Cidadeverde.com

Prefeitura de Altos inaugura nova Unidade Básica de Saúde na sexta

Nesta sexta-feira (1º), às 16h, acontece a solenidade de inauguração da Unidade Básica de Saúde da localidade Bom Passar, em Altos. A obra é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Altos e o Programa de Saúde da Família do Governo Federal.

Ao todo, o município de Altos terá sete novas Unidades Básicas da Saúde. Já foram inauguradas as unidades dos bairros Boca de Barro, Maravilha e Tranqueira. As obras das unidades dos bairros Boa Fé e Bacurizeiro e da localidade Zundão estão em fase final de conclusão.

O secretário municipal de Saúde, Nerirrony Lacerda, explica que as Unidades Básicas de Saúde vão garantir mais eficiência e qualidade no atendimento básico à saúde da população.

“As Unidades oferecem consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coletas de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialistas e fornecimento de medicação básica. São centros equipados e modernos, que vão beneficiar os cidadãos altoenses”, frisa Nerirrony Lacerda.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal (PPS), enfatiza que “a Unidade Básica de Saúde da localidade Bom Passar vai potencializar o setor de Saúde e beneficiar centenas de famílias. Além disso, estamos concluindo a reforma do Instituto de Saúde José Gil Barbosa, uma das obras mais importantes no que diz respeito à prestação de serviço à saúde em Altos e região”.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Polícia flagra aparelho "chupa-cabras" em caixa eletrônico de banco

A Polícia Militar flagrou um aparelho "chupa-cabras" instalado no caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal em Altos, município a 37 km de Teresina. A denúncia foi levada até a Polícia Civil, que foi até o local e fez a retirada do aparelho.

Fotos: Portal Altos

De acordo com Alexandra Santos, delegada titular do município, o aparelho apreendido será entregue à Polícia Federal. "Já foi feita a comunicação da apreensão e o caso agora será investigado pela Polícia Federal, que é a responsável pelas agências", informou a delegada.

O aparelho possuía uma pequena corda que servia para puxar de volta envelopes de depósitos feitos pelos usuários do banco. A agência atende quatro cidades da região de Altos.

Uma perícia deverá ser realizada pela Polícia Científica nesta segunda-feira (20).

Rayldo Pereira
[email protected]

Prefeita de Altos se reúne com Regina Sousa e pede verbas para calçamento

A prefeita de Altos, Patrícia Leal (PPS), esteve em reunião nesta sexta-feira (17) com a senadora Regina Sousa (PT) para solicitar o apoio da bancada piauiense na Câmara Federal para a liberação de recursos a serem aplicados em obras de calçamento na cidade. Nos últimos dias, a prefeita se reuniu com os demais senadores do Piauí buscando reforçar o pedido junto aos parlamentares.

“Há mais de 20 anos a população de Altos vem sofrendo com a falta de calçamento, que acumula lama no inverno e poeira no verão. Durante esses encontros, estamos tentando sensibilizar os senadores piauienses para que possam destinar recursos, assim como agilizar a liberação do dinheiro para a efetivação das obras o quanto antes”, ressalta Patrícia Leal.

A senadora Regina Sousa se comprometeu a conversar com os demais senadores para que, juntos, possam articular a liberação dos recursos no Ministério das Cidades. “Também vamos levar a proposta de ajuda ao município para o debate que acontecerá na próxima reunião da bancada no dia 29 deste mês”, relata.

Compra de equipamentos para o Hospital de Altos

Ainda em agenda em Teresina, a prefeita de Altos visitou o secretário estadual de Administração, Franzé Silva, com quem conversou sobre a da compra dos equipamentos para o Hospital José Gil Barbosa, em Altos. A estrutura já se encontra finalizada, faltando apenas os equipamentos e o mobiliário para entrar em funcionamento.

“O hospital é uma obra que está sendo aguardada pela população, pois vai contribuir para a melhoria do atendimento aos pacientes da cidade”, argumenta Patrícia Leal. Em resposta à reivindicação da prefeita, o secretário de Administração disse que vai analisar a situação da documentação da compra dos equipamentos, comprometendo-se a agilizar o processo.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Contribuintes que pagam IPTU em dia podem ganhar prêmios

Com o objetivo de regularizar o Imposto Predial Territorial Urbano e implantar novas ações na cidade, a Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, está realizando a campanha IPTU Premiado, que dá desconto de até 20% no imposto para o contribuinte que efetuar o pagamento até o próximo dia 30 de abril.

De acordo com o secretário municipal de Finanças, Anison Almeida, a campanha conta com 1.200 prêmios instantâneos e outros cinco prêmios especiais. “No momento do pagamento, o contribuinte recebe uma raspadinha e pode ganhar um prêmio instantaneamente, como ventilador, ferro de passar, camisa e boné. Na raspadinha também tem um formulário que deve ser preenchido corretamente para um sorteio de prêmios especiais, dentre eles uma motocicleta Honda Pop 100”, destaca.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, destaca a importância da regularização do IPTU para a realização de obras importantes no município. "Quando o cidadão vê que o dinheiro dos seus impostos está sendo aplicado corretamente, sem dúvida ele tem uma motivação a mais para regularizar seu pagamento”, enfatiza.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Prefeita busca apoio de Ciro e Elmano para obras de pavimentação em Altos

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, se reuniu nesta sexta-feira (10) com os senadores Ciro Nogueira (PP) e Elmano Férrer (PTB) em busca de recursos para obras de pavimentação no município de Altos.

De acordo com a prefeita, alguns bairros da cidade ainda carecem de calçamento e muitas dessas obras de pavimentação são revindicações antigas da população.

“Em parceria com o Governo do Estado, já investimos mais de R$ 6 milhões em obras de pavimentação na cidade, mas precisamos de recursos na ordem de R$ 12 milhões tanto para reformas como para colocação de calçamento. Por isso, estamos buscando apoio de nossos senadores para analisarem como podemos garantir esses recursos”, destaca Patrícia Leal.

O secretário de Administração de Altos, Warton Lacerda, comenta a disposição dos parlamentares federais em destinar os recursos solicitados para as obras. “Tanto o senador Ciro como Elmano se comprometeram em ajudar nossa cidade, seja por meio de emenda parlamentar, ou articulando essas obras junto ao Governo do Estado. Agora, vamos continuar conversando com os senadores até que consigamos iniciar as obras”, conclui.

Também participaram das reuniões com os senadores o vice-prefeito de Altos, Manoel Rodrigues, e o secretário municipal de Educação, Kiko Fontenelle.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Prefeitura de Altos perfura novo poço tubular em comunidade da zona Rural

A comunidade Palmeira dos Gomes, na zona Rural de Altos, recebeu mais um poço tubular, que beneficia mais 15 famílias e atenderá à demanda restante dos moradores da região. Desde 2013, a Prefeitura já instalou cerca de 40 sistemas de abastecimento de água na cidade.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, explica que os moradores da comunidade eram bastante prejudicados por falta de ação do Poder Público no que diz respeito ao abastecimento, visto que foi necessária a instalação de dois sistemas completos de distribuição de água.

“É uma reivindicação antiga dos moradores, que sequer tinham um poço para atendê-los e eram obrigados a percorrer alguns quilômetros em busca de água ou recorrer ao velho poço, conhecido como cacimbão. Sem dúvida, é uma grande satisfação poder proporcionar aos moradores mais esse benefício e, dentro de nossas possibilidades, vamos atender a outras necessidades dessas famílias”, frisa Patrícia Leal.

De acordo com o secretário de Administração de Altos, Warton Lacerda, a Prefeitura planeja implantar outros 15 sistemas de abastecimento de água em 2015. “Por meio de uma pesquisa detalhada, fizemos o levantamento das localidades que mais necessitam desse tipo de sistema. Já implantamos cerca de 40 poços tubulares e nossa meta é entregar outros 15 ainda este ano”, ressalta.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Caminhada contra indisciplina na escola leva centenas de pessoas às ruas de Altos

  • unnamed_(13).jpg Divulgação
  • unnamed_(12).jpg Divulgação
  • unnamed_(11).jpg Divulgação
  • unnamed_(10).jpg Divulgação
  • unnamed_(9).jpg Divulgação
  • unnamed_(7).jpg Divulgação
  • unnamed_(6).jpg Divulgação
  • unnamed_(5).jpg Divulgação

Realizada nessa quarta-feira (31), a caminhada “Março Rosa” levou centenas de pessoas às ruas do município de Altos. A ação, que objetiva combater e colocar em debate a indisciplina e a violência no âmbito escolar, faz parte do Projeto “Pode-não pode”, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

A caminhada teve início no calçadão da Praça Cônego Honório, percorreu as principais vias da cidade e concluiu na Rua Epitácio Pessoa, em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Educação. 
 
A prefeita de Altos, Patrícia Leal, participou da caminhada e agradeceu o apoio dos cidadãos no combate à violência familiar e escolar. “A caminhada superou nossas expectativas. Quero agradecer a todos que participaram. Isso mostra que nossas famílias realmente se preocupam com o bem-estar físico e emocional de seus filhos”, frisa Patrícia Leal.

O secretário municipal de Educação, Kiko Fontenelle, destaca outros objetivos da ação realizada pelo Executivo. “O Projeto Pode-não pode busca contribuir para construção de um ambiente escolar sadio, capaz de favorecer o desenvolvimento de ensino e aprendizagem escolar, além de modificar práticas indisciplinares presentes nos diversos segmentos da escola”, conclui.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Prefeitura de Altos implanta sistemas de abastecimento de água na zona rural

As comunidades Santa Úrsula e Palmeira dos Gomes, situadas na zona rural de Altos, receberam novos sistemas de abastecimento de água. A ação deve beneficiar mais de 30 famílias. Desde 2013, a Prefeitura já instalou cerca de 40 sistemas em toda a cidade.

“A distribuição de água em Altos era um dos setores que a população mais reivindicava melhorias, principalmente nas comunidades da zona rural. Desde o início de nossa gestão, estamos trabalhando para reduzir essa deficiência histórica no setor e proporcionar mais qualidade de vida ao altoense”, ressalta a prefeita Patrícia Leal.

O secretário de Administração de Altos, Warton Lacerda, enfatiza o esforço do Executivo Municipal em ampliar a capacidade de abastecimento de água no município.

“Elaboramos um estudo para saber quais as comunidades que mais necessitam de sistema de abastecimento de água. Já implantamos cerca de 40 sistemas e nossa meta é entregar outros 15 ainda este ano”, conclui Warton Lacerda.

Da Redação
[email protected]

"Presídio em Altos será inaugurado até o mês de maio", garante secretário de Justiça

Uma comitiva do Governo Estadual visita na manhã desta segunda-feira (30) as obras da Casa de Detenção Provisória de Altos, na BR-343. Em entrevista ao Notícia da Manhã, o secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, informou que a previsão de entrega da unidade prisional é para o mês de maio. 

"A obra vai proporcionar mais segurança a sociedade e a secretaria de Justiça avança neste sentido. Nosso objetivo é contribuir com a segurança pública e a paz. A superlotação no sistema carcerário não é um problema do Piauí e se passa no contexo do Brasil como em Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e até mesmo em outros páises", disse Oliveira. 

O gestor informou ainda que o Governo irá realizar mais investimentos em segurança e qualidade do trabalho para os agentes carcerários e que até 2018, o cenário no sistema prisional piauiense deverá ser bem diferente da atualidade. 

"Iremos fazer mais investimentos e nos próximos dias, no máximo até o mês de maio, faremos a inauguração da Casa de Detenção Provisória de Altos. Paralelo a isso, iremos investir também em melhorias na Casa de Custódia e por em prática as audiências de Custódia que prevê que o preso seja ouvido por um juiz em até 24 horas após a detenção. Queremos que as pessoas que fiquem presas sejam aquelas que ofereçam um grau de risco médio ou alto para a sociedade", explica o secretário de Justiça. 

A nova unidade prisional- com capacidade para 136 detentos- contará com estacionamento, módulo de vistoria (onde as visitas são recebidas), dois pavilhões e o módulo administrativo que contempla salas da direção, parlatórios, sala do advogado, alojamentos para agentes – femininos e masculinos – e policiais militares, além das áreas de estocagem, onde serão armazenados os alimentos e os materiais de limpeza. A unidade conta ainda com um consultório odontológico para atendimento aos internos. A área construída tem 2.921,55 metros quadrados, numa área total de quatro hectares.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Wellington visita obras da penitenciária de Altos nesta segunda (30)

O governador Wellington Dias visitará nesta segunda-feira (30) as obras da Casa de Detenção Provisória de Altos. A construção da nova unidade prisional do Estado está na sua etapa final e a previsão é inaugurá-la ainda nesse semestre. 
 
“Essa unidade vai garantir a abertura de 136 vagas no sistema, que sofre com o problema da superlotação. Noventa e cinco por cento da obra foi concluída e os equipamentos já estão sendo montados. Paralelo a isso, temos a construção de mais dois pavilhões na Casa de Custódia de Teresina. São obras prioritárias para o Governo do Estado nesses primeiros meses de gestão”, disse o secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira.

 


 
A Casa de Detenção Provisória de Altos está situada no km 22 da BR-343, ao lado da Colônia Agrícola Major César. A área construída tem 2.921,55 metros quadrados, numa área total de quatro hectares. O prédio possui estacionamento, módulo de vistoria (onde as visitas são recebidas), dois pavilhões e o módulo administrativo que contempla salas da direção, parlatórios, sala do advogado, alojamentos para agentes – femininos e masculinos – e policiais militares, além das áreas de estocagem, onde serão armazenados os alimentos e os materiais de limpeza. A unidade conta ainda com um consultório odontológico para atendimento aos internos.
 
A construção da Casa de Detenção foi iniciada em 2009 e faz parte de um convênio entre Ministério da Justiça e Governo do Estado. De acordo com o setor de Engenharia da Secretaria de Justiça, no momento só estão sendo realizados alguns ajustes na obra, no sentido de reforçar a segurança dos agentes, familiares e detentos. A retomada da construção de dois pavilhões da Casa de Custódia deve acontecer nos próximos dias e, assim que for concluída, irá garantir a abertura de mais 80 vagas.
 
“O governador do Estado vem buscando recursos junto ao Governo Federal para construção de novas unidades, bem como para melhoria das já existentes. No início do ano, solicitamos o apoio do Ministério da Justiça para aquisição de equipamentos de segurança para as penitenciárias e para realização de cursos de capacitação voltados aos agentes penitenciários. O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) garantiu que o Piauí irá receber novos equipamentos nos próximos meses”, explica Daniel Oliveira.
 
O Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça, também pretende dar início às obras de construção da Cadeia Pública de Altos, com capacidade para 603 presos. 

 

[email protected]

Posts anteriores