônio Orlando da Silva que era apontado como o mandante da morte do ex-prefeito de Altos, César Leal, em 1996, foi inocentado. O julgamento começou na manhã desta terça-feira (29) e só terminou durante a noite. O promotor Ubiraci Rocha disse que o júri identificou a autoria do crime, mas mesmo assim, decidiu absolver o réu. Ele considerou o resultado contraditório. 

"Ele infelizmente foi absolvido. Houve uma contradição na resposta dos jurados. Quanto à autoria, eles admitiram a participação dele, mas resolveram absolver. Isso é uma contradição", declarou. 

O promotor lamentou o resultado e destacou que o Ministério Público já recorreu da decisão junto ao Tribunal de Justiça. 

"O  MP traduz o resultado como um sentimento de impunidade do crime. Isso que precisa ser mudado nesse país e nesse estado. A sociedade espera 20 anos por um julgamento em que a defesa se utilizou de todo tipo de subterfúgio e quando ocorre, o júri entende que o acusado é o mandante e mesmo assim absolve. É algo lastimável e a sociedade continua à mercê desse tipo de coisa", declarou. 

Ubiraci declarou que, durante o julgamento, o acusado chegou a negar participação na morte do ex-prefeito e declarou ser alvo de perseguição por parte do delegado de Polícia Civil da cidade à época do crime. 

O julgamento durou cerca de 12 horas e um novo julgamento deve ocorrer dentro do prazo de um ano. Os outros três envolvidos - dois intermediários e um autor dos disparos - devem ser julgados pela justiça de Altos. O promotor teme que pela morosidade do processo, o crime prescreva e os suspeitos não respondam pelo homicídio.

O crime

Para o  Ministério Público, Antônio Orlando, que à época do homicídio era vice prefeito da cidade, teria pago R$ 50 mil pelo homicídio. Para executar o crime, ele teria contatado dois homens (Abimar Paixão de Sousa e Afrânio Paixão de Sousa), que acionaram Francisco Alves Barbosa, o "Chico Pacajás", que contratou Raimundo Nonato, o "Gordinho", responsável pelos disparos.

Em outubro de 2015, a audiência de julgamento foi adiada porque o advogado do réu desistiu do caso, o que foi considerado pelo Ministério Público, como manobra do acusado para adiar a decisão. César Leal era pai da atual prefeita de Altos, Patrícia Leal.
 
O réu também é acusado de matar um policial militar no mesmo ano, no bairro Marquês, zona Norte de Teresina. Para este segundo crime ainda não há data para o julgamento.

 

Graciane Sousa e Maria Romero
[email protected]

Prefeitura de Altos realiza formação inicial do Programa Brasil Alfabetizado

Com o objetivo de promover a discussão sobre o papel do educador na alfabetização de pessoas que não tiveram acesso à educação na idade certa, a Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a formação inicial do Programa Brasil Alfabetizado em solenidade realizada nessa segunda-feira (28).

Presente no evento, a prefeita de Altos, Patrícia Leal, enfatizou que “o Executivo municipal está articulando novos momentos de formação e capacitações para os professores do município, sempre com o objetivo de integrar os educadores para melhorar os índices de alfabetização de parte da população com mais idade que vivem em Altos”. 

Criado em 2003 pelo Ministério da Educação, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. Os educadores que participam do programa recebem uma bolsa do Ministério da Educação para desenvolver esse trabalho no contra turno de suas atividades.

“O Programa Brasil Alfabetizado é um mecanismo a mais para o desenvolvimento da Educação, além de motivar todo o quadro de professores e servidores da rede municipal de ensino”, comenta o secretário municipal de Educação, Kiko Fontenelle.

Posts anteriores