Cidadeverde.com

Corpo de jovem é encontrado em decomposição em casa de Altos

O corpo de um homem identificado como Francílio Eduvirges de Macêdo, de 30 anos foi encontrado por populares na manhã desta terça-feira (09) no bairro Ciana, em Altos, município a 37 km e Teresina. 

O corpo foi encontrado em um cômodo da casa e apresentava sinais de esganadura. Segundo a Polícia muitas marcas de sangue estavam espalhadas no local. “O corpo já está em avançado estado de decomposição. É possível que a morte tenha acontecido há uns três dias. Somente os peritos da Polícia Científica poderão detalhar melhor o caso”, informou o policial civil Francisco Soares.

Uma moto que pertenceria a vítima também não foi encontrada e pode ter sido roubada. Moradores da vizinhança afirmaram que Francílio foi visto pela última vez na noite do sábado, e acreditavam que ele teria viajado.

Uma perícia foi realizada no local e  um inquérito para investigar a morte foi aberto pelo 14º distrito de Polícia Civil.

Rayldo Pereira
com informações de Portal Altos
[email protected]

Banda Lá Noiz agita segunda noite de Carnaval em Altos

O carnaval “Ser feliz é outra história” é uma das principais festas da cidade de Altos. Os foliões lotaram o calçadão da Praça Cônego Honório para acompanhar a segunda noite da folia carnavalesca, nesse domingo (07).

No palco, a responsável por animar a festa foi a banda Lá Noiz, que levantou o público durante todo a folia. Também subiram ao palco as bandas Leal Elétrico e Versáteis Elétrico.

“Estamos fazendo uma festa linda, como a população merece, com segurança, responsabilidade e diversão de qualidade. Este ano, a grande presença do público está deixando nossa festa mais bonita e divertida”, afirma a prefeita de Altos, Patrícia Leal.

De acordo com o secretário municipal de Administração, Warton Lacerda, cerca de 20 policiais e três viaturas fazem a segurança do evento.  Outros 10 homens que fazem segurança privada foram contratados pela Prefeitura de Altos, totalizando 30 homens, todos os dias, para garantir tranquilidade durante a folia carnavalesca.

A festa segue nesta segunda (8) com o "Vesperal Carnavalesco Mirim", a partir das 17h, com a banda Os Versáteis, e à noite, os paredões estarão liberados no calçadão para que a população possa aproveitar todos os estilos musicais.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Corso abre a programação carnavalesca de Altos

  • f198eeb5-cf07-4acd-a5e2-c6a350b37f2c.jpg Divulgação
  • d0ba3fc5-51a3-4df2-9531-d6eb2a71c838.jpg Divulgação
  • c3b7bcd5-f9d3-44a0-9e67-40e4fe4aa340.jpg Divulgação
  • a805b831-2c01-431d-a308-39715b3d48ca.jpg Divulgação
  • 4e302648-9344-4976-973d-b931578d5ee5.jpg Divulgação
  • 2b13a62e-ae9b-480d-86a8-23986f63956d.jpg Divulgação

Nesse sábado (6), o Corso de Altos iniciou a programação carnavalesca da cidade. Os foliões iniciaram o percurso com concentração em frente à Secretaria Municipal de Saúde, às 14h, e seguiram pelas ruas da cidade desfilando muita descontração e alegria.
 
O criativo caminhão “As que comandam vão no Trá Trá Trá!” venceu o desfile e ganhou a premiação de R$ 1 mil. Em seguida as bandas Barco Novo, Leal Elétrico e Versáteis Elétrico fizeram a festa dos foliões na primeira noite do Carnaval “Ser Feliz é outra história”. 
 
A Praça Cônego Honório estava lotada e com muita segurança. "Pensamos uma programação que oferecesse alegria e segurança para cada cidadão altoense e turistas que vêm prestigiar a nossa festa," explica Patrícia Leal, prefeita de Altos.
 
A folia continua neste domingo (7) com a Banda Lá Noiz, Leal Elétrico e Versáteis Elétrico. Às 17 horas acontece Vesperal Carnavalesco Mirim, no Calçadão da Praça Cônego Honório, Centro.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Professor é espancado e encontrado inconsciente em rua de Altos

O professor de Língua Portuguesa Carlos Machado foi encontrado desacordado e com marcas de espancamento por volta das 23h deste sábado (06) em Altos, município a 37 km de Teresina. A Polícia Militar afirma que o professor ficou irreconhecível em consequência da gravidade dos ferimentos.

Foto: Portal Altos

Uma pedra com marcas de sangue também foi encontrada no local. A polícia suspeita que o professor tenha sido vítima de um assalto, pois seus pertences não foram localizados.

“Fomos informados por uma pessoa que passava pela rua e observou que a vítima estava agonizando e com a cabeça e o rosto deformados. Então nos dirigimos para o local e acionamos uma viatura do SAMU”, informou o Cabo Paulo César, militar que acompanhou a ocorrência.

O professor foi socorrido pela viatura de suporte avançado do SAMU e encaminhado em estado grave para o HUT, em Teresina, onde encontra-se em uma Unidade de Terapia Semi-Utensiva com suspeita de traumatismo craniano e fratura maxilar.

Carlos Machado é altoense e muito querido na cidade. Atualmente trabalha no município de Coroatá, no Maranhão, onde é professor concursado.

Rayldo Pereira
Com informações de Portal Altos
[email protected]

Corso da Alegria abre carnaval de Altos neste sábado (6)

A programação do carnaval de Altos inicia neste sábado (6) com o tradicional Corso da Alegria. O slogan da terceira edição do Corso é “Caia na folia com alegria” e os foliões iniciarão o percurso com concentração em frente à Secretaria Municipal de Saúde, às 14h.


 
Este ano, o grupo vencedor do desfile receberá R$1 mil como premiação. Após o encerramento do percurso, na Praça Cônego Honório, a festa continua com apresentações das bandas Leal Elétrico, Versáteis Elétrico e Barco Novo.
 
A prefeita de Altos, Patrícia Leal, garante que o Carnaval de Altos deste ano está imperdível. “Organizamos esta programação pensando em cada cidadão altoense. Vamos nos divertir com segurança e responsabilidade”, conclui.
 
Confira a programação do Carnaval de Altos:
 
06.02 (Sábado)
14h – 3º Corso da Alegria. Local: concentração em frente à Secretária de Saúde

21h – Bandas Leal Elétrico, Versáteis Elétrico e Barco Novo. Local: Calçadão da Praça Cônego Honório, Centro.

 

07.02 (Domingo)
17h – 19h – Vesperal Carnavalesco Mirim, com a banda Os Versáteis. Local: Calçadão da Praça Cônego Honório, Centro.

21h – Bandas Leal Elétrico, Versáteis Elétrico e Lá Noiz. Local: Calçadão da Praça Cônego Honório, Centro.

 

08.02 (Segunda-feira)
22h – Pula-Pula, Folião!, com todos os blocos carnavalescos da cidade. Local: Calçadão da Praça Cônego Honório.

Animação com paredões de som.

 

09.02 (Terça-feira)
16h – Desfile dos Blocos Carnavalescos. Trajeto: da Praça João Furtado (saída), seguindo pela Avenida João de Paiva e parada no Calçadão da Praça Cônego Honório, Centro.

21h – Bandas Leal Elétrico, Versáteis Elétrico e Badalaê da Bahia.

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Detento morre na Penitenciária de Altos; terceira morte do ano

O detento identificado como Rogério da Silva Santos morreu supostamente vítima de um infarto na noite da última quarta-feira (05) na Casa de Detenção Provisória de Altos, Município a 37 km de Teresina. De acordo com Kleiton Holanda, diretor do Sinpoljuspi, esta é a terceira morte no sistema penitenciário em 2016.

"Tivemos informações que o detento foi atendido pelo SAMU na última quarta-feira (05) e veio a óbito a noite. Este é o primeiro óbito dentro da CDPA  e o preso teve muita resistência pra receber o atendimento até ser encontrado dentro da cela", explicou o Kleiton.

A perícia foi acionada para esclarecer a morte que tem características de infarto fulminante. A primeira morte registrada no sistema prisional ocorreu no dia 1 de janeiro onde o detento foi encontrado sem vida dentro da cela e o segundo foi o preso morto violentamente pelos outros detentos na Casa de Custódia.

"Mesmo por consequência de doença ou assassinato o ano de 2016 já tem mais mortes que 2015 no mesmo período do ano. Mesmo com esse preso que morreu na CDPA nenhuma medida foi tomada para melhorar esses atendimentos e isso mostra uma evolução das mortes nas prisões", declarou.

Kleiton acrescentou ainda que a família de Rogério irá acionar à Justiça contra o Estado por conta da morte do filho. " O preso é custodeado do Estado e a família entregou ele vivo e nós devolvemos ele morto. Não é a primeira e vai ocorrer mais se não houver trabalho para melhorar", concluiu.


Rayldo Pereira
[email protected]

Ano letivo das escolas municipais de Altos inicia com encontro de professores

Apresentações culturais, palestras e discussões marcaram a abertura do ano letivo das escolas municipais de Altos. Os Diálogos Pedagógicos aconteceram nessa terça-feira (02), no Ginásio Poliesportivo.


 
Cerca de 350 professores da Rede Municipal debateram sobre o tema “Educação, formação continuada e pesquisa”, com os professores convidados: Luís Carlos Sales, doutor em Educação e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e Lívia Fernanda Nery, mestra em Educação pela UFPI.
 
A prefeita de Altos, Patrícia Leal reforçou a importância do evento para o município. “É nosso quarto ano de trabalho intenso na área da educação, contando sempre com profissionais de renome nacional na área de formação docente e para a educação básica”, afirma. O encontro integrado faz parte da Semana Pedagógica do município.
 
No mês de março, acontecerá mais um encontro pedagógico com a presença do professor Celso Antunes, além de outros profissionais da educação.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Abertura do ano letivo das escolas municipais de Altos acontece nesta terça (2)

Com o tema "Educação, formação continuada e pesquisa", os Diálogos Pedagógicos marcam a abertura do ano letivo das escolas municipais de Altos, que acontece nesta terça-feira (02), às 18h, no Ginásio Poliesportivo.
 
O encontro integrado, realizado pela Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reunirá cerca de 350 professores da Rede Municipal que irão discutir as perspectivas da educação no município.
 
O professor Luís Carlos Sales, doutor em Educação, da Universidade Federal do Piauí (UFPI),  e a professora Lívia Fernanda Nery, mestra em Educação pela UFPI, ministrarão palestras no encontro.

Para a prefeita de Altos, Patrícia Leal, os Diálogos Pedagógicos são fundamentais para a melhoria do sistema educacional do município. "O evento tem como objetivo mobilizar e incentivar educadores a buscar novos métodos de ensino, visando a melhoria contínua da educação", destaca.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Kiko Fontenelle, a proposta do evento é possibilitar a construção coletiva do planejamento pedagógico. "Queremos construir um planejamento pedagógico que atenda às demandas locais do público alvo da nossa educação, bem como refletir sobre o papel do educador e sua atuação na comunidade, onde suas turmas estão inseridas", explica.

O evento faz parte da Semana Pedagógica do município e os encontros pedagógicos fazem parte do Programa de Formação Docente da Semed.

Altos assina convênio de R$ 2 milhões para plano de pavimentação

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, assinou convênio, na última terça-feira (26), com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual das Cidades, para a realização da segunda etapa do plano de pavimentação no município.


 
Com a assinatura do convênio, a Prefeitura de Altos receberá R$ 2 milhões para serem investidos na realização de obras de calçamento e pavimentação em várias ruas e bairros do município.
 
O plano de pavimentação, elaborado por meio de parceria entre Governo do Estado e Prefeitura, foi dividido em três etapas e iniciou em dezembro do ano passado. No total, em todo o plano, serão investidos mais de R$ 6 milhões em calçamento.
 
A prefeita Patrícia Leal destaca a importância da assinatura do convênio para a realização do plano no município. “Nossa maior preocupação é com a qualidade de vida dos altoenses, por isso estamos realizando o maior plano de pavimentação já desenvolvido em Altos. As obras estão facilitando a vida da população e vão ampliar a malha urbana do município”, finaliza a prefeita.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Bala quebra telhado de residência e assusta morador de Altos

Um morador da Rua Vicente Pestana, no centro de Altos, passou por um grande susto na madrugada desta sexta-feira (22). O rapaz estava dormindo quando ouviu um forte barulho no telhado. Assustado, acordou rapidamente e percebeu que uma das telhas estava quebrada e que pedaços haviam se espalhado pela casa. Por medida de segurança, ele preferiu não sair de casa para averiguar o que estava acontecendo.

No início da manhã, o morador subiu no telhado para resolver o problema e verificar o que poderia ter acontecido. Para a surpresa dele, encontrou um projétil supostamente de um revólver. 

“Eu estava dormindo na sala e na verdade pensei que um vândalo pudesse ter arremessado uma pedra no telhado. Quando amanheceu, cuidei logo de resolver e problema, então me deparei com essa desagradável surpresa”, explicou o morador.

Pelas circunstâncias do ocorrido, acredita-se que o disparo tenha sido efetuado com o cano da arma mais inclinado, onde a bala viaja com características mais semelhantes a de um tiro normal.

Com informações de PortalAltos
[email protected]

Posts anteriores