Cidadeverde.com

Policiais Militares fazem campanha para ajudar irmãos vítimas de queimaduras

  • bpre7.jpg Divulgação
  • bpre5.jpg Divulgação
  • bpre4.jpg Divulgação
  • bpre1.jpg Divulgação
  • bpre3.jpg Divulgação
  • bpre9.jpg Divulgação
  • bpre8.jpg Divulgação
  • bpre6.jpg Divulgação
  • bpre2.jpg Divulgação

Policiais militares do grupo tático do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) visitaram, na manhã de ontem (19), a família dos dois irmãos de apenas um e dois anos, que sofreram graves queimaduras em um acidente doméstico no dia 18 de setembro deste ano. Os militares levaram a quantia de R$ 500, mas quando chegaram à casa onde as crianças moram, presenciaram a dimensão da dificuldade vivida pela família e resolveram transformar a campanha em algo muito maior.

"Nós sabíamos que a situação era complicada, mas não sabíamos que era tanto. Quando chegamos, vimos que a casa é de taipa, fogão de barro, eles precisam de dinheiro para roupas, comida e agora também remédios para as crianças por conta das queimaduras", disse o cabo Antônio Tavares, lotado no grupo tático do BPRE e que está organizando a campanha. 

A família mora em um povoado bastante simples, chamado Aconchego, na zona rural de Altos. Segundo o militar, as arrecadações tiveram início pouco depois que o acidente aconteceu, somente entre policiais da polícia rodoviária. Agora, a intenção é reunir o máximo de doações possíveis, não somente entre militares de todas as unidades que quiserem ajudar, mas entre a população também. 

"Quando eu vi a primeira vez a informação das crianças no hospital, comecei a mobilizar. Falei em um grupo do WhatsApp que temos os policiais do Batalhão, 'gente, vamos fazer alguma coisa'. Mas agora sabemos que eles precisam de muito mais. Quem puder doar, que ajude, eles precisam bastante", disse. 

As doações poderão ser entregues de segunda a sexta, das 7h às 13h, na Rua Barroso, Centro de Teresina, em frente à Praça Saraiva. O capitão Leitão estará recebendo as doações. Além deste horário, até as 18h, militares da guarda também poderão receber os materiais doados. 

"As crianças precisam de roupas, os pais também. Todos passam muitas dificuldades. Alimentos básicos também são necessários. Quem quiser doar dinheiro também pode. Quando for doar, basta deixar o nome, o contato e o que está doando, para que possamos organizar tudo. Queremos levar a eles no máximo até o final de janeiro. Não vamos estabelecer uma meta, vamos deixar que as pessoas doem o que puderem", informou. 

Estado de saúde

O cabo Tavares informou que as crianças estão bem, mas os ferimentos decorrentes das queimaduras de 3º grau sofridas ainda não estão completamente cicatrizados. Por isso, precisam de pomadas e analgésicos para aliviar as dores.

O menino, de dois anos, que teve as costas bastante afetadas pelas queimaduras, precisa de uma manta especial para dormir, porque a pele dessa parte do corpo ainda está bastante sensível. Já a menina, de apenas um ano de idade, necessita de maiores cuidados na cabeça e nos braços. As pomadas ajudam na cicatrização e aliviam as dores. 

O acidente

As crianças estavam em casa quando o garoto, mais velho, foi até a cozinha em uma brincadeira com a irmã e abriu a tampa do forno do fogão. Ele subiu na tampa e, com o peso, o fogão virou.

No momento os pais estavam cozinhando e uma panela caiu sobre os irmãos. Os dois foram atendidas no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e foram considerados grandes queimados, com mais de 20% do corpo atingido. A menina precisou ficar internada na UTI pediátrica. 

 

Maria Romero
[email protected]

Prefeitura de Altos recebe certificado pelo apoio aos pequenos negócios

A Prefeitura de Altos recebeu o certificado de Prefeitura Amiga dos Pequenos Negócios do Sebrae Piauí. O prêmio visa estimular a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos municípios e reconhecer os gestores que incentivam e valorizam os pequenos negócios.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, destaca as ações do município em prol dos pequenos negócios. “Em parceria com o Sebrae, desenvolvemos uma série de cursos gratuitos para estimular o empreendedorismo e tivemos um aumento significativo dessa modalidade em Altos. A implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa também foi de suma importância e esperamos ampliar o incentivo aos pequenos negócios”, comenta.

O certificado foi conferido durante o I Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento do Piauí, realizado nessa quinta-feira (10), no auditório do Sebrae, em Teresina.

Prefeitura de Altos perfura poço tubular no bairro Santa Inês

A Prefeitura de Altos concluiu perfuração de poço tubular no bairro Santa Inês. Ao todo, a Prefeitura já instalou mais de 40 sistemas de abastecimento em comunidades das zonas urbana e rural. 

O sistema de abastecimento tem a capacidade para armazenar cinco mil litros de água. Além do bairro Santa Inês, já foram beneficiadas com poços tubulares as localidades Palmeiras dos Gomes, Retiro, Anajás, Santa Úrsula, Novo Catitu, Castelo do Ogê, Serra do Coroatá e Baetas.
 
“Queremos garantir o abastecimento de água potável de qualidade, a fim de amenizar as dificuldades encontradas pela falta de água nessas regiões”, frisa a prefeita de Altos, Patrícia Leal.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Mais de 300 famílias de Altos recebem casa do Programa Minha Casa, Minha Vida

Exatas 312 famílias altoenses foram sorteadas com uma casa no Residencial São Luiz, nesta quarta-feira (25), no ginásio Governador Guilherme Melo. As casas fazem parte do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

O sorteio foi destinado aos beneficiários aptos, conforme portaria do Ministério das Cidades. Das 312 unidades habitacionais, 10 foram sorteadas para pessoas com necessidades especiais e 10 para pessoas idosas.

Durante o sorteio das residências, a prefeita de Altos, Patrícia Leal, falou da emoção em poder participar da entrega do maior empreendimento imobiliário da história da cidade, bem como da parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura na viabilização do projeto.

“São 312 famílias beneficiadas. Muitos altoenses que trabalhavam em outras cidades voltaram para Altos, trabalharam na construção das unidades e, alguns deles, conquistaram sua casa própria. É uma emoção muito grande para nós em ter contribuído para a realização desse sonho”, comenta Patrícia Leal.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Mulher morre após ser atropelada com filha de um ano em Altos

Uma mulher identificada como Maria do Socorro Santiago Abreu, de 35 anos morreu após ser atropelada na noite deste domingo 22 no povoado Bom Passar, às margens da estrada que liga Altos ao município de Alto Longá, a 76 km de Teresina.

A vítima estava de bicicleta com a filha quando foi atingida pelo motociclista. A criança, que tem pouco mais de um ano, sofreu um corte na cabeça e foi levada para o hospital de Altos.

Maria não resistiu aos ferimentos e faleceu antes da chegada do SAMU. O motoqueiro foi identificado por Antônio Luis da Costa e foi conduzido pela Polícia Militar à Central de Flagrantes de Teresina. De acordo com o tenente Negreiros, o condutor estava visivelmente embriagado.

Rayldo Pereira
Com informações de Portal Altos
[email protected]

Homem é preso suspeito de incendiar a casa da companheira

  • incendio2.jpg Reprodução TV
  • incendio1.jpg Reprodução TV
  • incendio4.jpg Reprodução TV
  • incendio3.jpg Reprodução TV
  • incendio6.jpg Reprodução TV
  • incendio5.jpg Reprodução TV
  • incendio8.jpg Reprodução TV
  • incendio7.jpg Reprodução TV

Um incêndio, supostamente, criminoso destruiu uma casa na rua soledade, bairro Tranqueira, município de Altos, a 37 km de Teresina. O homem identificado como Antônio José Martins, companheiro da proprietária da residência, foi apontado como responsável pelas chamas e levado preso para a Central de Flagrantes de Teresina. 

O fogo teve início por volta das 19h30, desta quinta-feira (20). Vizinhos tentaram controlar as chamas arremessando baldes com água, mas o fogo destruiu praticamente todo o imóvel. O teto da casa desabou e todos os móveis foram queimados. 

"Eu ouvi os gritos da vizinhança e corremos para o local...arrebentamos a porta, tiramos o botijão de gás e começamos a pegar os baldes de água e jogar para diminuir o fogo", disse Ronaldo Sales. 

O eletricista Manoel Castro, que mora na frente da casa incendiada, arriscou a própria vida para evitar que o incêndio atingisse proporções maiores. 

"Primeiramente, eu tive a iniciativa de desligar o disjuntor para que a gente pudesse usar a água. A gente não podia jogar água com a energia ligada. Os outros amigos entraram e eu vi um caixa d'água. O rapaz pegou uma enxada e cortou ela...aí a água espalhou e a gente conseguiu conter o fogo", disse o vizinho. 

Na residência morava um casal e dois filhos, mas somente o companheiro da proprietária estava na casa. "Ele sempre dizia que ia destruir e acabar com tudo. Ele chegou e derrubou o muro. O interessante é que ele chegou bonzinho e de repente, do anda,  ficou doidão e não justificou o motivo", relatou outro vizinho.

O laudo do Corpo de Bombeiros vai apontar as causas do incêndio.

 

 

Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Notícia da Manhã

Prefeita protesta contra mudança de paradas de ônibus intermunicipais em Teresina

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, se reuniu com o diretor da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina (Strans), Carlos Daniel Júnior, para tratar da mudança feita pela Prefeitura de Teresina dos pontos de desembarque dos ônibus intermunicipais.

Com a mudança, os ônibus de Altos e de outros municípios da Grande Teresina que paravam em dois pontos da Avenida Maranhão agora terão de parar na Rua João Cabral, próximo à sede da Associação dos Magistrados Piauienses.

A prefeita manifestou sua insatisfação quanto à mudança por entender que a nova parada vai prejudicar os cidadãos de Altos. “Muitos estudantes e trabalhadores de nossa cidade estão descendo muito longe do Centro, tendo que caminhar longos trechos para chegarem ao seu destino. Queremos uma ação imediata da Prefeitura de Teresina para que os pontos na Avenida Maranhão sejam restabelecidos para os veículos de Altos”, comenta Patrícia Leal.

Também participou da reunião - realizada nesta terça-feira (17), na sede da Strans - o deputado estadual Wilson Brandão (PSB).

Rayldo Pereira
[email protected]

Prefeitura de Altos inicia sinalização de vias asfaltadas

A prefeitura de Altos deu início à sinalização horizontal das vias asfaltadas por meio do plano de pavimentação executado em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Transportes do Piauí.

A sinalização vai auxiliar na organização do fluxo de veículos e pedestres; controlar e orientar os deslocamentos em situações com problemas de geometria, topografia ou frente a obstáculos e complementar os sinais de regulamentação, advertência ou indicação.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, destaca que está buscando recursos para dar prosseguimento à pavimentação asfáltica, assim como aumentar a malha de pavimentação poliédrica na cidade.

“Muitos bairros e comunidades de Altos carecem urgentemente de calçamento e já estamos buscando verbas junto ao Ministério da Integração Nacional para dar início às obras. Muitas ruas já foram pavimentadas com asfalto na segunda etapa do nosso plano, mas não vamos parar por aí. Esperamos contar com a parceria do Governo do Estado para asfaltar novas ruas e avenidas”, conclui.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Suspeito de matar jovem na "Balada da Morte" em barragem é preso em Altos

O suspeito de matar o jovem Jefferson Matos de Oliveira na festa conhecida como "Balada da Morte" em José de Freitas foi preso durante abordagem na tarde desta segunda-feira (02) em Altos, município a 37 km de Teresina. Identificado pela Polícia como Joan Pereira de Farias, ele foi detido junto com outras cinco pessoas em um suposto ponto de venda de drogas do município.

"Fizemos uma abordagem a um suposto local de venda de drogas e conduzimos à Central seis rapazes com um revólver. Chegando lá, um deles assumiu a posse da arma e foi reconhecido pelos policiais civis de José de Freitas como sendo autor do homicídio na Barragem do Bezerro no último sábado (31)", explicou o sargento Cristino Neto, auxiliar da 3ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Militar em Altos.

Por conta do reconhecimento, Joan foi autuado pelo porte ilegal da arma e pelo homicídio de Jeferson. Os outros cinco detidos foram liberados pela Polícia pois não foi encontrada droga no local da abordagem.

Relembre o caso

Um jovem de 19 anos foi assassinado na madrugada deste domingo (1º) durante uma festa na Barragem do Bezerro, em José de Freitas, a 50 quilômetros de Teresina. De acordo com informações da Polícia Civil, Jefferson Matos de Oliveira era investigado por roubo e foi alvejado por pelo menos quatro tiros - o último deles na cabeça.

Segundo o delegado de José de Freitas, Hildson Rodrigues, Tetéu, como era mais conhecida a vítima, ainda tentou fugir após ser atingido pelos primeiros disparos, mas não conseguiu e acabou executado.

Balada da Morte

A execução de Tetéu aconteceu durante uma festa na Barragem do Bezerro, chamada de Balada. A população de José de Freitas, porém, já rebatizou o local. Hildson Rodrigues, delegado titular de José de Freitas explica: "O crime ocorreu em uma festa chamada Balada, mas que as pessoas conhecem como Balada da Morte, porque já foram registros outros assassinados lá".

Rayldo Pereira
[email protected]

Motociclista morre após colisão em estrada de Altos nesta segunda

José Ribamar de Sousa, de 49 anos morreu após colidir a moto que pilotava com um veículo modelo Toyota Etios na noite desta segunda-feira (02) na estrada que liga Altos a Alto Longá, município a 76 km de Teresina. De acordo com o sargento Cristino Neto, da 3ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Militar, o motociclista seguia com destino a Altos quando colidiu com o veículo.

"Não temos detalhes sobre o acidente pois não foram repassados à nós mas o motociclista morreu na hora e acionamos o SAMU e o IML", relatou o policial.

A perícia criminal também esteve no local realizando os procedimentos. Com o impacto, o veículo acabou saindo da pista e entrando no matagal. A motocicleta foi destruída na batida.

Rayldo Pereira
[email protected] 

Posts anteriores