Cidadeverde.com

Secretário de Justiça vai a Brasília discutir construção de cadeia pública em Altos

O secretário de Justiça do Piauí articula, em Brasília, a liberação de recursos para a construção da cadeia pública de Altos e aquisição de novos equipamentos de segurança eletrônica e sete novas viaturas para o sistema prisional. Daniel Oliveira destaca que os investimentos possibilitarão à Sejus investir em áreas estratégicas. 

“A reunião foi bastante produtiva. A liberação imediata destes recursos nos permitirá investir em novos convênios para tocar obras futuras e as que já estão em andamento, assim como adquirir materiais essenciais para melhorar o sistema prisional”, frisa.

Além da obra, prevista para ser iniciada ainda neste ano, com 600 novas vagas, estão em andamento a construção da Central de Triagem de Teresina (anexa à Casa de Custódia), com 160 vagas, e a Casa de Detenção de Campo Maior, que terá capacidade de 140 vagas. Uma reforma na Penitenciária Irmão Guido também está em processo licitatório.
 
Em Brasília, Daniel Oliveira se reuniu com o diretor geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Renato De Vitto, e a diretora de Políticas Penitenciárias do Departamento, Valdirene Daufemback. Os recursos são resultado de convênios já pactuados entre a Sejus e o órgão do Ministério da Justiça.


Da Redação
[email protected]

Prefeitura de Altos entrega livros e kits escolares

A Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entregou, nesta segunda-feira (11), livros e kits escolares – com mochilas, cartilhas e agendas – para alunos da Rede Municipal de Ensino da zona urbana do município. A prefeita de Altos, Patrícia Leal, participou da entrega dos materiais.

Os livros foram adquiridos com recursos do Executivo Municipal. Já os kits escolares foram conquistados por meio do Programa Brasil Carinhoso, do Ministério de Desenvolvimento Social.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, afirma que a meta do Executivo Municipal é distribuir os livros e kits para todos os alunos do Ensino Infantil nas escolas do município. “Na zona urbana contamos com 11 escolas e, na zona rural, todas as 23 escolas possuem Ensino Infantil, atendendo mais de 1.500 crianças. Nossa meta é que todas elas recebam tanto os livros como os kits escolares”, frisa Patrícia Leal.

“Estamos inovando o processo de conhecimento das escolas, pois, com a distribuição dos livros e kits escolares, estamos familiarizando as crianças aos números e letras com o intuito de facilitar o aprendizado quando chegarem à alfabetização”, conclui a prefeita.

Hospital de Altos realiza 25 partos humanizados por mês

Em média, 25 partos do tipo humanizado são realizados por mês no Instituto de Saúde José Gil Barbosa, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. A Prefeitura de Altos está ampliando a técnica do parto humanizado no centro de saúde, trabalhando com assessoria integral à gestação e acompanhamento às fases de pré-natal, parto e pós-parto, bem como cuidados imediatos e posteriores ao recém-nascido.
 
A reforma e estruturação do hospital e a contratação de profissionais capacitados para cuidar das mães e dos bebês são as principais ações desenvolvidas pela secretaria para melhorar a qualidade no atendimento durante o todo o processo decorrente da maternidade.
 
“A equipe conta com sete enfermeiros com residência e especialização em obstetrícia, o que possibilita uma assistência integral e com parâmetros de acolhimento nas diversas demandas do cuidar à mulher em trabalho departo”, explica Nerirrony Lacerda, secretário de Saúde de Altos, destacando que os enfermeiros realizam partos com risco habitual, ou seja, aqueles fisiológicos e sem distorcia, que trazem menor risco de morte materna e neonatal, sobretudo decorrentes de infecções pós-parto em cesarianas.
 
A equipe de saúde está envolvida, também, em ações contínuas de orientação materna com o intuito de esclarecer sobre as melhores condutas frente à maternidade, como orientar as parturientes quanto aos benefícios do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e outras instruções.
 
“Agora, estamos garantindo os direitos da parturiente como preconiza o Ministério da Saúde e as gestantes altoenses têm o direito de conceber seus filhos em sua terra, evitando burocracia, deslocamentos desnecessários e maiores riscos para a vida tanto da mãe quanto do bebê”, explica a prefeita de Altos, Patrícia Leal.

Júri popular inocenta acusado de mandar matar ex-prefeito de Altos

  • 3f2da919-4ccf-4dca-8a1a-1dadae6add42.jpg Wilson Filho/Cidade Verde
  • 047a3705-450a-43e7-adcc-b3427a376482.jpg Wilson Filho/Cidade Verde
  • 070f3270-b26b-4820-b2e6-73ec76b8f6d6.jpg Wilson Filho/Cidade Verde
  • 78b413eb-b748-4e1d-967b-f86ccacf336e.jpg Wilson Filho/Cidade Verde
  • 98ab0bf6-de21-4ba1-b688-90340cb54012.jpg Wilson Filho/Cidade Verde
  • 256a49e2-22cd-4e06-a8ea-b94ffe470e91.jpg Wilson Filho/Cidade Verde
  • 3739fc11-f7cb-49dc-b405-dd3eeb97374a.jpg Wilson Filho/Cidade Verde
  • f2d1d1f2-66de-4ece-9165-a7fd6ff5cd35.jpg Wilson Filho/Cidade Verde

O réu Antônio Orlando da Silva que era apontado como o mandante da morte do ex-prefeito de Altos, César Leal, em 1996, foi inocentado. O julgamento começou na manhã desta terça-feira (29) e só terminou durante a noite. O promotor Ubiraci Rocha disse que o júri identificou a autoria do crime, mas mesmo assim, decidiu absolver o réu. Ele considerou o resultado contraditório. 

"Ele infelizmente foi absolvido. Houve uma contradição na resposta dos jurados. Quanto à autoria, eles admitiram a participação dele, mas resolveram absolver. Isso é uma contradição", declarou. 

O promotor lamentou o resultado e destacou que o Ministério Público já recorreu da decisão junto ao Tribunal de Justiça. 

"O  MP traduz o resultado como um sentimento de impunidade do crime. Isso que precisa ser mudado nesse país e nesse estado. A sociedade espera 20 anos por um julgamento em que a defesa se utilizou de todo tipo de subterfúgio e quando ocorre, o júri entende que o acusado é o mandante e mesmo assim absolve. É algo lastimável e a sociedade continua à mercê desse tipo de coisa", declarou. 

Ubiraci declarou que, durante o julgamento, o acusado chegou a negar participação na morte do ex-prefeito e declarou ser alvo de perseguição por parte do delegado de Polícia Civil da cidade à época do crime. 

O julgamento durou cerca de 12 horas e um novo julgamento deve ocorrer dentro do prazo de um ano. Os outros três envolvidos - dois intermediários e um autor dos disparos - devem ser julgados pela justiça de Altos. O promotor teme que pela morosidade do processo, o crime prescreva e os suspeitos não respondam pelo homicídio.

O crime

Para o  Ministério Público, Antônio Orlando, que à época do homicídio era vice prefeito da cidade, teria pago R$ 50 mil pelo homicídio. Para executar o crime, ele teria contatado dois homens (Abimar Paixão de Sousa e Afrânio Paixão de Sousa), que acionaram Francisco Alves Barbosa, o "Chico Pacajás", que contratou Raimundo Nonato, o "Gordinho", responsável pelos disparos.

Em outubro de 2015, a audiência de julgamento foi adiada porque o advogado do réu desistiu do caso, o que foi considerado pelo Ministério Público, como manobra do acusado para adiar a decisão. César Leal era pai da atual prefeita de Altos, Patrícia Leal.
 
O réu também é acusado de matar um policial militar no mesmo ano, no bairro Marquês, zona Norte de Teresina. Para este segundo crime ainda não há data para o julgamento.

 

Graciane Sousa e Maria Romero
[email protected]

Prefeitura de Altos realiza formação inicial do Programa Brasil Alfabetizado

Com o objetivo de promover a discussão sobre o papel do educador na alfabetização de pessoas que não tiveram acesso à educação na idade certa, a Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a formação inicial do Programa Brasil Alfabetizado em solenidade realizada nessa segunda-feira (28).

Presente no evento, a prefeita de Altos, Patrícia Leal, enfatizou que “o Executivo municipal está articulando novos momentos de formação e capacitações para os professores do município, sempre com o objetivo de integrar os educadores para melhorar os índices de alfabetização de parte da população com mais idade que vivem em Altos”. 

Criado em 2003 pelo Ministério da Educação, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. Os educadores que participam do programa recebem uma bolsa do Ministério da Educação para desenvolver esse trabalho no contra turno de suas atividades.

“O Programa Brasil Alfabetizado é um mecanismo a mais para o desenvolvimento da Educação, além de motivar todo o quadro de professores e servidores da rede municipal de ensino”, comenta o secretário municipal de Educação, Kiko Fontenelle.

Começa júri de acusado de mandar matar ex-prefeito de Altos

O ex vice-prefeito de Altos Antônio Orlando da Silva está sendo julgado no Tribunal Popular do Júri pela morte do prefeito ex-prefeito de Altos, César Leal, assassinado em 1996, dentro de casa com cinco tiros. O réu é apontado como mandante do crime e o Ministério Público que sustenta que ele teria pago R$ 50 mil pelo homicídio. Para executar o crime, ele teria contatado dois homens (Abimar Paixão de Sousa e Afrânio Paixão de Sousa), que acionaram Francisco Alves Barbosa, o "Chico Pacajás", que contratou Raimundo Nonato, o "Gordinho", responsável pelos disparos.

Em outubro de 2015, a audiência de julgamento foi adiada porque o advogado do réu desistiu do caso, o que foi considerado pelo Ministério Público, como manobra do acusado para adiar a decisão. César Leal era pai da atual prefeita de Altos, Patrícia Leal.
 
O réu também é acusado de matar um policial militar no mesmo ano, no bairro Marquês, zona Norte de Teresina. Para este segundo crime ainda não há data para o julgamento.

Graciane Sousa
[email protected]

Central de Flagrantes de Parnaíba registra nova fuga

Enfrentando um grave problema com a superlotação, que se intensifica com o aumento da violência na cidade, a Central de Flagrantes de Parnaíba hoje é uma verdadeira bomba relógio. Na madrugada desta quinta-feira, três presos conseguiram escapar ao serrarem as grades de uma das celas na terceira ocorrência do tipo neste ano. Equipes da Polícia Militar realizam buscas aos fujões.

Os presos fugiram durante a madrugada, mas a ausência só foi percebida no início da manhã, quando foi feita a contagem. Em uma das celas, os policiais observaram que a grade da cela coletiva 1 foi serrada. Apenas três deles fugiram: Bruno Maciel Mariano, Francisco Lima Santos e Joelson Gomes Ribeiro. Outros presos ocupavam o mesmo espaço, mas permaneceram.

Equipes da Polícia Militar foram acionadas no início da manhã e fizeram buscas na região, mas não conseguiram localizar os fugitivos.

Esta não é a primeira vez que isso acontece na Central de Flagrantes de Parnaíba. Com a estrutura frágil e superlotação, os detentos reclamam das condições e da demora. No início do mês, ao serem proibidos de receberem visitas dos familiares, os presos promoveram um motim e atearam fogo em papelões. A PM foi acionada para conter os manifestantes.

Em fevereiro, outros dois detentos provisórios do local também fugiram. Eles serraram uma das grades do banheiro para escapar. Um deles já foi localizado.

Da Redacão
[email protected]

 

Prefeitura e Incra firmam parceria para crédito Fomento Mulher em Altos

Durante solenidade realizada nesta segunda-feira (21), no auditório Alberto Barbosa, a Prefeitura de Altos e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) assinaram acordo de cooperação técnica para garantir o crédito Fomento Mulher para o município com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar. Cerca de 1.200 mulheres receberão o benefício, que varia de R$ 3 mil a R$ 4 mil.
 
O crédito é aplicado pelo Incra para mulheres assentadas que são atendidas pela Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). É necessário ter o cadastro atualizado no Incra, estar inscrita no CadÚnico e não ter recebido crédito Apoio Mulher anteriormente.
“É importante frisar que o município de Altos é o único no Piauí a ter uma equipe da ATER e esse benefício para as produtoras só é possível mediante essa equipe específica de assistência”, diz José Roberto Silva, coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Agricultura de Altos, destacando que, em breve, as produtoras também terão acesso ao crédito Família, no valor de R$ 6.500,00.
 
O crédito pode ser utilizado para diversas atividades como implantação de quintais produtivos - com o cultivo de hortaliças, árvores frutíferas, plantas medicinais -, e a criação de animais de pequeno porte, como ovinos, aves e caprinos. O recurso também pode ser utilizado para aquisição de ferramentas, máquinas ou produtos que possam alavancar alguma atividade econômica.
 
A prefeita de Altos, Patrícia Leal, enfatiza que a parceria com o Incra é de suma importância para a cidade. "Esperamos, com esse acordo, desenvolver ainda mais a produção agrícola e garantir crédito e renda para nossos agricultores”, frisa.
 
Também faz parte do acordo de cooperação técnica a Delegacia Regional do Ministério Desenvolvimento Agrário no Piauí.

Festa reúne mais de 700 vaqueiros em Altos

  • DSC_0102.JPG Divulgação
  • DSC_0018.JPG Divulgação
  • DSC_0059.JPG Divulgação
  • DSC_0069.JPG Divulgação

Mais de 700 vaqueiros participaram, nesta quarta-feira (16), da tradicional Festa do Vaqueiro em Altos. O evento, realizado em parceria com a Prefeitura de Altos, faz parte das atividades dos Festejos de São José, padroeiro da cidade, que seguem até este sábado (19).
 
O dia festivo começou com café da manhã para os vaqueiros altoenses e dos municípios de Beneditinos, Coivaras, Pau D’Arco, União, José de Freitas, Campo Maior e Lagoa Alegre. A programação da festa contou, ainda, com missa, almoço especial e sorteio de brindes na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania. 

Ao final da tarde, no momento mais esperado da festa, mais de 700 vaqueiros saíram em procissão, com a imagem de São José, pelas ruas de Altos. 
 
Vaqueiro de Beneditinos, José Emílio sempre participa da festa em Altos. “É um evento organizado e que muitos vaqueiros gostam de participar. Agradecemos à Paróquia e à Prefeitura de Altos pelo convite. A festa está mais linda a cada ano”, comenta.
  
Para a prefeita de Altos, Patrícia Leal, os Festejos de São José tornam-se ainda mais belos com a homenagem aos ícones do sertão. “A festa é tradicional em nossa cidade. Vivemos a cultura do vaqueiro, visto que muitas famílias altoenses vêm do campo e nosso objetivo é de sempre preservar e valorizar nossa cultura popular”, frisa.

Preso suspeito de integrar quadrilha de roubo de carros

Policiais civis da cidade de Altos, a 46 km da capital, prenderam um homem acusado de integrar uma quadrilha especializada em roubo de carros. O suspeito foi detido durante os festejos do município e é apontado como o responsável pela mudança na documentação dos veículos, que eram vendidos em outros estados com preço abaixo do praticado no mercado.

O suspeito, identificado como José Roberto Farias de Oliveira, tinha um mandado de prisão em aberto e já estava sendo monitorado pela polícia. Ele já havia sido detido no ano passado sob suspeita de envolvimento no roubo de carros, mas por falta de provas, acabou sendo liberado.

De acordo com o delegado Armandinho Moura, titular da Polinter, o suspeito morava em uma residência alugada na cidade de Altos, onde fazia a adulteração dos documentos e características do veículo para a clonagem. "Ele regimentava um pessoal para fazer demarcação e os roubos. Deixavam veículo escondidos [por alguns dias], iam ao local e faziam adulteração e depois que estava adulterado, já saía com ele clonado para passar para outras pessoas", afirma.

A quadrilha agia principalmente na capital, tendo preferência por caminhonetes e veículos novos. Segundo a polícia, ele integra uma quadrilha composta por pelo menos oito pessoas, sendo que a maioria já foi presa. “Um desses veículos [roubados] é uma caminhonete de valor bastante expressivo. Portanto, para eles, é uma atividade criminosa que deixava um lucro elevado”, finaliza o delegado.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores