Cidadeverde.com

Prefeitura de Altos perfura poço tubular na comunidade Canto dos Cocos

Nesta quinta-feira (25), a Prefeitura de Altos deu início à perfuração de poço tubular na comunidade Canto dos Cocos, situada a 24 km do Centro da cidade. A implantação de todo o sistema de abastecimento de água, que beneficiará mais de 10 famílias da região, está prevista para o dia 5 de julho. Ao todo, a Prefeitura já instalou cerca de 40 sistemas de abastecimento em comunidades das zonas Urbana e Rural.


 
A prefeita de Altos, Patrícia leal, enfatiza que a instalação do sistema de abastecimento de água é uma reivindicação antiga dos moradores da comunidade Canto dos Cocos. 
 
“Os moradores do Canto dos Cocos tinham um poço velho, que chamamos de cacimbão, sem água de qualidade. Eles reivindicam um sistema de distribuição de água há mais de 10 anos e, agora, a Prefeitura está conseguindo atender essa demanda”, diz.


 
O secretário de Administração de Altos, Warton Lacerda, que acompanhou o andamento da obras, ressalta o esforço do Executivo Municipal em ampliar a capacidade de abastecimento de água no município.
 
“Elaboramos um estudo para saber quais as comunidades que mais necessitam de sistema de abastecimento de água. Já implantamos cerca de 40 sistemas e nossa meta é entregar outros 20 ainda este ano”, observa Warton Lacerda.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Conferência define metas para a Saúde em Altos

O auditório da biblioteca João Bastos recebeu, nesta quinta-feira (25), a sétima edição da Conferência Municipal de Saúde de Altos. Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”, o evento discute as propostas que deverão ser apresentadas durante as conferências estadual e nacional, previstas para acontecer até novembro deste ano.

O secretário de Saúde de Altos, Nerirrony Lacerda, explica quais são os principais pontos da Conferência. “Discutimos assuntos como direito à saúde, acesso e atenção de qualidade, valorização e controle social, gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e modelos de atenção. Foi um importante momento para a Saúde municipal e agora vamos reunir essas definições para que sejam aplicadas em nossa cidade”, comenta.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, fala da importância da participação de toda comunidade nessas discussões. “O que está sendo realizado pela Secretaria de Saúde atualmente foi discutido na última conferência. Nesta edição, foram apresentadas soluções que devem ser aplicadas nos próximos quatro anos”, conclui.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Bandidos fazem "rapel" para arrombar loja no centro de Altos

  • 20150622065323.jpg
  • 20150622065403.jpg
  • asdfasdfasdfwef.jpg

Uma loja no centro da cidade de Altos foi arrombada na madrugada desta segunda-feira (22). De acordo com o subtenente, Flávio Miranda, da Companhia da PM, os bandidos fizeram um verdadeiro rapel para entrar no estabelecimento. 

“Acreditamos que dois homens participaram da ação. Eles subiram no telhado e usaram cordas. Um deles, fez um rapel e entrou na loja, de onde foram levados apenas alguns celulares”, afirmou.

A Polícia Militar teve acesso a imagens da câmera de segurança, mas apenas uma pessoa aparece nas gravações. O local foi isolado e policiais do Greco realizaram a perícia.

 

 

 

Carlos Lustosa Filho
Rayldo Pereira
[email protected] 

Fórum de Altos é arrombado pela terceira vez em dois meses

Bandidos arrombam fórum de Altos na madrugada desta segunda-feira (22). Segundo informações da polícia, os criminosos utilizaram uma escada e entraram no imóvel pelo teto.

 

Rayldo Pereira/CidadeVerde.com

 

A delegada Alexandra Santos, titular do distrito da cidade, informa que esta é a segunda vez em dez dias e a terceira em dois meses que o fórum é violado. “Desta vez, eles entraram apenas na secretaria e o que sabemos até agora é que não levaram nada de valor. Muitas vezes eles buscam armas, mas há muito tempo elas não ficam mais nesses locais com fóruns e delegacias”, explica. 

Santos acrescenta que o imóvel é antigo e não possui laje, o que facilita a entrada de criminosos e está cercado por terrenos baldios. 

A juíza Andrea Parente Lobão Veras diz que algumas medidas estão sendo tomadas para evitar novos arrombamentos, entre elas, a apreensão de armamentos anexados a processos só é feita após comunicação à Corregedoria Geral de Justiça, para que as armas não fiquem guardadas no local, que não possui vigilância. “É claro o interesse dos bandidos pelas armas, mas como há uma incidência grande de casos, este tipo de apreensão só é feita quando levada de imediato pela corregedoria. Nesse caso, os bandidos chegam a entrar, mas não levam nada porque não ficamos com armas”, afirmou. 

 

 

Segundo ela, foram enviadas solicitações de reforço da segurança à Corregedoria Geral de Justiça e à prefeitura. “Essa questão da segurança deve ser resolvida em breve e acredito que logo teremos vigilância”, completou. 

No local do assalto, os bandidos levaram uma pequena quantia em dinheiro que estava em gavetas de funcionários e deixaram uma faca. 

Na semana passada, foi arrombado o fórum da cidade de Alto Longá.

 

 

O Conselho Geral de Justiça divulgou uma nota sobre o caso:
 

Sobre a notícia "Fórum de Altos é arrombado pela terceira vez em dois meses", publicada nesta segunda-feira (22), neste portal, a Corregedoria Geral de Justiça informa que:

Em resposta ao Ofício nº 272, da magistrada Andrea Parente Lobão Veras, informando a ocorrência de reiterados arrombamentos sofridos pelo Fórum da Vara Única da comarca de Altos, a Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Piauí encaminhou pedido de providências à Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, sugerindo, por orientação da Assessoria Militar do TJ-PI, a instalação de postos de vigilância privada na comarca de Altos. 

A CGJ-PI, órgão fiscalizador da Justiça de primeiro grau de jurisdição, informa ainda não possuir atribuição para decidir sobre a instalação desse tipo de serviço. 

 

Carlos Lustosa Filho
Rayldo Pereira
[email protected]

Jovem é abordado por motociclista em bar e atingido com três tiros

O jovem identificado como Francisco das Chagas Pereira dos Santos, 23 anos, conhecido como "Peteca" foi atingido com três disparos de arma de fogo, no bairro Batalhão, município de Altos, a 37 km de Teresina, por votla das 20h30, desta quarta-feira (17). De acordo com a Polícia Militar, ele estava em um bar e ainda tentou correr, mas foi atingido. 

          Foto: Portalaltos

"Dois homens em uma motocicleta se aproximaram e efetuaram quatro disparos, sendo que três atingiram a vítima. Ele ainda tentou correr, mas caiu logo em seguida”, sargento Nilton César. 

De acordo com testemunhas, o autor dos disparos estava em uma motocicleta cor vermelha, na presença de um comparsa. Peteca foi alvejado na região das costas e em um dos braços, sendo encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). 

"Os suspeitos estavam de capacete e ainda não foram identificados. O Peteca tem algumas passagens pela polícia e acreditamos que a tentativa de homicídio tenha sido um acerto de contas", reitea o sargento. 


Graciane Sousa
[email protected]

Prefeitura de Altos realiza primeira edição dos Jogos Escolares

A Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início nesta quarta-feira (17) à primeira edição dos Jogos Escolares. Ao todo, 16 equipes participam da competição, que segue até este sábado (20) no Ginásio Governador Guilherme de Melo.

Os Jogos Escolares fazem parte do projeto “Pode-não pode”, que objetiva combater e colocar em debate a indisciplina e a violência no âmbito escolar. O secretário municipal de Educação, Kiko Fontenelle, destaca outros objetivos da ação realizada pelo Executivo.

“O projeto ‘Pode-não pode’ busca contribuir para construção de um ambiente escolar sadio, capaz de favorecer o desenvolvimento de ensino e aprendizagem escolar, além de modificar práticas indisciplinares presentes nos diversos segmentos da escola”, enfatiza.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal (PPS), comenta a empolgação dos alunos para disputar a competição. “Muitos desses atletas vêm da zona rural e não têm à disposição quadra poliesportiva como no Centro da cidade. Já estamos planejando a próxima edição, que será realizada no segundo semestre”, explica.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Prefeitura de Altos entrega reforma de escola da localidade Estrela do Norte

A Prefeitura de Altos entregou, nesta sexta-feira (12), a reforma da escola da localidade Estrela do Norte, zona Rural do município. O centro de ensino, que recebeu novas carteiras escolares e melhorias no teto, cantina, diretoria e em duas salas de aula, atende cerca de 20 alunos da comunidade. Os alunos da escola também receberam kits escolares, com livros, agenda, mochila e cartilha.


 
Durante a solenidade de entrega da reforma, o secretário municipal de Educação de Altos, Kiko Fontenelle, destaca a entrega dos kits escolares, conquistados por meio do Programa Brasil Carinhoso, do Ministério de Desenvolvimento Social.
 
“Estamos avançando tanto na melhoria da estrutura dos centros de ensino como no processo de conhecimento das escolas, pois, com a distribuição dos livros e kits escolares, estamos familiarizando as crianças aos números e letras no intuito de facilitar o aprendizado quando chegarem à alfabetização”, afirma Kiko Fontenelle.
 
A prefeita de Altos, Patrícia Leal, enfatiza que “toda a equipe da Educação está de parabéns pelo trabalho incansável que realiza em prol do nosso sistema educacional. A localidade Estrela do Norte é mais uma comunidade beneficiada com a reforma de escola, que dará mais conforto aos professores e vai auxiliar no aprendizado dos alunos”, conclui.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Polícia de Altos procura menina de 10 anos que teria fugido para encontrar namorado

Uma garota de apenas dez anos fugiu de casa na cidade de Altos, há cerca de vinte dias e foi vista pela última vez, no dia 17 de maio, em uma praça do município. A Polícia Civil já está ciente do caso, mas não considera ainda que houve um desaparecimento. 

 

 

A delegada Alexandra Santos explica que o episódio está sendo tratado como uma fuga do lar. “A menina tem dez anos, mas é precoce para a idade. Ela mora com a avó e já fugiu de casa outra vez, que também já foi registrada, e creio que em outra oportunidade também, que acabei tomando conhecimento. A família sabe que ela tem um namorado em Alto Longá; inclusive ela já fez isso antes, mas voltava. Agora eles estranham pelo fato de ela estar demorando”, informa.

 “A tia dela esteve na delegacia ontem, conversou comigo e eu entrei em contato com o Conselho Tutelar de lá (Alto Longá), já que da última vez, eles localizaram a garota na casa do namorado e a entregou para a família. Temos quase certeza de que eles estão lá”, acrescenta a delegada. 

O CidadeVerde.com tentou falar com o Conselho Tutelar de Alto Longá, mas não conseguiu contato. 

 

Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Prefeitura de Altos recupera mais 8 km de estradas na zona Rural

Com recursos próprios, a prefeitura de Altos deu início à recuperação de oito quilômetros de estradas vicinais na localidade Bom Gosto, na zona Rural do município. A recuperação é realizada com as máquinas da prefeitura, conquistadas por meio de parceria com o Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal.

De acordo com o secretário municipal de Administração, Warton Lacerda, a recuperação da estrada era uma reivindicação de mais de 30 anos dos moradores da região.

“Em muitas dessas estradas, que agora estão sendo recuperadas, o ônibus escolar não tinha acesso e as crianças que moram na região eram prejudicadas. Agora estamos realizando a manutenção e abrindo novas estradas”, comenta Warton Lacerda.

A prefeita de Altos, Patrícial Leal, ressalta o esforço da atual gestão na recuperação das vias do município. “Desde o início de 2013 já recuperamos mais de 300 km em estradas. Nossa zona rural é muito extensa, mas nosso desafio é interligar todas as localidades de Altos", conclui Patrícia Leal.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Mais de 40 internos da Major César farão curso de capacitação em construção civil

A aula inaugural do curso de capacitação em Construção Civil para os internos da Colônia Agrícola Major César aconteceu nesta quinta-feira (28), na sede da unidade.

A primeira turma do curso é formada por 46 internos. Serão 22 dias de aulas teóricas e práticas, nos turnos manhã e tarde. Ao final do curso, os alunos receberão certificados.

Os cursos fazem parte do programa Qualifica Piauí, que leva capacitação aos piauienses em caminhões itinerantes de alta tecnologia. O programa é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), com a parceria da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus).

Participaram da solenidade, o secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira; o secretário estadual do Trabalho, Gessivaldo Isaías; o secretário estadual de Segurança, Fábio Abreu, representando o governador do Estado, Wellington Dias, entre outras autoridades.

O secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, explica que a partir dessa parceria será possível inserir os internos de regime semiaberto no mercado de trabalho.

“Precisamos dar uma segunda chance a essas pessoas que cometeram um erro no passado. Inclusive, algumas construtoras já mostraram interesse por essa mão de obra. Quando trabalhamos pela ressocialização, a reincidência diminui e isso é um benefício para toda a sociedade”, pontua o secretário Daniel Oliveira.

Posteriormente, o programa Qualifica Piauí vai beneficiar cerca de 100 internas da Penitenciária Feminina de Teresina, com cursos nas áreas de Embelezamento e Corte e Costura.

 

[email protected]

Posts anteriores