Cidadeverde.com

Mulher morre após ser atropelada com filha de um ano em Altos

Uma mulher identificada como Maria do Socorro Santiago Abreu, de 35 anos morreu após ser atropelada na noite deste domingo 22 no povoado Bom Passar, às margens da estrada que liga Altos ao município de Alto Longá, a 76 km de Teresina.

A vítima estava de bicicleta com a filha quando foi atingida pelo motociclista. A criança, que tem pouco mais de um ano, sofreu um corte na cabeça e foi levada para o hospital de Altos.

Maria não resistiu aos ferimentos e faleceu antes da chegada do SAMU. O motoqueiro foi identificado por Antônio Luis da Costa e foi conduzido pela Polícia Militar à Central de Flagrantes de Teresina. De acordo com o tenente Negreiros, o condutor estava visivelmente embriagado.

Rayldo Pereira
Com informações de Portal Altos
[email protected]

Homem é preso suspeito de incendiar a casa da companheira

  • incendio2.jpg Reprodução TV
  • incendio1.jpg Reprodução TV
  • incendio4.jpg Reprodução TV
  • incendio3.jpg Reprodução TV
  • incendio6.jpg Reprodução TV
  • incendio5.jpg Reprodução TV
  • incendio8.jpg Reprodução TV
  • incendio7.jpg Reprodução TV

Um incêndio, supostamente, criminoso destruiu uma casa na rua soledade, bairro Tranqueira, município de Altos, a 37 km de Teresina. O homem identificado como Antônio José Martins, companheiro da proprietária da residência, foi apontado como responsável pelas chamas e levado preso para a Central de Flagrantes de Teresina. 

O fogo teve início por volta das 19h30, desta quinta-feira (20). Vizinhos tentaram controlar as chamas arremessando baldes com água, mas o fogo destruiu praticamente todo o imóvel. O teto da casa desabou e todos os móveis foram queimados. 

"Eu ouvi os gritos da vizinhança e corremos para o local...arrebentamos a porta, tiramos o botijão de gás e começamos a pegar os baldes de água e jogar para diminuir o fogo", disse Ronaldo Sales. 

O eletricista Manoel Castro, que mora na frente da casa incendiada, arriscou a própria vida para evitar que o incêndio atingisse proporções maiores. 

"Primeiramente, eu tive a iniciativa de desligar o disjuntor para que a gente pudesse usar a água. A gente não podia jogar água com a energia ligada. Os outros amigos entraram e eu vi um caixa d'água. O rapaz pegou uma enxada e cortou ela...aí a água espalhou e a gente conseguiu conter o fogo", disse o vizinho. 

Na residência morava um casal e dois filhos, mas somente o companheiro da proprietária estava na casa. "Ele sempre dizia que ia destruir e acabar com tudo. Ele chegou e derrubou o muro. O interessante é que ele chegou bonzinho e de repente, do anda,  ficou doidão e não justificou o motivo", relatou outro vizinho.

O laudo do Corpo de Bombeiros vai apontar as causas do incêndio.

 

 

Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Notícia da Manhã

Prefeita protesta contra mudança de paradas de ônibus intermunicipais em Teresina

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, se reuniu com o diretor da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina (Strans), Carlos Daniel Júnior, para tratar da mudança feita pela Prefeitura de Teresina dos pontos de desembarque dos ônibus intermunicipais.

Com a mudança, os ônibus de Altos e de outros municípios da Grande Teresina que paravam em dois pontos da Avenida Maranhão agora terão de parar na Rua João Cabral, próximo à sede da Associação dos Magistrados Piauienses.

A prefeita manifestou sua insatisfação quanto à mudança por entender que a nova parada vai prejudicar os cidadãos de Altos. “Muitos estudantes e trabalhadores de nossa cidade estão descendo muito longe do Centro, tendo que caminhar longos trechos para chegarem ao seu destino. Queremos uma ação imediata da Prefeitura de Teresina para que os pontos na Avenida Maranhão sejam restabelecidos para os veículos de Altos”, comenta Patrícia Leal.

Também participou da reunião - realizada nesta terça-feira (17), na sede da Strans - o deputado estadual Wilson Brandão (PSB).

Rayldo Pereira
[email protected]

Prefeitura de Altos inicia sinalização de vias asfaltadas

A prefeitura de Altos deu início à sinalização horizontal das vias asfaltadas por meio do plano de pavimentação executado em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Transportes do Piauí.

A sinalização vai auxiliar na organização do fluxo de veículos e pedestres; controlar e orientar os deslocamentos em situações com problemas de geometria, topografia ou frente a obstáculos e complementar os sinais de regulamentação, advertência ou indicação.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, destaca que está buscando recursos para dar prosseguimento à pavimentação asfáltica, assim como aumentar a malha de pavimentação poliédrica na cidade.

“Muitos bairros e comunidades de Altos carecem urgentemente de calçamento e já estamos buscando verbas junto ao Ministério da Integração Nacional para dar início às obras. Muitas ruas já foram pavimentadas com asfalto na segunda etapa do nosso plano, mas não vamos parar por aí. Esperamos contar com a parceria do Governo do Estado para asfaltar novas ruas e avenidas”, conclui.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Suspeito de matar jovem na "Balada da Morte" em barragem é preso em Altos

O suspeito de matar o jovem Jefferson Matos de Oliveira na festa conhecida como "Balada da Morte" em José de Freitas foi preso durante abordagem na tarde desta segunda-feira (02) em Altos, município a 37 km de Teresina. Identificado pela Polícia como Joan Pereira de Farias, ele foi detido junto com outras cinco pessoas em um suposto ponto de venda de drogas do município.

"Fizemos uma abordagem a um suposto local de venda de drogas e conduzimos à Central seis rapazes com um revólver. Chegando lá, um deles assumiu a posse da arma e foi reconhecido pelos policiais civis de José de Freitas como sendo autor do homicídio na Barragem do Bezerro no último sábado (31)", explicou o sargento Cristino Neto, auxiliar da 3ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Militar em Altos.

Por conta do reconhecimento, Joan foi autuado pelo porte ilegal da arma e pelo homicídio de Jeferson. Os outros cinco detidos foram liberados pela Polícia pois não foi encontrada droga no local da abordagem.

Relembre o caso

Um jovem de 19 anos foi assassinado na madrugada deste domingo (1º) durante uma festa na Barragem do Bezerro, em José de Freitas, a 50 quilômetros de Teresina. De acordo com informações da Polícia Civil, Jefferson Matos de Oliveira era investigado por roubo e foi alvejado por pelo menos quatro tiros - o último deles na cabeça.

Segundo o delegado de José de Freitas, Hildson Rodrigues, Tetéu, como era mais conhecida a vítima, ainda tentou fugir após ser atingido pelos primeiros disparos, mas não conseguiu e acabou executado.

Balada da Morte

A execução de Tetéu aconteceu durante uma festa na Barragem do Bezerro, chamada de Balada. A população de José de Freitas, porém, já rebatizou o local. Hildson Rodrigues, delegado titular de José de Freitas explica: "O crime ocorreu em uma festa chamada Balada, mas que as pessoas conhecem como Balada da Morte, porque já foram registros outros assassinados lá".

Rayldo Pereira
[email protected]

Motociclista morre após colisão em estrada de Altos nesta segunda

José Ribamar de Sousa, de 49 anos morreu após colidir a moto que pilotava com um veículo modelo Toyota Etios na noite desta segunda-feira (02) na estrada que liga Altos a Alto Longá, município a 76 km de Teresina. De acordo com o sargento Cristino Neto, da 3ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Militar, o motociclista seguia com destino a Altos quando colidiu com o veículo.

"Não temos detalhes sobre o acidente pois não foram repassados à nós mas o motociclista morreu na hora e acionamos o SAMU e o IML", relatou o policial.

A perícia criminal também esteve no local realizando os procedimentos. Com o impacto, o veículo acabou saindo da pista e entrando no matagal. A motocicleta foi destruída na batida.

Rayldo Pereira
[email protected] 

Semana de Combate ao AVC no Piauí encerra com palestra em Altos

O Centro Pastoral Monsenhor Brasileiro, na cidade de Altos, foi palco da última ação da Semana Nacional de Combate ao AVC no Piauí, nesse sábado (31). Uma palestra ministrada por Benjamin Pessoa Vale, presidente voluntário da Associação Reabilitar, instituição gestora do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), encerrou a programação. Cerca de 50 pessoas assistiram à apresentação.

A palestra, do projeto “Pense Bem AVC”, serviu para alertar sobre os fatores de risco do Acidente Vascular Cerebral, popularmente conhecido como derrame. Atualmente, a doença é a segunda causa de mortes específicas no Piauí.

“É preciso alertar a população sobre essa doença, que mata mais do que várias outras juntas. Nossos esforços são maiores no sentido da prevenção, com mudança de hábitos que são riscos, e no reconhecimento de um AVC, para que os danos sejam minimizados no indivíduo”, diz Benjamin Pessoa Vale.

Os fatores de risco do AVC estão associados às doenças cardíacas, maus hábitos alimentares, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, dentre outros. Também devem ser consideradas quetões como a maior incidência em mulheres e negros.

O médico Benjamin Pessoa Vale também esteve na Igreja Batista em Redonda, no bairro Dirceu, na sexta-feira (30), para falar sobre AVC. “Precisamos falar abertamente sobre esse problema para a promoção do bem social e alertar a todos sobre a importância da prevenção”, completa.

O AVC é a principal causa de reabilitação de pacientes adultos e idosos no Ceir, ultrapassando o número de atendimentos relacionados a acidentes de trânsito. Já são mais de 70 mil atendimentos realizados para pacientes que sofreram derrame, desde 2008.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Prefeita cobra conclusão de obras em reunião com ministro da Saúde

Durante reunião com ministro da Saúde, Marcelo Castro, a prefeita de Altos, Patrícia Leal, cobrou a liberação de recursos para conclusão das Unidades Básicas de Saúde dos bairros Zundão, Boa Vista e Bacurizeiro, bem como a liberação do restante do recurso para conclusão da Academia de Saúde. A reunião, realizada nesta quarta-feira (28) em Brasília, contou com a participação do deputado estadual Wilson Brandão. 


 
Tanto as unidades básicas como a academia de saúde são recursos destinados via emenda parlamentar, de autoria do deputado federal Assis Carvalho empenhadas junto ao Ministério da Saúde.
 
“Já concluímos quatro Unidades Básicas de Saúde, que estão dando um reforço substancial nos atendimentos em nossa cidade. A liberação desses recursos é de suma importância para concluirmos as unidades que faltam e ampliar a capacidade de atendimentos do nosso município”, destaca Patrícia Leal, enfatizando que o ministro Marcelo Castro se mostrou sensível às necessidades e se comprometeu em agilizar os pleitos solicitados.
 
Também participou da reunião no Ministério da Saúde o secretário de Administração de Altos, Warton Lacerda.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Menina se recusa a ficar sob guarda do pai e polícia descobre suposto estupro

Um homem de 48 anos foi preso acusado de abusar sexualmente a filha de oito anos de idade. Os suspostos abusos sexuais foram descobertos após a criança se recusar a ficar sob os cuidados do pai, que foi preso em cumprimento a mandado judicial, nesta quarta-feira (28).

O suspeito foi preso no centro da cidade de Altos, após descer de um ônibus. A criança foi submetida a exame de corpo de delito que atestou que não houve conjunção carnal.

“Recebemos uma denúncia que este homem teria abusado da filha em diversas oportunidades. Para tanto, exames foram realizados e ficou comprovado que não houve conjunção carnal, Porém, apuramos que atos libidinosos, de caráter nitidamente sexual, teriam sido executados pelo pai da criança”, disse o policial civil Eduardo Conrado.

Na delegacia de Altos, a vítima teria descrito com riquezas de detalhes os supostos abusos praticados pelo pai. O suspeito foi ouvido pela delegada Alexandra Santos e deverá ser transferido do 14º Distrito Policial para uma unidade prisional, ainda esta semana.

 

Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Portalaltos

Acusado de mandar matar ex-prefeito de Altos vai a júri popular nesta terça

Atualizada às 13:51

O advogado de defesa do réu Antônio Orlando da Silva, acusado de matar o ex-prefeito de Altos César Augusto Leal Pinheiro, desistiu do caso, fazendo com que o juiz adiasse o julgamento. Palha Dias havia apresentado a renúncia no último dia 9. 

Para o promotor do Ministério Público Régis Marinho, esta foi uma manobra do acusado para adiar o julgamento, que foi remarcado para o mês de novembro. O crime aconteceu em 1996. O réu também é acusado de matar um policial militar no mesmo ano, no bairro Marquês, zona Norte de Teresina. Para este segundo crime ainda não há data para o julgamento.

Matéria original: 

Acusado de ser o mandante do assassinato do ex-prefeito de Altos Cesar Augusto Leal Pinheiro, o ex-vice-prefeito Antônio Orlando da Silva vai a júri popular nesta terça-feira (27) em Teresina. O crime aconteceu em 1996, quando a vítima foi atingida com cinco tiros na cabeça dentro de casa no município localizado 40 quilômetros ao Norte da capital.


Cesar Leal foi morto em abril de 1996 (Foto: Arquivo Pessoal)

O Ministério Público pede a condenação de Orlando Silva. O promotor Régis Marinho sustenta que o então vice-prefeito pagou R$ 50 mil pelo homicídio de Cesar Leal. Para executar o crime, ele teria contatado dois homens (Abimar Paixão de Sousa e Afrânio Paixão de Sousa), que acionaram Francisco Alves Barbosa, o "Chico Pacajás", que contratou Raimundo Nonato, o "Gordinho", responsável pelos disparos.

Orlando Silva, que vai a júri popular nesta terça-feira, passou um mês preso pelo crime, mas acabou sendo solto. Ele também responde pelo homicídio de um policial militar em Teresina - por essa infração, ele chegou a ficar detido por quatro meses.

"O Ministério Público entende que há provas documentais e testemunhais suficientes de que Antônio Orlando da Silva foi o mandante", resumiu o promotor Régis Marinho, representante do MP no caso.

Filha de Cesar Leal e atual prefeita de Altos, Patrícia Leal ainda não sabe se comparecerá ao júri. Reservada quando o assunto é a morte do pai, ele afirma que o assassinato ocorrido no dia 11 de abril de 1996 não sai de sua cabeça. "São lembranças terríveis. É uma coisa que não vou apagar da memória de jeito nenhum", disse por telefone ao CidadeVerde.com.

Patrícia Leal admitiu que ela e a família foram pegas de surpresa com o júri desta terça-feira. "Ainda vou conversar com minha mãe e minha irmã. A expectativa é de que seja feita justiça. É uma espera que já tem quase 20 anos. Mas o júri popular pegou a gente de surpresa", confessou.

 

Flávio Meireles
[email protected]

Posts anteriores