Cidadeverde.com

Grupo faz campanha para construir casa para crianças queimadas de Altos

Um grupo de amigos e ex-alunos da escola Diocesano em Teresina resolveu se unir para promover uma campanha de arrecadação e construir uma nova casa para a família dos dois irmãos que sofreram queimaduras graves no município de Altos, a 37 km de Teresina. A engenheira civil Artemaria Andrade, conta que a ideia surgiu em um grupo de Whattsapp e após uma visita à família em Altos, surgiu a vontade de presenteá-los com um novo lar.

"Na verdade, em nosso grupo de amigos temos alguns engenheiros e fomos visitar a família. Vimos que a casa é muito insalubre, é uma casa de taipa e resolvemos construir uma casa para eles. Estou fazendo o projeto com outros colegas e amanhã começamos a arrecadação do dinheiro para executar a obra", explicou a engenheira.


Casa onde a família mora em Altos

A construção terá algumas características que chamam a atenção pelo cuidado. A casa terá por exemplo, um pé direito mais alto, para garantir maior ventilação aos cômodos. O quarto das crianças terá instalação de ar-condicionado, que será doado pela prefeitura municipal, para garantir a temperatura ideal para a recuperação das crianças. Outra medida importante será a instalação de uma espécie de "portinhola" que limitará o acesso das crianças a cozinha da casa, evitando assim novos acidentes.

"Essa ideia trabalhada por nós, despertou inclusive o interesse na prefeitura de que outras casas passem a ter esse dispositivo simplificado que possa evitar acidentes. A prefeitura também se comprometeu em nos ajudar com a construção de um poço que vai reforçar no abastecimento já que na região falta muita água e na conta de energia por conta da instalação do ar-condicionado", acrescentou a engenheira.

Os funcionários que trabalharão na obra serão contratados na própria counidade para diminuir a taxa de desemprego na região e segundo a engenheira, uma campanha de coleta de mantimentos e remédios já está sendo realizada no município para ajudar a família. "Tem bastante gente empenhada em ajudar. Vamos disponibilizar a campanha no Facebook, Whattsapp e todos os meios possíveis. Assim que o número da conta sair", completou a engenheira.

Relembre o caso

Uma menina e um menino, de apenas um e dois anos, respectivamente, sofreram graves queimaduras após um acidente em casa, no município de Altos, no último sábado (18). Os dois estão em estado grave e os pais das crianças precisam de ajuda financeira e de doação de leite e fraldas descartáveis tamanho G. 

De acordo com a tia dos garotos, Jardilene de Sousa, que é empregada doméstica, as crianças estavam em casa quando o garoto, mais velho, foi até a cozinha junto com a irmã e abriu a tampa do forno do fogão.

Em uma brincadeira com a irmã, ele subiu na tampa e, com o peso, o fogão virou. No momento os pais estavam cozinhando e uma panela caiu sobre os dois irmãos.

Rayldo Pereira
[email protected]

Mulher grávida desaparece após sair para sacar o Bolsa Família

Familiares pedem ajuda para encontrar Maria das Dores Silva de Carvalho, 33 anos, desaparecida desde ontem (24) após sair de casa para sacar o benefício do programa Bolsa Família. Ela saiu de um povoado de Altos (PI) e teria sido vista pela última em Teresina. 

Teresa Gomes, cunhada da vítima, relatou ao Cidadeverde.com que Maria das Dores saiu de casa por volta de 12h de ontem. Ela deixou o povoado Flor do Dia usando um vestido e levando apenas os documentos para sacar o Bolsa Família na zona urbana de Altos. Ao chegar na cidade, a passageira pediu uma nova passagem para Teresina, ao invés de descer. 

Parentes afirmam que já registraram queixa por desaparecimento no 14º Distrito Policial, em Altos. Em conversa com o cobrador do ônibus, familiares descobriram que Maria das Dores seguiu viagem até o Troca-Troca, na avenida Maranhão, Centro de Teresina. Ela estaria grávida de quatro meses. 

Quem tiver informações sobre o paradeiro de Maria das Dores deve acionar os familiares nos telefones (86) 99568 8398 ou 99598 6362. 

Fábio Lima
[email protected]

População tenta linchar trio após tentativa de assalto a residência

Três homens sofreram tentativa de linchamento após invadir uma casa no centro de Altos, na noite de ontem. Os suspeitos invadiram a casa por volta das 19h, armados com facas e simulando portar também uma arma de fogo.

Na ação criminosa, os suspeitos levaram cordões, pulseiras e relógios das vítimas. Após o roubo, o trio tentou se esconder em uma casa e foi salvo pela Polícia Militar. O momento em que os três eram levados para Central de Flagrantes foi registrado em vídeo que mostra a fúria da população, que avançou sobre os suspeitos sob gritos de "vai morrer". 

De acordo com a delegada, dois dos investigados foram cercados imediatamente após o crime e o terceiro capturado posteriormente. Segundo a Polícia, os três seriam detentos foragidos da penitenciária Major César.

 O trio prestará depoimento à delegada Alexandra Santos, titular do 14º DP, nesta sexta-feira (25). 

Graciane Sousa
[email protected]

Polícia prende dupla suspeita de assassinar adolescente de 17 anos em Altos

Policiais civis e militares prenderam nesta quinta-feira (24) dois homens suspeitos do assassinato de um adolescente de 17 anos no início de setembro em Altos, a 40 quilômetros de Teresina. As prisões fazem parte da Operação Cessar Fogo, que contou com o apoio do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO).

Alexandre Alves da Silva e Janderson de Macedo dos Santos estavam sendo investigados pela morte de Domingos Dias Pereira Neto, o Netinho, ocorrida no dia 8 de setembro. Os dois também são acusados de associação criminosa. Na época do crime, a Polícia Civil já levantava a hipótese de que o assassinato teria relação com o controle do tráfico de drogas em Altos.

Durante a Operação Cessar Fogo, os policiais civis e militares também cumpriram mandado de prisão preventiva de Marcos André Fontenele Delmiro, mais conhecido como André Capeta, apontado como o autor intelectual do assassinato de Netinho. Ele já está preso por porte ilegal de arma de fogo e corrupção ativa.

Segundo a delegada Alexandra Santos, o assassinato de Netinho permitiu à Polícia Civil elucidar vários homicídios ocorridos em Altos durante o ano de 2015. A Polícia Civil ainda deve fazer novas prisões nos próximos dias.

O nome da operação é uma alusão à intervenção da Polícia Civil na briga pelo controle do tráfico de drogas em Altos - a disputa na cidade está polarizada entre André Capeta e Bruno Caeira, que já estão detidos.

Outro preso

Durante o cumprimento do mandado de prisão de Alexandre Alves da Silva, policiais civis e militares também prenderam em flagrante um homem identificado como Valdir Maroca, que foi flagrado com uma arma de fogo de maneira irregular.

Flávio Meireles
[email protected]

Conferência aborda ampliação do Sistema de Assistência Social em Altos

O município de Altos realiza, nesta quarta-feira (23), a VII Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema “Consolidar o Suas de vez, rumo à 2016”, o evento debate propostas que ajudam a reforçar e usar recursos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) na cidade. A abertura do evento contou com a participação do vice-prefeito de Altos, Manoel Rodrigues.

"É muito importante que a gente entenda o trabalho relacional e educacional que a Assistência Social tem. É um trabalho que muda a vida de uma pessoa, que faz despertar nela o sentimento de cuidado, de carinho e atenção do Poder Público quanto às suas demandas", explica a secretária municipal de Assistência Social, Maria Alves Ferreira, a Mariinha do Zeca.

O vice-prefeito de Altos, Manoel Rodrigues, destaca a importância de um planejamento contínuo para a efetivação da política de assistência social. “O evento debate as ações que serão aplicadas pelos próximos 10 anos e essa organização e o foco do trabalho auxilia significativamente para o sucesso dessa política”, frisa.

Na Conferência Municipal serão reunidos os principais pontos e demandas do município que serão encaminhadas à Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada de 14 a 16 de outubro em Teresina.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Agente penitenciário é preso acusado de jogar álcool na esposa e tentar atear fogo

Um agente penitenciário lotado na penitenciária Major César foi preso sob a acusação de tentar atear fogo na própria esposa, com a qual mantém um relacionamento há 10 anos. De acordo com a delegada Alexandra Santos, titular do 14º DP, o suspeito ainda jogou álcool na vítima que só escapou porque se escondeu dentro do quarto. 

"A mulher conta que ele chegou em casa e começou a ameaçar ela e os filhos de 10, 12 e 18 anos, que são de outro relacionamento. Ele jogou álcool na esposa e quando foi tentar queimá-la viva, o palito de fósforo não riscou. Então, ela se trancou no quarto e os vizinhos acionaram a polícia", explica a delegada. 

O casal reside no Centro de Altos com três filhos de um outro relacionamento da vítima. Alexandra Santos explica que ao ser abordado, o agente penitenciário negou as acusações e disse que só se pronunciaria em juízo. 

Delegada Alexandra Santos

"Ele nega tudo, mas no local encontramos o vidro de álcool vazio e o vestido dela também molhado de álcool. Ele também espalhou todas as roupas dela pela casa. A mulher confessou que ele teria dito que ia queimá-la viva e  incendiar a casa. A esposa também contou que não era a primeira vez que ele fazia ameaças, mas que achava que não se concretizariam e que ele não seria capaz de fazer algo pior", reitera Santos. 

Ainda de acordo com a Polícia Civil, o suspeito estava visivelmente sob efeito de bebida alcoólica e enfrentava problemas com o álcool. Em depoimento, a esposa informou que ele era sempre muito agressivo e que muitas discussões eram motivadas porque ele não aceitava os filhos dela do outro relacionamento. 

Por ser agente penitenciário, o suspeito- que não teve a identidade revelada- está à disposição da Secretaria de Justiça. Ele deverá responder por tentativa de homicídio, injúria e ameaça no ambiente doméstico, o que se enquadra na Lei Maria da Penha, disse a delegada. 

"Estou aguardando ofício da Sejus informando o local ao certo em que o preso está recolhido, para posteriormente informar à Justiça", finaliza Alexandra Santos.


Graciane Sousa
[email protected]

Prefeitura de Altos prorroga cadastro de estudantes para desconto na passagem de ônibus

O cadastro para estudantes no programa Passe Legal 2015.2, que dá desconto de 30% no valor da passagem de ônibus para Teresina foi prorrogado até esta sexta-feira (25). O cadastramento pode ser realizado na Secretaria Municipal de Educação, situada na Avenida José Luís do Monte, nº 183, Centro de Altos, ou no site da prefeitura (www.altos.pi.gov.br).

Os documentos necessários para a abertura do cadastro são RG, CPF, comprovante de residência atualizado, comprovante de matrícula ou declaração 2015 da instituição de ensino de Teresina, bem como foto 3x4. No caso de renovação de cadastro, apenas a foto 3x4 não é necessária.
 
De acordo com o secretário municipal de Educação, Kiko Fontenelle, o novo prazo atende à reivindicação dos estudantes que perderam o primeiro prazo, encerrado no dia 29 de agosto. “Esperamos que todos os alunos de nossa cidade que estudam em Teresina compareçam dentro do prazo para que possam usufruir deste importante benefício, que ajuda significativamente as famílias altoenses”, destaca.
 
A prefeita de Altos, Patrícia Leal, observa que “a prorrogação representa o intuito do Executivo em cadastrar o maior número de estudantes possível, garantindo, desse modo, amplo acesso ao benefício”.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

 

Governo Federal libera parte dos recursos para reforma de estádio em Altos

O Governo Federal liberou R$ 175.500,00 para a reforma do Estádio Felipão, em Altos. A obra, com valor total de R$ 390 mil, via emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho (PT), visa modernizar o estádio, que ganhará novos vestiários, bilheteria, cobertura da arquibancada, alambrado, telas de proteção e ampliação dos muros e outras melhorias.

“A reforma do estádio é uma necessidade antiga em nossa cidade. O objetivo é receber ainda melhor nossa torcida, assim como os atletas e equipes visitantes. Queremos agradecer ao deputado Assis Carvalho, que é o autor da emenda parlamentar que tornou possível a realização da reforma e ao Governo Federal pela liberação de parte dos recursos”, frisa a prefeita de Altos, Patrícia Leal.

O secretário municipal de Administração, Warton Lacerda, afirma que a entrega da obra está prevista para o mês de março de 2016. “Tivemos um pequeno atraso na liberação dos recursos, mas esperamos entregar o estádio ao povo altoense no máximo até o mês de março do próximo ano”, enfatiza.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Governo Federal libera parte dos recursos para reforma de estádio em Altos

O Governo Federal liberou R$ 175.500,00 para a reforma do Estádio Felipão, em Altos. A obra, com valor total de R$ 390 mil, via emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho (PT), visa modernizar o estádio, que ganhará novos vestiários, bilheteria, cobertura da arquibancada, alambrado, telas de proteção e ampliação dos muros e outras melhorias.

“A reforma do estádio é uma necessidade antiga em nossa cidade. O objetivo é receber ainda melhor nossa torcida, assim como os atletas e equipes visitantes. Queremos agradecer ao deputado Assis Carvalho, que é o autor da emenda parlamentar que tornou possível a realização da reforma e ao Governo Federal pela liberação de parte dos recursos”, frisa a prefeita de Altos, Patrícia Leal.

O secretário municipal de Administração, Warton Lacerda, afirma que a entrega da obra está prevista para o mês de março de 2016. “Tivemos um pequeno atraso na liberação dos recursos, mas esperamos entregar o estádio ao povo altoense no máximo até o mês de março do próximo ano”, enfatiza.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Altos está entre os mais bem avaliados em ações de vigilância, aponta Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde divulgou, por meio da portaria nº 1.241, o resultado da fase de avaliação do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, que transfere recursos para os municípios que cumprem as metas estabelecidas pelo programa. O município de Altos se destacou no Piauí, atingindo oito das nove metas estipuladas, recebendo 90% do recurso do programa.

O Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde tem como objetivo incentivar o aperfeiçoamento das ações de vigilância em saúde nos âmbitos Estadual, Distrital e Municipal sendo composto por fase de adesão e fase de avaliação. Após o cumprimento das fases, os municípios receberão valor financeiro correspondente a 50% do valor integral do incentivo financeiro do programa do Fundo Nacional de Saúde para os Fundos de Saúde dos Estados, Distrito Federal e Municípios.

O secretário municipal de Saúde, Nerrirony Lacerda, comenta o esforço do executivo municipal em cumprir as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. “Isso mostra a organização e compromisso da gestão com os programas que trazem melhorias para a saúde da população altoense”, frisa.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, enfatiza os investimentos realizados com o objetivo de ampliar os serviços de saúde no município. “A reforma do Hospital de Altos e a construção de sete Unidades Básicas de Saúde estão contribuindo bastante para a melhoria da Saúde em Altos, prova disso é o cumprimento de oito das nove metas do Ministério da Saúde. Nosso objetivo é cumprir todas as metas para alcançarmos 100% dos recursos federais”, conclui.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Posts anteriores