Cidadeverde.com

Prefeitura de Altos realiza campanha contra Aedes aegypti

Com o objetivo de esclarecer a população e atender recomendações do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma campanha municipal de combate ao mosquito Aedes aegypti. As ações seguem até junho de 2016 e são coordenadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento a Dengue, Chikungunya e Zika, criado especialmente para a campanha.


 
Desde o dia 4 de janeiro, agentes de endemia, agentes comunitários de saúde, médicos e enfermeiros de postos de saúde estão vistoriando casas no município. Em cada visita, os profissionais inspecionam as residências, detectam possíveis focos do Aedes aegypti, distribuem sacos de lixo para recolha de objetos que possam acumular água, além de conscientizarem a população, informando e esclarecendo dúvidas. As esquipes também têm disponível um caminhão para recolher o lixo e auxiliar na limpeza.
 
O bairro Santa Inês foi o primeiro de Altos a ser contemplado com a campanha. As vistorias são realizadas diariamente pelas equipes, cada dia em uma localidade diferente, e paralisadas um dia na semana para que os profissionais avaliem os locais visitados.  De acordo com o secretário municipal de Saúde, Nerirrony Lacerda, o município cumprirá com a meta nacional estabelecida pelo Ministério da Saúde de vistoriar todas as residências até 31 de janeiro.
 
“Desde o fim ano passado iniciamos essa campanha de combate ao mosquito em Altos, já com a circulação de carros volantes informativos. Com a realização de vistorias, temos o intuito de agir de forma preventiva para que não haja uma epidemia no nosso município. Temos uma equipe qualificada nas ruas, mas precisamos também da ajuda da população, por isso, estamos realizando também uma campanha educativa”, finaliza o secretário Nerirrony Lacerda. 

 

Educação anuncia que escola profissionalizante será construída em Altos

Nessa terça-feira (12), a prefeita de Altos, Patrícia Leal, reuniu-se com a secretária estadual de Educação, Rejane Dias, na Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), em Teresina. A reunião foi para tratar da estrutura das escolas municipais e estaduais que estão localizadas no município de Altos. O secretário municipal de Educação, Kiko Fontenelle, também participou do encontro.

Rejane Dias anunciou, durante a reunião, a construção de uma escola profissionalizante em Altos, com os recursos do financiamento requeridos pelo Governo do Estado ao Banco Mundial. O investimento será de aproximadamente 13 milhões de reais na escola, que será modelo.

Segundo a prefeita Patrícia Leal, Altos é uma das poucas cidades do Piauí que estão contempladas com o recebimento da Unidade de capacitação. "Essa escola será um modelo, muito bem estruturada, totalmente climatizada e que atenderá a uma grande quantidade de alunos, dando mais oportunidades na educação para a população de Altos", comemora a prefeita Patrícia.

O processo licitatório para a construção da escola será realizado logo após a liberação do recurso requerido pelo governador do Estado, Wellington Dias, ao Banco Mundial. "A expectativa é que a escola atenda a população de Altos e supra a demanda de ensino profissionalizante, que dê condições do jovem adulto adentrar o mercado de trabalho", finaliza Patrícia Leal.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Prefeitura de Altos inicia matrículas escolares na próxima segunda (11)

A Prefeitura de Altos, por meio da secretaria municipal de Educação, inicia o período de matrículas escolares para novos alunos na próxima segunda-feira (11). O processo de matrículas é realizado pela Coordenadoria de Supervisão Escolar e seguirá até dia 15 de janeiro em escolas da rede municipal de Ensino, nas zonas urbana e rural.

A rematrícula dos alunos da rede foi realizada ainda em dezembro de 2015. As matrículas para os novos alunos podem ser efetuadas pelos pais, responsáveis ou pelo próprio aluno, caso seja maior de idade, nas secretarias dos Centros de Educação Infantil Municipal (CEIM) e das Unidades Escolares da Rede Pública Municipal de Ensino nos seus horários de funcionamento.
 
Crianças de 3 a 5 anos serão matriculadas no Ensino Infantil (creche e pré-escola); de 6 a 14 anos, no Ensino Fundamental (1º ao 9º ano); e alunos com idade mínima de 15 anos ou educandos que não tiveram acesso ou continuidade dos estudos serão matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com aulas noturnas divididas em aceleração I e II (2º ao 9º ano).
 
O secretário de Educação de Altos, Kiko Fontenelle, destaca a importância da garantia do direito à educação para todos os altoenses. “Educação é a base e uma das nossas maiores preocupações é facilitar o acesso às escolas em todo o município. É com conhecimento e estudo que garantimos um futuro melhor para todos”, afirma Kiko.
 
As escolas municipais que oferecerão EJA são: Ginásio Municipal Antônio Inácio de Oliveira, Unidade Escolar Vicente Delmiro de Oliveira, Unidade Escolar Deputado Prado Júnior, Unidade Escolar Agostinho de Pinho, Unidade Escolar Cezar Augusto Leal Pinheiro e Unidade Escolar Mundico da Paz.
 
Confira a documentação necessária para a matrícula:
 
Educação Infantil: cópia da Certidão de Nascimento/Cartão SUS e da caderneta de vacinação.
 
Ensino Fundamental: cópia da Certidão de Nascimento, do comprovante de escolaridade e comprovante do Bolsa Família/Cartão SUS.
*Alunos que ingressarão no 1º ano devem apresentar o relatório individual de desenvolvimento de habilidades expedido pelos CMEIs e/ou correspondente.
 
Educação de Jovens e Adultos (EJA): cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento; do Título de Eleitor e o último comprovante de votação e/ou Certidão de Quitação Eleitoral (para maior de 16 anos); do RG e CPF; da Certidão de Reservista (para aluno do sexo masculino maior de 18 anos) e do comprovante de escolaridade expedido por escola de registro no INEP/Cartão SUS.
 
Aluno de transferência: boletim expedido pela escola de origem e histórico escolar ou declaração (que posteriormente deve ser substituída pelo histórico escolar expedido pela escola de origem).

Da Editoria de Cidades
[email protected]

 

Associação Atlética de Altos estreia na Copa São Paulo neste domingo (3)

A equipe da Associação Atlética de Altos participa pela primeira vez da Copa São Paulo de Futebol Júnior. No jogo de estreia, que acontece neste domingo (3), o time altoense enfrenta o Grêmio de Osasco, em São Paulo, a partir das 17h (horário de Brasília).
 
Para o presidente da Associação Atlética de Altos, Warton Lacerda, o time está preparado para disputar a competição. “Nosso objetivo é que a Associação Atlética de Altos seja o primeiro time do Piauí a passar de fase no campeonato. Treinamos muito e vamos em busca das vitórias”, destaca.
 
Integrando o grupo 19 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, Altos fará os jogos da primeira fase na cidade de Osasco contra o time Grêmio de Osasco, além de Vitória da Bahia e Rondonópolis do Mato Grosso.
 
O River é outro time piauiense que está disputando a 47° edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que segue até o dia 25 de janeiro. Nesta edição, 112 clubes disputam a tradicional competição de categoria de base.

 

Da Redação

[email protected]

Associação Atlética de Altos segue para estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior

A Associação Atlética de Altos enfrentará o Grêmio de Osasco na primeira disputa do grupo 19 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior competição da modalidade no Brasil, que está na 47ª edição. O time viajou na última terça-feira (29) para a cidade de Osasco, em São Paulo, onde acontece o jogo de estreia, no dia 3 de janeiro. 
 
No grupo 19 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, Altos fará seus jogos na cidade de Osasco contra o time da cidade, além de Vitória, da Bahia, e Rondonópolis, do Mato Grosso. 
 
O presidente da Associação Atlética de Altos, Warton Lacerda, destaca o esforço da diretoria do clube para oferecer uma estrutura adequada aos atletas. “Sabemos que os resultados só chegam com um trabalho bem feito e com estrutura. A Associação Atlética de Altos foi criada recentemente e já estamos colhendo frutos excelentes. Nossa equipe está na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior e já é uma grande vitória. Daremos o nosso melhor”, comenta Warton.
 
A 47ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior contará com a participação de 112 clubes, oito a mais do que em 2015, divididos em 28 grupos. A competição acontecerá em 29 estádios paulistas e será disputada entre os dias 2 de 25 de janeiro de 2016. Além da Associação Atlética de Altos, o time do River também representará o Piauí na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Dois adolescentes morrem após acidente entre moto e caminhão em Altos

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de dois adolescentes na Avenida João Luís Ferreira, na saída de Altos para Beneditinos, por volta das 21h deste domingo (27). De acordo com testemunhas que moram nas imediações do local, as vítimas teriam colidido com um caminhão.

Os adolescentes, pilotavam uma motocicleta e estavam sem capacete. Com a violência do impacto, sofreram graves lesões na região da cabeça e tiveram morte imediata. Profissionais do SAMU estiveram no local e constataram que as vítimas já estavam sem vida.

Emerson Carlos de Sousa Castro, 15 anos e Francisco Cleton de Vera Cruz Bezerra de Sousa, 19 anos, como foram identificados, eram da mesma família, mas não foi divulgado o parentesco. 

A delegacia de Altos comunicou o fato ao IML. Por volta das 23h os corpos ainda estavam na rodovia.

Rayldo Pereira
Com informações de Portal Altos
[email protected]

Sapateiro perde o controle da moto e morre na BR-343 em Altos

O sapateiro Francisco Ferreira de Jesus, 40 anos, sofreu um acidente de moto, no início da tarde desta terça-feira (22), na BR-343, no município de Altos, a 37 km de Teresina. Segundo o Batalhão da Polícia Militar na cidade, o homem estava sem capacete, perdeu o controle do veículo e caiu, batendo a cabeça no meio-fio e vindo a óbito no local.

Francisco de Jesus estava pilotando uma moto modelo Honda PG, cor vermelha, de placa LVQ-2290. De acordo com a polícia, ele estava fazendo uma viagem habitual quando o acidente aconteceu. "Ele reside no bairro São Sebastião, aqui de Altos, a esposa dele veio até o local e acompanhou a remoção do corpo. Ela nos informou que ele trabalhava como sapateiro e costumava fazer esse percurso, Altos/Campo Maior", informou o sargento Paulo César Cavalcante.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas quando chegou ao local o homem já estava sem vida. Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também foi enviada.

O corpo de Francisco de Jesus foi recolhido pelo Instituto de Medicina Legal (IML).

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Missa natalina reúne detentos e familiares na Casa de Detenção de Altos

Dezenas de internos da Casa de Detenção Provisória e seus familiares participaram, nesta terça-feira (22), da missa natalina celebrada pelo Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, no pavilhão A da unidade prisional. O apoio espiritual é um das principais ações da Secretaria de Justiça no trabalho de ressocialização e humanização do sistema prisional do Piauí.

Durante a missa, Dom Jacinto Brito destacou a importante parceria entre o Governo do Estado e as instituições religiosas na utilização da fé como mecanismo de ressocialização.

“Agora temos mais abertura para trabalhar a fé - esse sentimento tão transformador – com as pessoas privadas de liberdade. A Pastoral Carcerária está implantando um belíssimo trabalho, que logo renderá excelentes frutos”, comenta.

Segundo dados da Coordenadoria de Assuntos Religiosos da Secretaria de Justiça, mais de 15 instituições religiosas estão cadastradas no órgão e promovem regularmente diversas ações de apoio espiritual no sistema penitenciário, visando à ressocialização.

“Acreditamos que a fé pode mudar a vida das pessoas privadas de liberdade e nossa meta é ampliar essas ações em 2016, não só na região de Teresina, mas em todas as unidades prisionais do Estado”, destaca Carlos Edilson Sousa, subsecretário de Justiça do Piauí.

Prefeita de Altos assina convênio de R$ 500 mil para obras de calçamento

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, assinou, nesta segunda-feira (21),  convênio para pavimentação de diversas vias do município.  


Serão investidos R$ 500 mil, provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho, junto à Companhia dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
 
De acordo com a prefeita de Altos, o plano de pavimentação elaborado para o município foi dividido em três etapas, através de recursos da Prefeitura, do Governo do Estado e verbas federais via emenda parlamentar. “Este é o maior plano de pavimentação desenvolvido em Altos. As obras estão facilitando a vida da população e vão ampliar a malha urbana do município. O deputado Assis Carvalho vem trabalhando bastante em prol do desenvolvimento de Altos”, destaca.
 
A segunda etapa do plano de pavimentação, elaborado por meio de parceria entre Governo do Estado e Prefeitura, começou no início do mês de dezembro. Ao todo, serão investidos mais de R$6 milhões em calçamento.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Dom Jacinto Brito celebra missa na Casa de Detenção de Altos nesta terça (22)

O Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, celebra missa natalina para internos da Casa de Detenção Provisória de Altos. A cerimônia religiosa acontece nesta terça (22), às 9 horas, nas dependências da penitenciária. Também celebrarão a missa os padres Paulo Weidson e João Paulo, ambos da Pastoral Carcerária do Piauí. A ação é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Justiça, que tem investido no apoio espiritual como instrumento de ressocialização e humanização nas unidades prisionais.

Segundo dados da Coordenadoria de Assuntos Religiosos da Secretaria de Justiça (Sejus), mais de 15 instituições religiosas estão cadastradas no órgão e promovem regularmente diversas ações de apoio espiritual no sistema penitenciário, visando à ressocialização.

“O apoio espiritual vem para dar às pessoas privadas de liberdade um acalento e, principalmente, para mostrar que é possível mudar e a trilhar um novo caminho”, comenta a coordenadora de Assuntos Religiosos da Sejus, Layla Catarina Leônidas.

O secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, destaca a importância de momentos religiosos para o trabalho de humanização e ressocialização. “Os reeducandos não são presos, eles estão presos e, com fé e o apoio da família, não serão reincidentes no mundo do crime”, comenta.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Posts anteriores