Cidadeverde.com

Prefeitura de Altos realiza campanha contra pólio e multivacinação

Em parceria com o Ministério da Saúde, a Prefeitura de Altos realiza, neste sábado (15), das 8h às 17h, a campanha nacional contra a Poliomielite e Multivacinação. Crianças de seis meses a menores de cinco anos receberão as vacinas, mediante apresentação da caderneta de vacinação, em postos espalhados pelo município.

As vacinas estarão disponíveis na sede da Secretaria de Saúde, conhecida como SESP, e nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros São José, Boa Fé, Boca de Barro, Tranqueira, Bacurizeiro, São Luiz, Maravilha e Bom Passar e Bom Gosto.

Serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: hepatatite B, pentavalente, inativada poliomielite, oral poliomielite, rotavírus humanos, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e rubéola) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

De acordo com o Secretário de Saúde de Altos, Nerirrony Lacerda, salas de vacinas do município estarão funcionando no dia D da Campanha para mobilizar as famílias altoenses.

"Neste sábado (15), dia da mobilização, todas as salas de vacina da zona urbana e duas da zona rural estarão disponíveis para atender as crianças altoenses com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal do município e cumprir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde", explica.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

CRO fecha consultórios e suspende atendimento odontológico em Altos

O Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO-PI) desativou consultórios em três cidades do interior do estado. De acordo com o órgão, a situação em Altos é caótica - além de consultórios fechados, o município teve o atendimento odontológico público suspenso.

Na cidade distante 40 quilômetros de Teresina, o CRO já havia realizado duas vistorias anteriores e, nos meses de março e abril, desativou seis consultórios em unidades básicas de saúde. O Conselho comunicou que na visita realizada na última terça-feira (4) diagnosticou o agravamento do quadro no município e fechou mais um consultório, inviabilizando todos os serviços de saúde bucal em território altoense.

O relatório do CRO aponta que após as três fiscalizações feitas em Altos, e em virtude do não cumprimento das exigências mínimas de funcionamento das unidades de serviço bucal, toda a rede pública municipal de atendimento odontológico foi suspensa. Na primeira visita, foram desativados três consultórios; na segunda, mais três consultórios; na última, o único posto de saúde ativo também foi fechado.

Em comunicado à imprensa, o Conselho informou que, com as deficiências encontradas e o agravamento das irregularidades, a entidade pode acionar o Ministério Público para tomar as devidas providências jurídicas do caso que afeta diretamente a saúde da população altoense.

Questionada sobre a situação pelo CidadeVerde.com, a Prefeitura de Altos preferiu não se posicionar sobre o assunto.

Outras desativações

Além de Altos, o Conselho Regional de Odontologia também desativou consultórios em Elesbão Veloso e José de Freitas.

Em Elesbão Veloso, as atividades de um consultório foram suspensas após a verificação de péssimas condições de biossegurança. Também foram flagrados auxiliares sem a devida habilitação técnica - alguns deles, inclusive, realizando radiografias nos pacientes.

Na cidade de Esperantina, o CRO teve de suspender um consultório. A equipe de fiscalização encontrou más condições do local, sendo que em sete unidades foi estabelecido o prazo de 30 dias para se adequarem às normas de funcionamento.

Flávio Meireles
[email protected]

Foragido da Major César sofre tentativa de linchamento por moradores de Altos

Um foragido da Colônio Agrícola Major César ainda não identificado sofreu tentativa de linchamento pela população da comunidade Vista Alegre, no município de Altos (37 Km de Teresina), na noite de ontem (8).

De acordo com o cabo Basílio, da Polícia Militar de Altos, o homem teria sido flagrado tentando realizar assaltos no povoado Vista Alegre por volta das 20h. 

Segundo o policial, os casos de foragidos da penitenciária realizando roubos e furtos na comunidade têm sido constantes.  

"A população está cansada de os fugitivos irem para lá fazer assaltos e acabaram pegando ele, bateram muito nele", informou.

Segundo ele, a própria guarda da penitenciária realizou a captura e condução do homem para a Major César. Não há confirmação de que ele tenha conseguido praticar os roubos na comunidade. 

 

Maria Romero
[email protected] 

Prefeita cobra recursos para conclusão de academia e unidades de saúde de Altos

Acompanhada do deputado federal Assis Carvalho (PT), a prefeita de Altos, Patrícia Leal, se reuniu o chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério da Saúde, Leopoldo Jorge Alves Neto, para cobrar a liberação de recursos para conclusão das obras da Academia de Saúde e de três Unidades Básicas de Saúde no município.

“Já concluímos quatro Unidades Básicas de Saúde, que estão dando um reforço substancial nos atendimentos em nossa cidade. A liberação desses recursos é de suma importância para concluirmos as unidades que faltam e ampliar a capacidade de atendimentos do nosso município”, destaca a prefeita Patrícia Leal.

O deputado Assis Carvalho frisa que os recursos da Academia de Saúde e das Unidades Básicas de Saúde estão garantidos via emenda parlamentar. “As emendas são de nossa autoria e já foram empenhadas junto ao Ministério da Saúde. Vamos trabalhar pela liberação desses recursos para que as obras sejam concluídas o quanto antes”, conclui.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Jovem chama pela mãe antes de ser morto na porta de casa em Altos

Um jovem identificado como Luís Felipe de Oliveira, 18 anos, mais conhecido como Manga Rosa, foi morto nas primeiras horas da madrugada desta quarta-feira (5) na porta de sua casa. O sargento Silva, da 3ª Companhia do 8º BPM de Altos informou que vizinhos escutaram o rapaz chamar pela mãe momentos antes de ser baleado.

A informação da polícia é de que Luís Felipe estava chegando em casa e um homem já esperava por ele próximo à entrada. Ele foi morto na calçada de casa.

"O suspeito usava uma arma artesanal, mas ainda não temos suspeitos porque ninguém viu nada, só ouviram ele chamar pela mãe antes de morrer", informou.

A vítima era investigada por possível participação em incêndios criminosos na cidade há cerca de três meses. Na companhia de uma garota, ele teria ateado fogo a pelo menos um ônibus e seis carros no município.

Ele tinha ainda passagem pela polícia por roubo e furto a motocicletas na cidade. O crime aconteceu no bairro Boa Fé. 


Maria Romero
[email protected]

Altos: cadastro de estudantes para desconto na passagem de ônibus começa segunda

O cadastro para estudantes no programa Passe Legal 2015.2, que dá desconto de 30% no valor da passagem de ônibus para Teresina, começa na segunda-feira (3). O cadastramento, que segue até o dia 29 de agosto, pode ser realizado na Secretaria Municipal de Educação, situada na Avenida José Luís do Monte, nº 183, no Centro de Altos, ou no site da prefeitura (www.altos.pi.gov.br).

Os documentos necessários para a abertura do cadastro são RG, CPF, comprovante de residência atualizado, comprovante de matrícula ou declaração 2015 da instituição de ensino de Teresina, bem como foto 3x4. No caso de renovação de cadastro, apenas a foto 3x4 não é necessária.

O atendimento na Secretaria Municipal de Educação é de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 17h e, mesmo os que fizerem o cadastro via web, devem comparecer ao Centro para validação, apresentando originais da documentação.

“Esperamos que todos os alunos de nossa cidade que estudam em Teresina compareçam dentro do prazo para que possam usufruir deste importante benefício, que ajuda significativamente as famílias altoenses”, destaca o secretário municipal de Educação, Kiko Fontenelle.

Para a prefeita de Altos, Patrícia Leal, o Passe Legal tem gerado grande retorno ao município e proporciona uma economia a mais aos pais de estudantes nos gastos com o transporte dos filhos.

“Sem dúvida, a criação do Fundo de Subsídio do Transporte Intermunicipal foi um grande avanço para nossa cidade. Com esses recursos arrecadados subsidiamos parte do valor da passagem de ônibus para estudantes”, destaca Patrícia Leal.

Além do Fundo Municipal de Subsídio do Transporte Intermunicipal, a prefeitura instituiu o Conselho de Transporte Intermunicipal de Estudantes – constituído de representantes da classe estudantil, Associação dos Usuários de Transporte do Sistema Semiurbano de Altos, poder público municipal e empresa de transporte - para deliberar sobre o transporte de estudantes.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

José de Freitas recebe Curso de Prevenção sobre Drogas

Raimunda Carvalho é professora de uma escola da zona rural de Lagoa Alegre, onde percebe o avanço do uso de entorpecentes. Ela é uma das 200 pessoas que participam da segunda turma do Curso de Prevenção sobre Drogas, realizado em José de Freitas, pelo Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas.

“Quero ser uma sementinha para ajudar na prevenção entre os jovens da nossa comunidade”, disse Raimunda Carvalho durante a aula inaugural do curso.

A Secretaria da Segurança apóia a iniciativa. O secretário da pasta, Fábio Abreu, prestigiou o evento, explicou as ações para a cidade e defendeu a prevenção como forma de evitar que os jovens vivenciem a violência.

“Quando se fala em segurança, primeiro olha-se para a repressão. Mas, a forma de vencermos a violência passa por cursos como este, na capacitação de pessoas para prevenção às drogas. Apoiamos, mas sem esquecer também do nosso papel de combater o crime. Por isso, estaremos em breve instalando em José de Freitas o sistema de monitoramento nas entradas, saídas e pontos principais da cidade. Além disso, vamos reforçar o efetivo”, anunciou o secretário.

O coordenador da Cendrogas, Sâmio Falcão, agradeceu o apoio da Prefeitura de José de Freitas e do secretário Fábio Abreu. Lembrou que o primeiro curso foi realizado com sucesso em Demerval Lobão e explicou que foi preciso ampliar o número de vagas.

“Inicialmente eram apenas 100 vagas, mas ampliamos para 200 devido à grande procura. Queremos, com nossos parceiros PRF, PF, Sasc, Secretaria da Saúde, Uespi, OAB e SSP, mostrar que é possível fazer uma prevenção eficiente. É isso que será mostrado neste curso”, completou.

Célio Barbosa, presidente da Federação Norte/Nordeste de Comunidades Terapêuticas, afirmou que a prevenção é um meio para evitar mais internações. Já, o prefeito de José de Freitas, Josiel Batista, disse que tem fortalecido o esporte nas comunidades rurais e na sede do município como suporte para evitar a entrada dos jovens na criminalidade e nas drogas. Josiel também agradeceu a chegada do projeto e o apoio da Secretaria da Segurança.

 

Da Editoria de Cidades
[email protected] 

Sejus e Altos fazem parceria para a reformular o Hospital Penitenciário

A Secretaria Estadual de Justiça do Piauí (Sejus) vai firmar uma parceria com a Prefeitura de Altos para avançar no projeto de reformulação do Hospital Penitenciário Valter Alencar (HPVA), situado no município, para transformá-lo em um módulo de saúde de média complexidade que possa atender à população em geral, inclusive no atendimento psiquiátrico.

Para buscar essa parceria, o diretor de Humanização e Reintegração Social, Francisco Antônio de Sousa, e demais representantes da Sejus, estiveram reunidos com a prefeita de Altos, Patrícia Leal, nesta terça-feira (28), na Prefeitura de Altos.

O objetivo é tornar o Hospital Penitenciário em uma unidade que conte com todas as especialidades médicas, exames laboratoriais, além de  três salas cirúrgicas, também prestando atendimento psiquiátrico.

“Com essa medida, a Sejus está atendendo a uma determinação do governador do Estado, Wellington Dias, para transformar o HPVA em um módulo de saúde aberto à população de Altos e de cidades próximas. Também queremos transformar o Hospital Penitenciário em uma unidade integrante do Sistema Único de Saúde”, informa o diretor de Humanização e Reintegração Social da Sejus, Francisco Antônio de Sousa.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, garantiu que vai apoiar o projeto. “A reformulação do Hospital Penitenciário também é de nosso interesse, pois vai garantir benefícios não só a população carcerária, mas também ao povo de Altos”, pontua.

Apoio ao PNAISP e ao projeto Registrar

Durante a reunião, a prefeita Patrícia Leal garantiu apoio à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) e poderá disponibilizar uma equipe de saúde para atuar na Colônia Agrícola Major César OIiveira (CAMCO).

O projeto Registrar, que visa emitir documentação e garantir o acesso a direitos e benefícios, previstos em lei, para as pessoas privadas de liberdade, também terá o apoio de Patrícia Leal. A execução do projeto está prevista para os meses de agosto, setembro e outubro e a Prefeitura do município vai designar uma equipe para dar continuidade ao cadastramento dos presos do município.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Atleta de Altos vence campeonato internacional Rio Open de Jiu Jitsu

Natural do município de Altos, o lutador Ludy Vieira, de 26 anos, foi o grande campeão do Rio Winter Open International de Jiu Jitsu na categoria super pesado. A final aconteceu na tarde de ontem (23), no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro.

Ludy Vieira agora vai competir no torneio mundial, organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE), em São Paulo, neste domingo (26).

O atleta agradeceu todas as pessoas que ajudaram na conquista da medalha.  “Obrigado a todos da Nova União pelo suporte aqui no Rio. Á meu professor Helder Mourão pelos ensinamentos; à prefeita Patrícia Leal pelo apoio; ao Major Oliveira Júnior, e aos meus irmãos de treino, por ajudarem na minha preparação”, destaca.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, comemorou a conquista do atleta e falou do incentivo do executivo municipal ao Esporte. “Ludy é mais um grande talento que temos em nossa cidade e estamos muito felizes por ter ajudado nessa conquista. Sem dúvida, Ludy é um grande exemplo para milhares de altoenses que sonham em ser grandes atletas e, no que for possível, vamos ajudar todos a alcançarem seus objetivos e realizarem seus sonhos”, conclui.

Da Editoria de Cidades.
[email protected]

 

 

Adão é agredido em presídio por ser reconhecido por preso; Delegada investiga

Foto: Wilson Filho/ Cidadeverde.com

O detento envolvido na agressão contra Adão de Sousa, apontado como líder do crime em Castelo do Piauí, será ouvido na Casa de Detenção Provisória de Altos. De acordo com a delegada Bruna Fontenelle, a discussão ocorreu porque Adão foi reconhecido pelo estupro coletivo contra as quatro garotas de Castelo. 

Foto: Graciane Sousa/ Cidadeverde.com

Casa de Detenção Provisória de Altos

A delegada, que atualmente responde pelo 14º DP de Altos, conta que Adão prestou depoimento no dia em que ocorreu a agressão, 16 de julho. “O Adão relatou que foi agredido durante o banho de sol e que recebeu chutes, socos e pontapés. Ele estava com o rosto bastante inchado. O agressor teria dito que queria matá-lo. Pois não merecia estar ali. ‘Tinha que pegar o bonde’, expressão utilizada que ele tinha que ser transferido”, explica. 

Foto: Graciane Sousa/ Cidadeverde.com

Delegada Bruna Fontenelle

Fontenelle acrescenta que aguarda o resultado do exame de corpo de delito para identificar em qual crime o agressor será enquadrado: lesão corporal grave ou tentativa de homicídio. A Polícia Civil tem trinta dias para concluir o inquérito. 

Após ser agressão, Adão de Sousa foi levado, novamente, para uma cela isolada e está sob acompanhamento permanente. O diretor de presídios, Fagner Martins, revelou-em entrevista na semana passada- que os cuidados estão sendo redobrados para garantir a segurança do suspeito, que ainda aguarda julgamento. “Os presos são chamados pelo nome e não pelo tipo de delito que cometeram. Até as visitas acontecem de forma reservada para não correr o risco de alguém apontá-lo como suspeito do caso de Castelo”. 

Flash de Graciane Sousa
Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Posts anteriores