Cidadeverde.com

Prefeitura de Altos implanta sistemas de abastecimento de água na zona rural

As comunidades Santa Úrsula e Palmeira dos Gomes, situadas na zona rural de Altos, receberam novos sistemas de abastecimento de água. A ação deve beneficiar mais de 30 famílias. Desde 2013, a Prefeitura já instalou cerca de 40 sistemas em toda a cidade.

“A distribuição de água em Altos era um dos setores que a população mais reivindicava melhorias, principalmente nas comunidades da zona rural. Desde o início de nossa gestão, estamos trabalhando para reduzir essa deficiência histórica no setor e proporcionar mais qualidade de vida ao altoense”, ressalta a prefeita Patrícia Leal.

O secretário de Administração de Altos, Warton Lacerda, enfatiza o esforço do Executivo Municipal em ampliar a capacidade de abastecimento de água no município.

“Elaboramos um estudo para saber quais as comunidades que mais necessitam de sistema de abastecimento de água. Já implantamos cerca de 40 sistemas e nossa meta é entregar outros 15 ainda este ano”, conclui Warton Lacerda.

Da Redação
[email protected]

"Presídio em Altos será inaugurado até o mês de maio", garante secretário de Justiça

Uma comitiva do Governo Estadual visita na manhã desta segunda-feira (30) as obras da Casa de Detenção Provisória de Altos, na BR-343. Em entrevista ao Notícia da Manhã, o secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, informou que a previsão de entrega da unidade prisional é para o mês de maio. 

"A obra vai proporcionar mais segurança a sociedade e a secretaria de Justiça avança neste sentido. Nosso objetivo é contribuir com a segurança pública e a paz. A superlotação no sistema carcerário não é um problema do Piauí e se passa no contexo do Brasil como em Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e até mesmo em outros páises", disse Oliveira. 

O gestor informou ainda que o Governo irá realizar mais investimentos em segurança e qualidade do trabalho para os agentes carcerários e que até 2018, o cenário no sistema prisional piauiense deverá ser bem diferente da atualidade. 

"Iremos fazer mais investimentos e nos próximos dias, no máximo até o mês de maio, faremos a inauguração da Casa de Detenção Provisória de Altos. Paralelo a isso, iremos investir também em melhorias na Casa de Custódia e por em prática as audiências de Custódia que prevê que o preso seja ouvido por um juiz em até 24 horas após a detenção. Queremos que as pessoas que fiquem presas sejam aquelas que ofereçam um grau de risco médio ou alto para a sociedade", explica o secretário de Justiça. 

A nova unidade prisional- com capacidade para 136 detentos- contará com estacionamento, módulo de vistoria (onde as visitas são recebidas), dois pavilhões e o módulo administrativo que contempla salas da direção, parlatórios, sala do advogado, alojamentos para agentes – femininos e masculinos – e policiais militares, além das áreas de estocagem, onde serão armazenados os alimentos e os materiais de limpeza. A unidade conta ainda com um consultório odontológico para atendimento aos internos. A área construída tem 2.921,55 metros quadrados, numa área total de quatro hectares.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Wellington visita obras da penitenciária de Altos nesta segunda (30)

O governador Wellington Dias visitará nesta segunda-feira (30) as obras da Casa de Detenção Provisória de Altos. A construção da nova unidade prisional do Estado está na sua etapa final e a previsão é inaugurá-la ainda nesse semestre. 
 
“Essa unidade vai garantir a abertura de 136 vagas no sistema, que sofre com o problema da superlotação. Noventa e cinco por cento da obra foi concluída e os equipamentos já estão sendo montados. Paralelo a isso, temos a construção de mais dois pavilhões na Casa de Custódia de Teresina. São obras prioritárias para o Governo do Estado nesses primeiros meses de gestão”, disse o secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira.

 


 
A Casa de Detenção Provisória de Altos está situada no km 22 da BR-343, ao lado da Colônia Agrícola Major César. A área construída tem 2.921,55 metros quadrados, numa área total de quatro hectares. O prédio possui estacionamento, módulo de vistoria (onde as visitas são recebidas), dois pavilhões e o módulo administrativo que contempla salas da direção, parlatórios, sala do advogado, alojamentos para agentes – femininos e masculinos – e policiais militares, além das áreas de estocagem, onde serão armazenados os alimentos e os materiais de limpeza. A unidade conta ainda com um consultório odontológico para atendimento aos internos.
 
A construção da Casa de Detenção foi iniciada em 2009 e faz parte de um convênio entre Ministério da Justiça e Governo do Estado. De acordo com o setor de Engenharia da Secretaria de Justiça, no momento só estão sendo realizados alguns ajustes na obra, no sentido de reforçar a segurança dos agentes, familiares e detentos. A retomada da construção de dois pavilhões da Casa de Custódia deve acontecer nos próximos dias e, assim que for concluída, irá garantir a abertura de mais 80 vagas.
 
“O governador do Estado vem buscando recursos junto ao Governo Federal para construção de novas unidades, bem como para melhoria das já existentes. No início do ano, solicitamos o apoio do Ministério da Justiça para aquisição de equipamentos de segurança para as penitenciárias e para realização de cursos de capacitação voltados aos agentes penitenciários. O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) garantiu que o Piauí irá receber novos equipamentos nos próximos meses”, explica Daniel Oliveira.
 
O Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça, também pretende dar início às obras de construção da Cadeia Pública de Altos, com capacidade para 603 presos. 

 

[email protected]

Altos realiza caminhada contra indisciplina na escola nesta terça (31)

A Prefeitura de Altos realiza, nesta terça-feira (31), às 16 horas, a caminhada “Março Rosa”, com o objetivo de combater a indisciplina e a violência no âmbito escolar. A ação faz parte do Projeto “Pode-não pode”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação.


A caminhada terá início no calçadão da Praça Cônego Honório e terminará na Rua Epitácio Pessoa, em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Educação.   

“O Projeto Pode-não pode busca contribuir para construção de um ambiente escolar sadio, capaz de favorecer o desenvolvimento de ensino e aprendizagem escolar, além de modificar práticas indisciplinares presentes nos diversos segmentos da escola”, explica o secretário municipal de Educação, Kiko Fontenelle.
 
A prefeita de Altos, Patrícia Leal, destaca a abrangência do projeto e convida todos os cidadãos para a caminhada “Março Rosa”. “Na terça-feira (24) tivemos uma palestra muito importante sobre o combate à violência escolar, ministrada pela delegada Vilma Alves, que foi mais ação do projeto Pode-não pode. Aproveitamos para convidar todos os cidadãos altoenses para a caminhada, para que todos nós possamos dar nossa parcela de contribuição no combate à violência e à indisciplina”, conclui Patrícia Leal.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Homem que teve a mão decepada não poderá ter membro reimplantado

Antônio Ferreira Santiago, que teve a mão decepada pelo cunhado na tarde ontem (25) na cidade de Altos, foi submetido à cirurgia no Hospital de Urgências de Teresina (HUT), mas não pôde ter o membro reimplantado. Ele está fora de perigo e será ouvido pela Polícia Civil, ainda sem previsão de data. 

De acordo com delegada Alexandra Santos, a vítima já tinha uma deficiência na perna esquerda e na mão direita e agora a teve a esquerda decepada. "O suspeito saiu em dezembro da Casa de Custódia. Ele já estava sendo investigado por tentativa de homicídio e foi sentenciado por roubo. A vítima teve um relacionamento com a irmã do suspeito e era agredida por ele", disse Santos. 

Segundo a delegada, o suspeito identificado como Marcos André teria passado a manhã bebendo em um casa vizinha onde ocorreu o crime. À tarde, ele teria tentado pegar a bicicleta da vítima, que tentou reagir com um facão, iniciando o confronto entre os dois. 

"Na briga, o acusado tomou o facão e tentou atingir a vítima na barriga. Antônio Santiago tentou se defender com a mão que acabou sendo decepada. A mulher dele tentou impedir e contou na delegacia que o agressor tentou golpeá-la no pescoço, mas ela conseguiu se abaixar e o facão atingiu supercialmente sua cabeça. Os dois tentaram fugiram e se esconderam e o agressor foi embora sendo recuperado posteriormente pela Polícia Militar", reitera. 

A delegada informa ainda que Marcos André deverá ser indiciado por duplo homicídio qualificado. Na prisão, ele disse que a motivação do crime seriam as agressões praticadas por Antonio Santiago contra sua irmã. 

"Mesmo na cela, ele não mostrou arrependimento e disse que a vítima batia em sua irmã quando ele era pequeno e não podia fazer nada, mas agora que os dois eram homens, ele podia fazer alguma coisa", finaliza Alexandra Santos.

 

Flash Carlos Lustosa
Redação Graciane Sousa
[email protected]

Homem tem a mão decepada após discussão na periferia de Altos

Um homem identificado como Antônio Ferreira Santiago teve a mão esquerda decepada após uma briga no bairro Santa Inês, na periferia de Altos, cidade localizada a 40 quilômetros de Teresina. O suspeito, Marcos André da Costa de Sousa, foi preso pela Polícia Militar.

De acordo com o Cabo Dias, da Polícia Militar de Altos, o crime aconteceu na tarde desta quarta-feira (25) após uma discussão. "Eles são cunhados e tinham uma rixa. Os dois se desentenderam, e a vítima, que tem uma deficiência na perna, chamou o outro para brigar de faca. Foi aí que o Marcito decepou a mão dele", detalhou.

Segundo o Cabo Dias, após o crime, Marcos André da Costa de Sousa, o Marcito, foi preso em sua residência, também localizada no bairro Santa Inês. Já Antônio Ferreira Santiago, conhecido como Perninha, foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Cabo Dias informou também que Marcos André tem passagem pela Polícia por homicídio.

Flávio Meireles
[email protected]

Delegada Vilma Alves ministra palestra contra violência familiar em Altos

  • unnamed_(9).jpg Divulgação
  • unnamed_(8).jpg Divulgação
  • unnamed_(7).jpg Divulgação
  • unnamed_(6).jpg Divulgação
  • unnamed_(5).jpg Divulgação
  • unnamed_(4).jpg Divulgação
  • unnamed_(3).jpg Divulgação
  • unnamed_(2).jpg Divulgação

Nessa terça-feira (24), a titular da Delegacia da Mulher, delegada Vilma Alves, ministrou uma palestra sobre educação familiar no ginásio municipal Antonio Inácio de Oliveira, em Altos. A palestra faz parte do projeto “Pode, não pode: educar sem violência”, realizado pela delegada, com o objetivo de minimizar os índices de indisciplina e violência nas escolas. O evento contou com a participação da prefeita de Altos, Patrícia Leal.

Durante a palestra, Vilma Alves abordou pontos importantes para que os pais possam educar seus filhos sem o uso de métodos violentos. “A criança faz o que aprende em casa. Se ela vivencia um ambiente hostil e violento em casa, sem dúvida esses hábitos serão levados para a escola, influenciando negativamente as demais crianças”, frisa a delegada.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, agradeceu e elogiou a iniciativa da delegada Vilma e falou em ampliar o ciclo de palestras para todas as escolas do município.

“A delegada é uma mulher experiente e vai ajudar bastante as famílias altoenses no combate à violência tanto em casa como nas escolas. Vamos articular com a delegada a ampliação dessas palestras para todas as escolas de Altos”, conclui Patrícia Leal.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Fio atinge moto e mulher morre eletrocutada em estrada de Pau D' Arco do Piauí

A mulher identificada como Maria Aparecida Rodrigues dos Reis, de 41 anos, morreu eletrocutada após ser atingida por um fio da rede de energia elétrica na comunidade Santa Catarina, zona Rural de Pau D' Arco do Piauí, a 63 km de Teresina.

De acordo com o sargento Paulo César, plantonista da 3ª Companhia de Polícia Militar de Altos, o acidente ocorreu por volta das 4h desta terça-feira (24). "Moradores informaram que ela estava na garupa de uma moto e acidentou-se com um fio da Eletrobras que estava as margens da estrada", relatou o policial.

O corpo da mulher só foi encontrado por populares às 20h30. A Polícia Militar foi acionada e a Polícia Civil realizou perícia no local. Um inquérito foi aberto para investigar as circunstâncias. O corpo de Maria foi levado para o Instituto Médico Legal para procedimentos.

O Cidadeverde.com entrou em contato com a Eletrobras mas até o momento não obteve retorno.

Rayldo Pereira
[email protected]

Festa do Vaqueiro reúne centenas de turistas em resgate a cultura

  • unnamed.jpg
  • unnamed_(6).jpg
  • unnamed_(5).jpg
  • unnamed_(4).jpg
  • unnamed_(3).jpg
  • unnamed_(2).jpg
  • unnamed_(1).jpg

Mais de 600 vaqueiros participaram, nessa segunda-feira (16), da tradicional Festa do Vaqueiro em Altos. O evento, realizado em parceria com a prefeitura de Altos, faz parte das atividades dos Festejos de São José, padroeiro da cidade, que seguem até esta quinta-feira (19).
 
O dia festivo começou com café da manhã para os vaqueiros altoenses e de outros cinco municípios da região. A programação da festa contou ainda com missa, apresentação artística de Galego Aboiador e almoço especial na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Altos. No fim da tarde, centenas de vaqueiros saíram em procissão, com a imagem de São José, pelas ruas de Altos. 
 
“A festa é tradicional em nossa cidade. Vivemos a cultura do vaqueiro, visto que muitas famílias altoenses vêm do campo e nosso objetivo é de sempre preservar e valorizar nossa cultura popular”, disse a prefeita Patrícia Leal.

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Desafiada, polícia investiga série de incêndios a carros em Altos

A polícia do município de Altos, a 42 km ao norte de Teresina, investiga uma série de incêndios a carros ocorridos esta semana. Quatro ocorrências já foram registradas. Na terça-feira (10), um ônibus de turismo e um veículo de médio porte foram incendiados no conjunto Ludjero Raulino, às margens da BR-343. Já na madrugada de sexta-feira foram registradas duas tentativas de incêndio. Uma novamente a um ônibus e a outra a um carro de passeio.

Fotos: Altos Notícia

“Tivemos dois veículos queimados na terça e na madrugada de quinta para sexta tiveram duas tentativas de incêndio, já que as chamas foram contidas a tempo. Um deles era um ônibus e queimou só o banco do motorista, o outro era um celta e queimou o banco traseiro”, conta a delegada de Altos, Alexandra Santos.

Segundo ela, o inquérito já foi aberto e a polícia trabalha agora na identificação do autor, já que há suspeitas de que o crime esteja sendo praticado pela mesma pessoa. “Parece ser a mesma pessoa, já que nenhuma das vítimas tem qualquer problema ou desafeto com ninguém que esteja particularmente interessada nisso. Como o modus operandi é sempre o mesmo, a gente imagina que uma única pessoa esteja praticando esses atos”, explica a delegada.

Os incêndios acontecem sempre na madrugada, na mesma região e em horários parecidos. “É uma região no mesmo perímetro, em um raio de mil metros de um local para o outro. São em horários parecidos, por isso, a gente leva a crer que seja a mesma pessoa. A equipe já está trabalhando e temos suspeitos. Estamos próximos de identificar”, assegura a delegada, admitindo que as ações estão intrigando a polícia.

“Esses crimes estão nos intrigando. Logo após a prisão do autor vamos saber qual a motivação, mas em primeiro momento, a gente acredita que seja até uma espécie de desafio para a polícia, já que não pegamos ainda. As pessoas vítimas não tem relação entre si, os veículos são variados, tem ônibus, carro de passeio, ou seja, sem relação um com o outro”, finaliza. 

Hérlon Moraes
[email protected]

Posts anteriores