Cidadeverde.com

Adolescente de 17 anos é morto a tiros em Altos; Polícia suspeita de acerto de contas

Um adolescente de 17 anos morreu na manhã desta terça-feira (8) depois de ser atingido por pelo menos dois tiros no bairro Santa Inês, na periferia de Altos, a 40 quilômetros de Teresina. Identificado como Domingos Dias Pereira Neto, ele foi baleado na noite de segunda-feira (7). A Polícia Civil suspeita que o crime tenha sido motivado pela disputa do controle do tráfico de drogas na cidade.

Netinho, como era mais conhecido, foi alvejado em frente à casa de um amigo. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas não resistiu à gravidade dos ferimentos.

Segundo a Polícia apurou, os disparos contra Netinho foram efetuados por uma dupla que chegou ao local em uma moto preta. Segundo o investigador Eduardo Conrado, do 14º Distrito Policial, a morte foi resultado de um acerto de contas.

"Acreditamos que a morte foi motivada pela disputa do controle do tráfico de drogas em Altos. Ainda não identificamos os responsáveis pelo crime, mas já há uma equipe trabalhando no campo", comentou o investigador.

De acordo com Eduardo Conrado, Netinho já tinha passagem pela Polícia. "Há mais ou menos um ano ele foi apreendido por um ato infracional equivalente a tentativa de roubo", afirmou o investigador.

Flávio Meireles
[email protected]

Desfile cívico de 7 de setembro reúne 1.200 estudantes em Altos

A Prefeitura de Altos e o comando da Polícia Militar realizaram, nessa segunda-feira (7), desfile cívico em alusão ao Dia da Independência do Brasil. Mais de 1.200 alunos participaram do evento, que reúne escolas das redes pública e privada do município.

Para o secretário de Educação de Altos, Kiko Fontenele, dar continuidade à tradição do desfile é uma forma de fortalecer o espírito cívico dos altoenses. “O desfile cívico, sem dúvidas, é um importante evento da história do Brasil. Nosso principal objetivo é resgatar o civismo da comunidade. Procuramos estimular e apoiar a participação das nossas crianças e de demais entidades da cidade para fortalecer essa tradição”, destaca Kiko Fontenele.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, agradeceu o esforço conjunto em realizar o desfile cívico de 7 de setembro. “Esse foi o maior desfile da história de Altos. Queremos, em nome de todos os servidores, agradecer às secretarias municipal e estadual de Educação e à Polícia Militar do Piauí. Também queremos parabenizar a todos os alunos da rede pública e particular de ensino, que abrilhantaram esse evento tão importante para nossa história”, conclui.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Motociclista é preso com índice de embriaguez 45 vezes maior que o permitido

Um jovem de 24 anos foi preso em flagrante por conduzir uma motocicleta sob efeito de álcool. O índice estava 45 vezes maior do que o permitido, mas o que chamou atenção da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi uma tatuagem que ele possui nas costas: "Pra que bebe e dirigir..." (sic). 

A prisão aconteceu na tarde desta segunda-feira(07), na BR 343 Km 305, município de Altos. M.A.L.O também estava sem capacete e trafegando pelo acostamento na contramão, com a motocicleta Yamaha Factor YBR-125K de placa NIT-1529.

O flagrante ocorreu após o condutor fazer o teste de etilômetro, e ser constatado o índice de 1,81 mg de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, valor 45 vezes superior ao permitido em lei, que é 0,04mg/L sem a margem de erro do equipamento.

A ocorrência foi encaminhada à Central de Fragrantes de Teresina para os procedimentos cabíveis.

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Durante surto, homem tenta esfaquear PM e é imobilizado com tiro na perna

Um homem identificado como João Batista dos Santos foi preso na noite de ontem (27) após tentativa de homicídio contra policiais militares do município de Altos. De acordo com o sargento Neto, os policiais que atenderam a ocorrência tiveram que disparar um tiro na perna do acusado para imobilizá-lo. 

A polícia foi acionada porque João estava fazendo ameaças contra uma vizinha, com dois facões. Ao chegar ao local, os policiais perceberam que ele estava tendo um surto, bastante agitado, e tentou esfaquear um dos PMs. 

"Ninguém conseguia conter o rapaz, estava muito agitado. Até que ele avançou contra um dos policiais e tentou atingir com o facão. Foi necessário fazer um disparo na perna dele, só mesmo para imobilizar, porque não havia armas não letais", informou o sargento Neto. 

O homem foi contido, as armas foram apreendidas e ele levado ao hospital para realização da sutura no ferimento, que o machucou apenas de raspão, segundo a polícia. 

Em seguida, João foi levado para a Central de Flagrantes de Teresina, onde aguarda ser levado para uma das unidades prisionais do estado. Ele vai responder por ameaça à sua vizinha e tentativa de homicídio contra o policial. 

Ainda de acordo com o sargento Neto, o homem já foi detido outras vezes em situação semelhante e é sempre posto em liberdade. 

"Ele sempre tem ações desse tipo e acaba nos prejudicando muito, por ser muito agressivo. Infelizmente ele não fica detido nem é internado. Não sabemos se ele tem problemas mentais, porque não há um laudo, mas ele sempre volta a fazer isso", informou. 

 

Maria Romero
[email protected] 

Prefeitura de Altos inicia primeira etapa do plano de pavimentação

A Prefeitura de Altos deu início à primeira etapa do plano de pavimentação poliédrica do município. A intervenção é fruto de um investimento de R$ 1,1 milhão, fruto de parceria entre a administração municipal e o Governo do Estado.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal (PSB), enfatizou que o plano de pavimentação é o maior da história da cidade e será dividido em três etapas. “Serão investidos mais de R$ 6 milhões em calçamento. Parte desses recursos é da Prefeitura e do Governo do Estado, mas estamos buscando a destinação de verbas federais para essas obras, via emenda parlamentar”, comentou.

O secretário municipal de Administração, Warton Lacerda, destacou o esforço do Executivo municipal na busca de recursos para investimentos na cidade. “Já nos reunimos com os senadores Elmano Férrer (PTB) e Ciro Nogueira (PP), que garantiram nos ajudar. O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, também se comprometeu em destinar verbas para calçamento em Altos. Estamos lutando contra um atraso histórico, mas, sem dúvida, após a concretização das três etapas deste plano, nossa cidade viverá uma nova realidade”, frisou.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Desapropriação de terras beneficia 150 famílias de Altos

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, participou, nesse domingo (23), da missa em ação de graças pela desapropriação de terras da comunidade Serra do Croatá, na zona rural do município. A desapropriação, que beneficia 150 famílias da região, é um pleito da Prefeitura junto ao Governo do Estado.

 “Os moradores da Serra do Croatá aguardavam por esse benefício há 11 anos. Foi uma luta árdua, mas conseguimos a desapropriação. Queremos agradecer ao governador Wellington Dias por atender mais esse pleito do povo altoense”, comenta.
 
A desapropriação é o procedimento pelo qual o Poder Público, fundado na necessidade pública, utilidade pública ou interesse social, compulsoriamente, despeja alguém de certo bem, móvel ou imóvel, adquirindo-o para si em caráter originário, mediante justa e prévia indenização.

 

Da Editoria de Cidades
[email protected] 

São Jorge e Maravilha abrem campeonato de altoense de futebol

As estruturas do estádio Felipão estremeceram na tarde do último sábado (22), durante a abertura do Campeonato Altoense de Futebol. As partidas levaram a torcida ao delírio.


 
O principal campeonato de futebol da região iniciou com a disputa acirrada entre os times São Jorge e Maravilha. Ao apito final, a partida encerrou com o empate de 3 a 3. Já na segunda disputa do dia, os torcedores do time Ciana vibraram com a vitória sobre o time Bacurizeiro, pelo placar de 1 a 0.
 
Os jogos continuaram nesse domingo (23), às 15h, no estádio Felipão. Desta vez, entram em campo os times São Pedro e Santa Cruz e, logo depois, Alto Franco e Altoense.
 
De acordo com a secretária de Cultura e Esporte de Altos, Jane Lopes, as partidas da competição serão realizadas aos finais de semana, com previsão final para novembro.
 
“Ao final do campeonato, brindes serão sorteados entre os torcedores. Já o time campeão receberá, além do troféu e medalhas, premiação em dinheiro”, afirma Jane Lopes. 
 
Para a prefeita de Altos, Patrícia Leal, além de incentivar a prática esportiva, o Campeonato Altoense de Futebol é um dos momentos mais festivos dos altoenses. “A torcida tem uma forte presença e vibra com muita paixão por seus times. Um evento bonito de se ver e estamos trabalhando para que o campeonato seja o mais seguro e organizado possível”, finaliza.  

 

Da Editoria de Cidades
[email protected] 

 

Prefeitura de Altos entrega reforma de mais três escolas na zona rural

As escolas municipais das localidades Anajás, Zundão e Serra do Cedro foram reformadas com recursos próprios da Prefeitura. Os centros de ensinos receberam novas carteiras escolares e melhorias no teto, cantina, diretoria, salas de aula, além de reformulação das instalações hidráulicas e elétricas dos prédios.

O secretário municipal de Educação de Altos, Kiko Fontenelle, destaca as ações da pasta para melhorar a estrutura dos centros de ensino.

“Estamos avançando tanto na melhoria da estrutura dos centros de ensino como no processo de conhecimento das escolas, pois, com a distribuição dos livros e kits escolares, estamos familiarizando as crianças aos números e letras no intuito de facilitar o aprendizado quando chegarem à alfabetização”, afirma Kiko Fontenelle.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, enfatiza que “toda a equipe da Educação está de parabéns pelo trabalho incansável que realiza em prol do nosso sistema educacional. As localidades Anajás, Zundão e Serra do Cedro são mais três comunidades beneficiadas com reformas de escolas, que darão mais conforto aos professores e vão auxiliar no aprendizado dos alunos”, conclui.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Altos fecha parceria por atenção básica à saúde em presídios

A Secretaria de Justiça do Piauí, a Prefeitura de Altos e a Secretaria de Saúde do Estado assinaram, nesta terça (18), Termo de Cooperação e Assistência da Atenção Básica à Saúde nas unidades prisionais daquele município, a Colônia Agrícola Major César Oliveira e a Casa de Detenção Provisória, através da adesão à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade (PNAISP).

Com isso, de acordo com Agatha Knitter, coordenadora de Saúde Prisional da Secretaria de Justiça, "serão garantidos investimentos do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, para a implantação de equipes da Estratégia Saúde da Família nessas unidades penitenciárias, organizando o fluxo de atendimento à saúde dos internos pelo Sistema Único de Saúde".

O secretário de Justiça do Estado, Daniel Oliveira, destaca que o convênio amplia ainda mais a política de humanização do sistema penitenciário piauiense, garantindo acesso dos internos à atenção básica à saúde. "É um direito deles e nós estamos trabalhando para garanti-lo. Isso reforça o nosso trabalho de humanização, voltado para a recuperação dos internos e a ressocialização", pontua.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, avalia que o Termo de Cooperação traz benefícios significativos à população carcerária das duas unidades penitenciárias, sobretudo no sentido da recuperação social. "Uma das nossas principais preocupações e, portanto, prioridade, é a saúde dos cidadãos, e isso inclui também os detentos. Essa iniciativa vai, sem dúvida, melhorar o trabalho de ressocialização", diz.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Bando faz arrastão em Altos; quatro suspeitos são presos

Uma ação conjunta entre as polícias militar e rodoviária federal resultou na prisão de quatro suspeitos de realizarem arrastões na noite dessa segunda-feira (17), na cidade de Altos. Os criminosos estariam atuando em motocicletas para praticar os assaltos. 

 

 

De acordo com a PRF, os assaltos aconteceram durante a noite e havia uma outra motocicleta, com mais dois criminosos que conseguiram fugir do cerco.

Dois suspeitos conduzidos à Central foram identificados como Woandson Bruno Pereira Barreto e Nelton Martins de Oliveira e com eles foi encontrado um revólver calibre 32, R$ 187 recuperados e uma bolsa feminina que os individuos confessaram ser fruto dos assaltos. Os outros dois, foram encontrados na BR 343 e também levados à Central. 

Segundo a delegada Alexandra Santos, do distrito de Altos, os suspeitos foram conduzidos à Central de Flagrantes de Teresina. “O que sabemos é que foram presos quatro indivíduos que andavam em uma moto Fan preta e em uma YBR branca. Eles praticaram vários assaltos na cidade. A PM fez a perseguição e eles foram capturados com o apoio da PRF por volta da meia noite”, informou. 

Santos acrescenta que as vítimas fizeram reconhecimento dos criminosos e que as investigações do caso devem ficar a cargo do 14º DP. 

 

 

Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Posts anteriores